terça-feira, 9 de dezembro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-365: JORNAL DE DOURADO-Nºs133/136/137 e 145

 J O R N A L    D E    D O U R A D O
NUM.133-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 13 DE SETEMBRO DE 1964

O'RA ... A MINHA BANDA DE MÚSICA!
Enquanto o sr. LUIZ FOSCHINI viveu, DOURADO teve sua BANDA DE MÚSICA em fórma, ainda contra a política assanhada e tremenda do Prefeito Municipal, que cortou a verba orçamentaria para retretas punlicas (auxílio) e recolheu o instrumental pertencente ao Município, muito antigo, jogando-o em arquivo.
Com sua morte, acabou-se a velha BANDA DE MÚSICA, que, aos domingos, alegrava o povo, no jardim da Matriz, com seus concertos.
Foi então, que, desta Tribuna Pública, contra aquela política, arrigimentei a mocidade amadora e formei a minha BANDA DE MÚSICA! Conseguiu-se do Prefeito Municipal sucessor, embora da mesma grei política, alguns instrumentos novos.
Com este trabalho, enfrentei e derrotei sabotagem, erm plano de realização. Entretanto, DOURADO, livre daquela calvagada de Valquirias aqui invernadas em 1956, pelo que me é dado observar, dos rumores dos pés de cabra misturados com as risadas histéricas dos boeiros, dos reprobos corroidos, agóra em vinha de glória, da política situcionista que me aferrei decisivo, em combate, parece retornar à guarda de defuntos, sem BANDA DE MÚSICA  e sem ALTO-FALANTE!
Da janela do meu quarto, que formei e ouvia os concertos musicais graciosos, da mocidade vibrante que perdeu a minha vibração, hoje, no abrir destas colunas escritas pelo dever de fazer a rua falar bem do Municipio, meu pensamento é uma mensagem de piedade para os quarimodos de corpo e alma, que afiam a carcaria amestrada dos seus molares para o assalto traiçoeiro que a foem ancestral justifica e eu que perdoar...
Óra ... a minha BANDA DE MÚSICA, 19 de MAIO! Escuto as cigarras simbolistas.
É o meu pensamento, é à terra DOURADENSE, eternamente jovem, colocando vigamento de grande construção...
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
NA ESCOLA: PERDE-SE AQUI O DEVER CÍVICO
Antigamente, quando possuiamos aqui, sómente GRUPO ESCOLAR "DR. CARLOS JOSÉ BOTELHO", os seus córpos docentes, comemoravam  as datas Nacionais, festivas e patrioticamente, com discursos e apresentações alusivas as mesmas, passeatas cívicas.
No decorrer dos tempos, os professores e diretores passaram. Uns, aposentados, outros removidos ou mórtos e a escola, aqui, pouco a pouco, foi perdendo o ardor e o dever civicos, com as renovações substitutas que se sucederam, a ponto das datas Nacionais transcorrerem despercebidas, agora, que DOURADO, possui GINÁSIO E ESCOLA NORMAL DO ESTADO.
A data da Independencia, 7 de Setembro corente, como exemplo, do ano, foi comemorada apenas, com alvorada da FANFARRA DO GRÊMIO ESTUDANTIL.
Ao fato, prende-se maior e exatamente, a razão das residencias dos senhores profesores em cidades vizinhas, que aqui vêm dar suas aulas nos dias feriados, preferem e passam com suas familias, inconvenientemente as escolas de DOURADO, que apelam ao exame e à solução do Govêrno do Estado, condicionadas à residencia do professor, no ato da escolha da cadeira.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§- 

 VITROJAC - SERRALHEIRO
DE JOSÉ APARECIDO CASADEI
VITREAUXS SOB MEDIDA
Rua Capitão Leopoldo Adolpho Machado - Tel. 89
DOURADO - LINHA PAULISTA - EST. S. PAULO
-§§§§§§-

REALIDADES DA CIA. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO
DOURADO, com a bitola da linha de sessenta centímetros, era cidade central da CIA. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO.
Na Secretaria de Estado do Govêrno, Dr. SAMPAIO VIDAL, o seu faundador, sr. CIRO MARCONDES REZENDE, naturalmente, em alta consideração, satisfazendo ao seu pedido, ligou Ribeirão Bonito - Trabijú, em bitol de metro, cortando a sua fazenda, na estação intermediaria que se denomina o nome daquele titular de Pasta. Foi, então, que veio o alargamento das linhas da ferrovia Bariri, Ibitinga e Itapolis, de sessenta centimetros para um metro, restando apenas, DOURADO que, de tronco, pasou a ramal, com 14 quilômetros a Trabiju e 20 ditos a Ribeirão Bonito, transferidas suas oficinas mecânicas para Trabiju.
No ano de 1923, aproximadamente, o Dr. ODULPHO PAIVA BARACHO, falecido, na Superintendencia , alargou para um metro, o trecho TRABIJU-DOURADO e reconduziu as oficinas com vantagem economica para a ferrovia.
Na Superintendencia o Dr. WALDERICO CLEMENSAU VÉRAS, por deliberação da diretoria, arrancaram-se os trilhos de sessenta centímetros, RIBEIRÃO BONITO-DOURADO, por deficitário permanente.
Finalmente, com a sua Superintendencia de Divisão, sem calculo écnico economico, precipitada, conessa tarde, deu o golpe mortal em DOURADO, com a transferência das oficinas mecânicas e administração.
As serras de TrabiJu e Ribeirão Bonito, apresentaram dificuldades que, encontrou facilidade ao desejo de melhor meio de comunicação à fazenda do Dr. SAMPAIO VIDAL.
A serra de TRABIJU-DOURADO, resolveu o Dr. ODULPHO PAIVA BARACHO, Engenheiro de classe, pelo alargamento da linha. E DOURADO, hoje, em destino ferroviário qu não esperava dos seus dias de esperanças e de prosperidades, em piores expectativas, foi lançada à marcha ré forçada de: PARA TRAZ E PARA BAIXO... Paciência!
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
HOSPEDES
Na Cidade: Em dias da semana, jovens ARIOALDO FRANCO BARBOSA, de Campinas, FRANCISCO MELI, de São Paulo e sr. EDNEL GREGORIO, de Fernandópolis.
FALECIMENTO
Faleceu nesta cidade, com 90 anos de idade, dia 5 do corrente, a Exma Sra. D. ANGELINA DI SANTI COLAGROSSI, viuva do antigo comerciante Sr. ANTONIO COLAGROSSI.
MISSA DE 7º DIA
Pelo vigário da Paróquia Revmo Padre Martinho Wieland, foi celebradadia 1º do corrente, missa de sétimo dia de morte, em sufrágio d alma do Sr. JOÃO ZANON.
-§§§§§§-
 J O R N A L    D E    D O U R A D O
NUM.136-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 04 DE OUTUBRO DE 1964

N O T I C I A S    E M    D E S T A Q U E

RODOVIA OBELISCO-DOURADO
O serviço de terraplenagem do OBELISCO - DOURADO - S.CARLOS, no trecho de DOURADO a OBELISCO, que vem sendo excutado pela empresa VIATÉCNICA, acha-se em fase de conclusão e o levantamento topográfico prossegue adiantado.
A perfeição técnica da engenharia, prepara em reta e leito pavimentado, uma das melhores rodovias pavimentadas oficiais.
PERFURAÇÃO SEMI-ARTESIANA
A perfuração do poço semi-artesiano, acha-se interrompida, em virtude da quebra da broca, em profundidade de 104 metros.
A respeito do aproveitamento ou de nova perfuração não se conhece, do engenheiro geólogo.
AUMENTO DE PAVILHÕES
O sr. WILSON CASADEI, vem de aumentar os pavilhões de sua fabrica de móveis.
CONSTRUÇÃO DE PREDIOS
A exemplo do que fez no final da rua 15 de Novembro, ao lado da Chacara Mangini, o sr. ANTONIO MUNHOZ tem plano a construção de prédios , na área desmembrada da propriedade rual GASPARINO, loteada e denominada JARDIM PAULISTA.
Se, desse plano, oportuno e estupendo, ele for à construção, estaremos de parabéns, pois assim, como construiu meio quarteirão de casas, no perimetro urbano da cidade, não lhe faltam capacidade e recurso para mais empreendimento.
NOMEAÇÕES PARA CARGOS PUBLICOS
Os srs. SALVADOR PALONE NETO e WALDIR JOSÉ ORTEGA, foram nomeados para os cargos de Exator da Coletoria Estadual e Auxiliar da Caixa Economica do Estado, respectivamente.
JEEP DA DELEGACIA DE POLICIA
O sr. ARNALDO MARTINS, suplente de Delegado de Policia, em exzercicio, informa sua ida a São Paulo junto ao Dr. Secretario da Segurança Publica receber o veiculo doado ao MUnicipio pelo Governo do Estado.
INDUSTRIA DE VITREAUXS
O jovem JOSÉ APARECIDO CASADEI, com fabricação de vitrauxs, instalada e funcionando, com seu trabalho pesoal, de inicio preencheu uma necessidade presente no gênero e em expansão, assegura pela sua vontade de trabalho e progresso, mais um melhoramento industrial DOURADENSE.
Fazemos votos pela conquista em que se empenha esse moço, pelo engrandecimento industrial do nosso Municipio.
-§§§§§§-
S   O   C   I   A   I   S
FAZEM ANOS:
DIA  5 - Sr. ARIOVALDO GULA (Peixinho na intimidade), funcionario da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, filho do sr. ANTONIO GULA e de D. FELICIA ORTEGA.
DIA 7 - Sr. ANGELO RAPHAEL DONATO, funcionário publico federal.
DIA 8 - D. GENOEFA SCIARRETA, viuva do saudoso FELIPE SCIARRETA.
DIA 14 - Menino MIGUEL LUIZ, filho do sr. GERALDO FRANCO e de D. MARIA GIRIO FRANCO, residentes em Jaboticabal.
RESTABELECIDA 
O sr. ONEYDE DE SOUZA, que se encontrava em tratamento, em Casa de Saúde, em Campinas, já restabelecido, asumiu os serviços da sua conceituada Farmácia.
MISSA DE ANIVERÁRIO
Dia 26 último, foi celebrada missa de aniversário de falecimento da saudosa D. ANGELINA VERNAGLIA, em sufrágio de sua alma.
NA CIDADE
Esteve nesta cidade em dia da semana, o sr. ANTONIO ORTEGA FILHO, de São José dos Campos.
-§§§§§§-

 J O R N A L    D E    D O U R A D O
NUM.137-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 18 DE OUTUBRO DE 1964

A SUPRESSÃO DA ESTRADA DE FERRO: NO SETOR ESPIRITUAL

O Revmo. Padre MARTINHO WIELAND, vigário da Paróquia, em eloquente sermão pronunciado na Santa Missa e segunda feira-feira seguinte à nossa edição de domingo último, visivel e profundamente aborrecido, oficiou aos seus paroquianos, a supressão da nossa Estrada de Ferro Paulista.
Esse acontecimento, é de fato, verdadeiro desastre, na vida de um povo, que, aos 66 anos de maioridade politico-administrativa, perde a ferrovia, que bastante contribuiu para seu progresso, como pioneira!
Não é, pois, justo, recebermos êsse golpe, silenciados, de braços cruzados.
É em sua defesa, que estamos e levantamos a nossa voz, na magistrtura desta Tribuna das reivindicações. E conosco, solidário, com o mesmo sentimento municipalista, está o governo espiritual do Municipio, Revmo. Padre MARTINHO WIELAND. Nem podia ser outra, sua posição. Pois a Igreja e a CIA.. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO, de CIRO MARCONDES REZENDE, aqui, nasceram juntas e edificaram a cidade espiritual e materialmente, ao lado do povo.
Falemos aqui das virtudes excelsas que exortam seu nome e são o brazão de armas de governador espiritual do Municipio cuja vida é toda regulada pelo ritmo das proprias atividades da Igreja Catolica, Apostolica Romana.
Não falemos aqui, das suas tradições, em virtude da origem brilhante, sagrada pela grandeza da bondade e pelas excelencias do devotamento, uma abnegação sem desfalecimentos.
Não falemos aqui do que Sua Reverendíssima, vigário da Paróquia, representa como paradigma de elegancia religiosa e moral.
Encaremos apenas, o que ele corporifica na obra grandiosa que, sem alardes, com uma abnegação franciscana, vem realizando, bondoso, piedoso, como vigário da Igreja de DOURADO, em JESUS CRISTO.
Não seria preciso o eco de nossas palavras.
No seu governo espiritual é uma verdade cristalina, pura, positiva, que no terreno religioso não precisa ser demonstrada. A sua obraé palpitante real, evidente, meridiana, clara e eloquente como o Sol.
Sendo assim, imprensa e governo espiritual de DOURADO, irmanados, constituem seu defensor Dr. ADHEMAR DE BARROS, ínclito Governador do Estado, valôr nítido e alto, que só pode ser visto e compreendido por qum, como nós, tenha a nobre postura de olhar para o Céu, para cousas excelsas, fecundas, para as cousas eternas!
É nas suas qu confiantes e esperançosos colocamos o destino da ESTRADA DE FERRO DOURADO.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
UMA NECESSIDADE DO ENSINO
Anteriormente, já tratamos largamente, da necessidade inadiavel e protelada - criação de curso Científico ou Clássico, com funcionamento no prédio do Ginásio e Escola Normal do Estado.
Ficamos ai. Estamos em final de mais um ano letivo e o ensino secundário em DOURADO, continua nos dois extremos, sem ponto central básico: Científico ou Clássico, sem qualquer possibilidade a respeito.
Então, a força que nos leva apelar aos ofícios do Deputado Dr. ORLANDO ZANCANER, na Assembléia Legislativa do Estado e ao Dr. ADHEMAR DE BARROS no governo de São Paulo, aos quais devemos NORMAL e dos quais precisa e espera DOURADO, agora para sua mocidade estudantil, Curso Científico ou Clássico, com funcionamento no ano de 1965.-
-§§§§§§- 
NOTAS SOCIAIS
A fim de participar a reunião cultural, realizada na Escola America Fild, dia 13 do corrente, na cidade sorocabana de Regente Feijó, chegou a esta cidade às 11,46 horas, do domingo último, o avião particular pilotado plo sr. JOSÉ HAMILTON TORREZAN, especilmente, para conduzir a Srta. MARILENE VALENTE àquela cidade.
Em vista da mesma ter viajado a Marília sabado da vespera, via São Carlos, o avião regressou com seu pai e irmão srs. LUIZ VALENTE e LUIZ CARMELO VALENTE.
De Marília, a Srta. MARILENE  VALENTE rumou a Regente Feijó, pronunciando também conferência no Rotary Clube.
Nossos parabéns pela projeção nos meios cultuaris e educacionais, após regreso dos seus estudos nos E.U.A.
DE FÉRIAS
O sr. FLORINDO SCHIAVONE,auxiliar da Caixa Economica do Estado, acha-se em gozo de férias regulamentares.
NA CIDADE
Em dia da semana; sr. VITORINO TORREZAN e espôsa d. LUIZA SCHIARRETA, de Marília; sr. CÍCERO VIEIRA DE MATTOS  e espôsa; Professores SERGIO PEDRO SPERANZA e espôsa d. MARIA MARTINS; Sr. ORESTES FAILA, funcionário do Estado, residene na Capital.
ANIVERSÁRIOS
Festeja amanhã, 19 anos, o jovem NORBERTO MASCARO, filho do sr. EUGENIO MASCARO e de d. DIVA F. MASCARO.
Festeja o seu 1º aninho dia 20, MARIA JULIANA, filha do sr. AUREO SPERANZA e de d. ALICE PROCÓPIO SPERANZA.
-§§§§§§-
NECROLOGIA
Domingo ultimo, em disputa amistosa em partida futebolistica no SITIO VARJÃO, o goleiro, o jovem BRAZ PERCEGO, com 22 anos de idade, filho dos sr. PEDRO PERCEGO, ao defender a sua cidadela, recebeu uma violenta joelhada do adversário, que furou seu intestino.
Conduzido ao Hospital Santa Emilia, atrazado dada a gravidade do ferimento, faleceu, poucas horas após intervenção cirurgica, que bem sabia perdida mas tentou o cirurgião salvá-lo da morte.
O sepultamento do seu cadaver realizaou-se às 17 horas de 3ª feira, dia 13.
Temos aqui uma quadro violento, um quadro doloroso, que poz termo à vid de um jovem, prematuramente e serve d lição no present e no futuro, do esporte bretão, assim praticado.-
-§§§§§§-
AGRADECIMENTO
A Familia do falecido PAULO MEGNA, pelo sobrinho sr. PAULINO NICOLINO TAVANO, sensibilizada, por este meio, agradece a CASA PASCHOALE e o BAR DO CENTRO - BERTUCCI, pelos fechamentos de suas portas em sinal de respeito em última homenagem ao morto.-
-§§§§§§-

J O R N A L    D E    D O U R A D O
NUM.145-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 1964

DESTRUIR ESTRADA DE FERRO É FÁCIL: DIFÍCIL FOI CONSTRUIR
Quem recordar os traballhos ásperos e pedregosos da engenharia e dos braços do trabalhador, em rasgos de matas virgens e terras, escavações das planícies e dos montes, subidas e decidas de serras zigue-zagueando, travessias de rios, construções de tuneis, pontes e pontilhões, em prolongamentos de linhas férreas, de Oeste e Leste, Norte a Sul do país, lançando um olhar retrospectivo no cenário de suas conquistas e do seu talento, verá etapas que lhes definem o valor próprio, traduzidaspoer esses obreiros que lutaram com a Natureza, centímetro a centímetro e conquistaram o progresso ferroviário de cidade a cidade, de estado a estado, pela mecânica, humana.
Difícil, muito difícil, foi construir as linhas ferreas que hoje, de etapa a etapa, estão sendo destruídas facilmente, nas ramificações e troncoas de curta quilometragem, a título de economia, pela engenharia mecanizada, em prejuízo da economia pública.
As zonas atingidas por essa política ferroviária administrativa, ainda bem servidas pelo transporte rodoviário, sofrem golpes profundos na ordem do progresso de alto valor para seus povos.
É pesaroso, devéras triste, a quem conheceu aqueles trabalhos, ver hoje no pátio de entroncamento da Cia Paulista de Estradas de Ferro, montes de trilhos e dormentos arrancados dos ramis deficitário.
O Govêrno com a construção de rodovias para melhor servirem, liquidou com as fewrrovias particulares que, de uma a uma, tornaram propriedades do Estado e sofrem as consequencias os povos vitimas da fácil destruição da Estrada de Ferro, que representa hoje, para a economia do Estado importante melhoramento.
Restam-nos agora, conformarmos com este present ferroviário e aguardamos o futuro das rodovias pavimentadas, com o avanço da aviação brasileira em caminho aeroviário.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
PADARIA E CONFEITARIA "FRANCÊSA"
Pães - Doces - Biscoitos - Lataria e Frios
MÁXIMO ASSEIO
Aceitam-se encomendas para casamentos e batizados
Desejamos aos nossos freguêses e amigos, Feliz Natal e Prospero Ano Novo
IRMÃOS  PINHEIRO
Praça São João nº 4 - DOURADO
-§§§§§§-

CÂMARA MUNICPAL: ELEITA A NOVA MESA
Em sessão especial realizada às 20 horas do dia 15 do corrente, procedeu-se a eleição da Mesa, para o ano de 1965, que ficou assim constituída: Presidente - LUCAS ANONIO MARTINS; Vice-Presiente - PEDRO LUIZ DE AGUIAR; Secretário: JOSÉ ORTEGA.
Ao transmitir a presidência ao seus sucessor, com relatório completo e circunstanciado da msua gestão, o sr. IZIDORO MUNHOZ, em rápida alocução, agradeceu a eficiente colaboração dos enhores Vereadores nos trabalhos que facilitaram a boa administração e afirmou continuidade no futuro ano legislativo.
As Comissões Permanentes serão eleitas na próxima sessão.
O Vereador pela UDN sr. JOSÉ IGNACIO PENTEADO CAMARGO,  após prolongada ausencia, compareceu à eleição.
-§§§§§§- 
PERUA DE ALUGUEL
Para suas viagens cômodas , à Aparecida do Norte e outros pontos do Estado, com
PEDRO ALVES
Rua Santos Dumont, 26 - DOURADO
Aos nossos amigos e fregueses Bom Natal e Prospero Ano Novo
-§§§§§§-
D. FELICIDADE PUTOMATI: SEU NATAL A CRIANÇA POBRE
A exemplo dos anos anteriores desde a instituição da sua obra benemerencia, quando aqui residiu, patrocinada por si, a Exma Sra. D. FELICIDADE PUTOMATI, residente em Campinas, virá a esta cidade realizar o NATAL DE JESUS, a legião de crianças pobres, em gesto alto e belo, sóbrio e expressivo como a sua própria finalidade.
-§§§§§§-
COOPERAÇÃO AO ASILO DA VELHICE
O sr. JOSÉ BUZÁ, Presidente da Diretoria do Asilo da Velhice São Vicente de Paula, falando a nós outros deste jornal, informou-nos que, o novo farmaceutico sr. NEWTON ROMANO ALVES COSTA, proprietário da farmácia DROGACOSTA, franqueou a sua magnifica cooperação ao Asilo e aos seus asilados, quando enfermos, pelos fonecimentos de medicamentos e prestação de  sua assistência profissional em aplicações de injeções, inteiramente gratuitos.
Assim, pois a velhice pobre, tem na sua pessoa extremamente simpática, de temperamento vivo, a caridade ativa e assistência prática e realmente útil à função da organização assistencial particular.
-§§§§§§-
CASA MUNHOZ
ANTONIO BUENO MUNHOZ
Secos e molhados, louças, ferragens, vinhos nacionais e estrangeiros
Deseja a seus amigos e fregueses um Bom Natal e Prospero 1965
Rua Dr. Marques Ferreira, 17 - Fone 55 - DOURADO
-§§§§§§-
ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NO GRUPO ESCOLAR
A festa de encerramento do ano letivo do GRUPO ESCOLAR SENADOR CARLOS JOSÉ BOTELHO, realizada no dia 12 do corrente, constou do seguinte programa: Às 9 horas, missa solene em ação de graças, celebrada pelo vigário da paróquia Revmo. Padre MARTINHO WIELAND
Às 14 horas, entregas  de diplomas e distribuição de prêmios aos alunos formandos.
Agradecemos ao ilustre diretor do estabelecimento de ensino, professor sr. CARLOS FELIX DE CARVALHO, a distinção do seu convite que, de bom grado aceitamos, cumprimentamo-lo pelo sucesso do seu primeiro ano de diretoria.
Aos professores, nossos parabéns e em particular, as nossas saudações as docentes sras. Donas LAVIZE BUZÁ FANTINI e NEYDE MACEDO LOZANO.-
-§§§§§§-
S   O   C   I   A   I   S
VIAGEM
A São Paulo, o sr. LUIZ VALENTE; a Fernandópolis, a sra. D. ANTONIA GREGORIO.
REGRESSOU
De Fernandópolis, onde passou temporada, a Exma.Sra. D. VICENZA DONATO D'AVOGLIO.
-§§§§§§-
PÔSTO DE GASOLINA "ESSO"
Lavagem e Lubrificação - Peças e Acessórios-Anexo: Oficina Mecânica.
LUCAS MARTINS
Deseja aos seus amigos e fregueses um Feliz Natal e Prospero Ano Novo
Rua 15 de Novembro, 36 - Fone 60 - Dourado
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-364: HEBDOMADARIO DOURADENSE - 30

 Coletanêa de notas extraídas de edições do "O DOURADO"



O DOURADO-ANNO VI-NUM.92-25 DE DEZEMBRO DE 1932

COMPANHIA ESTRADA DE FERRO DO DOURADO
Faço publico que no dia 28 do corrente, às 18 horas, serão vendidos em leilão, que se realizará em DOURADO, os volumes abandonados ou não retirados das estações, incursos no Artigo 159 do Regulamento Geral de Transportes.
Em todas as estações desta ESTRADA e à disposição dos srs. interessados, existe uma relação detalhada dos volumes, com as indicações dos consignatarios e estações de procedencia e destino.
DOURADO, 17 de Dezembro de 1932
W. C. VÉRAS
Superintendente
-§§§§§§-
MARCENARIA DOURADENSE
Rua Santos Dumont, 34        -         D O U R A D O
Grande baixa nos preços
Serviços rapidos e perfeitos e maxima seriedade
Confeccionam-se quaesquer moveis dos mais modernos e estylos
Consulte hoje mesmo os nossos preços e as nossas condições de venda,
que são ao alcance de todos
Vendas à vista e a prazo
MANOEL PELAES SANCHES
Proprietario
-§§§§§§-
S O C I A E S
ANNIVERSARIOS
Amanhã, o sr. NATAL AGNELLI; dia 26, a sua filha LYDIA AGNELI.
Dia 30, o sr. ALFREDO C. DE ARAUJO, estimado Caixa da C. D.
Parabens.
LAR EM FESTA
Acha-se em festa, desde o dia 19 do corrente, o lar do nosso presado amigo sr. GAUDENCIO DEL CIEL e sua exma. sra. d. EDITH SAMPAIO DEL CIEL, com o feliz nascimento de mais um herdeiro que, na pia batismal vae receber o nome de EDISON.
NUPCIAS
Do sr. JOÃO COLAGROSSI e sua exma sra. d. PHILOMENA FOSCHINI, recebemos attencioso convite para assistirmos ao consorcio de sua filha BENEDICTA, com o sr. HENRIQUE MENIN, a realizar-se nesta cidade no dia 11 de Janeiro proximo. 
Auguramos ao futuro casal todas as felicidades e agradecemos a gentileza do convite.
BAILES
Promovido por uma commissão de rapazes e distinctas senhorinhas da nossa sociedade, realizou se no dia 23 dia corrente, no CINE ROYAL, um saráu dansante, que decorreu muito animado.
- Tambem promovido por uma commissão de socios do CLUBE U. OPERARIO, realizou-se hontem, na séde desse clube, um animado saráu dansante que se prolongou em meio da maior alegria, até a madrugada de hoje.
Pelos convites endereçados à nossa redacção, penhorados agradecmos às distinctas commissões.
NA CIDADE
Acham-se na cidade, hospedados na residencia da Familia CHUEIRI, os srs. FRANCISCO, senhorinha FANNY PASETTO e AMADOR SANTOS FERNANDES, residentes em S. Paulo.
- Tambem está na cidade o jovem SYLVIO DE TOLEDO, filho do sr. BENEDICTO A. DE TOLEDO.
VIAJANTES
Regressou de S. Paulo a senhorinha AMELIA CHUEIRI.
- Do Rio, o sr. pharmaceutico MANUEL J. RELLO DE ARAUJO
-§§§§§§-
JAZZ-BAND DOURADO
Sob a regencia do professor de musica AMANTE ZANETTI e possuindo um variadissimo repertorio tocado e cantado, as ultimas novidades musicaes, offerece seus serviços à preços módicos.
O JAZZ-DOURADO é composto de Violino, Trombone, Saxophone, Clarinete, Flauta, Bateria e Banjo.
Si quereis passar algumas horas agradaveis na vida, deveis dançar sob a influencia das ondas sonoras do JAZZ-DOURADO.
Só executa musicas modernas.
-§§§§§§-
A   V   I   S   O
Communico aos snrs. Fazendeiros, que só attenderei a chamados medicos para os colonos, mediante ordem ou por conta das Fazendas.
DOURADO, 17 - 12  - 1932
Dr. ALMEIDA SANTOS
-§§§§§§-



O DOURADO-ANNO VII-Nº134-12 DE NOVEMBRO DE 1933
PONTE SOBRE O RIO JACARÉ
Os conhecem como nós conhecemos da bôa vontade e alto tirocinio administrativo que vem demonstrando na actual gestão administrativa, o sr. ARLINDO SOARES DE AZEVEDO, que incançalvelmente está empenhado na realização de diversos problemas de interesse ao municipio e aos municpes, jamais erraria, fazendo justiça aos seus actos que se revlam de maneira aprovavel, sob odas as formas.
Ainda, agora, merece registro destacado, a operosidade porque s.s. se vem revelando no tocante a construcção da ponte sobre o rio Jacaré, ponte essa que liga o nosso municipio ao de BOCAINA-JAHÚ.
Como se sbe, a ponte que ora alli existe está em estado deploravel, offerecendo perigo aos que têm a necessidade de, por ella passar. Os reparos que lhe foram applicados, não garantem a sua solidez.
Dahi o empenho do snr prefeito em construir uma nova ponte, solida. Nesse sentido s.s. já se dirigiu ao Departamento de Administração Municipal, e ao prefeito de Jahú.
Os estudos que apresentou sobre esse notavel melhoramento de grande utilidade publica, nada deixa a desejar. É importante, e temos certeza, si s.s. conseguir a realização desse tentamen de alto valor e intersse, terá conseguido as melhores sympathias do POVO DOURADENSE.
A ponte sobre o rio Jacaré, é uma necessidade premente.
Deve o sr. ARLINDO SOARES DE AZEVEDO, que em bôa hora foi collocado a frente dos destinos da prefeitura desta cidade, não esmorecer, e sim, envidar os seus melhores esforços no sentido de lograr essa construcção, que ha muito se vem fazendo necessaria.
É preciso que s.s. cuja intelligencia e capacidade administrativa não comporta constestações, prove ao POVO DOURADENSE, a sua decidida boa vontade de governar, sem vislumbrar o facciosismo partidario e estreito, donde partem todas as pecuinhas que põem por terra sempre, as realizações uteis.
DOURADO, que se engrandece diariamente, que tem vida propria e que é digno de grandes melhoramentos, precisa ter no leme do seu governo, um homem como s.s., perfeitamente integrado no seu ambiente reformado.
Faça, pois, o sr. prefeito o que fôr posivel pela construcção da ponte sobre o rio Jacaré, e terá vencido uma das mais gloriosas etapas de sua missão nobiliante.
-§§§§§§-
G R A N D E S     V E N D A S
TECIDOS LEVES PARA O VERÃO
CORES FIRMES
APRESENTAMOS O MELHOR SORTIMENTO
CASA FADUL
PRAÇA SÃO JOÃO, 12 - DOURADO
-§§§§§§-
S O C I A E S
ANNIVERSARIOS
Fazem annos:
Hoje, a senhorinha NADIR GRATÃO.
- a sra. d. VICENTINA D'AVOGLIO, esposa do sr. CESAR D'AVOGLIO.
- Dia 15, a graciosa ANTONINA LOZANO, filha do sr. JOÃO LOZANO, negociante nesta praça.
VISITA
Em companhia do sr. AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS, deu nos o prazer de sua visita, o sr. cel. LUCIANO MARCELLINO, fazndeiro em Bocaina.
Gratos
PARA S.CARLOS
Com o fim de submetter-se a uma operação, seguiu hontem para S. Carlos, a sra. d. JERONIMA ROCHA SILVA, esposa do nosso collega de imprensa sr. ALEIXO C. SILVA.
Com o mesmo fim, seguiu para Rio Claro, a menina LUIZA, filha do sr. PASCHOAL COLABONE.
Felicidades e breve restabelecimento aos enfermos.
-§§§§§§
Prefiram     as    vassouras
D   O   U   R   A   D   O
Artigo resistente e de superior qualidade.
*** CAETANO J. MORALLES ***
Fabricante
DOURADO    -    E.S.PAULO
-§§§§§§-
F   U   T   E   B   O   L
O JOGO DO DIA 19
No proximo domingo, 19 do corrente, o FERROVIARIO deverá enfrentar no PARQUE SÃO PEDRO, nesta cidade, o forte conjuncto da ASSOCIAÇÃO ATHLETICA BARIRYENSE, da visinha cidade de Bariry. 
O quadro que irá nos visitar, tem obtido ultimamente, significativas victorias, tanto em seu campo como em campos extranhos. Haja vista o seu bello triumpho sobre o respeitado conjuncto da ASSOCIAÇÃO THLETICA BARRA BONITA. Domingo ultimo, enfrentou em seu campo a forte equipe do BOCAINA FUTEBOL CLUBE, tendo empatado brilhantemente por um ponto.
O quadro visitante está organisando uma grande caravana de torcedores, aproximadamente de quatrocentos, que virá a esta cidade, acompanhando-o, em trem especial.
O FERROVIARIO, por sua vez está s preparando para receber o seu visitante condignamente. Tudo isso nos faz crer que dia 19, teremos uma partida de sensação e enthusiasmo, que ha muito estmos almejando.

-§§§§§§-
AÇOUGUE DO POVO
DE
ALCIDES DE MOURA
Rua João Pessoa, esq.Rua 15 de Novembro
Vendas de carne de vacca e de porco, toucinho fresco e
banha derretida superior, a preços modicos.
DOURADO
-§§§§§§-


O DOURADO-ANNO IX-Nº223-25 DE AGOSTO DE 1935

S. Excia. o Bispo de Ippo
Tivemos o grato ensejo de annunciar a honrosa visita que D. GASTÃO LIBERAL PINTO, Bispo Titular de Ippo, fará a DOURADO no proximo dia 30.
Assim, àquelle dia, às 16 horas, nossa população irá recebe-lo. A recepção dar-se-á na Praça 24 de Outubro, onde, além do povo, formarão os escoteiros e as associações religiosas.
Endossando o appello feito pelo Revmo. Conego MIGUEL DOS REIS MELLO, convidamos o alto e o pequeno commercio, os funccionarios municipaes, estaduaes e federaes, os fazendeiros, os funccionarios e operarios da Cia. DOURADO, o corpo docente e discente de nossas escolas, a população catholica, numa palavra, para receber o insigne prelado em justa affirmação de fé catholica, que alcandora a gente de DOURADO.
D.GASTÃO será recebido na estrada de Bôa Esperança a DOURADO por uma commissão presidida pelo CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO. Chegado à Prça 24 de Outubrorepousará na residencia do sr. DOMINGOS JACOBUCCI. Em seguida formar-se-á o cortejo que descerá em procissão. Em frente `residencia do sr. GENTIL GENNARI usará da palavra o Dr. DOMINGOS FARO, saudando o Bispo de Ippo em nome da população local. O cortejo rumará para a Matriz.
Na Igreja Matriz terão lugar as cerimonias lithurgicas, falando então o CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO.
A seguir, S. Excia. Revma. annunciará os trabalhos da visita pastoral, sendo ahi apregoado os horarios.
Durante a estadia de S. Sxcia. Revma. serão administrados momentos do baptismo, do chrisma, da confissão e da eucharistia, assim como o pabulo da palavra santa.
Conforme annunciámos, D.GASTÃO ficará hospedado na Fazenda São Pedro, de propriedade do sr. Dr. MAXIMILIANO REZENDE, a convite do Sr. ELZO CINTRA e Exma. esposa.
Diariamente, na séde da CONGREGAÇÃO MARIANA, S. Excia. rceberá os fiéis que o desejarem visitar.
S.Excia. Revma. partirá para Bocaina no dia 6 de Setembro vindouro. 
-§§§§§§-
G    R    A    V    A    T    A     S
Padronagens novas
CASA FADUL
-§§§§§§-
FESTA    DE    SÃO    ROQUE
Encerram-se hoje as festas em honra ao milagroso SÃO ROQUE, que têm posto a nota de animação na vida nocturna  da cidade, enchendo os ares de festividade e alegria. Os festeiros Sr. NICOLINO JACOBUCCI e Exma. Sra. não pouparam esforços para que as festas corressem a contento geral, e nese proposito os auxiliaram com toda ddicaçãoos srs. membros da Commissão Coadjutora.
A kermesse tem atthraido a parte folgazã da cidade, moços e moças, velhos e creanças a comprar prendas em beneficio da festa, e a vendr sorrisos e alegria.
Hoje, ultimo dia dos festejos, haverá solemne procissão às 17 horas. à noite continuará a kermesse, o leilão, e demais diversões, esperando se grande affluencia ao largo da Matriz.
A Commissão espera que as distinctas familias não deixem de enviar prendas e que todos comparticipem das festas, cujo producto reverterá em benefico da Igreja Matriz.
-§§§§§§-
  ESCOTISMO
Foi empossada no domingo ultimo, a Directoria da Commissão de Escoteiro Escolares "MANUEL LOURENÇO PIRES", de DOURADO, filiada à Associação Escolar de Escoteiros:
Presidente - Dr. WALDERICO CLEMENCEAU VÉRAS
Delegado Technico e Vice-Presidente - Prof. RENATO DE ARRUDA PENTEADO
Director-Secretario - Sr. ARISTODEMO GALANTINE
Thesoureiro - Sr. GAUDENCIO DEL CIEL
Instructor - Sr. HALILEU DOMENICONI
-§§§§§§-
CAMAS PATENTE
LEGITIMAS
CASA FADUL
-§§§§§§-
CHRONICA DA CIDADE
O CINE ROYAL E A PARAMOUNT
A vida artificiosa das cidades, expandindo-se e actividades multiformes, exige distracções. Como uma necessidade dcorrente da agitação que vivra em toda cidade, surge o cinema, especie de opio para os mil dissabores e mil preocupações que a existencia nesses "grandes manicomios - as cidades" impõe, para restabelecer o equilibrio organico.
Nosso cinema acaba de notificar seu contrato com a PARAMOUNT ( se se quizer ler à ingleza, diga-se "Peramáunt"), fabrica universalmente conhecida como uma das melhores fornecedoras do opio popular... A excellente technica dos seus directores de filmagem, a pleiade de artistas selectos que ella nos apresenta, a riqueza de seus recursos cinematographicos, o assumpto de suas fitas, tudo faz com felicitemos não só a EMPRESA CASTELUCCI, como a platéa DOURADENSE, que terá nos films da Paramount opima diversão, como ella mesma já teve ensejos para observar.
As producções da Paramount serão exibidos aos sabbados e domingos, a partir de Setembro, e estão annunciadas as seguintes:
- DUVIDA QUE TORTURA, com Dorothea Wieck, Alice Brady e Baby Leroy
- UMA SOBRA QUE PASSA, com Evelyn Venable e Fredic March
- A CONQUISTA DA BELLEZA, com Buster Grabbe e Ida Lupino
- A IMPERATRIZ GALANTE, com Marlene Dietrich
Informa-nos a EMPREZA CASTELUCCI que a sessão das moças será levada, a partir de Setembro, às terças-feiras; e que não passará mais fitas em série.
-§§§§§§-
As melhores qualidades em sedas, pelo menor preço
Baguerim-Cotile-Drapp-Mongol-Celes-Gloria-Rayon
Celles listado-Crepe de La Salle-Jersey pra combinações-Sedas brancas para noivas
Antes de comprar faça uma visita
CASA FADUL
de IRMÃOS NEMES
DOURADO
-§§§§§§-
 O   C   I   A   E   S
ANNIVERSARIOS
Fez annos dia 23, o menino SERGIO, filho do Sr. TRAJANO PENTEADO, cirurgião-dentista, aqui residente.
- Hoje, a prf. d. ARLINDA DE SOUZA MACEDO, esposa do Sr. CAMILLO MACEDO.
- Dia 27, prof. d. CARLINA R. DE ARAUJO, esposa do Sr. ALFREDO C. ARAUJO.
- A intelignte menina OLGA HOMCE, filha do Sr. FELIPE HOMCE, negociante nesta praça.
- O Sr. AUGUSTO AGNELLI, funccionario da C. D.
Parabens.
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS



sábado, 25 de outubro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-363: NOSSA HISTÓRIA - XXIX - PARTE 2/2

 DOURADO - MANDATO DE 07/01/1905 À 07/1/1908

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 9 DE JANEIRO DE 1906

Aos nove dias do mez de Janeiro de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, em Casa da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores Te. Cel. FRANCISCO MARTINS BONILHA, Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e ELISEU JACOBUCCI, e os suplentes JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e BENEDICTO BUENO DE GODOY, convocados...
Finalmente, passando-se a proceder a eleição da composição da mesa e das commissões diversas, que tem servir no corrente anno, deu a mesma o resultado seguinte: Para presidente FRANCISCO MARTINS BONILHA e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO dois votos, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, um voto e um voto em branco; tendo havido empate entre os dois primeiros procedeu-e ao desempate por meio da sorte de accordo com o artigo 44 §3º  do regimento interno da CAMARA, cabendo a sorte ao vereador JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO. Para vice presidente obtiveram votos seguintes: FRANCISCO MARTINS BONILHA e ELISEU JACOBUCCI, dois votos, JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, um voto, e JOÃO BAPTISTA DE OLVEIRA BORGES , um voto. Tendo havido empate na votação dos dois primeiros, procedeu-se ao dterminado no §3º artigo 44 do regimento interno da CAMARA, cabendo a sorte ao vereador ELISEU JACOBUCCI. Para Intendente obtiveram votos os cidadãos ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, trez votos, FRANCISCO MARTINS BONILHA, dois votos, e JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, um voto, sendo eleito por maioria o vereador ALFREDO UGUSTO DE ARAUJO. Em seguida...
Nada mais havendo de tratar-se foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOSE DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ELISEU JACOBUCCI e JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 4 DE ABRIL DE 1906
Presidencia do Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO

Aos quatro dias o mez de Abril de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ELIZEU JACOBUCCI, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e o suplente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, deixando de comparecer sem causa participada os vereadores FRANCISCO MARTINS BONILHA e JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES.
A hora regimental o presidente abriu a sessão...
Foram considerados vagos os lugares do vereadores JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES e CALMELIO CALDAS...
Nada mai havendo a trtar-se encerrou-se a sessão e lavrada a presente acta que vai devidamente assignada. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da CAMARA a escrevi.
JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e ELISEU JACOBUCCI
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA  05 DE JULHO DE 1906

Aos cinco dias do mez de Julho de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO,...
Officio do vereador e presidente da CAMARACORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO resignando o lugar de vereador desta CAMARA. - Inteirado.
Foram presentes a mesa os diplomas dos cidadãos JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS eleitos vereadores no dia 14 de Maio ultimo e reconhecidos por esta CAMARA, ... , sendo rconhecidos os mesmos a prestarem o devido compromisso o que foi feito em livro especial, tomaram assento.
... em consideração o officio de renuncia do vereador ARRUDA PENTEADO, que desempenhava a função de presidente, procedeu-se a eleição para prehenchimento daquelle lugar, seguinte resultado: JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, quatro votos, e FRANCISCO MARTINS BONILHA, um voto. JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA eleito para aquele lugar.
Nada mais havendo a tratar...
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, FRANCISCO MARTINS BONILHA e ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO ORDINARIA EM 1º DE NOVEMBRO DE 1906

Ao primeiro dia de Novembro de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL presentes os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, FRANCISCO MARTINS BONILHA, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS E ELISEU JACOBUCCI, faltando com causa participada ADOLPHO MANOEL ALVES.
Lida e approvada a acta da sessão anterior...
Pelo vereador ELIZEU JACOBUCCI foi renunciado o seu mandato de vereador desta Camara, cuja renuncia foi acceita pela Camara. Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada asessão. Eu MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
-§§§§§§- 

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 5 DE JANEIRO DE 1907

Aos cinco doas do mez de Janeiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL presentes os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, faltando com causa participada o vereador FRANCISCO MARTINS BONILHA....
Na forma do artigo 21 do Regimento Interno da Camara procedeu-se a eleiçãoda meza da Camara para o corrente anno, dando o seguinte resultado: Para presidente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, trez votos e ADOLPHO MANOEL ALVES, um voto. Para vice presidente FRANCISCO MARTINS BONILHA, quatro votos. Para intendente ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, trez votos e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, um voto. Para a Commissão....
Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada asessão. Eu MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 1907
PARA APURAÇÃO DE ELEIÇÃO DE UM VEREADOR

Aos doze dias do mez de Fevereiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, reunidos os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS....
A hora regimental... passou-se a fazer a apuração pela copia authentica que da referida eleição que se achava sobre a meza, dando o resultado seguinte: Para vereador BRAULIO MODESTO DE ABREU cento e cincoenta e nove votos....
Em seguida foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, SEcretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO DO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 1907

Aos quinze dias do mez de Fevereiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, reunidos os vereadores....
Foi eleito o vereador BRAULIO MODESTO DE ABREU, empossado hoje,....
Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES, BRAULIO MODESTO DE ABREU e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS.
-§§§§§§-
 
ARQUIVO:CASA DOS PAPÉIS/CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO(Livro de Actas)





quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-362: NOSSA HISTÓRIA - XXIX - PARTE 1/2

 DOURADO - MANDATO DE 07/01/1905 À 07/1/1908

ACTA DA SESSÃO ESPECIAL PARA APURAÇÃO GERAL DA ELEIÇÃO DE VEREADORES A CAMARA MUNICIPAL DESTE MUNICIPIO.

Aos nove dias do mez de Novembro de mil novecentos e quatro, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, na sala da CAMARA MUNICIPAL, as onze horas da manhã, presentes os vereadores TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, CAPITÃO CALMELIO CALDAS, e AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS, sob a presidencia do primeiro foi aberta a sessão especial para a apuração geral da eleição dos vereadores eleitos a trinta de Outubro ultimo para o futuro mandato de sete Janeiro proximo a sete de Janeiro de mil novecentos e oito. Aberta a sessãoe annunciado o seu fim, foram, pelo Presidente, apresentadas as copias das actas das assembléas eleitoraes das unicas primeira e segunda secções deste municipio. Examinadas e julgadas authenticas, foram, de accordo com paragrapho primeiro e terceiro do artigo sessenta e quatro e com o artigo sessenta e cinco do decreto numero mil dusentos e quarenta, de trez de Outubro ultimo, combinados com os artigos setenta e setenta e um do decreto numero setecentos e sessenta e um de vinte e quatro de Março  de mil novecentos, apurados, dando o resultado seguinte: CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, noventa e dois votos; TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, oitenta e cinco votos; CAPITÃO CALMELIO CALDAS, oitenta e cinco votos; CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI, oitenta e tres votos; TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, desoito votos; CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, desessete votos; JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, tres votos; ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, dois votos; CAPITÃO ADOLPHO MANOEL ALVES, dois votos; e BENEDICTO BUENO DE GODOY, um voto. Nada mais se continha com relação a eleição de vereadores, pelo que foram declarados eleitos, conforme o artigo sessenta e sete do citado decreto numero mil duzentos e quarenta os seis cidadãos primeiros mais votados, ficando os demais como seus suplentes, segundo a ordem de suas votações. Havendo empate entre os supplentes ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e CAPITÃO ADOLPHO MANOEL ALVES, procedeu-se o sorteamento ficando estabelecido a prioridade do primeiro. Finda a apuração o Presiente publicou sem interrupção alguma e segundo o artigo sessenta e seis do citado decreto numero mil duzentos e quarenta, os nomes dos cidadãos que obtiveram votois e o numero destes, formando uma listageral desde o numero maximo até o minimo, e mandando affixar edital. Terminados os trabalhosda apauração, o Presidente mandou exthrair da acta d sessão para esse fim convocada, tantas cópias quantas sejam precisas para remetterem-se uma ao Secretario do Interior e outra a cada um dos eleitos, como diploma ou titulo.  Do que para constar eu, RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO, Secretario, lavrei a presente acta que vae assignada pela CAMARA.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO ESPECIAL DE POSSE DOS VEREADORES ELEITOS PARA O TRIENIO DE MIL NOVECENTOS E CINCO A MIL NOVECENTOS E OITO.

Aos sete dias do mez de Janeiro de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, ao meio dia, na Sala da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores, cujo mandato termina hoje, cidadãos CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CAPITÃO CALMELIO CALDAS; deixando de comparecero vereador AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS, com motivo justificado, sendo em seguida aberta a sessão solenne para dar posse aos vereadores eleitos para o trienio de mil novecentos e cinco a sete de Janeiro de mil novecentos e oito. Installada a sessão, sob a presidencia do TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, foram empossados dos respectivos cargos os vereadores CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI, CAPITÃO CALMELIO CALDAS, os quaes proferindo compromisso legal, tomaram assento junto a mesa. Em seguida o TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, até aqui no exercicio da presidencia da Camara, transmittiu o cargo de presidente ao Intendente, seu substituto legal, na falta do outro, e perante o mesmo na forma da lei prestou compromisso do cargo de vereador à CAMARA MUNICIPAL. Assim investido de seus respectivos cargos o cidadão substituto CAPITÃO CALMELIO CALDAS, Intendente até então no cargo de presidente declarou legalmente empossados os novos vereadores, retirando-se em seguida. Tomando a presidencia o CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, declarou que ia-se proceder a eleição de Presidente, Vice presidente e Intendente. Recaindo a votação que foi por escrutinio secreto, nos Snrs. : Para Presidente, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, para Vice Presidente CAPITÃO CALMELIO CALDAS, e para Intendente CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO. Nada mais havendo a tratar-se, foi encerrada a sessão e lavrada esta acta por mim RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO secretario a escrevi. Em tempo, foi apresentado pelo Intendente CAPITÃO CALMELIO CALDAS, o relatorio durante o p. findo, demonsthrando a Receita e Despesa da CAMARA no exercicio findo. Nada mais havendo a tratar-se, foi encerrada a sessão, e eu, RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO escrevi.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e ELISEU JACOBUCCI.
-§§§§§§- 

SESSÃO ORDINARIA, DIA 15 DE MARÇO
Presidencia do Snr. FRANCISCO BONILHA

Aos quinze dias do mez de Março de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, no Paço Municipal, às onze horas da mahã, presentes os senhores vereadores TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e CAPITÃO CALMELIO CALDAS, faltando com causa participada o CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI e sem ella, o CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, foi, havendo numero legal, pelo primeiro aberta a sessão. Lida, posta em discussão e sem debates approvada a acta da sessão anterior, procedeu-se, em seguida...
O Senhor Presidente propoz e foi unanimamente approvado para que, em vista de não ter, até esta data, o vereador diplomado, CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, comparecido para tomar posse do referido cargo, fosse reconhecido a sua vaga. O Senhor Presidente...
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, da qual, eu FRANCISCO DOMINGUES ASSUMPÇÃO, Secretario, lavrei esta acta, assignada pela CAMARA.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, JOÃO B. DE OLª BORGES e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO
-§§§§§§-

SESSÃO EXTRAORDINARIA
Presidencia do CAPITÃO CALDAS

Aos vinte e cinco dias do mez de Abril de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, às onze horas da manhã, no Paço Municipal, compareceram os senhores vereadores CAPITÃO CALMELIO CALDAS, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVERA BORGES, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI. Havendo numero legal, o Snr. President declarou aberta a sessão convocada para fim especial de tomar conhecimento da renuncia apresentada pelo TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, do cargo de Presidente da Camara. Lida e posta em discussão e sem debates approvda a acta da sessão anterior....
O Snr. Vice Presidente comunicou à CAMARA a renuncia do Snr. Presidente, declarou vago aquele logar e que se ia proceder a eleição para preenchel-o. Feita por escrutinio secreto, a eleição, e apurados as cedulas, verificou-se o resultado sguinte: para presidente, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, tres votos, CALMELIO CALDAS, um voto, pelo que foi declarado eleito o primeiro.
Nada mais....
CALMELIO CALDAS, ELISEU JACOBUCCI e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO
-§§§§§§- 

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA PARA APPURAÇÃO DA ELEIÇÃO DE UM VEREADOR A CAMARA MUNICIPAL DESTA VILLA, NA VAGA DEIXADA PELA RENUNCIA DO CIDADÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO

Presidencia do Snr. TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE O. BORGES

Aos doze dias do mez de Agosto de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, em a sala da CAMARA MUNICIPAL, às onze horas da manhã, ahi reunidos cidadãos vereadores TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI; o suplente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, na falta justificada do vereador CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, e mais os suplentes ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e ADOLPHO MANOEL ALVES. Havendo numero legal o Snr. Presidente abriu a sessão para proceder a appuração da eleição de um vereador procedido a vinte e sete de Julho de mil novecentos e cinco, para presente trienio, achando-se prezente as authenticas das duas secções e mais a certidão de votação feita em Cartorio, procedendo-se a appuração com o seguinte resultado: Para Vereador  o cidadão ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, 85 votos, JOSÉ FERRAZ DE ARRUDA, 52 votos, sendo portanto eleito cidadão ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO.
Nada mais havendo a tratar... Eu, CARLOS CORREA DE LEMOS, Secretario, ...
JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, FRANCISCO MARTINS BONILHA, ADOLPHO MANOEL ALVES, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ELISEU JACOBUCCI e JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO (LIVRO DE ACTAS)
 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-360: NOTAS ESPORTIVAS - 32

 O ESPORTE NO INTERIOR

O FERROVIARIO DE DOURADO DERROTOU O LUSITANIA DE BAURU

DOURADO,17 - (Do correspondente da "FOLHA DA MANHÃ") - Hontem à tarde, no espaçoso estádio do PARQUE SÃO PEDRO, assistido por numerosa assistencia, realizou-se o terceiro jogo do CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE, ainda invicto, deste anno.
O jogo principal foi travado entre o esquadrão do "FERROVIARIO" e o campeão de Bauru, LUZITANA F.C. Foi uma partida de grande emoção, de grande sensação e de jogadas que empolgaram a assistencia, que como sempre, não deixou de applaudir freneticamente os lances mais technicos em uma torcida enthusiastica. Foram merecedores de applausos do quadro visitante, o destemido AMERICO, quer maneira assombrosa, salvou por differentes vezes seu quadro , em defesas sensacionais, honrando seu defficilimo posto, e BAHIANINHO, o formidavel ponta direita. Do "FERROVIARIO" não temos nomes a destacar: todos foram merecedores dos elogios recebidos, demonstrando ser verdadeiros "CRACKS" conhecedores de suas respectivas posições. Foi, portanto, merecida avictoria do "FERROVIARIO", por 3 a 1, sobre o valoroso "LUZITANA F.C.", que é formado dos melhores jogadores da bella e culta cidade de Bauru, verdadeiros profissionais. O juiz, sr. FRANCISCO ALVES (CAPILÉ), agiu a contendo de ambos os contendores.
Os quadros jogaram assim constituidos:
FERROVIARIO: ONÇA; BARDI e MELLÃO; JULIO, PITANGA e SOAREZ: NITO, ADAUTO, CHICO LEME, CINTRA e TIÃO.
LUZITANA: AMERICO; IRINEU e ARNALDO; ACCACIO, ADO e CARLOS; BAHIANINHO, ADELINO, ARISTOTELES, TONY e ALBERICO


























DOURADO - 16/02/1936

FONTE: FOLHA DA MANHÃ DE 21 FEVEREIRO DE 1936
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

terça-feira, 12 de agosto de 2025

CASA DOS PAPÉIS-359: A UNIÃO-Nºs. 26/27/28/29/30

 Coletanêa de pequenas notas extraídas das Edições de 26 à 30, ANO I, da 
"A UNIÃO"











Nº 26-DOURADO, 10 DE ABRIL DE 1932
ESCUDO DO C.E.F.D.
O valoroso CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE, tem um novo escudo.
Desenhado por um profundo conhecedor do esporte e excelente colorificador, o novo escudo está bela e significativamente colorido. Circunscrevendo o desenho interior, lê-se nas margens o nome do clube.  Ao centro, foi pintada a metade de uma bola, déla saindo as cores que representa o clube.
Dentro de breves dias, terá logar a inauguração desse escudo na séde desa agremiação. Por essa ocasião, esta folha, publicará o seu cliché que, melhor do que estas linhas dará conhecer aos leitores as suas bem dispostas linhas, cuja harmonia de cores é deslumbrante.
-§§§§§§-
S  O  C  I  A  I  S
ANIVERSARIOS
Faz annos dia 30 do corrente o Sr. EDMUNDO ROIZ
No mesmo dia o Sr. JOSÉ JUSTI.
MISSA
A Família RABANÉA, no dia 5 do correntemandou rezar u'a missa na Matriz local em sufragio à alma de D. ANTONIA RABANÉA, data do primeiro aniversario da sua morte.
FALECIMENTO
Na Vila de BEBEDOURO, em dias da semana, falaeceu o Snr. FRANCISCO MACHADO, que anteriormente exerceu a profissão de dentista pratico nesta praça.
Pezames. 
-§§§§§§-
Nº27, DOURADO, 17 DE ABRIL DE 1932

GENTE PEQUENA APRENDENDO A SER GENTE GRANDE
A idéa habitual que se faz do grupo ou de uma escola da infancia, em aparencia de um problema escolar, é de que se trata de um adiantamento de causar prazer de acostumar a crenaça à disciplina.
Ha ainda quem o julga apenas uma béla maneia de ir a menos, no menino, mais de quarenta por centodo seu caracterisitico espiritual de travessura.
É limitado a antecamara do grupo, e tambem falar com carinho na alma algum afeto no carater infantil, e com o cuidado, do entendimento necessario para trabalhar com espirito essencialmente amoldaveis, todos os elementos de moral que, mais tarde na idade, preciosa estender a firmeza e solidez.
Com a liberdade e a confiança que tem no lar, controladas, conhecidas pela vigilanci dos professores, as creanças aprendem, antes de tudo, a viver na mocidade. A tolerancia maternal para com as inocentes crenaças e o carinho  de palavras têm como conclusão natural, ficar o menino a vontade.
Pode descobrir então, os seus sentimentos abrir um dia as suas disposições principiante para a tristeza, a compreensão: tudo isso, faz parte do tratado sobre a alma, que passa dar aviso contrarioem casa e qu, pla primeira vezcontribui ao contato de estranhos. E aparece importancia desses estabelecimentos; um conselho aqui, mais um outro conselho acolá, que se gravam no espirito dos meninos, e lhes dão os conhecimentos primeiro de bôa conduta. Compreender para falar com as crenaças é precisoque se falem diretamente à inteligencia dos meninos, tornando-lhes amanhã nos bancos escolares, claro o entendimento das lições que recebem. As horas passam dentro do recreio, cheios de atrativos para os meninos encontrarem prazer nas lições e carinhos dos eus professores. E, forçozamente, serão amanhã ótimos homens e excelentes senhores, por haverem sido alunos obedientes, e aplicados, conservando dessa feliz peça da vida a recordação.
C. MODESTO ABREU
-§§§§§§-   
SEM METRICA
Jardineiras tanto correm 
Tanto incomodo que tem
Fazem concorencia as danadas,
Tendo elas boas estradas, 
Ao movimento do trem.

Pelas estradas correndo,
Quantos socos levarão
Os passageiros contentes
Fazendo pouco da gente
Sem pensarem na chuva então.

Quando vem o aguaceiro,
Não custa a modificar,
Deixam logo a jardineira
Por já não ser brincadeira
Nosso trem vem procurar.

O monstro braço abérto,
Sabe o povo receber,
Com seu apito tremente.
Conduz o povo inclemente,
Que não sabe conhecer.

Caia chuva, faça vento
Ronque no alto o trovão,
O monstro corta a estrada
Para ele não é nada
Tem o progresso na mão.

Chegará o dia logo,
Que todos conhecerão
O valor de nossa Estrada,
Tornar-se-ão camarada!
Do Zé Porfirio Bastião
BIT.
-§§§§§§-
 O   C   I   A   I   S
Fazem anos hoje,
D. INEZ BANDEIRA ,irmã do sr. GASTÃO R. ABREU, Secretario d Superintendencia.
D. IRACEMA  A. VANUCHI, esposa do Sr. FELIX VANUCHI
- Fez anos dia 10 a menina GUIOMAR e dia 22 faz o menino EDMAR, filhos do Sr. JOAQUIM ABRANCHES.
-§§§§§§-

Nº28, DOURADO, 24 DE ABRIL DE 1932
A   V   I   S   O  
Acaba de ser instalada à Rua Dr. Marques Ferreira nº58, a alfaiataria "FOSCHINI", de FRANCISCO FOSCHINI.
-§§§§§§-
 O   C   I  A   I   S
Fizeram anos,
- No dia 22 do corrente, o distincto moço Snr. HERCULANO DE ANDRADE, dedicado funcionario da Superintendencia.
- ROSA filha do Sr JOSE FIGUIEREDO correto mestre de linha da secção de Bariry.
- O menino RODNEY, filho do Snr. ROBERTO FANTINI, digno encarregado da scção de ajustadores e de D. ROSALIA  CERVADORO.
-§§§§§§-
Nº29, DOURADO, 1 DE MAIO DE 1932              

Communicou-nos a Diretoria do CLUBE E. F. DOURADENSE que hoje as 20,30 dar-se-ha a abertura da séde social do referido Clube, amplamenteinstallada no confortavel predio da Rua Dr. Marques Ferreira n.53.
Ao trazer-nos ess communicação, pediu-nos a Directoria do "FERROVIARIO" que dessemos um cunho de communicado official à noticia, dirigido a todos os associados do CLUBE E. F. DOURADENSE.
E, é assim que gostosamente, nos desempenhamos da incumbencia que nos foi commettida, annunciando aos socios do Clube, a abertura da séde do mesmo.
Encima estas linhas uma reproducção do escudo adoptado para o Clube, pela sua Directoria, ad-referendum da primeir assembéa geral que fôr realizada.
Com o estabelecimentode sua séde, realisa o "FERROVIARIO", uma antig aspiração, que, representa mais um resultado do esforço que tem despendido em pról do seu progresso, e do progresso material e social da terra em que vive.
-§§§§§§- 
NOSSA  C.  D.
Todos nós, da DOURADO,
Satisfeitos e alegres vivemos.
Recebendo sempre nosso orenado,
O nosso lar com fartura temos.

Tenho orgulho em ser desta ESTRADA
Para isso razão há bastante.
Levo a vida feliz e folgada,
Pelo conforto que ella garante.

Desde a idade de 15 annos,
Para ella venho trabalhando.
Com amor e esforço humano,
A vida calma e feliz levando.

Cafesál, abril 1932 
SARMENTO
-******-
S   O   C   I   A   E   S
NASCIMENTOS
No dia 17 de Março p.passado o snr. JULIO GIACHINI, conferente em Bocaina, e sua esposa D. ANGELA BÉRGO GIACHINI, foram brindados com o nascimento de mais um menino, que recebeu o nome de ROMILDO SEGUNDO.
Desde o dia 26 do corrente que o lar do snr. FRANCISCO FOSCHINI, e D. CARMEN PESCUMO FOSCHINI, encontra-se com nais uma herdeira que na pia baptismal receberá o nome de CONCHETA.
Parabens
-.-.-.-.-.-
VISITANTES
Encontra-se nesta cidade em visita à sua familia o snr. NESTOR PEREIRA DE AZEVEDO, director do jornal "O PROGRESSO" de Itatiba.
Deram o prazer de suas visitas a esta redacção os snrs. NAIM NEMES, gerente da CASA FADUL desta praça, e BENEDICTO ALVES DE TOLEDO, escrivão do Cartorio de Paz.
-.-.-.-.-.-
CEIA
Em 23 do corrente às 22 horas no CLUBE UNIÃO OPERARIO realisou-se uma cerimoniosa ceia, organisada aos senhores associados pelo snr. ANTONIO D'ANGELO, na qual tomaram parte os seguintes snrs.: JOSÉ PLACERES, BENEDICTO DE OLIVEIRA, GAUDENCIO DEL CIEL, DR. ALEXANDRE COCOCI, GASTÃO RAMALHO DE ABREU, HERCULANO ANDRADE, FRANCISCO RABANÉA, LEONARDO RUSSO, ARISTIDES RIBEIRO, EUGENIO DE SOUSA, NAIM NEMES, ANTONIO VANNUCHI, DOMINGOS FRANCO, RAMON RUSSO e o repreentante da "A UNIÃO".
-.-.-.-.-.-
FIZERAM ANNOS
No dia 26 o menino CAMILLO MANOEL, filho do snr. CAMILO PEREIRA MACEDO, encaregado do serviço de reclamações da C.D..
No dia 30 o jovem EDMUNDO ROIZ, dedicado funccionario da repartição da linha.
Nossos parabens.
-§§§§§§-
Nº30, DOURADO, 8 DE MAIO DE 1932
CLUBE UNIÃO OPERARIO
Na noite de 30 de abril para 1º de maio, comemorando essa gloriosa dat, a directoria do CLUBE U. OPERARIO deu um magnifico baile aos seus associados.
Não antecipamos a noticia por absoluta falta d espaço.
Agradecemos ao convite que no foi feito.
ELEIÇÃO
Com o comparecimento de 13 dos associados no dia 4 do actual, as 21 horas realisou-se a eleição da escolha duma nova directoria para dirigir o destino daquella associação até maio de 1933, com o seguinte resultado.
Com excepção do 2º secretario HERMINIO OLIVEIRA SOUZA, foram reeleitos por unanimidade de votos: Presidente LEONARDO RUSSO, Vice-presidente ALBERTO TVANO, 1º secretario ARISTIDES RIBEIRO, Thesoureiro JOSÉ MARTINS JUNIOR, Conselho Fiscal: REMO SILVANE, ANTONIO VANNUCHE e DOMINGOS FAILA.
Terminada a apuração o snr. LEONARDO RUSSO tomou a palavra agradecendo aos presentes, determinando o dia 11 para a posse da nova directoria, e manifestouo seu desejo de renuncia pelos seus affazeres que o impossibilita de desempenhar o cargo, entretanto, não foi ainda uma resolução definitiva, e esperamos que seja revogada.
Usando em seguida da palavra, o socio GUMERCINDO SILVA, ventilou a necessidade do snr. LEONARDO RUSSO e dos seus membros continuarem à frente deste clube, não tão sómente pelos relevantes erviços prestados, como tambem pelo desejo da maioria.
-§§§§§§-
J   A   N   T   A   R
Hontem à tarde realisou-se no BAR RECREIO do snr. BAPTISTA PIGNANELI, um intimo e opiparo jantar, no qual tomaram parte os senhores: ALFREDO CARVALHO ARAUJO, ONOFRE ARRUDA PENTEADO, GAUDENCIO DEL CIEL, CESAR DAVOGLIO, DOMINGOS FRONTEIRA, LUIS D'ABRUZZO, MARIO ARRUDA PENTEADO, BENEDCITO ALVES TOLEDO, ALCINDO ARRUDA PENTEADO, e o representante da "A UNIÃO".
-§§§§§§-
C  O  M    S  A  U  D A  D  E  S
Quazi toda a madrugada
Ao longe ouço um apito,
É a larga que em debandada, 
Ruma celere a R.Bonito.

Me dá saudade esse apito,
Da bitola larga afamada.
Onde é alegre e bonito, 
O movimento da Estrada.

Com este meu pensamento
Não despreso a bitolinha, 
Que tambem tem movimento,
E tambem é bôasinha.

É que estou acostumado,
Com a bitola de metro.
Onde corre trem lotado,
Com um machinista esperto.

Salustiano e Zabulão
O bronze sabem trilar
Benjamin e Rabelão
Fazem meninas chorar.

Cafésal-Maio,1932
SARMENTO
-§§-
S    O    C    I    A    E    S
LEONOR PLACERES
O dia 11 do correnteserá de grandes festas para o honrado lar do casal PLACERES, pelo motivo assás justoe significativo da passagem de mais um anno de existencia de sua prendada filha, a graciosa LEONOR.
A senhorita LEONOR que de habitual já é de uma alegria sã e comunicativa, estará, por certo, nesse grande dia encantadora. As muitas felicitações que a gentil anniversariante receberá juntamos as nossas mais sinceras.
MERCEDES FATORE
Esta elegante senhorita filha do casal FATTORI completou no 3 do corrente, mais um anno de sua preciosa existencia.
Embora tarde, apresentamos nossas felicitações.
Dr. DOMINGOS FARO
"A UNIÃO" embora sendo orgão puramente de uma classe de lidadores ferroviarios, não podia deixar de registrar a passagem do anniversario natalicio de S.S. assignalada em 3 do corrente.
Rende posteriormente, um singelo mas sincero preito de homenagem à figura symphatica do preclaro educador, que muito tem feito em beneficioda collectividde, e para o engrandecimento da Instrução Publica.
S.S. pelos seus admiraveis dons de sociabilidade e pela sua frequente e util intervenção em todas as questões que agitam as diversas classes sociaes, que muitas vezes appelam para as suas luzes e o seu prestigio, é um cidadão activo e prestante, cujo nome está ligado a alguns notaveis emprehendimentos, é como homem de letras e advogado que o seu formoso espirito ficará na recordação do povo futuro.
Cumprimentos.
-#######-

























-#######-
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL