quarta-feira, 29 de maio de 2024

CASA DOS PAPÉIS-346: HEBDOMADARIO DOURADENSE - 28





O DOURADO-NUM.194-ANNO VIII-DOURADO, 1 DE JULHO DE 1934

F e s t a   d e  S.  J o ã o

Os festeiros da tradiccional festa do nosso padroeiro SÃO JOÃO BAPTISTA, devem estar plenamente satisfeitos com o resultado obtido e pela grandiosidade que attingiram, este anno, os festejos realizados nesta cidade, e que constituiram a nota mais attrahente, mais encantadora que culminaram todos os actos realizados, durante o periodo da festa, attingindo o maximo, o dia do encerramento.
---
Desde o dia 3 de Junho, dia em que se iniciou a festa, reinou muito enthusiasmo em todos os numeros do programma e quanto mais se approximava o dia da festa, a affluencia de povo ia crescendo cada vez mais.
---
No CINE-ROYAL realizaram-se nos dis 19 e 20, dois espectaculos em beneficio da festa, pelo Grupo Dramatico Flor da Mocidade , de Itatiba, que teve regular assistencia. Apresentou o Grupo, usando da palavra, o advogado snr. JOSÉ GONÇALVES MACHADO, que num bonito improviso fez uma bella saudação ao povo de DOURADO.
---
No dia 20, no mesmo local, realizou-seo primeiro baile chitão que teve uma concorrencia colossal. O salão se achava lindamente enfeitado, dando um realce encantdor.
No dia 23, com o mesmo enthusiasmo, com a mesma alegria, teve lugar o segundo baile, que ultrapassou toda a espectativa. Esteve formidavel. Abrilhantou os dois bailes o JAZZ 1º DE MAIO, desta cidade, qie se houve a contento.
--- 
O dia da festa esteve animadissimo, trazendoao povo a mais franca alegria e grande satisfação.
Ao romper da manhã, uma salva de 21 tiros, seguida dos maviosos acordes da nossa banada de musica, despertou a população, annunciando a chegada do dia da festa.
- A's 8 horas, no largo da MATRIZ fez-se distribuição de carne à pobreza desta cidade.
- A's 10 horas, percorreu as ruas da cidade o BANDO PRECATORIO, acompanhado pela BANDA MUNICIPAL e pela CONGREGAÇÃO DE MOÇOS MARIANOS, recentemente creada em nossa parochia pelo nosso novo vigario padre PEDRO HERRERO.
- A's 10,30, por occasião da missa, a egreja achava-se literalmente cheia. Decorreram, ahi, algumas horas de solenne e confortadora religiosidade. Pontificou a missa solenissima o nosso estimado vigario padre PEDRO HERRERO.
O côro formado por distinctas senhorinhas sob a direcção do sr. LAMARTINE MACHADO, desempenhou a contento a sua difficil missão.
- A' tarde, sahiu da egreja a grande procissão, que percorreu as principaes ruas da cidade.
A affluencia de povo foi colossal e a ordem observada em todo o seu trajecto, foi irreprhensivel, tendo merecido largos applausos a organisação do magestoso prestito. Auxiliou o nosso vigarioo rev. padre GERMANO HERRERO, vigario de Boa Esperança.
Recolhida a procissão deu-se começo à novena. Enquanto na egreja se resava, ao LARGO DA MATRIZ affluia em avalanche, uma enorme multidão.
Terminada a solennidade religiosa, tiveram, então, inicio os festejos profanos no largo da Matriz.
O povo divertiu-se com muita expansão. Era realmente apreciavel o contentamento que se notava no seio da enorme multidão que enchia por todos os lados o largo da Matriz.
Diversas barracas de diversões foram construidas, funccionando kermesse, leilão, bar, policia feminina, etc., tendo havido em tudo grande concorrencia de povo.
- A iluminação do largo da Matriz esteve explendida. Isto devemos a solicitude do gerente da nossa empreza de luz e diversas pessoas que muito se esforçaram.
É de justiça registrar que o exito alcançado nos festejos a S. JOÃO, devemol-o tão somente à diligente orientação dos festeiros. Nenhum esforço foi poupado para que se desse p maximo de brilhantismo às festas.
Verificou-se, neste particular, uma verdadeira harmonia de vistas entre todos os DOURADENSES. Este facto por si só nos leva a congratular-mos com o povo desta terra, pois que elle representa um bello gesto de solidariedade humana e a mais firme união de vistas da nossa boa gente.
A começar pela boa vontade do nosso prefeito municipal, que facilitou todos os meios e concorreu com tudo que estivesse à medida do seu esforço, ninguem se negou na dar um auxilio qualquer em beneficio da festa.
A dedicação do nosso vigario padre PEDRO HERRERO foi incançavel. Solicito e diligente, elle se desdobrava numa actividade enorme em attender  a toas as suggestões que eram aviltradas para dar o maximo fulgor às festas.
---
No concurso de belleza que se promoveu durante a festa, sahiram vencedoras as senhorinhas: MARIA MARTINS, 1ºlugar; GUIOMAR MARTINS, 2º lugar; ALICE HONCE, 3º lugar, recebendo os premios que foram offerecidos pelo BAZAR AMERICANO, CASA GENNARI e CASA GAMBINE.
- A's 24 horas, finalizando a grande festa do nosso padroeiro, foram queimados lindos e artisticos fogos de artificio, confeccionados pelo habil pyrothenico sr. Antonio Mancine, de Torrinha. As peças queimadas constituiram um espectaculo grandioso e atrahente, sendo muito apreciados.
---
E assim terminou, na mais franca cordialidae, a grande festa que se promoveu nesta cidade, em homenagem a S. JOÃO BAPTISTA.
---
O "O DOURADO" envia sinceras felicitações aos dignos festeiros sr. JOSÉ BUZÁ e sua exma sra. d. LEONTINA B. BUZÁ, que foram muito incançaveis, e bem assim, todos da commissão que tambem, com todo o esforço souberam desempenhar a sua missão.
NOTA FINAL
Em virtude de não se poder conseguir um campo appropriado, deixou de vir durante a festa, o avião que se tinha annunciado, o qual seria pilotado pelo habil aviador sr. PASCHOAL SCAVONE, que tão gentilmente se promptificou a abrilhantar a festa.
-§§§§§§-
R  E  C  E  B  E  M  O  S 
Lindas cores de Mongol a preços reduzissimos
COMPRE O SEU VESTIDO PARA AS FESTAS 
no
B A Z A R   A M E R I C A N O
CHEHADE & JORGE NEMES
Rua 15 de Novembro, nº25 - DOURADO
-§§§§§§-
TRIBUNA LIVRE
FESTA DE S. JOÃO
O sr. JOSÉ BUZÁ e sua exma. sra. d. LEONTINA B. BUZÁ, festeiros da festa de S. JOÃO, agradecem penhorados o grande auxilio prestado pela commissão e bem assim, a todas as pessoas que, directa ou inderectamente, contribuiram por qualquer forma para o brilho que teve a festa do nosso padroeiro.
Foto ilustrativa: Dr.JOSÉ BUZÁ e d. LEONTINA BRAGA BUZÁ

-------------
AOS MEUS AMIGOS
O abaixo assignado, tendo-se retirado de mudança desta cidade para S. Paulo, onde trabalha na conhecida Drogaria Luzitana, comunica aos seus amigos e antigos freguezes, que se acha à disposição dos mesmos para qualquer assumpto, em sua residencia à rua Sobral, nº 1 A, sobr.
DOMINGOS DE FRANCO
-§§§§§§- 
SALÃO CENTRAL
O abaixo assignado, proprietario do acreditado SALÃO CENTRAL, desta cidade, tem o prazer de participar à sua gentil e destincta freguezia que, para bem servir a todos, contractou mais um official, dispondo o mesmo de muita pratica, estando em condições de exercer todo e qualquer corte de cabello a contento do exigente freguez.
Tambem como de costume manter´à disposição das Exmas. Familias, um bem montado reservado para senhoras e senhorinhas.
Não se esqueça, portanto, que o "SALÃO CENTRAL", foi e será o melhor e o mais prefeirod de DOURADO.
MANOEL CORTINA
-§§§§§§§-
PERDEU-SE
No largo da Matriz uma pulseira de ouro com ramificações brancas.
Sendo um objecto de estimação, gratifica-se com 100$000 a quem entregal-a nesta redacção.
----------
LENHADORA SANTA THEREZA
O abaixo-assignado , comunica às exmas. familias e ao povo em geral, que acabou de abrir nesta cidade, à rua Bernardino de Campos, n.1, uma Lenhadora, a qual fornecerá lenha de superior qualidade ao preço de 9$000 o metro, e 10$000 a domicilio.
ANTONIO AGNELLI
---------
CAMINHÃO DE ALUGUEL
Attende-se com promptidão para todo e qualquer typo de transportes.
Caminhão novo, Ford, 4 marchas. Rua B. Campos, 12
JOSÉ GARCIA (ZICO)
--------
FESTA DE SÃO PEDRO
Com bastante enthusiasmo tem-se realizadonesta cidade a festa de S. Pedro, padroeiro da C. E. FERRO DO DOURADO
Hoje, dar-se-á o encerramento, obedecendo o programma distribuido.
----------
POLICIA
Por acto do sr. dr. chefe de Policia foram nomeados: 1º supplente, sr. ELZO FELIX CINTRA; 2º supplente, sr. NESTOR DE AZEVEDO; e sr. VICENTE DE SALVO, 3º supplente.
----------
ALPHA - STUDIO
A ultima palavra em ampliações. Não mande ampliaro seu retrato sem primeiro inteirar-se das grandes vantagens do Alpha-Studio de São Paulo. Trabalhos luxuosos, perfeitos e incomparaveisa outras casas.
N.B.- Esta casa trabalhará a preços baratissimos durante dois mezes, afim de tornar patentea superioridade do seu serviço.
Orocura ver o amostruario e lista de preços com seu agente exclusivo na zona DOURADENSE.
AMANTE ZANETTI
Rua J. Pessoa, 34 - DOURADO
-§§§§§§- 
S  O  C  I  A  E  S
ANNIVERSARIOS
Hoje, a galante ALAYDE, filha do sr. ANTONIO BARBIERI, residente em Sorocaba.
Dia 4, a exma. sra. d. IZAURA C. VÉRAS, digna esposa do sr. WALDERICO VÉRAS, estimado Superintendente da C.D.
Dia 7, o peralta JOSÉ NARCISO, filho do nosso director.
Parabens.
VISITA
Esteve nesta cidade, dando-no o prazer de sua visita o sr. DOMINGOS FRANCO, auxiliar da importante Drogaria Luzitana, de S.Paulo.
Agradecemos a visita.
NASCIMENTO
Acha-se em festa o lar do sr. ALBERTO TAVANO e sua sra. d. LEONTINA, com o nascimento de sua filhinha YVONE CARMEM, facto occorrido dia 27 do mez findo.
Nossos Parabens.
-§§§§§§-
FALLECIMENTOS
ALEXANDRE BACELLAR
A 24 do mez passado, falleceu nesta cidade, após prolongados soffrimentos, o sr. ALEXANDRE BACELLAR, com 58 annos de idade e pessoa muito estimadaem nossa cidade.
O honrado cidadão, que a morte veio privar do convivio dos seus parentes e amigos, residiu neste municipio muitos annos e occupou por mais de uma vez o cargo de Juiz de Paz, eleito quasi sempre por grande maioria, tal o conceito de que o mesmo gozava entre nós.
O seu enterro deu-e no dia seguinte, sendo o seu corpo acompanhado até o cemiterio por grande numero de amigos.
Apresentamos à familia do extincto, sentidos pezames.
----------
D. SOPHIA DE BARROS PEREIRA DE SOUZA    
Causou profunda consternação em o nosso meio social, a morte da exma. sra. d. SOPHIA DE BARROS P. DE SOUZA, occorrido em Lausanne (Suissa), a 28 do mez findo, pois a illustre era muito estimada e considerada aqui pelas altas qualidades de espirito e de coração.
A virtuosa senhora era esposa do exmo.sr. dr. WASHINGTON LUIZ, ex-presidente da Republica e irmã da exma. sra. d. ANTONIA DE BARROS, proprietaria da Fazenda Santa Clara, neste municipio.
Esta folha, acompanhando o sentir da nossa população, por este infausto acontecimento, apresenta à familia da pranteada extincta, os seus sinceros pezames.
-----------
AGRADECIMENTO E CONVITE
A familia BACELLAR penhorada agradece de coração a todas as pessoas que velaram e acompanharam o corpo do saudoso ALEXANDRE BACELLAR, até o cemiterio, e que enviaram coroas e flores.
Outrosim, convida seus amigos e pessoas religiosas para assistirem a missa de 7º dia que manda celebrar dia 3, às 8,30, na Matriz, e mais uma vez agradece.
DOURADO, 1 - 7 - 934
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS



 





segunda-feira, 6 de maio de 2024

CASA DOS PAPÉIS-345: O VAIVEM - 1963 - Nº1

OBS: Esta publicação completa a postagen "CASA DOS PAPÉIS-312: O VAIVEM-1963", de 12 Maio de 2022, pois na época não tínhamos a 1ª Pagina e agora conseguimos a edição completa.



R  E  A  P  R  E  S  E  N  T  A  N  D  O

É com grande alegria que o VAIVEM volta a andar entre os alunos da nossa querida "SALLES JÚNIOR".
Aparece com mais fôrça, pois agora temos o CURSO NORMAL em ação.
Estudante,êsse jornal é seu, é para você. Receba-o com carinho e colabore para o seu maior brilhantismo e divulgação.
O "19 DE MAIO" conta com as suas atividades. Eleve o seu nome, o do VAIVEM e o de sua escola.
MARIA APPARECIDA VALENTE
-§§§§§§-

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO
GRÊMIO ESTUDANTIL "19 DE MAIO"

Realizou-se festivamente a posse da nova diretoria do "19 DE MAIO", no dia 16 de novembro de 1962, contando com a presença das autoridades civis e escolares de nossa cidade.
Inaugurada a sede administrativa, trabalho realizado pela gestão da diretoria que ora se finda, do referido GRÊMIO, ofereceu-se um coquetel aos presentes.
Deste modo, hoje os novos membros, prometendo levar em frente o nome dos nossos alunos e da nossa querida ENGE "DR. SALLES JÚNIOR".
Presidente: ANTONIO RAFAEL TAVANO
Vice Presidente: JOSÉ FRANCISCO VERNALIA
Secretário: ANA LUIZA MILHARCIX
Vice Secretário: NILTON DA CUNHA C. DO AMARAL
1º Tesoureiro: ANTONIO CARLOS PASQUALE
2º Tesoureiro: OSMARY TAVANO
1º Orador: SUELY RUBIO
2º Orador: ARINETE ODORISSIO
-§§§§§§-

GANHAMOS UMA ESCOLA NORMAL

Nosso município foi finalmente contemplado com uma ESCOLA NORMAL.
Criada pela Lei Nº6690, de 4/1/4962, de autoria do Deputado ORLANDO ZANCANER, foi instalada oficialmente no dia 9 de março do corrente ano.
Apesar do curto espaço de tempo que tínhamos para organizar um festejo digno dêste estabelecimento, foi realmente comemorado, atraindo as dependências do nosso SALÃO NOBRE uma enorme multidão, não faltando mesmo a conhecida corporação musical "19 DE MAIO" que, com sua presença, deu maior brilhantismo às festividades.
Eram precisamente 13 horas quando, com a presença de autoridades locais, a sessão solene foi aberta pela DD. Diretora da Escola Sra. GUNAR DE ARAUJO, que convidou o Prof. JOÃO JORGE MARMORATO, DD. Inspetor Estadual do Ensino Secundário para a presidência da sessão.
Proferiu sua senhoria breves palavras sôbre o valor e oportunidade do CURSO NORMAL para os estudantes dêste estabelecimento de ensino.
Em seguida deus-e a leitura da Ata de instalação, proferida pelo Sr. ANTONIO MONTEIRO NOVO, digníssimo Secretário desta Escola. Após a leitura, foi dada a palavra à aluna TELMA RUBIO que, congratulando-se com o povo, agradeceu aos aos Srs. IZIDORO MUNHOZ e ELIAS MALUF os esforços para a concretização de tão almejado sonho. Representando o corpo docente, fêz uso da palavrao Prof. CALDAS. Referiu-se primeiramentesôbre a repercursão entusiástica que se fêz\ sentir, no seio da mocidade estudantil  local, transformando em realidadeum velho sonho dêstes estudantes: sua ESCOLA NORMAL.Disse aindadas dificuldades que os alunos vinham enfrentando, a fim de prosseguirem seus estudos, locomovendo-se para a cidade vizinha, Ribeirão Bonito. Hoje, graças à essa instalação, êstes sacrifícios deixam de existir. Doravante prosseguirão êles a sua vida estudantina no mesmo estabelecimento onde cursaram seus primeiros quatro anos ginasiais. Fêz uma referência elogiosa a nossa Escola, nos seguintes têrmos: "Esta Escola, da qual pertenço e com muita honra, há 7 anos, tem conseguido os objetivos reais da educação pela dedicação e abnegação de seus mestres ediretores. Tendo na direção uma professôra como D. GUNAR DE ARAUJO, um corpo docente capacitado, e um exemplar corpo administrativo, que tem recebido os melhores elogios de nossas autoridades escolares, por certo a ENGE "DR. SALLES JÚNIOR" terá sempre um lugar de destaque dentre as demais que formam a rêde educacional de nosso Estado.
Finalmente agradeceu a presença das autoridades e convidados que prestigiaram esta festividade".
Terminada a oração foi dada a palavra ao Sr. IZIDORO MUNHOZ, um dos batalhadores para a criação e instalação da ESCOLA NORMAL, Fêz referências especiais à Sra. LEONOR MENDES DE BARROS, que deu tôda atenção e apôio para que se efetivasse êste grande empreendimento para DOURADO. Em seguida falou o Prof. DAURY SPERANZA enaltecendo a festa do dia. O Prof. ALFREDO GONÇALVES, ex-diretor do Grupo Escolar local, congratulou-se com nossa população.
Finalmente o Prof. JOÃO JORGE MARMORATO encerrou a sessão convidando os presentes para asinarem a Ata da Instalação da Escola Normal.
Assim deu-se o início da ESCOLA NORMAL DE DOURADO, um presente da primeira dama paulista Exma. Sra. D. LEONOR MENDES DE BARROS aos DOURADENSES. A ela os agradecimentos da "CIDADE CORAÇÃO".
Prof. CALDAS
-§§§§§§-


























-§§§§§§-

PAN - AMERICANISMO
Nada há no mundo mais belo que o sentimento de amizade. Este sentimento traz consigo várias consequênciascomo o entendimento, o perdão, a alegria e a paz.
Onde há amizade, tôdas as desgraças são atenuadas. Se o amor entre as pessoas do nosso convívio diário é importante, quanto mais o que se tem às pessoas diferentes!
Se houvesse realmente êsse sentimento entre tôdas as nações, não existiriam lutas, as guerras, essas bárbaras mortandades, que tanta desgraça trazem para os povos. O dia 14 de Abril, é para nós os americanos uma data importante porque encerra um sentimento de amizade, de camaradagem entre as Américas.
Esta data foi comemorada pela primeira vez em 14 de Abril de 1931, e faz nos recordar os vínculos políticos, econômicos e espirituais que ligam os vinte e um países do continente americano.
Vemos entre essas nações o intercâmbio econômico, cultural, a navegação marítima, a navegação aérea, tudo feito de tal moda, que venha auxiliar uma a outra, concorrendo, assim, para o progresso e a tranquilidade de todos.
Brasileiros, trabalhemos unidos, pois a união faz a fôrça. Trabalhemos pelo mesmo ideal de paz e concórdia. Esforcemo-nos para que os laços que unem os povos das Américas se solidifiquem cada vez mais. Esforcemo-nos para que a êste elo que se chama PAN AMERICANISMO, seja ligado outros países, até que todos formem uma só corrente e possam descansar tranquilos por terem afastado da face da terra o terrível monstroque se chama guerra destruidora da civilização do progresso, da paz e da alegria!
SILVIA PEREIRA DOS SANTOS
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS