sábado, 25 de outubro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-363: NOSSA HISTÓRIA - XXIX - PARTE 2/2

 DOURADO - MANDATO DE 07/01/1905 À 07/1/1908

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 9 DE JANEIRO DE 1906

Aos nove dias do mez de Janeiro de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, em Casa da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores Te. Cel. FRANCISCO MARTINS BONILHA, Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e ELISEU JACOBUCCI, e os suplentes JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e BENEDICTO BUENO DE GODOY, convocados...
Finalmente, passando-se a proceder a eleição da composição da mesa e das commissões diversas, que tem servir no corrente anno, deu a mesma o resultado seguinte: Para presidente FRANCISCO MARTINS BONILHA e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO dois votos, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, um voto e um voto em branco; tendo havido empate entre os dois primeiros procedeu-e ao desempate por meio da sorte de accordo com o artigo 44 §3º  do regimento interno da CAMARA, cabendo a sorte ao vereador JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO. Para vice presidente obtiveram votos seguintes: FRANCISCO MARTINS BONILHA e ELISEU JACOBUCCI, dois votos, JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, um voto, e JOÃO BAPTISTA DE OLVEIRA BORGES , um voto. Tendo havido empate na votação dos dois primeiros, procedeu-se ao dterminado no §3º artigo 44 do regimento interno da CAMARA, cabendo a sorte ao vereador ELISEU JACOBUCCI. Para Intendente obtiveram votos os cidadãos ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, trez votos, FRANCISCO MARTINS BONILHA, dois votos, e JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, um voto, sendo eleito por maioria o vereador ALFREDO UGUSTO DE ARAUJO. Em seguida...
Nada mais havendo de tratar-se foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOSE DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ELISEU JACOBUCCI e JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 4 DE ABRIL DE 1906
Presidencia do Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO

Aos quatro dias o mez de Abril de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores Cel. JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ELIZEU JACOBUCCI, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e o suplente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, deixando de comparecer sem causa participada os vereadores FRANCISCO MARTINS BONILHA e JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES.
A hora regimental o presidente abriu a sessão...
Foram considerados vagos os lugares do vereadores JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES e CALMELIO CALDAS...
Nada mai havendo a trtar-se encerrou-se a sessão e lavrada a presente acta que vai devidamente assignada. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da CAMARA a escrevi.
JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e ELISEU JACOBUCCI
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA  05 DE JULHO DE 1906

Aos cinco dias do mez de Julho de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO,...
Officio do vereador e presidente da CAMARACORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO resignando o lugar de vereador desta CAMARA. - Inteirado.
Foram presentes a mesa os diplomas dos cidadãos JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS eleitos vereadores no dia 14 de Maio ultimo e reconhecidos por esta CAMARA, ... , sendo rconhecidos os mesmos a prestarem o devido compromisso o que foi feito em livro especial, tomaram assento.
... em consideração o officio de renuncia do vereador ARRUDA PENTEADO, que desempenhava a função de presidente, procedeu-se a eleição para prehenchimento daquelle lugar, seguinte resultado: JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, quatro votos, e FRANCISCO MARTINS BONILHA, um voto. JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA eleito para aquele lugar.
Nada mais havendo a tratar...
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, FRANCISCO MARTINS BONILHA e ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO ORDINARIA EM 1º DE NOVEMBRO DE 1906

Ao primeiro dia de Novembro de mil novecentos e seis, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL presentes os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, FRANCISCO MARTINS BONILHA, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS E ELISEU JACOBUCCI, faltando com causa participada ADOLPHO MANOEL ALVES.
Lida e approvada a acta da sessão anterior...
Pelo vereador ELIZEU JACOBUCCI foi renunciado o seu mandato de vereador desta Camara, cuja renuncia foi acceita pela Camara. Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada asessão. Eu MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
-§§§§§§- 

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 5 DE JANEIRO DE 1907

Aos cinco doas do mez de Janeiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, em casa da CAMARA MUNICIPAL presentes os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, faltando com causa participada o vereador FRANCISCO MARTINS BONILHA....
Na forma do artigo 21 do Regimento Interno da Camara procedeu-se a eleiçãoda meza da Camara para o corrente anno, dando o seguinte resultado: Para presidente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, trez votos e ADOLPHO MANOEL ALVES, um voto. Para vice presidente FRANCISCO MARTINS BONILHA, quatro votos. Para intendente ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, trez votos e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, um voto. Para a Commissão....
Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada asessão. Eu MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 1907
PARA APURAÇÃO DE ELEIÇÃO DE UM VEREADOR

Aos doze dias do mez de Fevereiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, reunidos os vereadores JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS....
A hora regimental... passou-se a fazer a apuração pela copia authentica que da referida eleição que se achava sobre a meza, dando o resultado seguinte: Para vereador BRAULIO MODESTO DE ABREU cento e cincoenta e nove votos....
Em seguida foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, SEcretario da Camara a escrevi.
JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO DO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 1907

Aos quinze dias do mez de Fevereiro de mil novecentos e sete, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, reunidos os vereadores....
Foi eleito o vereador BRAULIO MODESTO DE ABREU, empossado hoje,....
Nada mais havendo a tratar-se foi encerrada a sessão. Eu, MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, Secretario da Camara a escrevi.
ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ADOLPHO MANOEL ALVES, BRAULIO MODESTO DE ABREU e JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS.
-§§§§§§-
 
ARQUIVO:CASA DOS PAPÉIS/CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO(Livro de Actas)





quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CASA DOS PAPÉIS-362: NOSSA HISTÓRIA - XXIX - PARTE 1/2

 DOURADO - MANDATO DE 07/01/1905 À 07/1/1908

ACTA DA SESSÃO ESPECIAL PARA APURAÇÃO GERAL DA ELEIÇÃO DE VEREADORES A CAMARA MUNICIPAL DESTE MUNICIPIO.

Aos nove dias do mez de Novembro de mil novecentos e quatro, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, na sala da CAMARA MUNICIPAL, as onze horas da manhã, presentes os vereadores TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, CAPITÃO CALMELIO CALDAS, e AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS, sob a presidencia do primeiro foi aberta a sessão especial para a apuração geral da eleição dos vereadores eleitos a trinta de Outubro ultimo para o futuro mandato de sete Janeiro proximo a sete de Janeiro de mil novecentos e oito. Aberta a sessãoe annunciado o seu fim, foram, pelo Presidente, apresentadas as copias das actas das assembléas eleitoraes das unicas primeira e segunda secções deste municipio. Examinadas e julgadas authenticas, foram, de accordo com paragrapho primeiro e terceiro do artigo sessenta e quatro e com o artigo sessenta e cinco do decreto numero mil dusentos e quarenta, de trez de Outubro ultimo, combinados com os artigos setenta e setenta e um do decreto numero setecentos e sessenta e um de vinte e quatro de Março  de mil novecentos, apurados, dando o resultado seguinte: CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, noventa e dois votos; TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, oitenta e cinco votos; CAPITÃO CALMELIO CALDAS, oitenta e cinco votos; CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI, oitenta e tres votos; TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, desoito votos; CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, desessete votos; JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, tres votos; ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, dois votos; CAPITÃO ADOLPHO MANOEL ALVES, dois votos; e BENEDICTO BUENO DE GODOY, um voto. Nada mais se continha com relação a eleição de vereadores, pelo que foram declarados eleitos, conforme o artigo sessenta e sete do citado decreto numero mil duzentos e quarenta os seis cidadãos primeiros mais votados, ficando os demais como seus suplentes, segundo a ordem de suas votações. Havendo empate entre os supplentes ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e CAPITÃO ADOLPHO MANOEL ALVES, procedeu-se o sorteamento ficando estabelecido a prioridade do primeiro. Finda a apuração o Presiente publicou sem interrupção alguma e segundo o artigo sessenta e seis do citado decreto numero mil duzentos e quarenta, os nomes dos cidadãos que obtiveram votois e o numero destes, formando uma listageral desde o numero maximo até o minimo, e mandando affixar edital. Terminados os trabalhosda apauração, o Presidente mandou exthrair da acta d sessão para esse fim convocada, tantas cópias quantas sejam precisas para remetterem-se uma ao Secretario do Interior e outra a cada um dos eleitos, como diploma ou titulo.  Do que para constar eu, RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO, Secretario, lavrei a presente acta que vae assignada pela CAMARA.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO.
-§§§§§§-

ACTA DA SESSÃO ESPECIAL DE POSSE DOS VEREADORES ELEITOS PARA O TRIENIO DE MIL NOVECENTOS E CINCO A MIL NOVECENTOS E OITO.

Aos sete dias do mez de Janeiro de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, ao meio dia, na Sala da CAMARA MUNICIPAL, reunidos os vereadores, cujo mandato termina hoje, cidadãos CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CAPITÃO CALMELIO CALDAS; deixando de comparecero vereador AMANCIO CARDOSO DOS SANTOS, com motivo justificado, sendo em seguida aberta a sessão solenne para dar posse aos vereadores eleitos para o trienio de mil novecentos e cinco a sete de Janeiro de mil novecentos e oito. Installada a sessão, sob a presidencia do TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, foram empossados dos respectivos cargos os vereadores CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI, CAPITÃO CALMELIO CALDAS, os quaes proferindo compromisso legal, tomaram assento junto a mesa. Em seguida o TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, até aqui no exercicio da presidencia da Camara, transmittiu o cargo de presidente ao Intendente, seu substituto legal, na falta do outro, e perante o mesmo na forma da lei prestou compromisso do cargo de vereador à CAMARA MUNICIPAL. Assim investido de seus respectivos cargos o cidadão substituto CAPITÃO CALMELIO CALDAS, Intendente até então no cargo de presidente declarou legalmente empossados os novos vereadores, retirando-se em seguida. Tomando a presidencia o CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, declarou que ia-se proceder a eleição de Presidente, Vice presidente e Intendente. Recaindo a votação que foi por escrutinio secreto, nos Snrs. : Para Presidente, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, para Vice Presidente CAPITÃO CALMELIO CALDAS, e para Intendente CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO. Nada mais havendo a tratar-se, foi encerrada a sessão e lavrada esta acta por mim RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO secretario a escrevi. Em tempo, foi apresentado pelo Intendente CAPITÃO CALMELIO CALDAS, o relatorio durante o p. findo, demonsthrando a Receita e Despesa da CAMARA no exercicio findo. Nada mais havendo a tratar-se, foi encerrada a sessão, e eu, RODOLPHO DOMINGUES DE ASSUMPÇÃO escrevi.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e ELISEU JACOBUCCI.
-§§§§§§- 

SESSÃO ORDINARIA, DIA 15 DE MARÇO
Presidencia do Snr. FRANCISCO BONILHA

Aos quinze dias do mez de Março de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, no Paço Municipal, às onze horas da mahã, presentes os senhores vereadores TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e CAPITÃO CALMELIO CALDAS, faltando com causa participada o CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI e sem ella, o CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, foi, havendo numero legal, pelo primeiro aberta a sessão. Lida, posta em discussão e sem debates approvada a acta da sessão anterior, procedeu-se, em seguida...
O Senhor Presidente propoz e foi unanimamente approvado para que, em vista de não ter, até esta data, o vereador diplomado, CAPITÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, comparecido para tomar posse do referido cargo, fosse reconhecido a sua vaga. O Senhor Presidente...
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, da qual, eu FRANCISCO DOMINGUES ASSUMPÇÃO, Secretario, lavrei esta acta, assignada pela CAMARA.
FRANCISCO MARTINS BONILHA, CALMELIO CALDAS, JOÃO B. DE OLª BORGES e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO
-§§§§§§-

SESSÃO EXTRAORDINARIA
Presidencia do CAPITÃO CALDAS

Aos vinte e cinco dias do mez de Abril de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Estado de São Paulo, às onze horas da manhã, no Paço Municipal, compareceram os senhores vereadores CAPITÃO CALMELIO CALDAS, TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVERA BORGES, CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO e CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI. Havendo numero legal, o Snr. President declarou aberta a sessão convocada para fim especial de tomar conhecimento da renuncia apresentada pelo TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, do cargo de Presidente da Camara. Lida e posta em discussão e sem debates approvda a acta da sessão anterior....
O Snr. Vice Presidente comunicou à CAMARA a renuncia do Snr. Presidente, declarou vago aquele logar e que se ia proceder a eleição para preenchel-o. Feita por escrutinio secreto, a eleição, e apurados as cedulas, verificou-se o resultado sguinte: para presidente, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, tres votos, CALMELIO CALDAS, um voto, pelo que foi declarado eleito o primeiro.
Nada mais....
CALMELIO CALDAS, ELISEU JACOBUCCI e JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO
-§§§§§§- 

ACTA DA SESSÃO EXTRAORDINARIA PARA APPURAÇÃO DA ELEIÇÃO DE UM VEREADOR A CAMARA MUNICIPAL DESTA VILLA, NA VAGA DEIXADA PELA RENUNCIA DO CIDADÃO LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO

Presidencia do Snr. TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE O. BORGES

Aos doze dias do mez de Agosto de mil novecentos e cinco, nesta VILLA DE DOURADO, Comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, em a sala da CAMARA MUNICIPAL, às onze horas da manhã, ahi reunidos cidadãos vereadores TENENTE CORONEL JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, TENENTE CORONEL FRANCISCO MARTINS BONILHA, CAPITÃO ELISEU JACOBUCCI; o suplente JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA, na falta justificada do vereador CORONEL JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, e mais os suplentes ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO e ADOLPHO MANOEL ALVES. Havendo numero legal o Snr. Presidente abriu a sessão para proceder a appuração da eleição de um vereador procedido a vinte e sete de Julho de mil novecentos e cinco, para presente trienio, achando-se prezente as authenticas das duas secções e mais a certidão de votação feita em Cartorio, procedendo-se a appuração com o seguinte resultado: Para Vereador  o cidadão ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, 85 votos, JOSÉ FERRAZ DE ARRUDA, 52 votos, sendo portanto eleito cidadão ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO.
Nada mais havendo a tratar... Eu, CARLOS CORREA DE LEMOS, Secretario, ...
JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA BORGES, FRANCISCO MARTINS BONILHA, ADOLPHO MANOEL ALVES, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, ELISEU JACOBUCCI e JOAQUIM FRANCISCO DE MOURA
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO (LIVRO DE ACTAS)
 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025