terça-feira, 25 de setembro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-153: NOSSA HISTÓRIA - XVI

DIARIO OFFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
   ANNO 23º-24º DA REPUBLICA-N.253-SÃO PAULO    SEXTA FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 1912 - PAG.4659/4660/4661/4662/4663
PUBLICAÇÕES PARTICULARES
ESTATUTOS
DO
BANCO CUSTEIO RURAL DE DOURADO
CAPITULO I
DO NOME, FINS E SÉDE
Artigo 1º - Constitue-se entre os abaixos assignados, nos ternos destes estatutos e do decreto n.434, de 4 de Julho de 1891, uma sociedade anonyma de credito agrícola com a denominação de "BANCO DE CUSTEIO RURAL DE DOURADO". 
Artigo 2º - Os fins principaes do Banco são:
a) attrair o dinheiro esparso e desaproveitado de sua zona e o mesmo tempoestimular a formação de economias na população, offerecendo aos depositantes delas, com a inteira segurança de reembolso e o pagamento de juro egual ao das Caixas Econômicas ou maior, as grandes vantagens da proximidade;
b) emprestar esse dinheiro aos sócios, para custeio de lavoura, sob garantia de penhor agrícola;
c) desenvolver um fundo indivisível de garantia, composto de duas reservas, futuroso patrimônio da lavoura municipal;
d) poupar o numerário e facilitar as transações e os pagamentos, especialmente para os lavradores nas fazendas, introduzindo o uso, em larga escala dos cheques;
e) fazer parte da federação de que é centro a SOCIEDADE INCORPORADORA, dando-lhe e della recebendo forças.
Artigo 3º - O Banco tem sua sede na cidade de DOURADO do ESTADO DE SÃO PAULO.
CAPITULO II - ...
CAPITULO IX - ...
Artigo 86º - O primeiro anno social e financeiro do Banco é este de 1912.
-§§§§§§-
Acta da assembléa-geral extraordinária do BANCO DE CUSTEIO RURAL DE DOURADO em 3 de Novembro de 1912.
Aos três dias do mez de Novembro de mil novecentos e doze, às duas horas da tarde em uma das salas do edifício onde funcciona a Câmara Municipal de DOURADO, presentes os mesmos accionistas que compuzeram a assembléa constituinte do "BANCO DE CUSTEIO RURAL DE DOURADO", foi de novo acclamado a mesma mesa que presidiu aquella assembléa e composta dos senhores dr. EVERARDO VALLIN PEREIRA DE SOUSA, Presidente-VICTOR MIGUEL ROMANO, primeiro secretario e ENÉAS CESAR PESTANA segundo secretario.
O sr. presidente declarou que se ia proceder à eleição para os cargos de diretores, fiscaes e suplentes e convidou os accionistas a prepararem suas cédulas, para cujo fim suspendeu a sessão por quinze minutos. Reaberta a sessão o sr. presidente convidou para auxiliar na apuração o sr. ALONSO LEITE DE ALMEIDA, o qual acceitou o cargo e tomou assento, procedendo-se em seguida à votação. Contadas e apuradas as cédulas deram o seguinte resultado, eleitos para directores os senhores LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, por quarenta e três votos; ANANIAS CARDOSO DOS SANTOS, por quarenta e um votos; SYLVESTRE XAVIER DE MENDONÇA, vinte e nove votos. Eleitos para fiscaes ADOLPHO MANOEL ALVES, quarenta e três votos, JOÃO BAPTISTA DE O. BORGES, quarenta e dois votos e doutor EVERARDO DE SOUSA, quarenta votos. Eleitos para supplentes de fiscaes; IGNACIO GRANPIERRE DE REZENDE, quarenta e dois votos, ANTONIO C. DE ARRUDA BOTELHO, quarenta e três votos e FRANKLIN MODESTO DE ABREU, quarenta e dois votos. Também obtiveram votos os seguintes accionistas: Para directores, EURIPEDES ROCHA, treze votos, dr. EVERARDO DE SOUSA, dois votos e JOAQUIM BRAGA um voto. Para Fiscaes: ANANIAS CARDOSO DOS SANTOS,dr. MAXIMILIANO DE REZENDE, SYLVESTRE XAVIER DE MENDONÇA e JOÃO PATRICIO DE OLIVEIRA, um voto cada um. Para Supplentes: ARISTOTELES SOARES DA ROCHA e ALONSO LEITE DE ALMEIDA, um voto cada uma. Terminada a votação e apuração, o senhor presidente annunciou o resultado e proclamou os eleitos. Neste acto pediu a palavra o accionista Aristóteles Soares da Rocha que em breve e eloquente discurso salientou os esforços empregados pelo senhor EVERARDO DE SOUSA, para a fundação deste BANCO, congratulando-se com DOURADO pelo passo progressista que acaba de dar coma fundação deste instituto de credito. Em seguida pediu ao senhor presidente que consultasse aos demais senhores accionistas se concordavam em auctorizar a mesa redigir, aprovar e assignar a acta. O senhor presidente submetteu a proposta à apreciação da casa que aprovou a unanimamente. Terminada por esta forma os trabalhos foi a presente acta lavrada em duplicata, que depois de lida e approvada foi assignada pela mesa. Eu, Enéas Cesar Pestana, 2º secretário, a escrevi e assigno. Everardo Vallin Pereira de Sousa, presidente-Victor Miguel Romano, 1º secretário-Enéas Cesar Pestana, 2º secretário-Alonso Leite de Almeida. Reconheço verdadeiras as firmas supras  e dou fé. Dourado, 4 de Novembro de 1912. Em testemunho(estava signal publico) da verdade Agostinho Xavier de Mendonça.
NOMES DO DIRECTORES ELEITOS E SUAS PROFISSÕES:
ANANIAS CARDOSO DOS SANTOS, fazendeiro, residente neste município.
LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO, farmacêutico, residente neste município.
SYLVESTRE XAVIER DE MENDONÇA, proprietário e funccionário, residente neste município.
Lista nominativa dos srs. accionistas do "BANCO DE CUSTEIO RURAL DE DOURADO", com indicação do numero de acções que cada um possue e das entradas realizadas, sendo o valor nominal de acção de 1:000$000.
1-ADOLPHO MANOEL ALVES(1), 2-ALFREDO AUGUSTO DE ARAUJO(1), 3-ALFREDO DE CARVALHO ARAUJO(1), 4-ALONSO LEITE DE ALMEIDA(1), 5-ANANIAS CARDOSO DOSANTOS(1), 6-ANTONIA DE BARROS P. SOUSA, d.(1), 7-ANTONIA C. TINOCO ALVES, d.(1), 8-ANTONIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO(1), 9-ARGENTON LUIZ & FILHOS(1),  10-ARISTOTELES SOARES DA ROCHA(1), 11-AURELIO NEVES, dr(1), 12-BEATRIZ DE SOUSA, rep. por seu pae dr.Everardo de Sousa(1), 13-BRANCA PEREIRA DE SOUSA(1),  14-BRASILIO DE CAMPOS MACHADO(1), 15-CAETANO GRAMANI(1), 16-CAMARA MUNICIPAL DE DOURADO(20), 17-CARLOS BOTELHO,dr(1), 18-CECILIA DE SOUSA, rep. por seu pae dr. Everardo de Sousa(1),  19-CONSTANÇA DE BRITO BOTELHO,d.(1), 20-CONSTANÇA BOTELHO FILHA,d(1), 21-CYRO MARCONDES REZENDE(1), 22-DULCI VALLIN(1), 23-EGBERTO DE SOUSA, rep. por seu pae.dr. Everardo de Sousa(1), 24-ELIAS FERES & COMP. (1), 25-ERIBERTO TOMIONI(1), 26-EURIPEDES ROCHA(1),  27-EVERARDO VALLIN PEREIRA DE SOUSA(1), 28-FRANKLIM MODESTO DE ABREU(1), 29-IGNACIO G. REZENDE(1), 30-IGNACIO M. REZENDE, dr.(1), 31-ISABEL FAGNONI GALLOTI(1), 32-JACINTHO ELEODORO DOS SANTOS(1), 33-JOÃO BAPTISTA DE O. BORGES(1), 34-JOÃO CESAR AZEVEDO(1), 35-JOÃO MARSIGLIA(1), 36-JOÃO PATRICIO DE OLIVEIRA(1), 37-JOAQUIM DA SILVA BRAGA(1), 38-JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS(1), 39-JOSÉ GUIMARO(1), 40-JOSÉ LUIZ DE M. OLIVEIRA(1), 41-JOSÉ DE O. GONÇALVES(1), 42-LUIZ ANTONIO MACHADO(1), 43-LUIZ BATTISACCO(1), 44-LUIZ CARLOS DE O. BORGES(1), 45-LEOPOLDO ADOLPHO MACHADO(1), 46-MANOEL LOPES OSORIO(1), 47-MARIA CARLOTA P.DE SOUSA(1), 48-MARIA JOSÉ DA COSTA(1), 49-MARIA F.G. REZENDE, d-(1), 50-MAXIMILIANO S. REZENDE(1), 51-MINERVINA REZENDE(1), 52-NUNZIO GRECCO, conego(1), 53-OSCAR d'OLIVEIRA BORGES(1), 54-OSCAR JOSÉ BARBOSA(1), 55-PEDRO DE S. REZENDE, rep. por seu pae Maximiliano s>Rezende(1), 56-RICARDO NEGRI(1), 57-SEBASTIÃO DA S. BRAGA(1), 58-SOCIEDADE INCORPORADORA(20), 59-SYLVESTRE XAVIER MENDONÇA(1), 60-VICENTE TAVANO(1), 61-VICTOR MIGUEL ROMANO(1), e 62-ZEFERINO BRANCO CARNEIRO(1).Total=100 acções/1:000$000=TOTAL=100:000$000.   

ARQUIVO:CASA DOS PAPÉIS
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário