quinta-feira, 24 de setembro de 2020

CASA DOS PAPÉIS-271: DOURADO EM PHOTOS - 03

PAROCHIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DO DOURADO

Livro Tombo Nº1 - Fls.28vº,29,29vº e 30 

Padre JOAQUIM LOUREIRO DA CERVEIRA

CASA PAROQUIAL

"Como muito me tivesse recomendado DOM GASTÃO LIBERAL PINTO que puzesse mãos à obra em dotar a PAROQUIA DE DOURADO de uma casa paroquial, de cuja necessidade tanto se ressentiam os vigários que por aqui passaram e eu mesmo, pois andei pelo espaço de seis (6) longos anos rolando por hotéis e pensões correndo toda sorte de privações, e tendo de fazer repetidas caminhadas ao templo para atender às necessidades dos fiéis, assumi com DOM GASTÃO esse compromisso de honra e em data de 1946, depois ; de provar e convencer o povo da necessidade que todos tinham de colaborar comigo essa grande obra, fiz uma festa em benefício da nova obra, mas essa festa me deu i prejuízo de 2.005,00, devido ao mau tempo e falta de controle. Mesmo assim não querendo faltar com a palavra dada ao povo e para estimula-lo mais a cooperar, lancei mão de minhas economias e mandei trazer 25 caminhões de pedra para o senhor CEZAR D'AVOGLIO desse inicio ao alicerce do prédio. Cumpre dizer aqui que não se deu inicio à obra antes de que fossem cumpridas todas as instruções da Cúria, como sejam: documento comprovante da posse por parte da Paróquia do terreno da construção, documento esse que se encontra arquivado na Cúria; planta aprovada com 4 cópias fotografadas, e orçamento aprovado. Devido a um...  No dia 13 de dezembro de 1947 eu, comemorando o dia de meu aniversário e ao mesmo tempo festejava com os pedreiros e alguns amigos o assentamento da ultima telha da cobertura do prédio.  Agora vou terminando aos poucos.  Depois de uma festa, como eu desejava descansar no Sul com minha família, ...., para viajar mais descansado e para que a obra não ficasse parada, eu nomeei uma comissão de senhoras afim de tocarem a obra e, caso faltasse dinheiro, irem pedindo alguns donativos até a minha volta. Esta comissão esteve assim  constituída; D. LEONTINA BUZÁ, D. FRANCISCA FARO, D. HERCILIA PENTEADO GIL, D. MARIA MODESTO DE ABREU, D. MERCEDES FATORE, e D. MYRIAM PALOTA".     

13/12/1947-Ultima telha-Padre Joaquim, pedreiros e amigos.

13/12/1947-Padre Joaquim, Comissão de Senhoras e Colaboradores

24/09/2020-Casa Paroquial em reforma.

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/FOTOS:MARIA AP. MENIN PANZA e FAMILIA GUILHERME CRUZ NASCIMENTO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário