segunda-feira, 5 de junho de 2023

CASA DOS PAPÉIS-332: A UNIÃO - Nºs 17/18/19

 





DOURADO, 30 DE JANEIRO DE 1932-NUMERO 17 - ANO I

CLUBE UNIÃO OPERARIO

Pelo distinto convite com que nos distinguiram os associados do CLUBE UNIÃO OPERARIO, para assistirmos o baile que vão oferecer ao Presidente do Clube, sr. LEONARDO RUSSO, por ocasião do seu aniversario natalicio, somos gratos e auguramos lhes que a festa se revista de excepcional brilhantismo. 

-§§§§§§-

IGREJA METODISTA

Ultimamente temos ouvido na IGREJA METODISTA desta cidade, importantíssimas pregações evangélicas, feitas por brilhantes oradores dessa tão excelsa quão proveitosa seita, que outra não é sinão a essencia do christianismo, cultuada em todo o Universo com sabedoria e fé pelos seus milhões de adeptos.

Sexta-feira, da semana transata, tivemos o prazer de assistir mais uma dessas pregações que se revestiu de excepcional beleza, tendo ocupado a tribuna a senhorinha CEZARINA PINTO, estudante do Colégio de Barueri, que discorreu sobre "A PALAVRA DE DEUS".
Ante-hontem, o ilustrado teologo norte americano rev. WALTER GLEN BARCHERS, pastor metodista residente em Campinas, fez ali importante conferencia.
-§§§§§§-
Prefiram os artigos da CASA TAVANO
e os cadernos da PAPELARIA UNIÃO.
Preços mínimos
-§§§§§§-
IMPRENSA
"O DOURADO"
Vence, hoje, mais uma ano de lutas, o nosso coléga de imprensa "O DOURADO", que ha longo tempo, salvo pequenas interrupções, vem com brilhantismo defendendo os interesses locais com inegável precisão.
Quér sob a responsabilidade de FORTUNATO GUEDES, o poéta primoroso que neste recanto dadivoso do nosso Estado, maior tempo consumiu na devotada missão de deleitar o leitor com os seus versos maviosos; quér sob a redação do apreciado literato ONOFRE PENTEADO JUNIOR e os notaveis jornalistas JOSÉ R. DO PRADO, ARLINDO DE AZEVEDO, FLAVIO DE CAMPOS, MARCILIO PENTEADO, NESTOR DE AZEVEDO e outros, como agora, sob a orientação esplendida de GASTÃO R. ABREU, "O DOURADO", se impôz no conceito do povo DOURADENSE de maneira brilhante.
O vencer do seu quinto ano de existencia é a melhor prova que póde dar do seu triunfo nas lides da imprensa.
Que vença, pois, mais uma etapa na sua jornada são os votos d' "A UNIÃO".
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
ANIVERSARIOS
Amanhã, 31, o jovem JOSÉ PIZANI, funcionário das oficinas da C. D.
No dia 5 do mês p. v., a graciosa menina EDNA, diléta filhinha da exma. sra. d. CATARINA LASSEN PLACERES e do sr. JOSÉ PLACERES, chefe das oficinas da C. D.;
no dia 6 do mesmo mês, a exma sra. d. ERMELINDA C. THOMAZ, esposa do sr. LUIZ THOMAZ correto guarda trens da C. D.
- no mesmo dia, o galante menino VITOR, filhinho do sr. ANTONIO TANURI, nosso assinante e acreditado comerciante nesta cidade.
VIRGILIO MARCONDES - Transcorre-se no mdia 7 de fevereiro p.v., mais uma ano da preciosa existencia do prestante cidadão sr. VIRGILIO MARCONDES, ilustre coletor estadoal, desta cidade e pessoa de alto destaque em o nosso meio social.
Por esse motivo, s. s. receberá por certo do seu vasto circulo de amizade os melhores votos de felicitações, aos quais juntamos os nossos. 
-.-.-.-.-
Dr. BORJA CARDOSO - Regressou da Capital, onde se encontrava a serviço da municipalidade, o sr. dr. BORJA CARDOSO, operoso prefeito local, e abalisado médico
-§§§§§§-
UNIFICAÇÃO
"Amar é viver sósinho...
tendo alguem perto de si."
A' essa belêsa que... no miramar-

G elido - alguma flôr, lasciva e pura,
U nem-se os meigos olhos da candura!
I ntermina de arômas... a evolar
O sublimado liquido - alvo de amôres!
M al alcançará o que deseja tanto,
A essa beldade - imaginada - encanto!
R isonha - Guiomar - dos espelendores!

M aravilhosa e eterna divindade!
A tua tez - serenamente - linda,
R eune em si... uma doçura infinda!
T alvês que sorridente amenidade,
I maculando aquela creatura,
N o reflexo - bendito da natura,
S eja-pois-propicio élo d'amizade!...
ALLAHÉFE REJÀH
DOURADO, 1932
-§§§§§§-
5$000 o metro
KAKI
CAVADOR - DEFENSOR - BATALHA
Os melhores da industria nacional
CASA FADUL
Praça São João, 12 - DOURADO
-§§§§§-









DOURADO, 11 DE FEVEREIRO DE 1932-NUMERO 18-ANO I

REFORMA DA MATRIZ
É notavel o interesse do nosso estimado Vigario, Pe. MACEDO SAMPAIO, quanto ao serviço de reforma da nossa Matriz, iniciado já ha alguns mêses, graças, tambem ao auxilio que os católicos vêm prestando àquelas obras.
Em face do desenvolvimento dos trabalhos que se acentuam dia a dia, podemos assegurar que, dentro em breve a nossa matriz terá outro aspecto mais condizente com o progresso local.
Para o serviço de amarração das paredes que se achavam fendidas, o Pe. SAMPAIO mandou construir nas oficinas da Cia. E. F. DOURADO, diversos tirantes de ferro, que importaram em 1:371$900, assim especificados: materiaes - 1:129$600; mão de obra - 242$300, que foram pagos da seguinte forma: 1:090$900, entregues pela Comissão de Festas S. Pedro, do saldo de 1930 e 281$000, pagos pelo sr. Vigario da Paroquia.
Em tudo isso se percebe da retidão por que se guiam, tanto o Pe. SAMPAIO como os demais empenhados nesse importante melhoramento.
-§§§§§§-
ALFAIATARIA FOSCHINI
Dentro de poucos dias, será aberta à rua dr. Marques Ferreira n.58, uma bem montada alfaiataria sob a direção e propriedade do competente profissional, sr. FRANCISCO FOSCHINI, bastante conhecido do nosso publico.
-§§§§§§-


AGRADECIMENTO
Do Ministro do Evangelho JOSÉ ANDRADE, pastor da Igreja Metodista local, recebemos o seguinte cartão de agradecimento pela noticia que, sobre as conferencias evangelicas ultimamente realisadas naquele templo, fizemos em o nosso ultimo numero:
"A' Redação d' "A UNIÃO"
Nesta
Na qualidade de pastor  da Igreja Metodista desta cidade, cumpro o grato dever de agradecer a essa ilustrada redação, pela publicação da noticia  e apreciação tão honrosas, que, sobre os trabalhos realisados em nossa igreja, foram feitas no numero de de hoje, 30 de janeiro de 1932, digno, valoroso e respeitavel órgão dos honrados funcionários da conceituada e importante Cia. E.F.DOURADO.
Sem outro motivo, subscrevo-me com a mais alta estima e consideração.
JOSÉ ANDRADE
Ministro do Evangelho
DOURADO, 30-01-1932
-§§§§§§-  
A "CASA ZAMBRANO", é em matéria de secos e molhados, a mais aperfeiçoada desta cidade. Artigos de 1ª, por preços sem iguaes!
-§§§§§§-
CAFÉ
Café recebido nas estações da DOURADENSE, durante o mez de Janeiro.
FERRAZ SALLES,1626; DOURADO,1851; SANTA CLARA 1; TRABIJÚ; BÔA ESPERANÇA,2; JAVA, 951; PEDRA BRANCA,170; PONTE ALTA, 1806; GAVIÃO PEIXOTO, 633; NOVA PAULICÉIA, 6; NOVA EUROPA,415; TABATIBGA, 322; IBITINGA, 2016; SÃO LOURENÇO; ITÁPOLIS, 5529; SAMPAIO VIDAL, 17; MAJOR NOVAES; PEDRO ALEXANDRINO, 1776; BOCAINA, 1171; IZAR, 467; TABÓCA, 364; SANTA EULÁLIA, 811; BARIRY, 6326; MORAES BARROS,125; MARAMBAIA,163; BICA DE PEDRA,88; JOSUÉ PRADO; PACHECO,147; JAHUDOURADO,165.
SOMMA = 27.748 SACAS. 
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
ANIVERSARIOS
- No dia 25 de Janeiro, ultimo, o Sr. JOSÉ NERI, eletricista da Cia, Força e Luz.
- no dia 6, a Sra. d. MARIANA C. THOMAZ, progenitora do Sr. LUIZ THOMAZ, estimado guarda trem da C. D.
- Ante hontem , o jovem JOÃO VIEIRA RICARDO, correto funcionário das oficinas da C.D.
- Hontem, a exma Sra. d. OLAVIA VIERA IZABEL, extremosa consorte do sr. ARTHUR F. ISABEL, funcionário da ESTRADA.
VISITAS
- Deram-nos o prazer de suas visitas, em dias da semana transáta, os srs. DIONISIO MURBACH, JOSÉ PLACERES, JOSÉ CASEMIRO, ARISTIDES RIBEIRO, JOSÉ CARDOSO, BENEDICTO DE OLIVEIRA, BENEDICTO SIMÕES, Rev. JOSÉ DE OLVEIRA, JOSÉ PANZA, LEONARDO RUSSO, Dr. ALEXANDRE COCOCI, prof. FLAVIO C. PEREIRA, A.C. ARAUJO, GAUDENCIO DEL CIEL, DOMINGOS FRONTEIRA, ROMÃO LUCENA, ANGELO VARELA e JOÃO MURBACH, que muito nos encorajaram no vencer da jornada.
-§§§§§§-
V.S. tem amor ao seu dinheiro?... Procure, então, fazer sua compras na popularissima "CASA MUNHOZ", à Praça 24 de Outubro, esquina da rua Floriano Peixoto. É o melhor conselho que se póde dar.
-§§§§§§-










DOURADO, 15 DE FEVEREIRO DE 1932-NUMERO 19-ANO I

LUTA  PELA VIDA
Mal o sól ruboreja as linhas do horizonte...
DOURADO, tem ainda, parte da sua população dormindo... enquanto outra parte se apresta para o labutar quotidiano em busca da felicidade.
Os galos nos poleiros saúdam a aurora magestosa que vem aparecendo pouco a pouco, pintalgando os telhados vetustos do casario da cidade.
São 6,45 horas.
O bronze do vapor gigante das oficinas da C. D. soôa o primeiro apito vibrante, convidando os operarios ao trabalho.
De todos os lados aparecem, homens e crianças de paletós ao hombro que rumam-se àquele casarão, donde saem todos os veiculos da ESTRADA, reparados, novos, prontos para entrarem em ação. Prontos para cooperarem no progresso da empresa.
Outro apito. Os operarios que acham-se nos postos à espera do sibilo de comando iniciam as tarefas do dia.
Para eles, aqueles maquinismos poderosos, frutos da inteligencia humana que atinge aos bordos da fantasia até, são simples brinquedos. Entretanto, para um visitante, tudo aquilo que ali se vê movendo com força fenomenal, rompendo o ferro,  bronze, o aço, torna-se lhe um espetaculo maravilhoso.
Dispostos em linhas paralelas os tornos que desafiam obstáculos, giram, guiados pelas mãos mestras dos mecanicos, em redor das peças que devem ser colocadas na locomotivas, nos wagons e enfim naquilo que exige a perfeição. As plainas trabalham sem cessar aperfeiçoando o que as mãos hábeis dos ferreiros forjaram. Os aparelhos de solda eletrogenia faiscam azulando, dourando todo o interior das oficinas. Entrementes, o martelete com o seu peso misterioso - para quem não o conhece - achata o ferro vermelho dando-lhe a forma precisa. As forjas incendeiam. Noutra secção as serras verticais vão desmanchando as tóras de madeira preparando-as para o aproveitamento necessario.
O trabalho ali é ininterrupto. O vigor da inteligencia humana aparece em toda a parte.
O operariado sempre disposto a enfrentar o dificil, prossegue na luta até o findar do dia.
16 horas.
Estão vencidas às 8 horas. Alegres, satisfeitos, vão procurar o descanso para, retomarem no dia seguinte a mesma luta pela vida.
 ***
E o sól esconde-se lentamente no horisonte, deixando uma faixa rubra para traz, anunciando que a aurora seguinte será radiosa.
Tardinha!
S.
-§§§§§§-
ADEUS, MOMO!
Afinal o deus Momo, não foi mal festejado em DOURADO.
Conquanto não tivéssemos nem um carro alegórico percorrendo as ruas, tivemos algumas passeatas de mascarados, que se caracterizavam pelas suas infernais tocatas, e pelas dansas tipicas que recordavam-nos Josefine Baker.
E não fôra a chuva impertinente que caiu durante os tres dias consagrados a alegria e talvez os folguedos fossem mais eletrizantes...
As comemorações mais brilhantes se verificaram nos clubes locais, onde as dnnsas durante os dias carnavalescos se recamaram de belezas sem par, principalmente no "CLUBE UNIÃO OPERARIO", que foi pequeno para conter os pares dansantes e o povo folião... que se emaranhava nas serpentinas zig-zague-antes e experimentava o odor forte dos heliotropes das lanças-perfumes.
Muitas carranquinhas de rostos bonitos se viam em meio do borborinho quando os dondís, cerravam a luta perfumada!... Muitas confissões venturosas foram feitas ao rodar das valsas e dos tangos... muitas saudades deixou o impagavel rei da troça que só daqui ha 365 dias voltará com o seu cortejo de alegrias e e felicidades... efemeras!...
S.
-§§§§§§-
CINE ROYAL
Figura no cartaz desta popular casa de diversões, para hoje à noite o monumental filme falado, da Columbia, que se intitula: ILHA DO INFERNO, com o extraordinario JACK HOLT, coadjuvado por Ralf Graves e Doroty Sebastian.
Um sucesso sem par.
-§§§§§§-
FERROVIARIOS! Não deixeis de assinar vosso jornal.
-§§§§§§
NOTAS SOCIAIS
FEZ ANOS:
- No dia 12 do corrente, o robusto menino ANTONIO CARLOS, filho da exma. sra. d. NENÊ PANZA PLACERES e do sr. ARTHUR PLACERES.
FAZEM ANOS: 
- dia 17, a menina JUREMA DAISY, filha da exma. sra. d. SIMIRAMIS DOS SANTOS SILVA e do sr. GUMERCINDO SILVA.
- no dia 18, a exma. sra. d. EDITE SAMPAIO DEL CIEL, extremosa consorte dos sr. GAUDENCIO DEL CIEL, Almoxarife da ESTRADA.
- a bela menina RUTH, filhinha do sr. JOSÉ MARTINS e da exma. sra. d. SIMIRAMIS ADÃO MARTINS.
- o sr. ALEIXO C. SILVA, diretor desta folha.
- dia 25, o menino MARGARIDO, filho do sr. CARLOS CORRÊA LEMOS.
- a graciosa menina MARIA THEREZA, filha do sr. DURVAL BICUDO e exma . sra. d. ADELIA BICUDO.
A todos os nossos parabéns.
-§§§§§§-
NECROLOGIA
Na noite do dia 11 do corrente, faleceu, no sítio "PESCUMO" conceituado cavalheiro sr. FRANCISCO ZANETTI, que ha longos anos residia neste municipio, contando com ótimas amizades entre nós.
O seu trespasse foi por isso muito sentido entre as pessoas de suas relações.
Era casado com d. LUDOVICA ZANETTI; e deixa os seguintes filhos: JOSÉ, JOÃO, AMANTE, JOSEFINA IDA, MARIA e ROSA ZANETTI, todos casados e vários netos.
O seu sepultamento verificou-se no dia seguinte com numeroso séquito.
À familia de luto os nossos pezames.
-§§§§§§-
 Dr. DOMINGOS FARO
- ADVOGADO -
PRAÇA SÃO JOÃO N.7
¨¨¨¨   DOURADO   ¨¨¨
-§§§§§§-


ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL
 







 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário