quarta-feira, 12 de agosto de 2020

CASA DOS PAPÉIS-263: O MARIANO - Nº70

   

                          O MARIANO - Nº 70 - ANNO II - DOURADO, 23 DE ABRIL DE 1936

CONGREGAÇÃO MARIANA

S. RODRIGUES - Bocaina

Esta sociedade piedosa é uma das mais uteis nos dias hodiernos porque guia os homens para o aprisco seguro daquelle que creou as boninas dos prados e os regatos marulhosos da formosa pindorama. A sociedade para sua maior ordem, paz, progresso, respeito ao principio da autoridade, necessita amparar com solicitude a notável agremiação Religiosa, que tem o dom Divino de tornar perfeitos os homenes tresmalhados da senda do bem e de tornar virtuosíssimos  os homens bons que pertencem a formosa e respeitável CONGREGAÇÃO MARIANA, príncipes das dinastias brilhantes, Monarchas poderosos purpurados eminentes  do Sacro Collegio, humildes e honrados camponezes, proletários de todas as nações, diplomatas preclaros e as virgens dos claustros.

Homens de todas as classes sociaes desde as mais elevadas, até as mais pequenas, humildes, muito se ufanam em pertencer à notavel congragação que já estendeu as suas bastas ramarias por todo o arbe terraqueo ganhando para o imperio celeste, annualmente centenas e centenas de corações de bôa vontade, corações bem formados.

Congregado mariano quer dizer, ou melhor é sinonymo de homem de linha, homem de bem homem de caracter, homem de compostura homem, em summa, de sintilantes predicados publicos e privados.

Eia! JUVENTUDE DOURADENSE, trabalhemos com ardor propagando por todos os modos possíveis a notável congregação que tem por perito zelador, o Rei dos Ceus e da terra, o filho do Eterno Pai.

Avante mocidade, trabalhemos pelo maior renome da Congregação!

As bençãos do alto cahirão a fluxo sobre todos os quantos desfraldarem com valor o vexillo da Risa Mystica e da "Estrella da Manhã".

-§§§§§§-

CATHOLICOS! Assignem "O MARIANO"

-§§§§§§-

O PERDÃO

Precizamos perdoar uns aos outros.

Perdoar é um sentimento nobre e caridoso, porem se, em lugar de perdoar, amassemos, seria mais sublime. 

Vejo muitas pessoas dizerem: Como é possivelamar a quem me prejudicou? É uma questão de altruísmo. Em verdade, antes de amarmos, temos que aprender a perdoar. Quem tem por habito perdoar, com o decorrer do tempo transformará o perdão em amor. É preciso que perdoemos as faltas alheias para que perdoem as nossas, pois não somos perfeitos, temos, porem, o dever de evidenciarmos esforços para alcançar a perfeição, pois que conseguimos com grau elevado  de aperfeiçoamento moral já não julgamos ninguém por que veremos os erros alheios com amor, com complacência. A indulgênciaé irmã da bondade, e devemos pratical-a, até que não nos afete e nem encherguemos os males de outrem. Para aprender a perdoar é precizo ser complacente, indulgente e abnegado. Quem não perdoa, acolhe o ódio, a ira, a raiva, a crítica, a malícia e todos os defeitos moraes que denotam um caracter fraco, uma alma sem desenvolvimento espiritual; ao passo que, quem perdoa, está proximo a realisação do amor fraternal.

São palavras de JESUS quando dizia: "Amae-vos uns aos outros" e referindo-se ao cumprimento da lei: "Ama teu proximo como a ti mesmo".

Procuremos, então, receber as faltas de nossos irmãos de menos entendimento, como lições que venham ajudar o nosso desenvolvimento mostrando nos quanto é bello seguir o caminho da Santa Religião Catholica Apostólica Romana a unica verdadeira.

L. GENNARI  

-§§§§§§-







-§§§§§§-

RECEPÇÃO DE FITAS

No domingo proximo, dia 26, na Matriz, às 19 horas em ponto, Maria S.S. receberá o compromisso solemne de uma pujante phalange gloriosa de noviços que vae ingressar nas fileiras de nossos irmãos e seus filhos predilectos:

NOVIÇOS: RUBENS FOSCHINI, IDIO CARLI, ALFREDO BELTRAME, OCTACILIO R. FREITAS e ANTONIO MARTINS.

CONGREGADOS: LAURINDO GENNARI, ALENCAR FOSCHINI, LUPERCIO MIRANDA, FLORINDO SCHIAVON, ANTONIO DOS SANTOS, PEDRO RANU, DARIO CARDOSO, EDUARDO PARDO, ANTONIO LUZZI, SEBASTIÃO S. CAMARGO e LAYR LOZANO.

A nossa Congregação Mariana, rejubila-se com essa solemnidade, porque encontra na pessoa dos novos congregados e noviços, um esteio seguro para as conquistas e gloria de nossa Mãe Santíssima.

Para esse acto, ficam convidadas todas as pias irmandades da Parochia.

N.B. - Os congregados e noviços acima mencionados deverão comparecer, na séde desta Congregação, às 15 horas, para receberem as instrucções necessárias.

Os que faltarem com o presente aviso, não poderão ser admittidos.

MESTRE DOS NOVIÇOS

-§§§§§§-

NOTAS SOCIAES

Anniversarios

FIZERAM ANNOS:

Dia 16, o menino JOAQUIM A. CHANQUETTI , coroinha da nossa Matriz.

Completou dia 22, mais um anno de vida, o nosso irmão congregado, JOÃO MARCIANO.

Hoje a menina, IRMA MARIA MACHADO, filhinha do sr. AURELIO MACHADOe D. HERMINIA P. MACHADO e a graciosa MARAIZA P. CUNHA, filhinha dos sr. RAUL CUNHA  e D. EUPHEMIA P. CUNHA.

FAZ ANNOS:

Amanhã, a menina AGUEDA, filha do sr. REMO SILVANI.

Dia 26, a galante CONCHETINA, filhinha do sr. FRANCISCO FOSCHINE e D. CARMEM P. FOSCHINE.

PARABENS

----------

NASCIMENTOS

Acha-se enriquecido desde o dia 5 deste mez, o lar do sr. FRANCISCO FOSCHINE e sua Exma. Sra. CARMEM P. FOSCHINE, com o nascimento de uma robusta menina que na pia baptismal receberá o nome de SHIRLEY.

Ao novo christão desejamos muitas felicidades e aos venturosos pais os nossos sinceros parabens.

Desde o dia 11 do corrente, acha-se enriquecido o lar do sr. ELPIDIO FERREIRA e sua Exma. Sra. D. MARIA JUSTI FERREIRA, com o nascimento de um lindo menino que na pia baptismal receberá o nome de RICARDO FERREIRA NETO.

Agradecemos a participação, e almejamos votos de felicidades ao novo christão.

-§§§§§§-

D. GASTÃO

A epheméride de hontem assignalou mais um anniversario natalício do illustre e digno prelado exmo. sr. D. GASTÃO LIBERAL PINTO, bispo titular de IPPO e coadjuctor de São Carlos.

Sua Exma. Rvma., dado as sympathias de que gosa em nosso meio social, certamente foi alvo de expressivas manifestações de apreço.

"O MARIANO", noticiando o anniversario de tão illustre prelado e insigne antisti, o faz, reverente, com vosto de longa vida e mil felicidades.

-§§§§§§- 

Finalmente

Não canto mais amores. Não mais choro.

Tresloucado, fitando a Natureza

Em noites de luar, que mais adoro,

Como eu antes fazia com tristeza.


A Vós, Bom Pae, não mais à noite imploro

Alegrias... fantastica riqueza.

Eu nada quero mais. A Vós eu óro

Pedindo-Vos perdão da vil baixeza.


Fazei-me bom e justo. Eu vos suplico!

A mocidade, a vida, o meu futuro.

A Vós, meu Deus, tudo isto eu sacrifico.


Não me importa a beleza, o que me importa

É ter o coração bondoso e puro,

O espirito brilhante e a carne mórta.

J.G.C.

-§§§§§§-


ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário