Coletanêa de pequenas notas extraídas das Edições de 26 à 30, ANO I, da
"A UNIÃO"
ESCUDO DO C.E.F.D.
O valoroso CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE, tem um novo escudo.
Desenhado por um profundo conhecedor do esporte e excelente colorificador, o novo escudo está bela e significativamente colorido. Circunscrevendo o desenho interior, lê-se nas margens o nome do clube. Ao centro, foi pintada a metade de uma bola, déla saindo as cores que representa o clube.
Dentro de breves dias, terá logar a inauguração desse escudo na séde desa agremiação. Por essa ocasião, esta folha, publicará o seu cliché que, melhor do que estas linhas dará conhecer aos leitores as suas bem dispostas linhas, cuja harmonia de cores é deslumbrante.
-§§§§§§-
S O C I A I S
ANIVERSARIOS
Faz annos dia 30 do corrente o Sr. EDMUNDO ROIZ
No mesmo dia o Sr. JOSÉ JUSTI.
MISSA
A Família RABANÉA, no dia 5 do correntemandou rezar u'a missa na Matriz local em sufragio à alma de D. ANTONIA RABANÉA, data do primeiro aniversario da sua morte.
FALECIMENTO
Na Vila de BEBEDOURO, em dias da semana, falaeceu o Snr. FRANCISCO MACHADO, que anteriormente exerceu a profissão de dentista pratico nesta praça.
Pezames.
-§§§§§§-
Nº27, DOURADO, 17 DE ABRIL DE 1932
GENTE PEQUENA APRENDENDO A SER GENTE GRANDE
A idéa habitual que se faz do grupo ou de uma escola da infancia, em aparencia de um problema escolar, é de que se trata de um adiantamento de causar prazer de acostumar a crenaça à disciplina.
Ha ainda quem o julga apenas uma béla maneia de ir a menos, no menino, mais de quarenta por centodo seu caracterisitico espiritual de travessura.
É limitado a antecamara do grupo, e tambem falar com carinho na alma algum afeto no carater infantil, e com o cuidado, do entendimento necessario para trabalhar com espirito essencialmente amoldaveis, todos os elementos de moral que, mais tarde na idade, preciosa estender a firmeza e solidez.
Com a liberdade e a confiança que tem no lar, controladas, conhecidas pela vigilanci dos professores, as creanças aprendem, antes de tudo, a viver na mocidade. A tolerancia maternal para com as inocentes crenaças e o carinho de palavras têm como conclusão natural, ficar o menino a vontade.
Pode descobrir então, os seus sentimentos abrir um dia as suas disposições principiante para a tristeza, a compreensão: tudo isso, faz parte do tratado sobre a alma, que passa dar aviso contrarioem casa e qu, pla primeira vezcontribui ao contato de estranhos. E aparece importancia desses estabelecimentos; um conselho aqui, mais um outro conselho acolá, que se gravam no espirito dos meninos, e lhes dão os conhecimentos primeiro de bôa conduta. Compreender para falar com as crenaças é precisoque se falem diretamente à inteligencia dos meninos, tornando-lhes amanhã nos bancos escolares, claro o entendimento das lições que recebem. As horas passam dentro do recreio, cheios de atrativos para os meninos encontrarem prazer nas lições e carinhos dos eus professores. E, forçozamente, serão amanhã ótimos homens e excelentes senhores, por haverem sido alunos obedientes, e aplicados, conservando dessa feliz peça da vida a recordação.
C. MODESTO ABREU
-§§§§§§-
SEM METRICA
Jardineiras tanto correm
Tanto incomodo que tem
Fazem concorencia as danadas,
Tendo elas boas estradas,
Ao movimento do trem.
Pelas estradas correndo,
Quantos socos levarão
Os passageiros contentes
Fazendo pouco da gente
Sem pensarem na chuva então.
Quando vem o aguaceiro,
Não custa a modificar,
Deixam logo a jardineira
Por já não ser brincadeira
Nosso trem vem procurar.
O monstro braço abérto,
Sabe o povo receber,
Com seu apito tremente.
Conduz o povo inclemente,
Que não sabe conhecer.
Caia chuva, faça vento
Ronque no alto o trovão,
O monstro corta a estrada
Para ele não é nada
Tem o progresso na mão.
Chegará o dia logo,
Que todos conhecerão
O valor de nossa Estrada,
Tornar-se-ão camarada!
Do Zé Porfirio Bastião
BIT.
-§§§§§§-
S O C I A I S
Fazem anos hoje,
D. INEZ BANDEIRA ,irmã do sr. GASTÃO R. ABREU, Secretario d Superintendencia.
D. IRACEMA A. VANUCHI, esposa do Sr. FELIX VANUCHI
- Fez anos dia 10 a menina GUIOMAR e dia 22 faz o menino EDMAR, filhos do Sr. JOAQUIM ABRANCHES.
-§§§§§§-
Nº28, DOURADO, 24 DE ABRIL DE 1932
A V I S O
Acaba de ser instalada à Rua Dr. Marques Ferreira nº58, a alfaiataria "FOSCHINI", de FRANCISCO FOSCHINI.
-§§§§§§-
S O C I A I S
Fizeram anos,
- No dia 22 do corrente, o distincto moço Snr. HERCULANO DE ANDRADE, dedicado funcionario da Superintendencia.
- ROSA filha do Sr JOSE FIGUIEREDO correto mestre de linha da secção de Bariry.
- O menino RODNEY, filho do Snr. ROBERTO FANTINI, digno encarregado da scção de ajustadores e de D. ROSALIA CERVADORO.
-§§§§§§-
Nº29, DOURADO, 1 DE MAIO DE 1932
Communicou-nos a Diretoria do CLUBE E. F. DOURADENSE que hoje as 20,30 dar-se-ha a abertura da séde social do referido Clube, amplamenteinstallada no confortavel predio da Rua Dr. Marques Ferreira n.53.
Ao trazer-nos ess communicação, pediu-nos a Directoria do "FERROVIARIO" que dessemos um cunho de communicado official à noticia, dirigido a todos os associados do CLUBE E. F. DOURADENSE.
E, é assim que gostosamente, nos desempenhamos da incumbencia que nos foi commettida, annunciando aos socios do Clube, a abertura da séde do mesmo.
Encima estas linhas uma reproducção do escudo adoptado para o Clube, pela sua Directoria, ad-referendum da primeir assembéa geral que fôr realizada.
Com o estabelecimentode sua séde, realisa o "FERROVIARIO", uma antig aspiração, que, representa mais um resultado do esforço que tem despendido em pról do seu progresso, e do progresso material e social da terra em que vive.
-§§§§§§-
NOSSA C. D.
Todos nós, da DOURADO,
Satisfeitos e alegres vivemos.
Recebendo sempre nosso orenado,
O nosso lar com fartura temos.
Tenho orgulho em ser desta ESTRADA
Para isso razão há bastante.
Levo a vida feliz e folgada,
Pelo conforto que ella garante.
Desde a idade de 15 annos,
Para ella venho trabalhando.
Com amor e esforço humano,
A vida calma e feliz levando.
Cafesál, abril 1932
SARMENTO
-******-
S O C I A E S
NASCIMENTOS
No dia 17 de Março p.passado o snr. JULIO GIACHINI, conferente em Bocaina, e sua esposa D. ANGELA BÉRGO GIACHINI, foram brindados com o nascimento de mais um menino, que recebeu o nome de ROMILDO SEGUNDO.
Desde o dia 26 do corrente que o lar do snr. FRANCISCO FOSCHINI, e D. CARMEN PESCUMO FOSCHINI, encontra-se com nais uma herdeira que na pia baptismal receberá o nome de CONCHETA.
Parabens
-.-.-.-.-.-
VISITANTES
Encontra-se nesta cidade em visita à sua familia o snr. NESTOR PEREIRA DE AZEVEDO, director do jornal "O PROGRESSO" de Itatiba.
Deram o prazer de suas visitas a esta redacção os snrs. NAIM NEMES, gerente da CASA FADUL desta praça, e BENEDICTO ALVES DE TOLEDO, escrivão do Cartorio de Paz.
-.-.-.-.-.-
CEIA
Em 23 do corrente às 22 horas no CLUBE UNIÃO OPERARIO realisou-se uma cerimoniosa ceia, organisada aos senhores associados pelo snr. ANTONIO D'ANGELO, na qual tomaram parte os seguintes snrs.: JOSÉ PLACERES, BENEDICTO DE OLIVEIRA, GAUDENCIO DEL CIEL, DR. ALEXANDRE COCOCI, GASTÃO RAMALHO DE ABREU, HERCULANO ANDRADE, FRANCISCO RABANÉA, LEONARDO RUSSO, ARISTIDES RIBEIRO, EUGENIO DE SOUSA, NAIM NEMES, ANTONIO VANNUCHI, DOMINGOS FRANCO, RAMON RUSSO e o repreentante da "A UNIÃO".
-.-.-.-.-.-
FIZERAM ANNOS
No dia 26 o menino CAMILLO MANOEL, filho do snr. CAMILO PEREIRA MACEDO, encaregado do serviço de reclamações da C.D..
No dia 30 o jovem EDMUNDO ROIZ, dedicado funccionario da repartição da linha.
Nossos parabens.
-§§§§§§-
Nº30, DOURADO, 8 DE MAIO DE 1932
CLUBE UNIÃO OPERARIO
Na noite de 30 de abril para 1º de maio, comemorando essa gloriosa dat, a directoria do CLUBE U. OPERARIO deu um magnifico baile aos seus associados.
Não antecipamos a noticia por absoluta falta d espaço.
Agradecemos ao convite que no foi feito.
ELEIÇÃO
Com o comparecimento de 13 dos associados no dia 4 do actual, as 21 horas realisou-se a eleição da escolha duma nova directoria para dirigir o destino daquella associação até maio de 1933, com o seguinte resultado.
Com excepção do 2º secretario HERMINIO OLIVEIRA SOUZA, foram reeleitos por unanimidade de votos: Presidente LEONARDO RUSSO, Vice-presidente ALBERTO TVANO, 1º secretario ARISTIDES RIBEIRO, Thesoureiro JOSÉ MARTINS JUNIOR, Conselho Fiscal: REMO SILVANE, ANTONIO VANNUCHE e DOMINGOS FAILA.
Terminada a apuração o snr. LEONARDO RUSSO tomou a palavra agradecendo aos presentes, determinando o dia 11 para a posse da nova directoria, e manifestouo seu desejo de renuncia pelos seus affazeres que o impossibilita de desempenhar o cargo, entretanto, não foi ainda uma resolução definitiva, e esperamos que seja revogada.
Usando em seguida da palavra, o socio GUMERCINDO SILVA, ventilou a necessidade do snr. LEONARDO RUSSO e dos seus membros continuarem à frente deste clube, não tão sómente pelos relevantes erviços prestados, como tambem pelo desejo da maioria.
-§§§§§§-
J A N T A R
Hontem à tarde realisou-se no BAR RECREIO do snr. BAPTISTA PIGNANELI, um intimo e opiparo jantar, no qual tomaram parte os senhores: ALFREDO CARVALHO ARAUJO, ONOFRE ARRUDA PENTEADO, GAUDENCIO DEL CIEL, CESAR DAVOGLIO, DOMINGOS FRONTEIRA, LUIS D'ABRUZZO, MARIO ARRUDA PENTEADO, BENEDCITO ALVES TOLEDO, ALCINDO ARRUDA PENTEADO, e o representante da "A UNIÃO".
-§§§§§§-
C O M S A U D A D E S
Quazi toda a madrugada
Ao longe ouço um apito,
É a larga que em debandada,
Ruma celere a R.Bonito.
Me dá saudade esse apito,
Da bitola larga afamada.
Onde é alegre e bonito,
O movimento da Estrada.
Com este meu pensamento
Não despreso a bitolinha,
Que tambem tem movimento,
E tambem é bôasinha.
É que estou acostumado,
Com a bitola de metro.
Onde corre trem lotado,
Com um machinista esperto.
Salustiano e Zabulão
O bronze sabem trilar
Benjamin e Rabelão
Fazem meninas chorar.
Cafésal-Maio,1932
SARMENTO
-§§-
S O C I A E S
LEONOR PLACERES
O dia 11 do correnteserá de grandes festas para o honrado lar do casal PLACERES, pelo motivo assás justoe significativo da passagem de mais um anno de existencia de sua prendada filha, a graciosa LEONOR.
A senhorita LEONOR que de habitual já é de uma alegria sã e comunicativa, estará, por certo, nesse grande dia encantadora. As muitas felicitações que a gentil anniversariante receberá juntamos as nossas mais sinceras.
MERCEDES FATORE
Esta elegante senhorita filha do casal FATTORI completou no 3 do corrente, mais um anno de sua preciosa existencia.
Embora tarde, apresentamos nossas felicitações.
Dr. DOMINGOS FARO
"A UNIÃO" embora sendo orgão puramente de uma classe de lidadores ferroviarios, não podia deixar de registrar a passagem do anniversario natalicio de S.S. assignalada em 3 do corrente.
Rende posteriormente, um singelo mas sincero preito de homenagem à figura symphatica do preclaro educador, que muito tem feito em beneficioda collectividde, e para o engrandecimento da Instrução Publica.
S.S. pelos seus admiraveis dons de sociabilidade e pela sua frequente e util intervenção em todas as questões que agitam as diversas classes sociaes, que muitas vezes appelam para as suas luzes e o seu prestigio, é um cidadão activo e prestante, cujo nome está ligado a alguns notaveis emprehendimentos, é como homem de letras e advogado que o seu formoso espirito ficará na recordação do povo futuro.
Cumprimentos.
-#######-
-#######-
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS / FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário