terça-feira, 19 de outubro de 2021

CASA DOS PAPÉIS-300: A UNIÃO - NUMERO 13

 


NUMERO 13 - ANO I - DOURADO, 1 DE JANEIRO DE 1932

DOURADO é um sonho formoso. Um sonho que deslumbra. Um sonho de luz. Quem do alto do BONILHA, espraia a olhar para o casario lá do outro lado, sente vontade de estender os braços num amplexo cheio de entusiasmo e enlaçar tanta belêsa, e tanto encanto, num estreitamento de inteira dedicação...
DOURADO é um sonho formoso que deslumbra! O seu arvoredo cheio de viço, perdido por entre as casas que se erguem em linhas harmoniosas, é acariciado por uma brisa amena, que lhe conta segredos de graça enquanto o sól, saltitando nos predios elegantes, beijando as pedras  das calçadas, parece recitar um canto formoso do poema que a natureza escreve nesta cidade e que só as almas eleitas sabem interpretar... DOURADO é um sonho formoso. Um sonho de luz!.. 
sil
-§§§§§§-

ANO NOVO !
Com a chegada da Terra ao mesmo ponto de onde partira e eternamente parte para o seu giro constante em volta do Rei dos astros, numa interminavel prestação de homenagem, numa brilhante e infinda demonstração de gratidão pela Vida que êle lhe dá; - eis que se inaugura para nós míseros mortais, um novo período cronológico ao mesmo tempo que o que acabamos de transpor cáe na eternidade do Passado.
Ano Novo! Esperanças novas...
Quando outra utilidade pratica porventura não tivesse a divisão do Tempo, bastava esta de animar o espirito humano, de conforta-lo com esperanças novas, de iludi-lo com a edificação de castelos, que ficam sempre na imaginação sómente.
Mas que queremos? Não vivemos porventura de esperanças ilusórias? Tirem ao homem a Ilusão e a Esperança e nada mais lhe resta para o jornadear da vida.
Cada ano que vem, nos trás uma imensa porção de vida, embora a verdade seja que quando o transpomos e olhamos para trás, vemos que... apenas estamos mais velhos.
Em todo caso, o que nos reservará o ANO NOVO?
O que passa recebeu do seu antecessor a incumbencia, que cumpriu, de alimentar no espirito do povo brasileiro a esperança de vêr o país integrado no regime legal, unico meio que se lhe apresenta pata entrar no terreno da estabilidade economico - financeira, politico - social e do progresso moral.
Que fará a este respeito o NOVO?
A nossa esperança - e ai está a Esperança! - é que o 1932, apesar de bisexto, trará a tão almejada PAZ, a "ORDEM E PROGRESSO" ao gigantesco BRASIL.
Ao par dessas esperanças fagueiras, desejamos:
Que, DOURADO acolhedora altiva, viva mais 365 dias dentro da melhor camaradagem e do mais acentuado progresso.
 ***
Que os ferroviários se unam em torno do lêma da fraternidade.
***
Que a ilustrada diretoria da ESTRADA, num gesto de extraordinario altruísmo consigne nas verbas do ano que se inicia, mais um pequeno aumento nos vencimentos dos laboriosos funcionários da empresa ferroviária DOURADENSE, um dos padrões que honra a zona a que serve.
***
Que o povo de DOURADO, e todos os ferroviários, tenham em suas residencias semanalmente, um numero d' "A UNIÃO".
***
Que sejam estes os nossos votos de Bôas-Festas à todos os nossos leitores. 
S.
-§§§§§§-
Visitem a CASA ZAMBRANO.
É a mais barateira.
-§§§§§§-
A ESPERANÇA
A Esperança é a divina iluzão que reside em todos os sêres humanos...
É ela que dá animo aos desanimados, vida e coragem aos que jazem amortecidos pelo fracasso, e consolo aos que sofrem...
A Esperança alimenta à vida e protege-a...
Os infelizes mortaes devotam néla, toda a confiança, aguardando dias melhores e esperando pacientemente a consumação definitiva dos sofrimentos... Mas de tudo ela parecer zombar com desdem...
E, é simulando felicidades, que a Esperança vive seduzindo os ingenuos, que inconscientemente creem que éla lhes traga a realidade dos seus sonhos.
O.M.C.
Trabijú, Dezembro de 1931
-§§§§§§-
CLUBE UNIÃO OPERARIO
Já vai para dois anos que se fundou em DOURADO, a simpática associação CLUBE UNIÃO OPERARIO.
ANTONIO PREVATO, que o idealisára, cooperado por LAZARO DE SOUZA, JOSÉ JUSTE, OSVALDO MURBACK, JOSÉ MARTINS JUNIOR, ARTUR PLACERES, JOSÉ FATORE e JOÃO JAQUINTO, puderam a custa de alguns sacrificios concretizar a sua fundação à 1º de Maio de 1930.
A passos largos se verificou a ascenção do clube no conceito da mocidade DOURADENSE que, até hoje com mais interesse, ali se reune todas as noites para esquecer, em horas divertidas, os amargores da vida.
Os idealistas que o fundaram, tiveram que dirigi-lo durante o primeiro ano, dando-lhe um cunho de prosperidade inegualavel, muito embora houvessem encontrado antolhos, aliás comuns em todos os empreendimentos da vida. Os seus esforços inauditos, porém, mão foram perdidos. Hoje, essa apreciada associação, gosa da melhor simpatia da sociedade local, e com a atual diretoria que tem na presidencia o sr. LEONARDO RUSSO, podemos afirmar sem sofismas que o seu progresso será brilhante.
Esta nota vem a proposito de se dever a existencia do CLUBE UNIÃO OPERARIO, a um grupo de ferroviarios dedicados e progressistas.
-§§§§§§- 
AÇÃO ENTRE AMIGOS
A extração da "Ação entre amigos", de um revolver Parabelum, se dará dia 2 do corrente.
O numero não pago até hoje, não terá direito ao premio.
-§§§§§§-
DESPEDIDA E AGRADECIMENTO
Veio trazer-nos a sua despedida por ter que seguir para Bocaina, onde foi contratado para treinador do "Bocaina F.C.", o sr. HENRIQUE HUBELL que, por algum tempo esteve em identica ocupação no seio do "C.E.F.DOURADENSE", tendo desenvolvido com sabedoria os seus conhecimentos técnico-esportivo em beneficio dos quadros.
S.s., por nosso intermedio, agradece o ótimo acolhimento que lhe dispensou a Diretoria do "FEROVIARIO" e a atenção que mereceu de todos os "players" dessa entidade esportiva.
-§§§§§§-
A FARMACIA SANTA AMÉLIA,
é a que melhor procura servir o publico.
Não se esqueçam.
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
ANIVERSARIOS:
Hoje, a exma. sra. d. EMA PINHANELI, digna consorte do comerciante sr. JOÃO BATISTA PINHANELI.
Completa um ano de existencia, ainda hoje, o menino RUBENS, filho de d. ELISA FATORE  e do sr. ANGELO VARELA, pintor da C. D.
No dia 3 do corrente, completa o seu primeiro aniversario de vida o pequerrucho EUGENIO, filho do nosso diretor.
NA CIDADE:
Está na cidade, em goso de férias, a inteligente senhorinha EFIGENIA, estudante da Escola Normal de S. Carlos, e filha do sr. FRANCISCO GULLA, capitalista residente entre nós. Cumprimentamo-la.
VIAJANTES:
Para Rio Claro, LEONARDO RUSSO e familia, e JOSÉ CARDOSO.
- Araraquara, SANTO BARDI.
- São Carlos, ALBERTO ROSATE, JOÕ JUSTE e BRAZ CASEMIRO.
REGRESSO:
Por estes dias deverá chegar de Santos a Srta. LEONOR, filha do sr. JOSÉ PLACERES d.d. Chefe das Oficinas da Cia. DOURADO.
De S.Paulo, srs. BENEDITO DE OLIVEIRA, Chefe do Trafego; farmaceutico MANOEL RÊLO DE ARAUJO, professora d. ARLINDA SOUSA MACEDO  e senhorinha LIGIA RÊLO DE ARAUJO.
NECROLOGIA:
JOÃO SAUAN:- Na Capital da Republica, faleceu na tarde de domingo, 27 do mês findo, o estimado cavalheiro, sr. JOÃO SAUAN, ali estabelecido alguns anos. O seu passamento quasi inesperado si bem que estivesse preso ao leito já há algum tempo, causou profunda consternação no seio de suas amisades.
Deixa viuva, d. MARIA SAUAN  e 4 filhos. Era irmão do sr. GABRIEL SAUAN e de d. NAZLE SAUAN NEMES, esposa do sr. FADUL NEMES, negociante nesta praça.
À Familia de luto os nossos pezames.
-§§§§§§-


ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário