J O R N A L D E D O U R A D O
NUM.133-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 13 DE SETEMBRO DE 1964
O'RA ... A MINHA BANDA DE MÚSICA!
Enquanto o sr. LUIZ FOSCHINI viveu, DOURADO teve sua BANDA DE MÚSICA em fórma, ainda contra a política assanhada e tremenda do Prefeito Municipal, que cortou a verba orçamentaria para retretas punlicas (auxílio) e recolheu o instrumental pertencente ao Município, muito antigo, jogando-o em arquivo.
Com sua morte, acabou-se a velha BANDA DE MÚSICA, que, aos domingos, alegrava o povo, no jardim da Matriz, com seus concertos.
Foi então, que, desta Tribuna Pública, contra aquela política, arrigimentei a mocidade amadora e formei a minha BANDA DE MÚSICA! Conseguiu-se do Prefeito Municipal sucessor, embora da mesma grei política, alguns instrumentos novos.
Com este trabalho, enfrentei e derrotei sabotagem, erm plano de realização. Entretanto, DOURADO, livre daquela calvagada de Valquirias aqui invernadas em 1956, pelo que me é dado observar, dos rumores dos pés de cabra misturados com as risadas histéricas dos boeiros, dos reprobos corroidos, agóra em vinha de glória, da política situcionista que me aferrei decisivo, em combate, parece retornar à guarda de defuntos, sem BANDA DE MÚSICA e sem ALTO-FALANTE!
Da janela do meu quarto, que formei e ouvia os concertos musicais graciosos, da mocidade vibrante que perdeu a minha vibração, hoje, no abrir destas colunas escritas pelo dever de fazer a rua falar bem do Municipio, meu pensamento é uma mensagem de piedade para os quarimodos de corpo e alma, que afiam a carcaria amestrada dos seus molares para o assalto traiçoeiro que a foem ancestral justifica e eu que perdoar...
Óra ... a minha BANDA DE MÚSICA, 19 de MAIO! Escuto as cigarras simbolistas.
É o meu pensamento, é à terra DOURADENSE, eternamente jovem, colocando vigamento de grande construção...
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
NA ESCOLA: PERDE-SE AQUI O DEVER CÍVICO
Antigamente, quando possuiamos aqui, sómente GRUPO ESCOLAR "DR. CARLOS JOSÉ BOTELHO", os seus córpos docentes, comemoravam as datas Nacionais, festivas e patrioticamente, com discursos e apresentações alusivas as mesmas, passeatas cívicas.
No decorrer dos tempos, os professores e diretores passaram. Uns, aposentados, outros removidos ou mórtos e a escola, aqui, pouco a pouco, foi perdendo o ardor e o dever civicos, com as renovações substitutas que se sucederam, a ponto das datas Nacionais transcorrerem despercebidas, agora, que DOURADO, possui GINÁSIO E ESCOLA NORMAL DO ESTADO.
A data da Independencia, 7 de Setembro corente, como exemplo, do ano, foi comemorada apenas, com alvorada da FANFARRA DO GRÊMIO ESTUDANTIL.
Ao fato, prende-se maior e exatamente, a razão das residencias dos senhores profesores em cidades vizinhas, que aqui vêm dar suas aulas nos dias feriados, preferem e passam com suas familias, inconvenientemente as escolas de DOURADO, que apelam ao exame e à solução do Govêrno do Estado, condicionadas à residencia do professor, no ato da escolha da cadeira.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
VITROJAC - SERRALHEIRO
DE JOSÉ APARECIDO CASADEI
VITREAUXS SOB MEDIDA
Rua Capitão Leopoldo Adolpho Machado - Tel. 89
DOURADO - LINHA PAULISTA - EST. S. PAULO
-§§§§§§-
REALIDADES DA CIA. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO
DOURADO, com a bitola da linha de sessenta centímetros, era cidade central da CIA. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO.
Na Secretaria de Estado do Govêrno, Dr. SAMPAIO VIDAL, o seu faundador, sr. CIRO MARCONDES REZENDE, naturalmente, em alta consideração, satisfazendo ao seu pedido, ligou Ribeirão Bonito - Trabijú, em bitol de metro, cortando a sua fazenda, na estação intermediaria que se denomina o nome daquele titular de Pasta. Foi, então, que veio o alargamento das linhas da ferrovia Bariri, Ibitinga e Itapolis, de sessenta centimetros para um metro, restando apenas, DOURADO que, de tronco, pasou a ramal, com 14 quilômetros a Trabiju e 20 ditos a Ribeirão Bonito, transferidas suas oficinas mecânicas para Trabiju.
No ano de 1923, aproximadamente, o Dr. ODULPHO PAIVA BARACHO, falecido, na Superintendencia , alargou para um metro, o trecho TRABIJU-DOURADO e reconduziu as oficinas com vantagem economica para a ferrovia.
Na Superintendencia o Dr. WALDERICO CLEMENSAU VÉRAS, por deliberação da diretoria, arrancaram-se os trilhos de sessenta centímetros, RIBEIRÃO BONITO-DOURADO, por deficitário permanente.
Finalmente, com a sua Superintendencia de Divisão, sem calculo écnico economico, precipitada, conessa tarde, deu o golpe mortal em DOURADO, com a transferência das oficinas mecânicas e administração.
As serras de TrabiJu e Ribeirão Bonito, apresentaram dificuldades que, encontrou facilidade ao desejo de melhor meio de comunicação à fazenda do Dr. SAMPAIO VIDAL.
A serra de TRABIJU-DOURADO, resolveu o Dr. ODULPHO PAIVA BARACHO, Engenheiro de classe, pelo alargamento da linha. E DOURADO, hoje, em destino ferroviário qu não esperava dos seus dias de esperanças e de prosperidades, em piores expectativas, foi lançada à marcha ré forçada de: PARA TRAZ E PARA BAIXO... Paciência!
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
HOSPEDES
Na Cidade: Em dias da semana, jovens ARIOALDO FRANCO BARBOSA, de Campinas, FRANCISCO MELI, de São Paulo e sr. EDNEL GREGORIO, de Fernandópolis.
FALECIMENTO
Faleceu nesta cidade, com 90 anos de idade, dia 5 do corrente, a Exma Sra. D. ANGELINA DI SANTI COLAGROSSI, viuva do antigo comerciante Sr. ANTONIO COLAGROSSI.
MISSA DE 7º DIA
Pelo vigário da Paróquia Revmo Padre Martinho Wieland, foi celebradadia 1º do corrente, missa de sétimo dia de morte, em sufrágio d alma do Sr. JOÃO ZANON.
-§§§§§§-
J O R N A L D E D O U R A D O
NUM.136-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 04 DE OUTUBRO DE 1964
N O T I C I A S E M D E S T A Q U E
RODOVIA OBELISCO-DOURADO
O serviço de terraplenagem do OBELISCO - DOURADO - S.CARLOS, no trecho de DOURADO a OBELISCO, que vem sendo excutado pela empresa VIATÉCNICA, acha-se em fase de conclusão e o levantamento topográfico prossegue adiantado.
A perfeição técnica da engenharia, prepara em reta e leito pavimentado, uma das melhores rodovias pavimentadas oficiais.
PERFURAÇÃO SEMI-ARTESIANA
A perfuração do poço semi-artesiano, acha-se interrompida, em virtude da quebra da broca, em profundidade de 104 metros.
A respeito do aproveitamento ou de nova perfuração não se conhece, do engenheiro geólogo.
AUMENTO DE PAVILHÕES
O sr. WILSON CASADEI, vem de aumentar os pavilhões de sua fabrica de móveis.
CONSTRUÇÃO DE PREDIOS
A exemplo do que fez no final da rua 15 de Novembro, ao lado da Chacara Mangini, o sr. ANTONIO MUNHOZ tem plano a construção de prédios , na área desmembrada da propriedade rual GASPARINO, loteada e denominada JARDIM PAULISTA.
Se, desse plano, oportuno e estupendo, ele for à construção, estaremos de parabéns, pois assim, como construiu meio quarteirão de casas, no perimetro urbano da cidade, não lhe faltam capacidade e recurso para mais empreendimento.
NOMEAÇÕES PARA CARGOS PUBLICOS
Os srs. SALVADOR PALONE NETO e WALDIR JOSÉ ORTEGA, foram nomeados para os cargos de Exator da Coletoria Estadual e Auxiliar da Caixa Economica do Estado, respectivamente.
JEEP DA DELEGACIA DE POLICIA
O sr. ARNALDO MARTINS, suplente de Delegado de Policia, em exzercicio, informa sua ida a São Paulo junto ao Dr. Secretario da Segurança Publica receber o veiculo doado ao MUnicipio pelo Governo do Estado.
INDUSTRIA DE VITREAUXS
O jovem JOSÉ APARECIDO CASADEI, com fabricação de vitrauxs, instalada e funcionando, com seu trabalho pesoal, de inicio preencheu uma necessidade presente no gênero e em expansão, assegura pela sua vontade de trabalho e progresso, mais um melhoramento industrial DOURADENSE.
Fazemos votos pela conquista em que se empenha esse moço, pelo engrandecimento industrial do nosso Municipio.
-§§§§§§-
S O C I A I S
FAZEM ANOS:
DIA 5 - Sr. ARIOVALDO GULA (Peixinho na intimidade), funcionario da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, filho do sr. ANTONIO GULA e de D. FELICIA ORTEGA.
DIA 7 - Sr. ANGELO RAPHAEL DONATO, funcionário publico federal.
DIA 8 - D. GENOEFA SCIARRETA, viuva do saudoso FELIPE SCIARRETA.
DIA 14 - Menino MIGUEL LUIZ, filho do sr. GERALDO FRANCO e de D. MARIA GIRIO FRANCO, residentes em Jaboticabal.
RESTABELECIDA
O sr. ONEYDE DE SOUZA, que se encontrava em tratamento, em Casa de Saúde, em Campinas, já restabelecido, asumiu os serviços da sua conceituada Farmácia.
MISSA DE ANIVERÁRIO
Dia 26 último, foi celebrada missa de aniversário de falecimento da saudosa D. ANGELINA VERNAGLIA, em sufrágio de sua alma.
NA CIDADE
Esteve nesta cidade em dia da semana, o sr. ANTONIO ORTEGA FILHO, de São José dos Campos.
-§§§§§§-
J O R N A L D E D O U R A D O
NUM.137-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 18 DE OUTUBRO DE 1964
A SUPRESSÃO DA ESTRADA DE FERRO: NO SETOR ESPIRITUAL
O Revmo. Padre MARTINHO WIELAND, vigário da Paróquia, em eloquente sermão pronunciado na Santa Missa e segunda feira-feira seguinte à nossa edição de domingo último, visivel e profundamente aborrecido, oficiou aos seus paroquianos, a supressão da nossa Estrada de Ferro Paulista.
Esse acontecimento, é de fato, verdadeiro desastre, na vida de um povo, que, aos 66 anos de maioridade politico-administrativa, perde a ferrovia, que bastante contribuiu para seu progresso, como pioneira!
Não é, pois, justo, recebermos êsse golpe, silenciados, de braços cruzados.
É em sua defesa, que estamos e levantamos a nossa voz, na magistrtura desta Tribuna das reivindicações. E conosco, solidário, com o mesmo sentimento municipalista, está o governo espiritual do Municipio, Revmo. Padre MARTINHO WIELAND. Nem podia ser outra, sua posição. Pois a Igreja e a CIA.. ESTRADA DE FERRO DO DOURADO, de CIRO MARCONDES REZENDE, aqui, nasceram juntas e edificaram a cidade espiritual e materialmente, ao lado do povo.
Falemos aqui das virtudes excelsas que exortam seu nome e são o brazão de armas de governador espiritual do Municipio cuja vida é toda regulada pelo ritmo das proprias atividades da Igreja Catolica, Apostolica Romana.
Não falemos aqui, das suas tradições, em virtude da origem brilhante, sagrada pela grandeza da bondade e pelas excelencias do devotamento, uma abnegação sem desfalecimentos.
Não falemos aqui do que Sua Reverendíssima, vigário da Paróquia, representa como paradigma de elegancia religiosa e moral.
Encaremos apenas, o que ele corporifica na obra grandiosa que, sem alardes, com uma abnegação franciscana, vem realizando, bondoso, piedoso, como vigário da Igreja de DOURADO, em JESUS CRISTO.
Não seria preciso o eco de nossas palavras.
No seu governo espiritual é uma verdade cristalina, pura, positiva, que no terreno religioso não precisa ser demonstrada. A sua obraé palpitante real, evidente, meridiana, clara e eloquente como o Sol.
Sendo assim, imprensa e governo espiritual de DOURADO, irmanados, constituem seu defensor Dr. ADHEMAR DE BARROS, ínclito Governador do Estado, valôr nítido e alto, que só pode ser visto e compreendido por qum, como nós, tenha a nobre postura de olhar para o Céu, para cousas excelsas, fecundas, para as cousas eternas!
É nas suas qu confiantes e esperançosos colocamos o destino da ESTRADA DE FERRO DOURADO.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
UMA NECESSIDADE DO ENSINO
Anteriormente, já tratamos largamente, da necessidade inadiavel e protelada - criação de curso Científico ou Clássico, com funcionamento no prédio do Ginásio e Escola Normal do Estado.
Ficamos ai. Estamos em final de mais um ano letivo e o ensino secundário em DOURADO, continua nos dois extremos, sem ponto central básico: Científico ou Clássico, sem qualquer possibilidade a respeito.
Então, a força que nos leva apelar aos ofícios do Deputado Dr. ORLANDO ZANCANER, na Assembléia Legislativa do Estado e ao Dr. ADHEMAR DE BARROS no governo de São Paulo, aos quais devemos NORMAL e dos quais precisa e espera DOURADO, agora para sua mocidade estudantil, Curso Científico ou Clássico, com funcionamento no ano de 1965.-
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
A fim de participar a reunião cultural, realizada na Escola America Fild, dia 13 do corrente, na cidade sorocabana de Regente Feijó, chegou a esta cidade às 11,46 horas, do domingo último, o avião particular pilotado plo sr. JOSÉ HAMILTON TORREZAN, especilmente, para conduzir a Srta. MARILENE VALENTE àquela cidade.
Em vista da mesma ter viajado a Marília sabado da vespera, via São Carlos, o avião regressou com seu pai e irmão srs. LUIZ VALENTE e LUIZ CARMELO VALENTE.
De Marília, a Srta. MARILENE VALENTE rumou a Regente Feijó, pronunciando também conferência no Rotary Clube.
Nossos parabéns pela projeção nos meios cultuaris e educacionais, após regreso dos seus estudos nos E.U.A.
DE FÉRIAS
O sr. FLORINDO SCHIAVONE,auxiliar da Caixa Economica do Estado, acha-se em gozo de férias regulamentares.
NA CIDADE
Em dia da semana; sr. VITORINO TORREZAN e espôsa d. LUIZA SCHIARRETA, de Marília; sr. CÍCERO VIEIRA DE MATTOS e espôsa; Professores SERGIO PEDRO SPERANZA e espôsa d. MARIA MARTINS; Sr. ORESTES FAILA, funcionário do Estado, residene na Capital.
ANIVERSÁRIOS
Festeja amanhã, 19 anos, o jovem NORBERTO MASCARO, filho do sr. EUGENIO MASCARO e de d. DIVA F. MASCARO.
Festeja o seu 1º aninho dia 20, MARIA JULIANA, filha do sr. AUREO SPERANZA e de d. ALICE PROCÓPIO SPERANZA.
-§§§§§§-
NECROLOGIA
Domingo ultimo, em disputa amistosa em partida futebolistica no SITIO VARJÃO, o goleiro, o jovem BRAZ PERCEGO, com 22 anos de idade, filho dos sr. PEDRO PERCEGO, ao defender a sua cidadela, recebeu uma violenta joelhada do adversário, que furou seu intestino.
Conduzido ao Hospital Santa Emilia, atrazado dada a gravidade do ferimento, faleceu, poucas horas após intervenção cirurgica, que bem sabia perdida mas tentou o cirurgião salvá-lo da morte.
O sepultamento do seu cadaver realizaou-se às 17 horas de 3ª feira, dia 13.
Temos aqui uma quadro violento, um quadro doloroso, que poz termo à vid de um jovem, prematuramente e serve d lição no present e no futuro, do esporte bretão, assim praticado.-
-§§§§§§-
AGRADECIMENTO
A Familia do falecido PAULO MEGNA, pelo sobrinho sr. PAULINO NICOLINO TAVANO, sensibilizada, por este meio, agradece a CASA PASCHOALE e o BAR DO CENTRO - BERTUCCI, pelos fechamentos de suas portas em sinal de respeito em última homenagem ao morto.-
-§§§§§§-
J O R N A L D E D O U R A D O
NUM.145-ANO III-DOURADO - DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 1964
DESTRUIR ESTRADA DE FERRO É FÁCIL: DIFÍCIL FOI CONSTRUIR
Quem recordar os traballhos ásperos e pedregosos da engenharia e dos braços do trabalhador, em rasgos de matas virgens e terras, escavações das planícies e dos montes, subidas e decidas de serras zigue-zagueando, travessias de rios, construções de tuneis, pontes e pontilhões, em prolongamentos de linhas férreas, de Oeste e Leste, Norte a Sul do país, lançando um olhar retrospectivo no cenário de suas conquistas e do seu talento, verá etapas que lhes definem o valor próprio, traduzidaspoer esses obreiros que lutaram com a Natureza, centímetro a centímetro e conquistaram o progresso ferroviário de cidade a cidade, de estado a estado, pela mecânica, humana.
Difícil, muito difícil, foi construir as linhas ferreas que hoje, de etapa a etapa, estão sendo destruídas facilmente, nas ramificações e troncoas de curta quilometragem, a título de economia, pela engenharia mecanizada, em prejuízo da economia pública.
As zonas atingidas por essa política ferroviária administrativa, ainda bem servidas pelo transporte rodoviário, sofrem golpes profundos na ordem do progresso de alto valor para seus povos.
É pesaroso, devéras triste, a quem conheceu aqueles trabalhos, ver hoje no pátio de entroncamento da Cia Paulista de Estradas de Ferro, montes de trilhos e dormentos arrancados dos ramis deficitário.
O Govêrno com a construção de rodovias para melhor servirem, liquidou com as fewrrovias particulares que, de uma a uma, tornaram propriedades do Estado e sofrem as consequencias os povos vitimas da fácil destruição da Estrada de Ferro, que representa hoje, para a economia do Estado importante melhoramento.
Restam-nos agora, conformarmos com este present ferroviário e aguardamos o futuro das rodovias pavimentadas, com o avanço da aviação brasileira em caminho aeroviário.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§-
PADARIA E CONFEITARIA "FRANCÊSA"
Pães - Doces - Biscoitos - Lataria e Frios
MÁXIMO ASSEIO
Aceitam-se encomendas para casamentos e batizados
Desejamos aos nossos freguêses e amigos, Feliz Natal e Prospero Ano Novo
IRMÃOS PINHEIRO
Praça São João nº 4 - DOURADO
-§§§§§§-
CÂMARA MUNICPAL: ELEITA A NOVA MESA
Em sessão especial realizada às 20 horas do dia 15 do corrente, procedeu-se a eleição da Mesa, para o ano de 1965, que ficou assim constituída: Presidente - LUCAS ANONIO MARTINS; Vice-Presiente - PEDRO LUIZ DE AGUIAR; Secretário: JOSÉ ORTEGA.
Ao transmitir a presidência ao seus sucessor, com relatório completo e circunstanciado da msua gestão, o sr. IZIDORO MUNHOZ, em rápida alocução, agradeceu a eficiente colaboração dos enhores Vereadores nos trabalhos que facilitaram a boa administração e afirmou continuidade no futuro ano legislativo.
As Comissões Permanentes serão eleitas na próxima sessão.
O Vereador pela UDN sr. JOSÉ IGNACIO PENTEADO CAMARGO, após prolongada ausencia, compareceu à eleição.
-§§§§§§-
PERUA DE ALUGUEL
Para suas viagens cômodas , à Aparecida do Norte e outros pontos do Estado, com
PEDRO ALVES
Rua Santos Dumont, 26 - DOURADO
Aos nossos amigos e fregueses Bom Natal e Prospero Ano Novo
-§§§§§§-
D. FELICIDADE PUTOMATI: SEU NATAL A CRIANÇA POBRE
A exemplo dos anos anteriores desde a instituição da sua obra benemerencia, quando aqui residiu, patrocinada por si, a Exma Sra. D. FELICIDADE PUTOMATI, residente em Campinas, virá a esta cidade realizar o NATAL DE JESUS, a legião de crianças pobres, em gesto alto e belo, sóbrio e expressivo como a sua própria finalidade.
-§§§§§§-
COOPERAÇÃO AO ASILO DA VELHICE
O sr. JOSÉ BUZÁ, Presidente da Diretoria do Asilo da Velhice São Vicente de Paula, falando a nós outros deste jornal, informou-nos que, o novo farmaceutico sr. NEWTON ROMANO ALVES COSTA, proprietário da farmácia DROGACOSTA, franqueou a sua magnifica cooperação ao Asilo e aos seus asilados, quando enfermos, pelos fonecimentos de medicamentos e prestação de sua assistência profissional em aplicações de injeções, inteiramente gratuitos.
Assim, pois a velhice pobre, tem na sua pessoa extremamente simpática, de temperamento vivo, a caridade ativa e assistência prática e realmente útil à função da organização assistencial particular.
-§§§§§§-
CASA MUNHOZ
ANTONIO BUENO MUNHOZ
Secos e molhados, louças, ferragens, vinhos nacionais e estrangeiros
Deseja a seus amigos e fregueses um Bom Natal e Prospero 1965
Rua Dr. Marques Ferreira, 17 - Fone 55 - DOURADO
-§§§§§§-
ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NO GRUPO ESCOLAR
A festa de encerramento do ano letivo do GRUPO ESCOLAR SENADOR CARLOS JOSÉ BOTELHO, realizada no dia 12 do corrente, constou do seguinte programa: Às 9 horas, missa solene em ação de graças, celebrada pelo vigário da paróquia Revmo. Padre MARTINHO WIELAND.
Às 14 horas, entregas de diplomas e distribuição de prêmios aos alunos formandos.
Agradecemos ao ilustre diretor do estabelecimento de ensino, professor sr. CARLOS FELIX DE CARVALHO, a distinção do seu convite que, de bom grado aceitamos, cumprimentamo-lo pelo sucesso do seu primeiro ano de diretoria.
Aos professores, nossos parabéns e em particular, as nossas saudações as docentes sras. Donas LAVIZE BUZÁ FANTINI e NEYDE MACEDO LOZANO.-
-§§§§§§-
S O C I A I S
VIAGEM
A São Paulo, o sr. LUIZ VALENTE; a Fernandópolis, a sra. D. ANTONIA GREGORIO.
REGRESSOU
De Fernandópolis, onde passou temporada, a Exma.Sra. D. VICENZA DONATO D'AVOGLIO.
-§§§§§§-
PÔSTO DE GASOLINA "ESSO"
Lavagem e Lubrificação - Peças e Acessórios-Anexo: Oficina Mecânica.
LUCAS MARTINS
Deseja aos seus amigos e fregueses um Feliz Natal e Prospero Ano Novo
Rua 15 de Novembro, 36 - Fone 60 - Dourado
-§§§§§§-
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS