quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-58: 7 DE SETEMBRO DE 1918



GRUPO ESCOLAR DE DOURADO
Sumptuosa comemoração do dia 7 de Setembro
 

Como noticiamos em nosso numero transacto, levou-se a effeito no grupo escolar local uma imponente festa commemorativa da data da emancipação brasileira.
Ao meio dia estivemos presentes e mais que nunca nos foi grato o ensejo de admirar a mimosidade com que foi ornamentado o galpão d'aquelle estabelecimento de ensino, tão boa hora entregue à competente direcção do prof: sr. José Benedicto Dutra.
Notava-se no centro uma grande bola auriverde despedindo linhas de bandeiras das nações amigas, que divergiam para todos os ângulos e ahi se entrelaçavam em arcos de bambus.
A disposição das cadeiras e bancos foi de maneira a proporcionar conforto aos alumnos e assistentes, motivo pelo que quasi nullo foi o ruído por parte da petizada enthusiasmada.
Notou-se a presença da maior parte das famílias que constituem a nossa elite, e que vêm comprovando com sua assiduidade às festas escolares, o interesse com que tomam a educação de seus filhos.
A' hora determinada, o sr. director pronunciou eloquente e captivante alloucação, fazendo sentir aos presentes a necessidade de se commemorar condignamente a data, que rememora nossa independência.
Acto contínuo dirigiu seu convite aos srs. Cap. Leopoldo Adolpho Machado, Presidente da Camara; Cel. Benedicto Bueno de Godoy, Chefe do Directorio Politico e Autoridade Policial; Dr. João B. Marques Ferreira, clinico e representante da nossa Camara; também ao Rev. P.e Manoel Samapaio, acatado parocho e Raul Araújo representante desta folha e do sr. Alfredo Araújo, Prefeito Municipal, para que chegassem junto à mesa da presidência e assim dar-se inicio ao programma.   
Logo após deu-se  começo ao programma caprichosamente elaborado, com o hynno "7 de Setembro". É inegável o enthusiasmo que estabeleceu a harmonia entre a voz dos alumnos e a Orchestra Carlos Gomes, gentilmente offerecida pelos cavalheiros Eloy de Carvalho Braga e José Benedicto Ferraz. Isto patenteou a dedicação das adjuntas dªs. Clarice Goulart e Christina Fittipaldi, designadas para a direcção do canto e dos srs. músicos, que delicadamente se prestaram aos ensaios semanaes, para mais realce da nossa festa escolar.
Em seguida, deu-se a palavra ao prof. Domingos Faro, que descorreu sobre a data e commentou a vida de José Bonifácio, como typo de immaculada virtude e fervoroso patriota. 
Seguiram, na ordem, cançonetas e recitativos, tendo recebido o corpo docente muitos cumprimentos pelo bom desempenho dos seus alumnos.
Eugenio Feltrin e Demerval Costa, no dialogo "O grande dia", da lavra do talentoso prof. Américo Virginio dos Santos, brilharam nesse papel, dando-lhe o caracter natural de uma palestra intima e accentuado expressivamente os nomes dos personagens que decorreram na exposição do facto.
Não de menor realce foram os diálogos "O 7 de Setembro" e "Independência" pelas alumnas Luiza Pelaes e Celina Giannini, Maria L. Abreu e Jandyra dos Santos, que mereceram prolongados applausos. 
Proferiram rápidas, mas elegantes saudações à data, os alumnos Guilherme Gianini e Nadyr da Silva Abreu, que, por serem esses trabalhinhos de sua autoria, foram alvos de merecidos encômios.
Quanto às poesias, O soldado, 7 de Setembro, Saudação à Bandeira, Independência, Pela Pátria, O Berço da Liberdade, Cidade Luz, O Primeiro barco, 7 de Setembro de 1822, A arvore das lagrimas, e José Bonifácio, recitadas respectivamente pelos alumnos  Francisco Gonçalves, Celso Penteado, Antônio Ortegas, José Maria Toledo, Natal Zanotti, Lysandro Fragalli, Paulo Faro e as gentis meninas Semíramis Santos, Zulmira Gennari, Lyriss Rocha e Ernesta Clara, não nos é dado destacar um só, porque todos primaram pela expontaneidade dos gestos, entoação da voz e movimentos involuntários - provas patentes de que sentiam e comprehendiam o que recitavam.  
(trecho danificado) ao puríssimo gosto dos dignos professores, como como nos foi opportuno assistir e lograr algumas horas.
Lyriss Rocha, menina de 7 annos, na sua débil voz, que cantava "A mentirosa", prendeu o auditório que não lhe regateou as mais sinceras de suas palmas.
Nair dos Santos, na "Cousas da Moda" reuniu à vozinha maviosa de seus 10 annos, os requisitos necessários a quem canta bem.
Ida Jacobucci, nos "Meus oito annos", deu à voz, acompanhando com fidelidade as diversas passagens da musica, a entoação precisa de quem sente, de facto, saudades do passado.
Paulo Faro, Alzira Gennari e Isabel Gimenez evidenciaram ainda por esta vez a sensível tendência ao canto, desembaraçando-se de suas cançonetas com primorosa expressão.
Ao terminar o ultimo numero do programma foi dada a palavra ao snr. Aristóteles Soares da Rocha. que mais uma vez pôz em evidencia sua cerebração pujante.
Improvisou longa oração com talento e felicidade a Caridade e a educação que as mães devem dar aos filhos.
Trouxe á baila os pensamentos de Perez, que diz e affirma,  serem os joelhos da mãe os primeiros bancos da escola. 
Considerou que as famílias devem cuidar carinhosamente da educação das creanças, prestar collaboração à escola, para que os filhos possam no futuro ser cidadãos patriotas, de caracter impolluto, amantes da família e respeitadores da sociedade.
Aqui registramos nossos sinceros cumprimentos ao acatado director snr. José Benedicto Dutra e digno corpo docente pelo feliz êxito dos alumnos e magnifica festa que nos proporcionaram.
 
Jornal " O POPULAR", Dourado, de 14 de Setembro de 1918.
  
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário