quinta-feira, 19 de março de 2020

CASA DOS PAPÉIS-237: DR. WASHINGTON LUIS PEREIRA DE SOUSA


CORREIO PAULISTANO-Nº16530-PAG.4-SABBADO, 14 DE AGOSTO DE 1909
MALA DO INTERIOR
DOURADO
 
(Em data de 11): Escreve o "VEXILLO": "O município de DOURADO teve a insigne honra e satisfação gratíssima de receber a visita do dr. WASHINGTON LUIZ PEREIRA DE SOUSA, muito digno secretario da Justiça e da Segurança Publica.
Em carro de luxo, gentilmente offerecido pela ESTRADA DE FERRO DOURADENSE, chegou s.exa., sábado, a esta cidade, em companhia de sua exma. família, que veiu a conselho medico, gosar, durante alguns dias, dos bons ares da nossa serra.
Tendo o Dr. WASHINGTON LUIS vindo em caracter particular, o sendo a sua vinda sabida só uma hora antes da chegada do trem, a população de DOURADO ficou assim impossibilitada de prestar todas as deferências devidas ao illustre membro do governo estadual. Apesar disso, não pequeno era o numero de pessoas que foram dar as boas vindas a s.exa., dentre as quaes notamos os srs. prefeito municipal, representantes do directorio politico e commissões da camara e policia local, bem como o batalhão escolar, que prestou continência.
Em maginifico automóvel, posto gentilmente à sua disposição pelo capitalista sr. JOÃO BORGES, seguiram s. exa. e família, para a fazenda Santa Clara, propriedade de seu primo e cunhado, dr. EVERARDO DE SOUSA.
Convidado officialmente, para visitar a nossa cidade, o dr. WASHINGTON LUIS accedeu com a máxima satisfação  a esse acto de delicadeza, e também para poder verificar os progressos do logar, já seu conhecido em 1896 e 1899 - época essa que nem siquer estavam em inicio os trabalhos da construcção da ESTRADA DOURADENSE.
Para facilitar a visita de s.exa. a vários pontos da cidade, e também do município, o sr. JOÃO BORGES  foi buscal-o de automóvel, o qual, ao meio dia de domingo chegava à porta da câmara municipal.
Recebido pelo prefeito, secretario e alguns vereadores, o dr. WASHINGTON LUIS entreteve com os mesmos amistosa palestra, muito se interessando, ao mesmo tempo, por todos os assumptos da edilidade, dos quaes s.exa. é grande conhecedor, porquanto, já foi intendente e presidente da de Batatais. Com grata satisfação relembramos que, nessa occasião, o dr. WASHINGTON LUIS teve a gentileza de enviar à nossa câmara, então de inicio, uma substanciosa colleção de leis, documentos e formulas, que muito auxiliaram, por servirem de fonte à maior parte do que hoje ainda possuímos - tal o valor da origem.
S. exa. examinou os balanços comparativos das finanças, planta do abastecimento de agua, do matadouro e do cadastro da cidade, mostrando grande curiosidade em conhecer detalhes de cada um dos ramos da administração, afim de bem poder avaliar a marcha progressiva do município.
Em seguida, o dr. WASHINGTON LUIS visitou o posto policial, informando-se de tudo ao mesmo concernente e tendo a satisfação de encontral-o em completo estado de rigoroso asseio, boa ordem e ...vasio de occupantes. No respectivo livro de visitas s.exa. escreveu:
"Visitei hoje o posto policial de DOURADO, tendo encontrado tudo em boas condições de ordem e asseio. DOURADO, 8, agosto, 09. WASHINGTON LUIZ P. DE SOUSA".
Apesar de ainda não estar inaugurado, o dr. WASHINGTON LUIS visitou também o grupo escolar "Dr. CARLOS BOTELHO", sendo recebido pelo director e professores, com os quaes s.exa. percorreu todas as salas e dependências do bellíssimo edifício, recebendo de tudo a melhor impressão possível. Um batalhão escolar prestou as devidas continências.
Tomando de novo o automóvel, o dr. WASHINGTON LUIS, em companhia dos vereadores e demais pessoas gradas, visitou o matadouro, a cujas dependências ligou grande attenção.  A's pessoas presentes, o sr. JOSÉ VICTALINO FILHO, respectivo diretor, offereceu saboroso café.
Desejando o Dr. WASHINGTON LUIS conhecer o valle do rio Jacaré Pepira, o sr. JOÃO BORGES, conduziu-o de automóvel, por um vasto mar de cafézaes, até um ponto onde s.exa. poude contemplar a grandiosidade do panorama, tendo por horizonte a Villa de Santo Antônio da Figueira, casas da cidade de Bocaina e inúmeras fazendas - todas situadas na serra do Jahú.
Sendo bastante largo esse valle, magnificas e planas suas terras, e tão próximas estas de centros de consumo, admirou-se muito s.exa. de que os proprietários de tamanhas riquezas conservem-n'as inexploradas, pois mais propicias não podem ser para a colonização, tanto mais que o governo gratuitamente coadjuva-a com a necessária divisão em lotes!.
A convite do coronel FRANCISCO BONILHA, o dr. WASHINGTON LUIS, ao passar pela fazenda Santa Maria, descançou por alguns momentos, tendo-lhe sido offerecido café e licores.
Ao regresso do seu passeio, o dr. WASHINGTON LUIS dirigiu-se ao Hotel Pinto, onde tomou um copo de cerveja, offerecido pelo prefeito municipal. S.exa. agradeceu mais esta prova de gentileza e sinceramente felicitou a câmara municipal de DOURADO, por tudo quanto tinha acabado de ver - attestados reaes do tino pratico que os poderes públicos têm dado na devida applicação das rendas municipaes. Aos professores, bem como aos demais cavalheiros presentes, s.exa. agradeceu as gentilezas dos mesmos recebidos, partindo, em seguida, para a fazenda São Pedro, de propriedade do Dr. MAXIMILIANO REZENDE, que lhe offereceu lauto jantar.
O dia seguinte do Dr. WASHINGTON LUIS passou na fazenda Santa Clara, em companhia de exma. família, percorrendo cafézaes e verificando os differentes trabalhos mechanicos alli empregados na cultura dos mesmos e beneficio do respectivo produto.
O Dr. BENJAMIN NOVAES, juiz de direito da Comarca, veiu propositalmente de Ribeirão Bonito, para visitar v.exa.
O dr. WASHINGTON LUIS, querendo conhecer a nossa rêde telephonica, falou com vários amigos de Ribeirão Bonito, S. Carlos, Boa Esperança, Bocaina , Jahú, Dois Córregos e Brotas, sentindo-se surprehendido pela facilidade de communicação para tão differentes e longínquos centros, hoje dotados desse importante melhoramento.
S.exa. deixou hontem o nosso município, partindo para S.Paulo. Afim de melhor conhecer os trabalhos technicos da ESTRADA DOURADENSE, o dr. WASHINGTON LUIS seguiu até Ribeirão Bonito na frente da locomotiva, tendo ficado encantado com a magnitude de algumas obras de arte da descida da serra, bem como os bellíssimos panoramas observados durante a curta viagem.
A estação foram despedir-se de s.exa. o prefeito municipal, delegado de policia, representantes da lavoura, do commercio e innúmeras pessoas do povo, a todos agradecendo o dr. WASHINGTON LUIS, pelas gentilezas de toda sorte com que foi aqui cumulado, lamentando não lhe ter sido possível maior demora nesta localidade, da qual conservará gratas recordações".
-§§§§§§-
 
DOURADO prestou sua homenagem ao DR. WASHINGTON LUIS PEREIRA DE SOUSA quando ocupou o cargo de Presidente do Brasil, de 1926-1930, denominando de "PRAÇA WASHINGTON LUIS", a praça ajardinada do alto da cidade, conhecida como Jardim Novo( formado hoje pelos quarteirões do "Ginásio Salles Junior" e do Supermercado Tiba), por ato da Câmara Municipal de Dourado em 01/06/1927, ficando com essa denominação até 31/10/1930, quando passou a denominar-se "Praça 24 de Outubro".
 
FONTE: BNDIGITAL/CORREIO PAULISTANO
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/Livro de Atas da Câmara Municipal de DOURADO.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário