sábado, 6 de janeiro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-87; HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - V


CORREIO DE DOURADO
SEMANANARIO HUMORISTICO, LITETERARIO E NOTICIOSO -o- Propriedade de uma sociedade
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EST. DE S.PAULO  |   Dourado, 27 de abril de 1919   | Anno 1 - Nº 4
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
HYGIENE
 
No nosso numero passado falamos sobre a psichologia urbana dos habitantes deste aprasivel recanto paulista. Affirmamos que os douradenses não tem poupado esforços para o progresso de Dourado.
Estribados nessa verdade inegável que muito nos honra e dignifica, propuzemo-nos falar, hoje, um pouco sobre a hygiene publica. Perdoem-nos com isso, os entendidos da matéria nossa ousadia e a estulta pretensão em abordarmos um assumpto dos vastos domínios de uma sciencia.
Valha-nos a boa intenção, e o restante deixamos ao critério dos leitores.
É bem recente, todos sabem, a medida posta em pratica pelo Governo de nosso Estado, a respeito dos conhecimentos que devem possuir os professores sobre hygiene publica elementar, afim de transmittil-os e diffundil-os por meio de conferencias publicas, ou então, directamente às creanças que lhes são entregues.
Porque, de que vale um povo laborioso e consciencioso de seu adiantamento, si nos organismos minan-lhes germens pathogenicos de uma infinidade de moléstias endêmicas ou epidêmicas, como sejam: a malária, a dipheteria, o typho e a varíola?
E como debellar esses males que assolam grande parte da nossa população rural, si ainda não estamos preparados para combatel-os? Eis um thema bastante estudado e que ha muito de preocupar a attenção dos poderes públicos.  
N'uma conferencia realisada pelo prof. Gastão Strang sobre "O problema do saneamento e o papel da escola", aquelle educador, que muitas pessoas desta cidade têm à ventura de conhecel-o, disse: "A hygiene coercitiva é própria dos povos atrasados, pois que para os civilisados basta a hygiene persuasiva.
Deve o povo comprehender a necessidade da applicação de leis sanitárias, feitas e executadas para seu próprio bem.`
É a escola a porta dos saneamento do futuro, porque no presente poderemos quando muito alliviar os soffrimentos dos enfermos sem um resultado definitivo, pois querer o contrario seria o mesmo que semear em terreno não preparado ou colher aquillo que se não plantou.
Como pode a escola contribuir directamente para a obra do saneamento? Conhecendo professor as moléstias mais communs que se podem apresentar e desenvolver no meio escolar, collaborando com os médicos na execução das medidas hygienicas; afastando da escola os alumnos atacados de moléstia contagiosa e impedindo, nos casos de moléstias como a dipheteria, a volta dos mesmos sem o attestado negativo de um profissional, para que se não constituam portadores transitórios dos germens pathogenicos, verdadeiros semeadores de epidemias.
Uma creança, cuja tez seja amarellada, sobretudo durante o período do crescimento, deve possuir parasitas intestinais. Nesse caso, o professor deverá prevenir os paes para que a submettam ao indispensável tratamento.
Com relação às moléstias eruptivas, a sua acção poderá ser mais decisiva, fazendo diagnósticos e aconselhando o tratamento.
Pela educação poderão, pois, os professores transmittir às classes, em doses dynamisadas, taes noções de hygiene, de modo que, completando o curso, se tornem alumnos propagadores dos conhecimentos adquiridos".
-§§§§§§-   
PREFIRAM SEMPRE OS PRODUCTOS DA CERVEJARIA UNICA
-§§§§§§-
 
"O MEU IDEAL"
 
Os modos de E.A.
Os olhos de S.A.
A cútis de C.D.
A alegria de C.F.
O riso de N.M.O.
Os cabellos de L.N.
A candura de G.R.
O moreno de E.F.
O collo de L.M.
As mãos de D.M.O.
As unhas de I.A.P.
A prosa de D.G.
A bocca de H.A.P.
Os sobrecilios de A.R.
O perfil de N.S.
Os braços de E.Franco
O corpo de M.B.
Os cílios de I.M.
A delicadeza de L.G.
Os pés de N.B.
A estatura de H.G.
O andar de G.M.C.
O desembaraço de C.L.A.
A idade de M.L.A.
a sympathia de G.G.
O nariz aquilino de A.R.
Os dentes de F.F.O.
E o encanto da
                                          "ODAR" 
-§§§§§§-
Para vestir-se bem só na ALFAIATARIA "AO CHIC DOURADENSE"
-§§§§§§-
 
PELO COMMERCIO
 
Foi em meado da semana finda, que em visita à JOVEM BRASILEIRA, expuzemos de modo imparcial o que vimos e registramos. Em prosseguimento da Secção encetada que se desinteressará na omissão dos nossos pareceres, e cuja norma será a neutra e verdadeira, visitámos hontem AO BARATEIRO, à Rua Mello Peixoto, 19, de propriedade do Sr. FADUL NEMES. A' porta gentilmente fomos recebidos pelo Sr. NAIM NEMES, principal gerente daquella firma e exposto o motivo a que íamos, não se demorou em satisfazer-nos o desejo. No decorrer de palestras simples e captivantes fomos informados do seu stock, que mesmos bastante exgottado pelas largas vendas que vem fazendo, orça ainda em importância superior a 30 contos de réis.
Por arguição nossa ante facturas que se nos depararam casualmente, temos o prazer de communicar  ao leitores do CORREIO, que no que por toda esta semana, AO BARATEIRO disporá de grande sortimento de algodão, algodãosinho, chitas largas, fustão, camisas, flanellas, chapéos de sol, de cabeça, cobertores e mais artigos de inverno a preços reduzidíssimos. Essa opportunidade não se deve passar despercebida aos fregueses que annualmente se precavêm dos rigores da estação invernosa.
-§§§§§§-
Todos hoje ao EDEN. Não percam esta funcção. Successo pela certa.
 
DR. CARLOS BOTELHO
Em visita a sua propriedade agrícola, chegou em 20 a esta cidade o Dr. CARLOS BOTELHO, ex-Secretario da Agricultura no Governo do Dr. Jorge Tibiriçá.
-§§§§§§-
Olá! compadre Alberto, onde vae? - Vou fazer a barba. - Em que Salão?  - Ora, no "CENTRAL", pois , é o mais hygienico e por isso, o mais preferido nesta cidade. Encontram-se lá, cigarros de todas as marcas, armarinhos e variado sortimento das mais finas perfumarias.
Rua Floriano Peixoto - esquina da Rua 15 de Novembro - Attende chamado pelo telephone.
-§§§§§§-
NOTAS E FACTOS
 
CLUB LITTERARIO E RECREATIVO
Reuniu-se hontem a Directoria do Club Recreativo e Litterario de Dourado para ajuste de contas.
Hoje proceder-se-á, em reunião convocada, a eleição da nova Directoria deffinitiva.
-§§§§§§-
 
MATADOURO
Abateram-se durante a semana 5 bovinos e 8 suínos. 
-§§§§§§-
 
FESTA DE S. JOÃO
Após a missa dominical de 20, foram sorteados para festeiros de S. João, o Sr. JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS e Da. MARIA JACINTHA DOS SANTOS.
Estamos convictos de que essa solemnidade religiosa, revestir-se-á de muita pompa, dadas as relações de amizade com que em grande circulo contam essas duas pessoas gradas.
-§§§§§§-
 
RETRETA NO JARDIM
Hoje, às horas de costume, a banda CARLOS GOMES, executará na praça Dr. Carlos Botelho, o programma abaixo:
1ª Parte
H. Marques............Dobrado
----             .............Valsa
Yayá          .............Polka
2ª Parte
Valsa - Brane
Marcha - Meu Regimento
-§§§§§§-
 
GALVANOPLASTIA - Tento de demorar-me nesta cidade, por alguns dias, offereço ao respeitável publico, meus serviços profissionaes. 
Douro, prateio todo e qualquer metal, por meio de electricidade, a fogo, e, com toda perfeição sendo garantido.
Preços módicos
HOTEL TOSCANO - JOAQUIM VICTOR RODRIGUES
-§§§§§§-
 
NOTAS RELIGIOSAS
Primeira Missa - às   8 horas
Missa do dia     - às 11 horas
 Estão encarregadas da aulas de catecismo e ornamentação do altar, as senhorinhas ROSA GIANNINI, MARIA MACHADO, ANTONIA CARLI  e MARIA ZANON.
Preside o catecismo a Directora - MARIA V. DE BARROS
A's 13 horas reunir-se-á o apostolado da oração. 
 -§§§§§§-
 

 
 
 

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário