quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CASA DOS PAPÉIS-83: NOTAS ESPORTIVAS 08


1977 - ANO DOURADO DO FUTEBOL DOURADENSE
 
O ano de 1977 foi incontestavelmente o ano dourado do nosso futebol. Mais de 20 jovens na idade de 18 anos à 22 anos, no máximo, surgiram no cenário desportivo douradense, projetando um futuro bastante promissor do nosso futebol.
Em 1968 o São João F.C. passou a chamar-se DOURADO ESPORTE CLUBE oficialmente, mas era comum naqueles tempos a diretoria não terminar o seu mandato, e o futebol ficava meses inativo, aí surgia um  cidadão disposto a "tocar" o time e voltava com o nome de São João F.C.
Em janeiro de 1977 nova diretoria foi formada, visando, depois de 20 anos disputar o campeonato Amador Regional, adotando o seu verdadeiro nome, DOURADO ESPORTE CLUBE, registrado oficialmente na Federação Paulista de Futebol, com os seguintes membros no comando: Presidente: RUDYNEI FATTORE; 1º Vice: ADELFO GENARDI; 2º Vice: ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE SOUZA; 1º Tesoureiro: JOSÉ LUIZ PERCEGO; 2º Tesoureiro: ANTONIO ROSATO; 1º Secretário: MILTON ANTONIO BUENO; 2º Secretário: JOÃO RUBENS DAL NEGRO SIMÕES; Diretor Esportivo: ANTONIO DO CARMO GUANHO: Supervisor Geral: JOÃO MARCOS CALDERON; 2º Diretor Esportivo: LUPERCIO DE CAMARGO MIRANDA JUNIOR; Conselho Fiscal: ANTONIO BASSI, ORLANDO MARQUES COSTA  e RUBENS BALDIM. Essa diretoria tinha a grande responsabilidade de disputar um campeonato amador regional, uma proeza que parecia impossível na mente de muitos douradenses pessimistas, era comum ouvir-se opiniões contrárias a realização desse projeto, não vai dar certo..., não dá renda..., vai dar prejuízo.., era voz corrente na cidade, mas a nova diretoria estava afim de enfrentar o desafio, mesmo sem a ajuda dos poderes públicos, que não via (não se sabe porque) com simpatia alguns membros da comissão.  
Nos meses que antecedeu o campeonato muitos amistosos foram realizados, visando o aprimoramento da nossa equipe e no dia 1º Maio - domingo - a grande estreia num estádio aberto lateralmente, pois o prefeito mandou derrubar a cerca para construir muro de blocos, criando um grande problema para a diretoria, mas o torcedor valorizando o trabalho da diretoria pagou disciplinadamente seu ingresso e lotou o Estádio do Parque São Pedro, sendo recompensado com a grande vitória do nosso time frente ao grande esquadrão da USINA DA SERRA F.C., por 1 a 0, gol consignado por MAURINHO BUENO.
O Dourado E.C. jogou com a seguinte formação: JOÃO NORBERTO, ZECATONHO, DORE, ALEMÃO e CIDINHO; PAULINHO  e TIÃOZINHO; BILITA (RÊ), BOLINHA, PAULÃO  e MAURO BUENO. Terminou numa grande festa a estreia do futebol douradense, com centenas de bandeirolas sendo agitadas na arquibancada.
15 de Maio, Dourado E.C. recebe o G.R. Cardinali e vence por 2 a 0, gols de Bolinha(1) e outro contra.
22 de Maio, rumamos com uma grande caravana de torcedores para Torrinha, onde fomos recebidos com grande animosidade, tendo o estádio local se transformado num campo de batalha entre torcedores, influindo no rendimento de nossa equipe em campo, preocupados com a integridade física de parentes presentes e com atuação facciosa do juiz - 3 a 0 para Torrinha.
29 de Maio, recebemos o valoroso quadro Pereira Lopes Ibesa e vencemos por 2 a 1,gols de Bolinha.
05 de Junho, em Brotas - Brotense 1 X Dourado 0, com juiz fazendo vistas grossas no gol legal do Paulão.
09 de Junho, feriado, voltamos jogar fora contra o GREI de Ibaté empatando em 1 a 1,gol de Bilita.
No segundo turno vencemos a equipe do Pereira Lopes por 2 a 1, gols do Paulão, nesse jogo assumiu lugar do técnico Benedito Leandro o senhor Odair Adelino.
19 de Junho, recebemos o Brotense, e com o estádio completamente lotado, vencemos com categoria 2 a 1, gols de Bilita e Mirandinha.
26 de Junho, campo adversário com vários jogadores não se cuidando na véspera fomos massacrados pelo time da Usina da Serra em 5 a 1, gol de Paulinho.  
03 de Julho, o Dourado reabilitou-se vencendo o Cardinali em seu próprio campo por 2 a 0, gols de Dorival e Zecatonho.
10 de Julho, novamente em Dourado, 2 a 1 para nossa equipe frente ao GREI de Ibaté, Paulo Fazan 2 gols.
Assim terminava o 2º turno com Dourado e Usina da Serra empatados na classificação, sendo preciso um jogo extre para apontar o campeão do 2º turno, que disputará o titulo com o campeão do 1º turno o Clube Atlético Brotense.
Esse terminou empatado em 0 x 0, na decisão por pênaltis 5 a 4 para o Dourado, com grande atuação do jovem goleiro João Norberto, a equipe formou com: JOÃO NORBERTO, TURCO (BOLINHA), DORE, ALEMÃO e ZECATONHO; PAULINHO e TIÃO; BILITA, RÊ, PAULÃO e MIRANDA (NENÊ).
Dia 07 de Agosto, grande decisão, DOURADO E.C. vs. C.A.BROTENSE.  A Cidade de Dourado respirava futebol, era o assunto geral. Grande caravana de torcedores dirigiram-se para São Carlos, famílias douradenses presente numa grande festa do nosso futebol.
O estádio Luizão em São Carlos estava completamente lotado, nossos jovens jogadores bastante confiantes.
Mas prevaleceu a maior experiência do time de Brotas, formado por ex-profissionais de futebol e perdemos por 4 a 1, contagem madrasta  para um time que surpreendeu toda a região pela sua garra e juventude.
O DOURADO E.C. encerrou o campeonato com a seguinte escalação: JOÃO NORBERTO; BILITA, DORE, ALEMÃO e ZECATONHO; PAULINHO e TIÃO; BOLINHA, RÊ, PAULÃO e MIRANDA (NENÊ), trazendo para Dourado o titulo de vice-campeão amador regional, conquistado por jogadores genuinamente douradenses, esse foi de fato o ano Dourado do nosso futebol.
 
Jornal "O DOURADO"-Nº20-ANO I-DOURADO/SP - 19/04/97
ARQUIVO CASA DOS PAPÉIS.
 
 
Em pé da E/D: BILITA, JOÃO NORBERTO, DORE, PAULINHO, ZECATONHO e ALEMÃO
Agachados da E/D: BOLINHA, RÊ, PAULÃO, TIÃO E MIRANDA.


 
Em pé da E/D: JOÃO MARCOS CALDERON (Supervisor), JOSÉ SEBASTIÃO ZÓLIO (Bilita), JOÃO NOBERTO MUNHOZ, DORIVAL MUNHOZ JUNIOR (Dore), JOÃO PAULO AGNELLI(Paulinho), JOSÉ ANTONIO DE ROSA (Zecatonho), JOSÉ BENEDITO ZÓLIO (Alemão) e RUDYNEI FATTORE (Presidente).
Agachados da E/D: JOÃO BATISTA ZÓLIO (Bolinha), JOSÉ REINALDO BALDIM (Rê), ANTONIO PAULO FAZAN (Paulão), SEBASTIÃO DAGOBERTO ADELINO (Tião), DURVALINO VITOR MIGUEL (Miranda) E LUIZ ANTONIO LOZANO (Luizão-Massagista).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 

Um comentário:

  1. Dourado sempre se deu bem no futebol, apresentando jogadores de boa estirpe como Dorival Munhoz Júnior, José Reinaldo Baldim e João Norberto.

    ResponderExcluir