sexta-feira, 17 de julho de 2020

CASA DOS PAPÉIS-260: HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - 19



O DOURADO - NUM. 75-ANNO II-DOURADO, 22 DE JULHO DE 1928
                   Redactor-Chefe,                                                           Director-Gerente,
                   ONOFRE PENTEADO JUNIOR                     NESTOR DE A. AZEVEDO

Melhoramentos na cidade
Ao cabo de vários meses de incessante trabalho, vae ser inaugurada, por estes dias, a nova caixa dagua que augmentou a capacidade dos reservatórios, cuja saída do precioso liquido também foi ampliada com a duplicação dos canos mestres. Antes havia somente um cano de quatro pollegadas a distribuir agua da caixa para a cidade e hoje está sendo posto mais outro tubo distribuidor, a par do primeiro, ficando augmentada a agua da cidade de quatro para oito pollegadas. Já é um apreciável augmento e espera-se não faltar mais agua em nenhuma das casas, em que por vezes se via o lastimar e mesmo o praguejar das patroas e das cozinheiras, contra a falta do indispensável liquido considerado o maior alimento, tanto da vida animal, como da vegetal.
Na economia mundial, social ou individual, é o elemento predominante que governa o progresso das cidades, o desenvolvimento das villas, que se erguem às margens dos ribeiros. É ella que indica a rota das vias férreas mais provável; que mantem o equilíbrio dos elementos atmosphericos; que entra na formação de todas as céllulas do corpo animal, mineral ou vegetal; que liga os continentes, países, cidades; que em vapor faz mover as machinas colossaes e que por isso tudo e além disso é o elemento mais necessário à vida do individuo e da família. 
Não poderia ter sido mais acertada a medida posta em execução pela prefeitura municipal que essa referente ao grande problema vital de uma cidade.
Dentre todos os bons melhoramentos que tem sido dotado DOURADO, este é o que com mais satisfação aqui deixamos assignalado e registrado, porquanto exprime bem o desejo de corresponder à sympathia do bom povo desta terra.
Inaugurada que seja a nova secção de abastecimento de agua, terá a nossa população o prazer de contar, a qualquer hora do dia ou da noite, com a abundancia de agua em suas casas.
-§§§§§§-
AVISO
A PHARMACIA SANTA THEREZINHA, tendo que receber, nesta praça de DOURADO e município, a quantia de 55 contos de réis, pede a sua distincta freguezia a fineza de liquidar o seu debito o mais depressa possível, ou auxilial-o com maior quantia por conta.
Espera desde já, o auxilio dos bondosos freguezes.
DOURADO, 25 - 6 - 928
ELOY BRAGA
-§§§§§§-
 
 
 -§§§§§§-
 
AVISO DA POLICIA
De accordo com a circular n. 2049, de 12 do corrente, do exmo. sr. dr. Chefe de Policia, e para ninguém allegue ignorância, torno publico o seguinte:
1º - Ninguem poderá conduzir vehiculo algum nas estradas de rodagem sem possuira respectiva carta de licença ou autorização equivalente expedida pela municipalidade de origem (art. 81 do decr. 4216, de 13 de Abril de 1927).
2º - Se o conductor não apresentar a carta de licença da municipalidade de origem ou não tiver placa o vehiculo, será o mesmo apprehendido até que seja cumprida a disposição legal, e multado o conductor em 50$000 (arts. 81 e 110 do cit. dec.).
3º - Se o chauffeur não conduzir comsigo a carta de identidade profissional será multado em 30$000.
4º - Havendo excesso de velocidade, será o conductor multado de 50$000 a 100$000 (arts. 83 e 101 do cit. dec.).
5º - Havendo falta de freios no vehiculo, será o chauffeur multado em 50$000(arts. 88 e 89 do cit.dec.).
6º - Não tendo o vehiculo aparelho de aviso, o conductor será multado em 30$000(arts.83,88 e 90 do cit. dec.).
7º - Havendo falta de lanterna, multa de 50$000 (arts. 88,96 e 97 do cit. dec.).
8º - Por dannos causados nas estradas, multa de 100$000 a 200$000 (arts. 103 e 104).
O Delegado de Policia
(a) ARTHUR GUSMÃO
-§§§§§§- 
OFFICINA DE ALFAIATARIA
Executa-se com perfeição todo e qualquer trabalho deste ramo.
Único especialista em calções de montaria.
GUMERCINDO PALLOTA
-§§§§§§-
 
Coisas...
Si o boi, na sua mansidão profunda, no seu passo lento e firme soubesse a força que tem, talvez se tornasse o animal mais temível do mundo. É elle a expressão da constância, da firmeza, da perseverança, donde veio o celebre ditado das sogras casadoiras, quando dizem:  minha filha vae fazer um casamentão, seu noivo é um pé de boi...
Ao lembrar-me disto vem-me à mente, por simples associação de idéas, a comparação do boi com a língua da sogra. Um é inconsciente da força que tem, dócil, maleável como o ouro em folha ao alto quilate, molle no andar, mas constante e resistente. A outra é frágil, ágil como o azougue, sempre à trela, sempre a bater, e com tão pouca força que tem é capaz de mais fazer que um zebu possante, concorrendo, às vezes, para ruir castellos, e esfacelar reinados, destruir lares, e chocarem-se em embates formidáveis quebrando-se os seus laços, os corações de dois entes que se amam.
Sinto-me mais amendrontado  e fraco ante os trejeitos felinos de uma língua de sogra que ante as hastes aduncas e ameaçadoras da Joanna, a vaca leiteira do meu cunhado...
Reporter
-§§§§§§- 
ANNUNCIEM no "O DOURADO"
-§§§§§§-
-§§§§§§-
VIDA SOCIAL
ANNIVERSARIOS
Dia 20, o sr. EDBERTO CALDAS, funccionário da DOURADENSE, residente em Trabijú. Parabém. 
NA CIDADE
Acha-se na cidade, a passeio,, o distincto moço GENTIL DE AZEVEDO, redactor do "Progresso", que se publica em Itatiba. Cumprimentamol-o.
LAR EM FESTA
Acha-se em festa o lar do sr. EUCLYDES PENTEADO e de sua exma. sra., com o nascimento de um robusto menino que recebeu o nome de MILTON, facto occorrido em 10 do corrente.
DR. ALMEIDA SANTOS
Completou, dia 11 do corrente, mais um anno de existência o illustre medico dr. ALMEIDA SANTOS, nosso particular amigo, estimadíssimo de todos, e presidente da nossa Camara Municipal.
Nesse dia foi muito cumprimentado, tendo-se realizado em seu lar, um cordialíssimo e opíparo jantar offerecido aos seus amigos
Ao acatado medico e amigo, "O DOURADO" junta mais estes votos de completa felicidade, extensivos a sua exma. família.  
NUPCIAS
Teve lugar no dia 14 do corrente, nesta cidade, o consorcio do sr. PEDRO VARELLA, com a senhorinha HELENA NUCCI, prendada filhados sr. MARCOS NUCCI e de d. SOPHIA NUCCI.
Os actos civil e religioso foram assistidos por grande numero de convidados, sendo-lhes offerecidos doces e bebidas finas.
Na corbelha da noiva notamos os seguintes presentes: Do padrinho da noiva, uma colcha e um corte de vestido; do padrinho do noivo, meia dúzia de chicaras para café e um morinque; DONATO NUCCI, uma colcha; EUGENIO BAMBINI, um corte de vestido; APPARECIDA NUCCI, meia dúzia de chicaras e um corte de vestido; LEONTINA CASADEI, uma imagem de Santa Therezinha; ANALIA MORELLI, um paliteiro; JOÃO PHILODOURO CASADEI, um par de chicaras para chá; THEREZA NUCCI, um par de vasos; FRANCISCO TALARICO, um vaso; MARIA GROBA, um porta toalha; PHILODORO NUCCI, uma pulseira de ouro; ATILANTE NUCCI, um licoreiro; VIRGINIA GROBA, uma biscouteira; ANNA ESCARCHELI, um par de copos; ROSA GROBA, uma mantegueira; PASCHOAL D'ABRUZZO, meia dúzia de toalhas; PASCHOAL COLABONE, meia dúzia de pratos; MARIANA MADONI, uma chicara de chá; ANTONIO VANNUCHI, um par de vasos e dois mascotes; HELENA D'ABRUZZO, uma imagem de Nossa Senhora da Apparecida; ENCARNAÇÃO SANCHES, um quadro do Anjo da Guarda; LUIZ POLLI, um vazo; PEDRO NAZARI, um apparelho para café; ANNA LOZANO, um corte de vestido; OLIVIA B. NUCCI, uma estatueta; FRANCISCO GIAXA, um morinque; DEOLINDA MAIOLO, um par de copos; DOMINGOS CASADEI, um abat-jour; CARMINO NUCCI, um licoreiro de nickel; CONCEIÇÃO e JACI BUENO, um par de copos; do avô DOMINGOS NUCCI, um acolchoado; AMELIA THEODORO, uma bandeja; PALMYRA NUCCI, um bouquet de rosas; DOMINGOS PINHANELLI, meia dúzia de chicaras; APPARECIDA RODRIGUES, uma chicara de chá; PHILOMENA e ANTONIO SEGURA, um porta-pó; MARIA CAMUNHAS, um paliteiro; ANGELINA MORELLI, um par de chicaras de chá; HELENA MENIN, um corte de vestido; PEDRO MORTARELLI, uma chicara de chá; IRACEMA e ABIGAIL, uma biscouteira; MARIA PERNAVIA. uma chicara de chá; JACINTHO e ADELINA JACOBUCCI, um quadro do Coração de Jesus e Coração de Maria; APPARECIDA FRUZE, meia dúzia de chicaras para café; BENITA e LUIZ FERNANDES, uma estatueta; FRANCISCO VARELLA, uma mantegueira; SILVERIA FAZIO, um porta-pó; LUIZ LINS, um par de vasos; ANTONIO FERNANDES, uma estatueta; FRANCISCO ESTEVES, um bule de alumínio; MARIA ALVES, uma biscouteira; ADELIA PIRES, meia dúzia de cálix; ANNA MORTARELLI, um par de copos; ADALGIZA e MARIA CASADEI, um par de chicaras de chá; FRANCISCA CORTINA, um par de copos; CAROLINA DE ABREU, um par de patos de celluloide; LUZIA FAZIO, um par de copos; MARIA FATORI, uma bionda; JOSÉ VARELLA, uma chicara de chá; ESTER JACOBUCCI, um par de vasos; MIGUEL VERNAGLIA e FAMILIA, um par de chicaras de chá ; LUIZA GONÇALVES, um par de meia; JOSÉ ALEIXO e FAMILIA, uma dúzia de chicaras para café; MARIA GONÇALVES, um par de vasos; DIEGO LOZANO, uma biscouteira; JOAQUIM VARELLA, um paliteiro; MARIA THEREZA, um porta-pó; LAVINIA e AMELIA NUCCI, um corte de vestido.
-§§§§§§-      
DIVERSÕES
CINES-REUNIDOS
Para a vesperal de hoje, está reservado o estupendo film: 
O ESTOURO DA BOAIADA, em que nos mostra 150.000 cabeças de gado atravessando três Estados da união americana.
Um colossal film do Programma Serrador com ROY STWART, BESSIE LOVE e CHARLES MURRAY.
- À noite: às 9 horas - "HEROE SILENCIOSO", com o celebre cão RANGER - 7 actos.
-§§§§§§-
 
-§§§§§§-
SORTEIO DE UM FORD
Avisa-se aos possuidores de cartões para o sorteio de um carro FORD, de propriedade do sr. DOMINGOS PIGNANELLI, que a extracção do mesmo será feita no dia 28 do corrente, pela loteria federal.
-§§§§§§-
 
QUOTIDIANAMENTE...
 
Isento de etiquetas de vaidade,
Em santa e doce paz, no meu retiro,
Dedico à soberana liberdade
Um hymno modulado num suspiro.
 
Na pura e fresca aragem que respiro,
Na intensa luz do sol, na claridade
Benigna das estrellas que admiro,
Encontro uma eneffavel suavidade.
 
Contemplo as borboletas multicores
E os lindos colibris, beijando as flores...
E quando, à noite, elevo a mente ao ceu,
 
Bendigo a Deus, em sua omnipotencia,
E para reforçar minha existência,
Entrego-me nos braços de Morpheu.
 
F. GUEDES
-§§§§§§-
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

Um comentário:

  1. Amei seu blog!!! Parabéns,através dele estou conseguindo resgatar a história da minha família Nucci. Muito obrigada é muita emoção

    ResponderExcluir