O DOURADO-NUM.194-ANNO VIII-DOURADO, 1 DE JULHO DE 1934
F e s t a d e S. J o ã o
Os festeiros da tradiccional festa do nosso padroeiro SÃO JOÃO BAPTISTA, devem estar plenamente satisfeitos com o resultado obtido e pela grandiosidade que attingiram, este anno, os festejos realizados nesta cidade, e que constituiram a nota mais attrahente, mais encantadora que culminaram todos os actos realizados, durante o periodo da festa, attingindo o maximo, o dia do encerramento.
---
Desde o dia 3 de Junho, dia em que se iniciou a festa, reinou muito enthusiasmo em todos os numeros do programma e quanto mais se approximava o dia da festa, a affluencia de povo ia crescendo cada vez mais.
---
No CINE-ROYAL realizaram-se nos dis 19 e 20, dois espectaculos em beneficio da festa, pelo Grupo Dramatico Flor da Mocidade , de Itatiba, que teve regular assistencia. Apresentou o Grupo, usando da palavra, o advogado snr. JOSÉ GONÇALVES MACHADO, que num bonito improviso fez uma bella saudação ao povo de DOURADO.
---
No dia 20, no mesmo local, realizou-seo primeiro baile chitão que teve uma concorrencia colossal. O salão se achava lindamente enfeitado, dando um realce encantdor.
No dia 23, com o mesmo enthusiasmo, com a mesma alegria, teve lugar o segundo baile, que ultrapassou toda a espectativa. Esteve formidavel. Abrilhantou os dois bailes o JAZZ 1º DE MAIO, desta cidade, qie se houve a contento.
---
O dia da festa esteve animadissimo, trazendoao povo a mais franca alegria e grande satisfação.
Ao romper da manhã, uma salva de 21 tiros, seguida dos maviosos acordes da nossa banada de musica, despertou a população, annunciando a chegada do dia da festa.
- A's 8 horas, no largo da MATRIZ fez-se distribuição de carne à pobreza desta cidade.
- A's 10 horas, percorreu as ruas da cidade o BANDO PRECATORIO, acompanhado pela BANDA MUNICIPAL e pela CONGREGAÇÃO DE MOÇOS MARIANOS, recentemente creada em nossa parochia pelo nosso novo vigario padre PEDRO HERRERO.
- A's 10,30, por occasião da missa, a egreja achava-se literalmente cheia. Decorreram, ahi, algumas horas de solenne e confortadora religiosidade. Pontificou a missa solenissima o nosso estimado vigario padre PEDRO HERRERO.
O côro formado por distinctas senhorinhas sob a direcção do sr. LAMARTINE MACHADO, desempenhou a contento a sua difficil missão.
- A' tarde, sahiu da egreja a grande procissão, que percorreu as principaes ruas da cidade.
A affluencia de povo foi colossal e a ordem observada em todo o seu trajecto, foi irreprhensivel, tendo merecido largos applausos a organisação do magestoso prestito. Auxiliou o nosso vigarioo rev. padre GERMANO HERRERO, vigario de Boa Esperança.
Recolhida a procissão deu-se começo à novena. Enquanto na egreja se resava, ao LARGO DA MATRIZ affluia em avalanche, uma enorme multidão.
Terminada a solennidade religiosa, tiveram, então, inicio os festejos profanos no largo da Matriz.
O povo divertiu-se com muita expansão. Era realmente apreciavel o contentamento que se notava no seio da enorme multidão que enchia por todos os lados o largo da Matriz.
Diversas barracas de diversões foram construidas, funccionando kermesse, leilão, bar, policia feminina, etc., tendo havido em tudo grande concorrencia de povo.
- A iluminação do largo da Matriz esteve explendida. Isto devemos a solicitude do gerente da nossa empreza de luz e diversas pessoas que muito se esforçaram.
É de justiça registrar que o exito alcançado nos festejos a S. JOÃO, devemol-o tão somente à diligente orientação dos festeiros. Nenhum esforço foi poupado para que se desse p maximo de brilhantismo às festas.
Verificou-se, neste particular, uma verdadeira harmonia de vistas entre todos os DOURADENSES. Este facto por si só nos leva a congratular-mos com o povo desta terra, pois que elle representa um bello gesto de solidariedade humana e a mais firme união de vistas da nossa boa gente.
A começar pela boa vontade do nosso prefeito municipal, que facilitou todos os meios e concorreu com tudo que estivesse à medida do seu esforço, ninguem se negou na dar um auxilio qualquer em beneficio da festa.
A dedicação do nosso vigario padre PEDRO HERRERO foi incançavel. Solicito e diligente, elle se desdobrava numa actividade enorme em attender a toas as suggestões que eram aviltradas para dar o maximo fulgor às festas.
---
No concurso de belleza que se promoveu durante a festa, sahiram vencedoras as senhorinhas: MARIA MARTINS, 1ºlugar; GUIOMAR MARTINS, 2º lugar; ALICE HONCE, 3º lugar, recebendo os premios que foram offerecidos pelo BAZAR AMERICANO, CASA GENNARI e CASA GAMBINE.
- A's 24 horas, finalizando a grande festa do nosso padroeiro, foram queimados lindos e artisticos fogos de artificio, confeccionados pelo habil pyrothenico sr. Antonio Mancine, de Torrinha. As peças queimadas constituiram um espectaculo grandioso e atrahente, sendo muito apreciados.
---
E assim terminou, na mais franca cordialidae, a grande festa que se promoveu nesta cidade, em homenagem a S. JOÃO BAPTISTA.
---
O "O DOURADO" envia sinceras felicitações aos dignos festeiros sr. JOSÉ BUZÁ e sua exma sra. d. LEONTINA B. BUZÁ, que foram muito incançaveis, e bem assim, todos da commissão que tambem, com todo o esforço souberam desempenhar a sua missão.
NOTA FINAL
Em virtude de não se poder conseguir um campo appropriado, deixou de vir durante a festa, o avião que se tinha annunciado, o qual seria pilotado pelo habil aviador sr. PASCHOAL SCAVONE, que tão gentilmente se promptificou a abrilhantar a festa.
-§§§§§§-
R E C E B E M O S
Lindas cores de Mongol a preços reduzissimos
COMPRE O SEU VESTIDO PARA AS FESTAS
no
B A Z A R A M E R I C A N O
CHEHADE & JORGE NEMES
Rua 15 de Novembro, nº25 - DOURADO
-§§§§§§-
TRIBUNA LIVRE
FESTA DE S. JOÃO
O sr. JOSÉ BUZÁ e sua exma. sra. d. LEONTINA B. BUZÁ, festeiros da festa de S. JOÃO, agradecem penhorados o grande auxilio prestado pela commissão e bem assim, a todas as pessoas que, directa ou inderectamente, contribuiram por qualquer forma para o brilho que teve a festa do nosso padroeiro.
Foto ilustrativa: Dr.JOSÉ BUZÁ e d. LEONTINA BRAGA BUZÁ
-------------
AOS MEUS AMIGOS
O abaixo assignado, tendo-se retirado de mudança desta cidade para S. Paulo, onde trabalha na conhecida Drogaria Luzitana, comunica aos seus amigos e antigos freguezes, que se acha à disposição dos mesmos para qualquer assumpto, em sua residencia à rua Sobral, nº 1 A, sobr.
DOMINGOS DE FRANCO
-§§§§§§-
SALÃO CENTRAL
O abaixo assignado, proprietario do acreditado SALÃO CENTRAL, desta cidade, tem o prazer de participar à sua gentil e destincta freguezia que, para bem servir a todos, contractou mais um official, dispondo o mesmo de muita pratica, estando em condições de exercer todo e qualquer corte de cabello a contento do exigente freguez.
Tambem como de costume manter´à disposição das Exmas. Familias, um bem montado reservado para senhoras e senhorinhas.
Não se esqueça, portanto, que o "SALÃO CENTRAL", foi e será o melhor e o mais prefeirod de DOURADO.
MANOEL CORTINA
-§§§§§§§-
PERDEU-SE
No largo da Matriz uma pulseira de ouro com ramificações brancas.
Sendo um objecto de estimação, gratifica-se com 100$000 a quem entregal-a nesta redacção.
----------
LENHADORA SANTA THEREZA
O abaixo-assignado , comunica às exmas. familias e ao povo em geral, que acabou de abrir nesta cidade, à rua Bernardino de Campos, n.1, uma Lenhadora, a qual fornecerá lenha de superior qualidade ao preço de 9$000 o metro, e 10$000 a domicilio.
ANTONIO AGNELLI
---------
CAMINHÃO DE ALUGUEL
Attende-se com promptidão para todo e qualquer typo de transportes.
Caminhão novo, Ford, 4 marchas. Rua B. Campos, 12
JOSÉ GARCIA (ZICO)
--------
FESTA DE SÃO PEDRO
Com bastante enthusiasmo tem-se realizadonesta cidade a festa de S. Pedro, padroeiro da C. E. FERRO DO DOURADO
Hoje, dar-se-á o encerramento, obedecendo o programma distribuido.
----------
POLICIA
Por acto do sr. dr. chefe de Policia foram nomeados: 1º supplente, sr. ELZO FELIX CINTRA; 2º supplente, sr. NESTOR DE AZEVEDO; e sr. VICENTE DE SALVO, 3º supplente.
----------
ALPHA - STUDIO
A ultima palavra em ampliações. Não mande ampliaro seu retrato sem primeiro inteirar-se das grandes vantagens do Alpha-Studio de São Paulo. Trabalhos luxuosos, perfeitos e incomparaveisa outras casas.
N.B.- Esta casa trabalhará a preços baratissimos durante dois mezes, afim de tornar patentea superioridade do seu serviço.
Orocura ver o amostruario e lista de preços com seu agente exclusivo na zona DOURADENSE.
AMANTE ZANETTI
Rua J. Pessoa, 34 - DOURADO
-§§§§§§-
S O C I A E S
ANNIVERSARIOS
Hoje, a galante ALAYDE, filha do sr. ANTONIO BARBIERI, residente em Sorocaba.
Dia 4, a exma. sra. d. IZAURA C. VÉRAS, digna esposa do sr. WALDERICO VÉRAS, estimado Superintendente da C.D.
Dia 7, o peralta JOSÉ NARCISO, filho do nosso director.
Parabens.
VISITA
Esteve nesta cidade, dando-no o prazer de sua visita o sr. DOMINGOS FRANCO, auxiliar da importante Drogaria Luzitana, de S.Paulo.
Agradecemos a visita.
NASCIMENTO
Acha-se em festa o lar do sr. ALBERTO TAVANO e sua sra. d. LEONTINA, com o nascimento de sua filhinha YVONE CARMEM, facto occorrido dia 27 do mez findo.
Nossos Parabens.
-§§§§§§-
FALLECIMENTOS
ALEXANDRE BACELLAR
A 24 do mez passado, falleceu nesta cidade, após prolongados soffrimentos, o sr. ALEXANDRE BACELLAR, com 58 annos de idade e pessoa muito estimadaem nossa cidade.
O honrado cidadão, que a morte veio privar do convivio dos seus parentes e amigos, residiu neste municipio muitos annos e occupou por mais de uma vez o cargo de Juiz de Paz, eleito quasi sempre por grande maioria, tal o conceito de que o mesmo gozava entre nós.
O seu enterro deu-e no dia seguinte, sendo o seu corpo acompanhado até o cemiterio por grande numero de amigos.
Apresentamos à familia do extincto, sentidos pezames.
----------
D. SOPHIA DE BARROS PEREIRA DE SOUZA
Causou profunda consternação em o nosso meio social, a morte da exma. sra. d. SOPHIA DE BARROS P. DE SOUZA, occorrido em Lausanne (Suissa), a 28 do mez findo, pois a illustre era muito estimada e considerada aqui pelas altas qualidades de espirito e de coração.
A virtuosa senhora era esposa do exmo.sr. dr. WASHINGTON LUIZ, ex-presidente da Republica e irmã da exma. sra. d. ANTONIA DE BARROS, proprietaria da Fazenda Santa Clara, neste municipio.
Esta folha, acompanhando o sentir da nossa população, por este infausto acontecimento, apresenta à familia da pranteada extincta, os seus sinceros pezames.
-----------
AGRADECIMENTO E CONVITE
A familia BACELLAR penhorada agradece de coração a todas as pessoas que velaram e acompanharam o corpo do saudoso ALEXANDRE BACELLAR, até o cemiterio, e que enviaram coroas e flores.
Outrosim, convida seus amigos e pessoas religiosas para assistirem a missa de 7º dia que manda celebrar dia 3, às 8,30, na Matriz, e mais uma vez agradece.
DOURADO, 1 - 7 - 934
-§§§§§§-
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário