terça-feira, 15 de outubro de 2024

CASA DOS PAPÉIS-354: A UNIÃO-Nºs 23, 24 e 25

 





A UNIÃO-NUMERO 23-ANO I-DOURADO, 13 DE MARÇO DE 1932

PRÓ MATRIZ LOCAL

O Revdmo PADRE MACEDO SAMPAIO desta paroquia, nomeou uma comissão, composta dos snrs. GAUDENCIO DEL CIEL, CEZAR D'AVOLIO, DOMINGOS FRONTEIRA e GASTAÃO RAMALHO DE ABREU, para angariar recursos, afim de serem concluidas as reparações tão precisas na Matriz local.
É inegavel que, em tão boa hora esse Rev. tomou essa atitude, para que não chegassemos a ver uma obra levantada com tanto sacrificio destruida pelo desmoronamento que a ameaçava de momento a momento, avaliando que, para tornar a erguel-a custariam redobrados sacrificios, principalmente, no memento que atravessamos.
Entretanto, o esforço que a referida comissão vai levando ao paroxismo para o bom desempenho de tão linda missão é digno da melhor nota; assim como aboa vontade  encontrada no povo de DOURADO ( municipio inclusive) demonstra claramente o grau de cultura e compreeñsão não só de um esforço, mas da necessidade duma reconstrução inadiavel.
Dai, a razão de estarmos certos de que todas a dificuldades que por ventura se lhe defrontem, serão vencidas, para, gloriosamente ser a tarefa vencida..
F.
-§§§§§§-
IGREJA DE DOURADO
Balanço da Receita e Despeza apuradas até 6 de Março de 1932, referente a reparação.
RECEITA
1932
Fevereiro 5 - Recebido da Comissão de S.PEDRO, saldo e 1930 = 1:090$900
Fevereiro 5 - Recebio do Rev.Padre M.T.M.SAMPAIO = 281$000
Fevereiro 27 - Recebido do Sr. BENEDICTO A. TOLEDO, parte do saldo que acha em s/poder,
                        referente à Com. SÃO JOÃO = 500$000
Março 6 = Producto da Lista de accordo c/a publicação n' "O DOURADO", até 6 de Março de 1932 =                      1:518$000
TOTAL = 3:389$900
DESPESA
1932
Fevereiro 5 - Pag. a Cia. DOURADO, pela confecção irantes = 1:371$900
Fevereiro 22 - Pg. por requerimentos = 6$000
Fevereiro 27 - Pg. reconhecimento de firma = 6$000
Fevereiro 27 - Pg. por registrados = 1$200
Março 8 - Pg. a CEZAR D'AVOLIO, por mão de obra = 1:260$000
                 Idem p. materiaes = 616$000
Saldo = 128$800
TOTAL = 3:389$900
A COMMISÃO
GAUDENCIO DEL CIEL
DOMINGOS FRONTEIRA
GASTÃO R. ABREU
CEZAR DAVOGLIO
-§§§§§§-



















-§§§§§§-
S   O   C   I   A   I   S
ANIVERSARIO
Transcorre-se no dia 17 do corrente, o aniversario natalicio da exma. sra. d. AURORA BARTELOTI OLIVEIRA, distinto elemento do nosso meio social, e esposa estremosa do sr. BENEDICTO DE OLIVEIRA, operoso Chefe do Trafego da C. D.
Registrando essa efeméride que vincula mais uma etapa vencida, à sua preciosissima existencia, queremos, D.AURORA desde já, aceite os parabens que, por este pedaço de coluna enviamos-lhe, sinceramente.
VISITAS
Acompanhado do sr. PASCOAL COLABONI, proprietario da "ALFAIATARIA COLABONI", desta cidade, esteve nesta redação, em visita o sr. VITOR IZZI, habil contador e nosso colega de imprensa, que pretende instalar aqui um escritorio comercial.
----
Em visita à Familia PANZA, encontra-se nesta cidade, a distinta familia  LUCIANO GUIDI, residente em Ibitinga.
-§§§§§§-








A UNIÃO-NUMERO 24-ANO I-DOURADO, 20 DE MARÇO DE 1932

G R A N D E  "P L A Y É R"
Dentre o formidavel conjunto de "playérs" que formam o quadro principal do "CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE", um existe, que, sempre fulgurou com brilho inimitavelnessa constelação de lideres da pelóta.
BENJAMIN COSTA, quem não conhece esse lídimo reprezentante das côres do "FERROVIARIO"?
Não há quem não o conhece  nos arrais esportivos da zona DOURADENSE. POis, é, esse o "playér"que, na minha fraca opinião valeu e vale por uma gloria.
Durante o ano de 1931 (estatistica do C.E.F.D., publicada nesta edição) BENJAMIN COSTA foi o que mais pontos conseguiu marcar com perfeição, com técnica invejavel, debaixo das mais entusiasticas aclamações das assistencias que estiveram presentes aos jogos de então.
Fazendo-o aparecer neste pedaço de coluna como sendo o grande "player" do "FERROVIARIO" daquele ano, o faço na certeza de não firo a sua modestia, assim como sei perfeitamente que os seus colegas de esporte não se sentirão  diminuidos, sabido como é que todos são valorosos. O faço, pela fervorosa admiração que devoto a esse meu colega de infancia e, dárte que juntos abraçamos pelo ano de 1918, em Bariri.
Já, naquele tempo, BENJAMIN COSTA (BEN) era o melhor "meia-esquerda" do clube "Tira-Prósa", da minha terra. Não raras eram as tardes que a molecada sadia formava os seus "quadros" e, no largo da igreja ou no páteo da estação, os jogos se verificavam em meio de gozada algazarra. Sempre o time do "BEN" era o que vencia o "Arranca-Tôcos".
Passarm-se os anos. O seu amor ao esporte bretão se acentuou notavelmente. Tornou-se, por isso, um esportista de valor. Conseguiu muitas vitorias na sua carreira. Em torno do seu nome os melhores prognósticos jamais deixaram de girar.
Hoje, parece-me: BENJAMIN COSTA, caminha para a aposentadoria esportiva. Homem do lar. Chefe exemplarissimo de sua familia, vai perdendo o amor à pelota, com razõesa indestrutiveis. Hoje, a sua atuação passou para a segunda linha futebolistica.
Mas que importa! Se foi ele o grande "player" de 1931! A sua passagem brilhante pelo "FERROVIARIO", ha de ser gravado nas paginas da historia desse clube, detentor dos mais radiantes recordes futebolisticos nesta terra, nos ultimos tempos.
Cê-e-ésse
-§§§§§§-
Para confecção de seus ternos,
prefira a ALFAIATARIA COLABONI
-§§§§§§-
F   U  T   E   B   O   L
ESTATISTICA DOS JOGOS REALIZADOS PELO CLUBE ESPORTIVO FEROVIARIO DOURADENSE DURANTE O ANO DE 1931
1º Quadro
Jogos - 27
Ganhos - 15 
Empates - 4
Derrotas - 6
Jogos não terminados - 2
(Em Brotas e R.Bonito)
Durante todos esses jogos o "FERROVIARIO" marcou 61 "goals", enquanto os seus adversarios marcaram 28.
Os pontos foram conquistados pelos seguintes "players": BENJAMIN-17; NITO-11; MELÃO-6; CAPILÉ-5; RATTO-5; NAME-4; BARDI-3; PRESTES-2; FAILA-2; LOZANO-2; CUNHA-2; CINTRA-1; e MARCONI-1.
Os jogadores que mais tentos fizeram num só jogo, foram: BENJAMIN - 3 no SAVOIA; e NITO - 3 no CORINTIANS de Rio Claro.
2ºQuadro
Jogos - 18
Ganhos - 10
Empates - 3
Derrotas - 5
Durante esses jogos o "FERROVIARIO" marcou 44 pontos, enquanto seus adversarios marcaram 19.
Os pontos foram conquistados por: CUNHA-10; ELPIDIO-8; FANTINI-7; ARTUR-5; LAZINHO-3; PESCUMO-2; ALCINDO-2; EDESIO-2; FAILA-1; SOZULO-1; DUVILIO-1; MORAIS-1; e NOVAIS-1.
Os jogadores que mais tentos marcaram num só jogo, foram: CUNHA - 4 no João Pessôa; e ARTUR - 4 no São José.
-§§§§§§- 
-§§§§§§-

S   o   c   i   a   i   s
=============================
ANIVERSARIOS
No dia 23 do corrente, festeja seu aniversario natalicio, o sr. JOSÉ MARTINS, digno funcionario das oficinas da C. D., e nosso prezado amigo.
Parabens.
Vence, a 25 do corrente mais uma etapa de sua preciosa existencia o sr. DOMINGOS PIZANI, distinto chefe da Locomoção. Por esse motivo auspicioso, s.s. receberá por certo dos seus inumeros amigos os melhores votos de felicidades, aos quais juntamos os nossos.
NASCIMENTO
O lar do sr. JOAQUIM ABRANCHES, correto e estimado funcionario das oficinas da C. D., e de sua exma. esposa d. JOSEFINA ABRANCHES, está enriquecido com o advento de mais uma béla menina ocorrido no dia 16 do corrente, que na pia batismal vai receber o nome de JEHIEL.
Parabens.
-§§§§§§-
BAILE CHIC
Das distintas senhorinhas NADIR GRATÃO, ITALIA MAGRI, MERCEDES FATORI, LEONOR PLACERES, LEONOR CARLI e NOEMIA RUSSO, recebemos gentil convitepara assistirmos ao baile chic que, em regosijo à passagem do sabado da Aleluia farão realisar nos confortaveis salões do CLUBE U. OPERARIO, desta cidade.
Esse imponente saráu dansante, será abrilhantado pelo afinado "JAZZ - BAND DOURADENSE".
Somos gratos pela lembrança.
-§§§§§§-







A UNIÃO-NUMERO 25-ANO I-DOURADO, 03 DE ABRIL DE 1932

POVO DE DOURADO !
Obedeçamos a voz do bom senso que ecôa em nossos ouvidos.
É natural que cuidemos de nós, mas é natural tambem, que cuidemos dos outros lançados à margem da vida completamente desamparados.
Mirada nesse principio é que a comissão encarregada de angariar obulos para a refórma da MATRIZ local, segundo nos informára um dos seus componentes, está delegada de poderes de pessoa idonea, que, compreendendo da necessidade de ser mais  humano e menos egoista - finda a sua missão cristã - para encetar nova missão humanitaria, afim de buscar recursos no seio deste grande povo, para a edificação à SANTA CASA desta cidade, onde possam os desafortunados da vida buscarem um pouco de conforto moral; fisico e espiritual, nos seus dias dolorosos.
POVO DE DOURADO! Sobre qualquer aspecto por que seja encarada a benemerita lembrança é indiscutivelmente de grande alcance social, por isso, estamos certos que, quando as suas portas forem batidas serão abertas carinhosamente com mesmo gesto humanitario costumeiro, por que, a nossa cidade situada no tôpo da serra, aspira um futuro que possa recomendar aos seus filhos, comporvando que o altruismo e a filantropia, não eram simples flores de retórica nos dias que se form.
POVO DE DOURADO! A nossa cidadecaminha para a frente, e cuja marcha depende de nós mesmos; desenvolêmo-la porque a vida neste planeta é curta estadia e toda obra levantada, servirá para os homens vindouros,os quais bemdizerão dos seus predecessores.
POVO DE DOURADO! Si compreendermos bem a vida como éla deve ser, deverá despertar em nós por isso mesmo, um indizivel contentamento por tão béla e generosa iniciativa que merece os melhores aplausos, mórmente , sí tivermos em vista o bélo exemplo dado por um filho da pequena cidade de Indaiatuba, deste Estado, que está construindo nos seus arredores um magestoso hospital que servirá não só o seu povo como toda a vizinhança.
Compartilhando em tão dignificante obra, os srs. BOSCHI & CASTELUCI, empresarios  da cinematografia local, ofertaram gentilmente à comissão da reconstrução da MATRIZ, a exibição do formidavel filme super-produção especial "PRINCESA DO BAIRRO", no dia 30 do corrente, cuja renda se reverterá em beneficio das obras.
Aquela casa, habituada com as grandes frequencias não résta duvida, nesse dia ficará asombrada, porque não comportará o numero de assistentes, não visando tão sómente a especialidade do produto sincronisado como principalmente, encarando o fim que vai ter a aplicação a renda, porque avançam para a perfeição da humanidade e grandeza de sua terra.
Ainda no dia 10 do corrente, terão inicio os leilões, cujas rendas serão tambem destinadas ao mesmo fim, sendo nessas ocasiões expostas à venda as prendas gantilmente oferecidas pelo povo.
POVO DE DOURADO! Não percamos pois, a oportunidade de cooperarmos com aquilo que possamos, para o nosso proprio beneficio, e reconheçamosos esforços daqueles que procuram elevar o nome da terra em a qual nascemos ou vivemos, vencendo todos os embates com galhardia e civismo.
F.
-§§§§§§-
 
-§§§§§§-

CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE
Reportando-nos à noticia da eleição realizada à 10 do corrente, tornamos claro aos ferroviarios e interessados que, os preenchidos foram os dos cidadãos  demissionarios: 2º vice presidente; DIONISIO MURBACH, 3º secretario: ARTUR FERREIRA IZABEL; membros do conselho fiscal: ROBERTO FANTINE e JOAQUIM ABRANCHES.
-
Conforme haviamos anteriormente noticiado, podemos hoje esclarecer que, depois de um rigoroso estudo a diretoria resolveu fosse creada a séde do clube, tendo já celebrado um acordo com o sr. ERNESTO CAMARGO FREITAS, para funcionamento de um bufete na séde, e bem assim a sua conservação higienica. De fonte de nossa inteira confiança fomos informados que esse acordo nada deixou a se desejar, e, justamente para isso, foram aceitas as melhores sugestões.
-
Como sequencia à esses empreendimentos notaveis, teremos dentro em breve, a inauguração da luzerna do campo, extraordinaria idealisação que virá colocar o clube num alto gráo de prestigio e acatamento em toda redoneza, porque, el constitue um grande devotamento esportivo, rarissimo no interior paulista.
Não está muito longe, esperemos.
-§§§§§§- 
Economizem, fazendo suas compras na popularissima
CASA ZAMBRANO
-§§§§§§-
= S   O   C   I   A   I   S =
ANIVERSARIOS
No dia 2, a menina, LUZIA PESCUMO, e no dia 11, o menino ALBERTO PESCUMO, cunhados do sr. RAUL CUNHA.
Amanhã, a exma sra. d. BENEDITA S. FRANCO, extremosa consorte do sr. ADELINO FRANCO, distinto escriturario do Trafego, e redator desta folha;
Ainda amanhã, o sr. IZIDORO JUSTI, aposentado da C. D.
No dia 6, a menina DORALICE, filha do sr. DOMINGOS PIZANI, chefe do escritorio da Locomoção.
NASCIMENTO
Desde o dia 22, do mês findo, que o lar do sr.ALBERTO TAVANO, gerente da acreditada CASA POPULAR, desta cidade, e de sua exma. esposa d. LEONTINA JACOBUCCI, está de parabéns com o nascimento de mais um robusto menino, que vai receber o nome de ANTONIO JOSÉ, na pia batismal.
APOSENTADORIA
Acaba de sr aposentado nas oficinas da C. D., o estimado cavalheiro, sr. ANTONIO FANTINI, que completou os longos 30 anos de luta no seu arduo labor, com galhardia.
-§§§§§§-


-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL