quarta-feira, 28 de agosto de 2019

CASA DOS PAPÉIS-212: HEBDOMADARIO DOURADENSE - XVI

 
 
O DOURADO - NUM. 60 - ANNO II - DOURADO, 1 DE ABRIL DE 1928
            Propriedade de                                   Director                         Collaboradores
FORTUNATO J. M. GUEDES        NESTOR DE AZEVEDO        DIVERSOS
 
Coisas que agradam e coisas que desagradam
 
DOURADO progride. Eis uma verdade que não pode ser contestada.
De certo tempo a esta parte já nesta cidade se enxergam coisas que agradam e que nos dão a bella impressão de que habitamos um lugar rico e bem administrado. Vemos, por exemplo, a nossa Matriz em final de conclusão e o seu largo completamente transformado. Esse recinto, que parecia um cemitério abandonado, tornou-se, como por encanto, um lindo jardim, recendendo os mais doces perfumes, com seus canteiros artisticamente desenhados e bem cuidados, um excellente logradouro publico, onde qualquer mortal poderá sentir-se à vontade e gosar alguns momentos agradáveis que nos proporcionam as tardes serenas e claras.
Em varias ruas e travessas da praça surgem, de um dia para outro, novas habitações, modestas é verdade, mas de estylo moderno e de apparencia risonha.
Os antigos prédios e muros apparecem cuidadosamente caiados e pintados, à semelhança das moças faceiras em dias santificados. As ruas, apesar das fortes chuvas, estão conservadas e limpas, e assim, a cidade apresenta um aspecto alegre e animador, que honra sobremaneira aquelles a quem está confiada a direcção dos negócios municipaes.
Entretanto, em meio de todo este vivo progresso, algumas falham se notam que desagradam e que não devemos deixar sem reparo, que por certo devem causar estranheza aos forasteiros civilisados que nos visitam. Não por desleixo, temos a certeza, mas sim por complacência do sr. Prefeito, vários proprietários aqui estabelecidos, não teem correspondido ao desejo da maior parte dos habitantes que se empenham no embellezamento da cidade.
Pois, mesmo em prejuízo de seus próprios interesses, elles vão mantendo as calçadas, em frente de seus prédios mal zeladas, com pedras soltas, fora do nível e com taes depressões que põem em certo risco de falsear as pernas aos transeuntes distrahidos, principalmente aos faltos de vista e às mulheres que usam sapatos a Luiz XV. Mais um inconveniência temos notado e que é nosso dever recommendar  aos srs. fiscais e particularmente  aos srs. paes de família, e é que todos devemos diligenciar no sentido de que a criançada não jogue cascas de fructas e outros resíduos nos passeios das casas, porque isso denota falta de asseio e de educação, além de que taes abusos já tem occasionado graves accidentes.
E há governos municipaes que fazem cumprir. à risca, essa medida hygienica, multando os moreadores que não conservarem bem limpas as calçadas de suas habitações.
-§§§§§§-
J. M. PENTEADO DE TOLEDO
Cirurgião Dentista
Ex-assistente do Dr. Quintella
Gabinete: Em frente à Pharmacia Santa Maria - DOURADO
-§§§§§§ 
Secção dos novos
Do meu álbum
De vez em quando, aquelle meu amigo distante escreve-me algumas linhas repassadas de palavras commoventes, onde se nota bem claro o soffrimento porque passa naquellas longínquas paragens, onde se conserva bem contra sua vontade, onde sustenta um capricho que no entanto o martyrisa e faz soffrer immenso.
Mas o motivo? Só nós sabemos...um desgosto...uma paixão mal comprehendida...uma carta fatal onde contem uma calumnia vil, forjada por um cérebro doentio e despeitado...
E elle soffre as suas consequências, chora a sua desdita, sem ao menos perceber que alguém se conserva como sempre um indifferentismo atróz e inqualificável.
É talvez o seu consolo..
Pierrot
-§§§§§§- 
DR. JORGE COSTA
Delegado de Policia
Acceita serviços de advocacia
Escriptorio: Largo do Jardim, 4 - Teleph. 52 - DOURADO
-§§§§§§- 
EDITAL
O cidadão JOAQUIM EVANGELISTA DE CAMARGO, fiscal da Camara Municipal desta cidade de DOURADO, etc.
Faço saber que, de ordem do sr. Prefeito Municipal, ficam avisados todos os chauffers e conductores de carroças e carros de bois, que, quando alcançados em transito pelas estradas por um outro vehiculo, deverão tanto os chauffers como os conductores de carroças e carros de bois, darem immediatamente passagem, encostando o seu vehiculo a sua direita, de modo a ficar perfeitamente livre a esquerda. Os chauffers, ou conductores de carroças e carros de bois que não attenderem incontinente o aviso pedindo passagem continuando a viagem sem dar caminho, será trazido ao conhecimento da Prefeitura essa falta pelo chauffeur que pediu passagem, sendo imposta pela Prefeitura a multa de 20$000 de accordo com a lei, ao infractor.
Para que ninguém allegue ignorância, mandou passar o presente edital, que vae affixado no lugar de costume e publicado pela imprensa local. Dado e passado nesta cidade de DOURADO, em 19 de Março de 1928. Eu, BERNARDINO ODORISSIO, secretario da Camara Municipal, o escrevi.
Joaquim Evangelista de Camargo - Fiscal
-§§§§§§- 
Marcenaria São José
de
BUZEMBAI & FONTANA
Nestas officinas confecciona-se caprichosamente
todo e qualquer trabalho concernente ao ramo
a preços baratissimos.
Rua Tiradentes esquina da rua 7 de Setembro
DOURADO
-§§§§§§-
A catastrophe de Santos
Não poderemos regatear palavras elogiosas à distincta colônia italiana de DOURADO, que, num gesto de caridade e humanidade para com as victimas do desastre de Monte Serrat, sob os auspícios do Consul Geral da Itália em S. Paulo, abriu nesta cidade uma lista que obteve já avultada quantia.
Abaixo publicamos os nomes das pessoas que a ella concorreram, corações magnanimos, que bem souberam interpretar a desgraça negra que a catastrophe  deitou sobre seus patrícios alli residentes, ceifando a vida de mais de uma centena de pessoas.
GIOVANNI COLAGROSSI 20$, ERIBERTO TOMEONI 20$, FRANCESCO GULLA 20$, ANTONIO COLAGROSSI 20$, NICOLINO JACOBUCCI 20$, GIOVANNI SIMONI 20$, DOMINGOS PIGNANELLI 20$, ENRICO VANNUCHI 20$, RICARDO NEGRI 10$, ANTONIO CASTELLUCCI 20$, CAMILLO ODORISSIO 20$, TENCA FRANCESCO 10$, UM ANONYMO 10$, GIOVANNI B. BOSCHI 10$, PINHANELLI FRANCESCO 20$, AMADEO PEDRESCHI 10$, GENNARO ROSSI 10$, GIOVANNI BUZZÁ 10$, LUIZ D'ABRUZZO 10$, D.CARON & CIA 20$, DAMIANO ANTONIO 5$, PASQUALE TAVANO 10$, RAPHAEL TAVANO 6$ DOMINGOS JACOBUCCI 10$, JOSÉ CASSADEI 5$, RICARDO MONTANARI 10$, UM ANONYMO 5$, ATTILIO GENNARI 10$, ANTONIO TRIMARCHI 5$, ANTONIO BUZZÁ 5$, SALVCADOR TRIMARCHI 10$, BIAGIO ANTONIO GALLOTI 5$, BUZEMBAI & FONTANA 5$ e ANGELO MARIO PESCUMO 5$.
-§§§§§§-
Desejam trabalhos typographicos em diversas cores?
Procurem à Rua Floriano Peixoto N.34
A TYPOGRAPHIA D' "O DOURADO"
-§§§§§§-
O novo Ford
A convite dos srs. D. CARON & CIA.  agentes da Ford nesta cidade, tivemos a occasião, há dias, de fazer um passeio pelas ruas da cidade, em o novo carro Ford.
Foi um modelo "duple-phaeton", no qual tomaram lugar diversas pessoas e guiado pelo sr. VICTORINO CARON, o novo Ford moveu-se rapidamente em nossas ruas, evidenciando de sobra o seu excellente mollejo, rápida acceleração, forte capacidade de subir rampas, docilidade e precisão de freiagem e muita estabilidade nas curvas. A mudança de marchas, do typo padrão faz-se com segurança e simplicidade, sendo de notar a accessibilidade e fácil operação de todos os commandos.
Bem impressionados, portanto, nos deixou o novo carro Ford, e agradecemos aos srs. D.CARON & CIA. a gentileza do convite.   
-§§§§§§-
AGENCIA FORD
 
 
AGENCIA "CHEVROLET"
 
-§§§§§§-
AVISO
De ordem do snr. Prefeito Municipal, ficam avisados todos os proprietários de vehiculos do Municipio, que já se acham nesta Camara as placas de automóveis e mais vehiculos. Ficam também avisados, que o praso para retirarem as licenças para vehiculos, ficou prorogado até o dia 15 de Abril do corrente ano. Dessa data em diante, não poderá transitar pelas ruas da cidade, vehiculo algum, sem a respectiva chapa, sendo apprehendido os vehiculos, e multados os donos  que transgredirem a lei. Para que ninguém allegue ignorancia, mandou lavrar o preasente aviso, que vae affixado no lugar do costume e publicado pela imprensa local. Dado e passado nesta cidade de DOURADO, em 19 de Março de 1028. Eu BERNARDINO ODORISSIO, secretario da Camara e da Prefeitura o escrevi.
DOURADO, 19 de Março de 1928 - O secretario BERNARDINO ODORISSIO. 
 

No detalhe:

 
-§§§§§§- 
DIVERSÕES
Cine-Reunidos
Hoje, em matinée às 13 horas o bello film EXEMPLOS DE VIRTUDE, encantadora concepção drmatica em 6 partes com ESTELLE TAYLOR.
- À noite, às 9 horas - Um film Paramount - O COLLAR DE BRILHANTES, com RAYMOND GRIFFITH. 
-§§§§§§-
VIDA SOCIAL
ANNIVERSARIOS
- Amanhã, a menina LUZIA, filha do sr. ANGELO M. PESCUMO.
- No dia 5, a senhorinha HELENA FOSCHINI, filha do snr. F. FOSCHINI, residente em S. Paulo.
- No mesmo dia, a menina LUZIA, filha dos snr. ANTONIO TRIMARCHI.
- No dia 7 do corrente, colhe mais uma mimosa florsinha no jardim de sua risonha existência, a gentil senhorinha ELIZA DE A. PENTEADO, filha do sr. ONOFRE DE A. PENTEADO, abastado fazendeiro neste município residente nesta cidade.
-§§§§§§-
Cobra fenomenal
Na propriedade agrícola de nosso amigo sr. DOMINGOS PIGNANELLI, situada em Gavião Peixoto, foi apanhada hontem, uma grande cobra medindo 4 metros de comprimento e contendo 3 cabeças.
O referido réptil, será transportado hoje a esta cidade e será exposto ao publico das 10 horas da manhã em deante, no SALÃO CENTRAL, de propriedade daquelle nosso amigo.
-§§§§§§-
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/ANGELO JOSÉ PESCUMO DONATO(Placas)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário