sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-80: NOSSA HISTÓRIA IX


ACTA DA SESSÃO SOLENE DE COMPROMISSO E POSSE AOS VEREADORES ELEITOS À CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO PARA O TRIÊNIO DE 1.917 à 1.920, SOB A PRESIDÊNCIA DO MERITÍSSIMO JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DA COMARCA DE RIBEIRÃO BONITO.
 
Aos quinze dias do mez de Janeiro de mil novecentos e dezessete, nesta cidade de Dourado e município do mesmo nome, comarca de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, na Sala das Sessões da Camara Municipal, às doze horas, ahi presente o meritíssimo Juiz de Direito Substituto da Comarca, Cel. ANTONIO DUARTE PINTO FERRAZ, convidado por ofício para dar posse, na forma da lei, aos vereadores  eleitos, para o triênio que hoje se inicia, commigo secretário abaixo nomeado e assignado  servindo de secretário com o mesmo Juiz, de conformidade com o paragrapho 3º do artigo 10 do decreto Nº1.533 de 28 de Novembro de 1907, que regulamenta a lei nº1003, em vigor, presentes também os demais vereadores ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, RICARDO NEGRI, DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA e TRAJANO PENTEADO, cujos poderes foram verificados e proclamados em sessão de 10 de Janeiro, o mesmo Juiz deferiu o compromisso a todos os vereadores proferindo o primeiro Leopoldo Adolpho Machado a seguinte forma:- "Prometo desempenhar com honra e lealdade o mandato de vereador promovendo o bem geral do município e respeitando as constituições Federal e do Estado, as leis da União e do Estado e as leis e provimentos e resoluções municipais". Os demais vereadores e cada um por si repetiu:- Assim o prometto". Deferido o compromisso o meritíssimo Juiz retirou-se passando a presidência da reunião ao vereador mais velho LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO. E para constar manda o mesmo Juiz lavrar a presente acta que assigna com os vereadores e assistentes. Eu, Aurélio dos Santos, Secretário da Camara Municipal a escrevi.
(ass.)ANTONIO DUARTE PINTO FERRAZ
         ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO
         JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
         RICARDO NEGRI 
         DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
         TRAJANO PENTEADO
         LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO
 
-§§§§§§-
 
ACTA DA SESSÃO DA CAMARA PARA ELEIÇÃO DA MEZA E COMMISSÕES.
 
Aos quinze dias do mez de Janeiro de mil novecentos e dezessete, nesta cidade de Dourado, Estado de São Paulo, em casa da Camara Municipal, reunidos os vereadores empossados cidadãos LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO, JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS, RICARDO NEGRI, DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA, e TRAJANO PENTEADO, sobre a presidência do primeiro na qualidade de mais velho dos eleitos.
Havendo numero legal foi aberta a sessão para o fim especial da eleição de Presidente, Vice-Presidente, Prefeito e Vice-Prefeito, e Commissões, cujo resultado depois das formalidades legaes foi o seguinte:- Para Presidente Leopoldo Adolpho Machado, três votos; Alfredo Augusto de Araújo, um voto; Dr. João Baptista Marques Ferreira, dois votos. Sendo declarado eleito presidente LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO por três votos. Para Vice-Presidente obtiveram votos Dr. João Baptista Marques Ferreira dois votos; Trajano Penteado, dois votos; Alfredo Augusto de Araújo, um voto; e José Aleixo dos Santos, um voto. Havendo empate na forma da lei foi eleito Dr. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA para Vice-Presidente como mais velho. Para Prefeito obtiveram votos Alfredo Augusto de Araújo, três votos; Trajano Penteado um voto. Sendo declarado eleito Prefeito ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO. Para Vice-Prefeito obtiveram votos Ricardo Negri, dois votos; Trajano Penteado, dois votos; José Aleixo dos Santos, um voto; e Dr. João Baptista Marques Ferreira um voto. Havendo empate foi eleito Vice-Prefeito RICARDO NEGRI de conformidade com a lei. Para Commissões de "Fazenda e Estatística", José Aleixo dos Santos e Ricardo Negri; "Saúde e Obras Públicas", Leopoldo Adolpho Machado e Trajano Penteado; e "Justiça, Redação e Instrucção Pública", Alfredo Augusto de Araújo e Dr. João Baptista Marques Ferreira. Ficou deliberado que as sessões da Camara se realizarão nos dias primeiro e quinze de cada mez, e sendo feriados e dias santos, serão nos dias subsequentes. Em tempo declaro para a eleição de Prefeito foram appurados duas cédulas em branco. Nada mais havendo a tratar-se foi foi encerrada a presente acta que vae por todos assignada. Eu, Aurélio dos Santos, Secretário da Camara a escrevi.
(ass.) LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO
          ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO
          JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS 
          RICARDO NEGRI
          DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
          TRAJANO PENTEADO
-§§§§§§-
 
 
Triênio 1917/1920
 
1917 - Prefeito: ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO
           Vice-Prefeito: RICARDO NEGRI
           Presidente: LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO
           Vice-Presidente: DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
 
1918 - Prefeito: ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO
           Vice-Prefeito: JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS
           Presidente: LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO
           Vice-Presidente: DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
 
1919 - Prefeito: ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO
           Vice-Prefeito: TRAJANO PENTEADO
           Presidente: LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO
           Vice-Presidente: DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
  



 

 



ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/LIVRO DE ATAS DA CAMARA MUNICIPAL/FAZENDA FIGUEIRA DO BEBEDOURO(Manelito) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário