quarta-feira, 3 de abril de 2024

CASA DOS PAPÉIS-343: JORNAL DE DOURADO - NUM.18 e NUM.26



JORNAL DE DOURADO-NUM.18-ANO I-DOURADO, DOMINGO, 27 DE MAIO DE 1962 

MAS... ACABOU O "JORNAL DE DOURADO", HEEEEIIIIN?!...

Como tudo na vida, a arte grafica também de quando em vez, tem o seu imprevisto, exatamente, a causa retardatária da impressão e consequentemente da distribuição  de jornais, aos senhores assinantes, domingo passado, feita na terça - feira, notificado pela sua direção.
Em quanto da rêde legionaria espiritual do JORNAL DE DOURADO, recebia-se, insistentes pedidos de informações a respeito, a onda de fariseus modernos, em sua tarefa diabolica de destruição espalhava aos quatro cantos da cidade, boato de fechamento, forjado em compra, como de seus homens fossem de venda.
E com que alegria de mau gosto!
Chegaram mesmo, com astucia ardilosamente preparada, convencer os leitores da sua cartilha, que eles, acabavam com JORNAL DE DOURADO!...
Nesta altura ridicula, a mim, outra atitude não cumpriria assumir, além do sorriso com que costumo pôr mascaras abaixo.
JORNAL DE DOURADO, não nasceu para existencia efemera, para servir cacique e para extorquir o dinheiro do povo. Mas sim, para coloca-lo ao par de tudo quanto está fora, girando dentro, como que, nos eixos do seu Municipio.
E agora que as barbas dos visinhos escanhoadas, começam a arder coloquem as suas de môlho, porque a fogueira está acesa e não será com extintos de arrotos de valentia e de cruzeiros que abafarão a banca, esta BANCA DE JORNAL, montada aqui em praça publica, por dois municipalistas de fibras, Snrs. ROBERTO DOS SANTOS e JOSÉ INOCENTINI, vindos em meu auxilio e benvindos, a DOURADO.
Nesta BANCA, não estou contra o progresso de DOURADO, como me acusam os partidarios da banca das negociatas gordas, das mentiras, das calunias, das infâmias.
JESUS CRISTO, todo, brandura, paciencia e perdão, revoltado contra os afrontadores do templo, disse aos seus apostolos: "Tempo virá, que não ficará pedra sobre pedra".
Imperios e imperadores rolavam por terra.
E seu temploa, está de pé.
Eu, digo aos meus amigos e conhecidos, aos legitimos inimigos do progresso de DOURADO, chegado o tempo, fica aqui, o meu aviso previo, que, em DOURADO, mentira sobre mentira, enganando a verdade, não mais ficará.
É com intuito de congregar a FAMILIA DOURADENSE, em elite de humanidade, num só Corpo e num só pensamento, que se fundou o JORNAL DE DOURADO.
Por mais esta razão, é que a nossa legião vai alcançando o mais admiravel êxito, e nossas fileiras se tornam de mais a mais numerosas.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§- 

FESTIVIDADES COMEMORATIVAS DO DIA DO MUNICIPIO
Às 5 horas, alvorada pela Fanfarra do Gremio Estudantino do Ginasio do Estado.
Às 8 horas, missa em ação de graças na Matriz, celebrada pelo Revmo Padre MARTINHO WIELAND.
Às 10, hasteamento das naderias brasileira e paulista, na fachada do Paço Municipal e em seguida , desfile dos ginasianos incorporados pela Fanfarra de Bocaina, fazendo-se ouvir nesse ato, dois alunos do ginasio local.
Às 15 horas, demonstrações fisiucas e esportivas no Estádio Municipal PARQUE S. PEDRO, com participação de visitantes de São Carlos.
ÀS 21 horas, na CÂMARA MUNICIPAL, em sessão especial, entrega do título de CIDADÃO DOURADENSE, ao Deputado Estadual , LEONIDAS FERREIRA, conferido pelo Prefeito Municipal, Sr. EDMAR MONTEIRO.
O homenageado, em seu discurso alusivo à data, sensibilizado agradeceu a honraria que receu do Municipio, nesta grata efemeride.
Às 22, no DOURADO CLUBE, deu-se inicio ao baile que encerrou as festividades do 65º aniversario do Municipio, em 1962.
-§§§§§§-

V  A  R  I  A  S 
SERVIÇO ELEITORAL
Acha-se aberto, o serviço de alistamento eleitoral, transferencia de titulo, no prédio onde funciona a Caixa Economica do Estado, a cargo do Sr. FELIX MONTEIRO NOVO, nomeado pelo Meretíssimo Juiz da 107ª Zona, de Ribeirão Bonito.
TITULO DE CIDADÃO DOURADENSE
Em sua sessão ordinária de 18 do corrente, a Câmara Municipal, aprovou o Título de CIDADÃO DOURADENSE, conferido pelo Prefeito Municipal, Sr. EDMAR MONTEIRO, ao Deputado Estadual, Sr.LEONIDAS FERREIRA.
Fez júz ao título, o auxílio concedido ao Municipio, pela verba de representação para construções publicas.
MAIS UM BOM DOURADENSE DE FORA
Em continuação, recebemos mais um pedido de assinatura de jornal, do bom filho da sua terra natal, Sr. ANTENOR MURBACH, chefe da Secção de Relatorios da Paulista de Estradas de Ferro, em Jundiaí.
Agradecidos, ao serviço do seu Municipio, colocamo-nos também, ao dispor do bom municipe que, distante, quer e ama o seu progresso.
INSPEÇÃO ADMINISTRATIVA
Administradores da Paulista de Estrdas de Ferro, estiveram nesta cidade, em dia da semana passada, em viagem de isnpeção.
PISCINA PARTICULAR
Acha-se em movimento o serviço de terra, da piscina paricular, no ponto finalda Rua Santos Dumont, em terreno doado pelo Sr. SEBASTIÃO ASSUMPÇÃO MALHEIRO.
-§§§§§§-

FESTA RELIGIOSA EM SANTA CLARA
Acha-se em organização, a comissão para promover às festividades religiosas, no mês de agosto vindouro, em homenagem a padroeira do povoado, SANTA CLARA.
-§§§§§§-

ESPORTE PENINSULAR
Domingo último, em encontro amistoso de "BOCCIE", em Ribeirão Bonito, as duplas de veteranos locais, foram superadas pela contagem de 4 por 6 partidas, assim formadas:
DECIO e VERRUMA - BUENO MUNHOZ e BRAZ CASEMIRO - JARDIM e CAMARGO - XERXES e PEDRO - ANTONIO MUNHOZ e DEMETINHO.
Em data a ser marcada, as duplas vencedoras de Ribeirão Bonito, em retribuição, jogarão amistosamente, nesta cidade, na quadra do BAR MENIN.
-§§§§§§-

QUADRAS DE QUADROS DA CIDADE

INDUSTRIAS PARA DOURADO
Precisamos que alguém deixe,
De ser falso liberal...
Pois queremos nosso "peixe"
Vivo, alegre e industrial !...

TARIFA ECONOMICA
A viagem noutra pista,
Nos abala a economia...
É porisso que a "Paulista"
Bem merece a cortesia !

PADRÃO ALIMENTAR
Escassez de banha e pão...
Vai "finar" o nosso povo !
Se o governo da nação,
Não tomar um... rumo novo

REDE DE ESGOTOS
A cidade já sentia,
Grande falta de uma rêde...
Que esgotasse todo dia,
Das clocas de parede !.

DIA DA CIDADE
Nesta data o municipio,
Exuberante em tôda prova..
Louva o homem de principio,
Qua agiganta e que renova !

GRATIDÃO A JORNALISTAS
Aqui estamos muito gratos,
Dando vivas ao jornal...
E aos demais intemeratos,
Que firmaram o pedestal !

HOMENAGEM ÀS MÃES
A venerável mãe querida,
Com dêsvelo e altivez...
Nos devota nesta vida,
Todo afeto e intrepidez !...

CAFÉS FINOS
Nesta zona se produz, 
O melhor café do mundo!
Que ao país já reconduz,
Dolar livre... lá do "fundo" !...
-§§§§§§-
 
S  O  C  I  A  I  S 
HOSPEDES
Estiveram nesta cidade, em dias da semana finda, o jovem HEITOR D'AVOGLIO, Srs. RICARDO MONTANARI, D. ELVIRA MANGINI, esposa do Sr. ANTONIO MANGINI, HEITOR FAILA, fiscal sanitário, todos residentes em São Paulo.
NÃO TRANSFERIRÁ RESIDENCIA
O Sr. JOÃO FAILA, que tinha a residencia planejada para São Paulo, continuará nesta cidade.
ENFERMIDADE
A Senhora JOÃO FAILA que se acha acamada, está com seu estado de saude melhorado.
VIAJARAM
Viajaram para São Paulo, em dias da semana, os Srs. IZIDORO MUNHOZ tratar de assunbtos de seu interesse  e ELIAS MALUF, a fim de tomar parte na Convenção do Partido Social Progressista, dia 14 findo, na qualidade de Presidente do Diretório Municipal.
-§§§§§§-



JORNAL DE DOURADO-NUM.26 - DOURADO, 24 DE FEVEREIRO DE 1963

IGREJA SÃO VICENTE DE PAULA
Estamos seguramente informados, que a abnegada Diretoria do ASILO SÃO VICENTE DE PAULA, resolveu melhormente, do plano de Capéla, à construção de Igreja, que será executado, logo após a chegada do material já em vias de ser adquirido.
Desse modo, o Asilo terá ao lado a sua Igreja propria para celebração de cerimonias religiosas, batizados, casamentos aos seus asilados e população daquela zona urbana e DOURADO, o setor da assistencia social, dá grande passo de amor cristão, na estrada do progresso. 
-§§§§§§-

É CHEGADO O TEMPO DE DESPERTAR A VIRTUDE MUNICIPAL ADORMECIDA !
Precisamos todos, com o pensamento firmemente voltado para o progresso, acabar de uma vez, com essa irresponsabilidade que vai conduzindo o nosso Municipio, pouco a poucoa, à condição de povo indolente.
Fique a indolencia, com os ceticos, egoistas, sabotadores, especuladores, boateiros e derrotistas, na parda de seus tempos, em semeadura e sobre as bases do edificio Municipal, com aproveitamento dos homens de bem continuadores, preparemos os do futuro, acrescendo-lhes o patri,omio moral e material, forjando-se a riquez\a do Municipio em empreendimentos.
Fazema cidade e o Municipio, os homens e não a cidade e o Municipio que fazem os homens. Os homens, nos campos e na cidade em seu labores e as mulheres os lares, cada um, é obreiro do progresso.
A grande virtude municipal, neste momento adormecida deve ser a virtude municipal do passado, disciplina as condições e circunstancias impõem à nossa conduta a tenacidade, atributo dos povos fortes.
Disciplinados e tenazes havemos de realizar os altos objetivos de progresso dos nossos antepassados. O Plano de ação de DOURADO, primordialmente, requer o apoio dedicado e leal das forças produtivas.
Enfim, de todo cidadão que a habita, de uma força politica sã e construtiva. É chegado o momento de despertar a virtude Municipal do seu lema, adormecida:- SE QUER VIVER DESPERTA E LUTA.
ADELINO FRANCO
-§§§§§§- 

SEM TRANSPORTES OS ESTUDANTES
Quando a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, servida pelos alunos que faziam seus cursos normais, na Escola de Ribeirão Bonito (Foto 1), com modificação de horario do trem de partida desta cidade, pela manhã, ficaram prejudicados, sem qualquer protesto ou apelo a sua Diretoria, como era de obrigação da Prefeitura Municipal e da Camara dos Vereadores, da plotica situacionista.
O Sr. JOSÉ MARTINA, nessa situação, inaugurou em linha especial, uma jardineira (Foto 2) que circulou até DEzembro do ano passado.
Agora, por razão que alega não poder manter esse serviço, pelo mesmo preço, resolveu suprimi-lo, sem qualquer providencia oficial, deixando as normalistas de Ribeirão Bonito, sem condução.
Esta é a nossa situação deploravel.
Com Escola Normal criada, sem funcionar.
Estudantes normalistas em cidade visinha, sem condução.
Camara Municipal, com representantes, sem defesa às necessidades publicas.
Mas, nós outros, do JORNAL DE DOURADO, no desempenho da nossa missão, com nossa linha de amigos em fórma, ao lado das boas causas do Municipio, aqui estamos a serviço do Municipio e não de politicoides seus aproveitadores.
Com esse proposito de sempre, quando nos empenhamos, em movimento de interesse coletivo, como no caso presente, não separamos inimigos gratuitos e adversarios de ideais politicos.
Juntamos todos, porque o Municipio somos todos nós. E a grandeza do povo, é o Municipio, somos todos nós do povo     que devemos faze-la , com deveres e ações.
ADELINO FRANCO
Foto 1






















Foto 2




















-§§§§§§-

NOMEAÇÕES DE AUTORIDADES
Por decreto publicado no Diario Oficial do dia 17 de fevereiro, foi nomeado para o cargo de Juiz de Casamento o Sr. ENRICO MENIN.
O Diario Oficial de 19 de fevereiro publicou as nomeações dos srs. RAUL GOMES para sub-delegado de polícia, JOÃO FAILA, DORIVAL MUNHOZ e ARNALDO MARTINS respectivamente para 1º, 2º e 3º suplentes de delegado.
Às autoridades recém nomeadas desejamos um feliz desempenho de suas funções e que se norteem sempre pelo espirito de justiça. Que os conhecimentos de relações humanas voltem a ser aplicados na nossa terra.
-§§§§§§-

SANEAMENTO DE TRACÔMA NO MUNICIPIO
DOURADO, deve o saneamento de tracôma, na cidade e no campo, ao altruismo da Exma. Sra. D. JULIA FERREIRA MALHEIRO, esposa do fazendeiro Sr. SEBASTIÃO ASSUMPÇÃO MALHEIRO.
Estavamos no ano de 1944, em meio dessa terrivel moléstia dos olhos, principalmente na zona rural. Foi exatamente, em 1944 que, D. JULIA FERREIRA MALHEIRO, após fazer-se acompanhar pelos Srs. TRAJANO PENTEADO, ex-Prefeito Municipal nomeado e Médico especializado, especialmente vindo da Secretaria da Saúde, a seu pedido, em movimento estatístico, consguiu criar e funcionar o Dispensário Municipal de relevantes serviços prestados, colocando DOURADO fóra do terrível mal que se alastrava assustadoramente.
Deve, pois, o Municipio principalmente, ao altruísmo da cidadã que, da sua vida de riqueza, compreendeu a necessidade da miséria da pobreza, no saneamento do mal saneado, D. JULIA FERREIRA MALHEIRO.
-§§§§§§-

S  O  C  I  A  I  S  
Fez anos dia 18 do corrente a Srta MARIA MALUF, funcionária do Cotonificio Santo Ignacio S.A.
NASCIMENTO
ALEXIO FOSCHINI JUNIOR, é o nome do filho do Sr. ALEXIO FOSCHINI, nascido dia 30 de janeiro ultimo, e de D. IOLANDA MUNHOZ.
NA CIDADE
Esteve ligeiramente, dia 19 do corrente, o Sr. DEMETRIO CALFAT, de São Paulo.
Acham-se na cidade os professores: SERGIO PEDRO SPERANZA e esposa D. MARIA MARTINS, restabelecida da opereção que se submetera, de Araraquara.
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
FOTOS: CELENE POLI (1) e MARISA MARTINA (2)











 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário