segunda-feira, 6 de maio de 2019

CASA DOS PAPÉIS-194: NOTAS ESPORTIVAS - 19

CRONICA ESPORTIVA
 
C. E. FERROVIARIO DOURADENSE vs. BOCAINA F.C.
 
NUMA PARTIDA ELECTRISANTE, O BOCAINA F.C. VENCEU O FERROVIARIO, PELA CONTAGEM DE 2 A 0.
 
Da grandiosa contenda travada domingo ultimo, entre as pujantes esquadras dos clubes acima citados, na cidade de BOCAINA, sahimos derrotados por 2 a 0.
HISTORICO: Conforme foi annunciado, seguiu domingo ultimo com destino a BOCAINA, em trem especial, que partiu desta cidade às 12 horas e 45 minutos, o quadro do nosso "FERROVIARIO" onde enfrentou o forte conjunto do "BOCAINA F.C.".
O jogo foi cheio de phases emocionantes, findou com a victoria do BOCAINA de 2 pontos a zéro.
O nosso quadro entrou em campo com todos os elementos que, há tempo vêm com verdadeiro amor, defendendo as nossas cores, e não com o concurso dos conhecidos e afamados jogadores, POLASTRI, LUIZITO, MONTE e COCODÉ, como interessantemente annunciou o BOCAINA em o seu programma, a titulo de propaganda. Interessante, e bastante espirituosa foi a escalação do FERROVIARIO, apresentada pelo BOCAINA.  
E essa gostosa maneira de reclame, parece que sortiu o effeito desejado à sua bilheteria.
A delegação esportiva, chegou àquella cidade às 14,55 mais ou menos, onde teve festiva recepção do povo bocainense.
A importante disputa teve inicio às 16,55 com a sahida dos nossos, que logo perdem.
Os bocainenses que jogam a favor do sól, dão sérios ataques, mas estes são annulados pela nossa defeza que age muito firme. Os nossos atacam também, mas jogando contra o factor sorte e contra o sól, perdem varias opportunidades de conquistas.
Às 17,13 BOCAINA leva a effeito um forte ataque pelo centro: CANELLA toma a bola de DAMASINE, mas empurra-a fraca, onde é apanhada por PILLA: este sem perda de tempo chuta de canto conquistando o 1º tento as suas cores. Os nossos não desanimam, e atacam também, mas devido a imprecisão da linha de ataque nada conseguem.
Os bocainenses com todos os factores ao lado, querem augmentar a contagem: atacam pelo centro e BADÚ atira com violência para CYRO praticar uma emocionante defeza, onde é demoradamente applaudido pela selecta assistência. Com ataques recíprocos, finda o 1º tempo com a vantagem do BOCAINA por 1 ponto a zero.
Apóz o descanço regulamentar inicia-se a 2ª phase. Os nossos atacam dispostos à desfazer a contagem, e BOCAINA defende com bravura: há uma escapada de NITO, centra forte e PITANGA  que se achava bem collocado perde a melhor vasa de marcar o tento.
De um ataque levado a effeito pelo centro, CINTRA atira de poucas jardas, e BARRENTO fáz bonita defeza.
Estamos senhores do campo, mas nada conseguimos, em virtude da pouca cohesão da linha de frente.
NAME quando sósinho, frente arco de BARRENTO perde outra occasião de abrir a contagem: de um lindo passe de CINTRA, NITO foge pela sua ala e próximo do goal de BARRENTO chuta com violência: a bola é batida por aquelle onde há confusão próximo a sua meta, sahindo a bola fora.
Ao, faltarem 10 minutos para terminar o jogo, devido a um cochilo de nossa defeza, quando jogando muito adiantada, TIM recebe uma bola e passa a PILLA que atira à meta: CYRO cahi muito bem, mas a bola resvalando-se na quina do poste lateral em baixo, eleva-se à uma certa altura e entra burlando assim pela segunda vez, a vigilança do nosso guardião.
Depois desse goal, CYRO pratica mais uma linda defeza, chute de DAMASINE.
Minutos mais, finda o jogo com a victoria do BOCAINA.
O juiz teve actuação regular, e os jogadores se houveram durante todo o tempo do jogo de baixo da maior camaradagem possível. A nossa defeza foi o ponto alto do quadro, pois dela, não há nome a destacar; a linha de frente agiu muito desordenada, tendo somente ADAUCTO, desempenhado bom jogo.
FERROVIARIO:
CYRO; CANELLA e MELÃO; BARDI, ROBERTO e LOZANO; NITO, ADAUCTO, PITANGA, CINTRA e NAME.
BOCAINA:
BARRENTO; PÉ DE FERRO e ARMANDO; CARDIANO, SILVA e OSWALDO; TIM, PILLA, DAMAZINE, BADÚ e ROMILDO
***
Francamente, surpreendeu-nos a derrota alcançada, porque não a esperávamos! Entretanto, recebemol-a não diremos com o mesmo enthusiasmo de uma victoria, mas conformados, porque não estivemos no nosso dia, e encontramos resistência.
Perdemos na bola é verdade, mas lucramosno trato cavalheiresco que muito enobreceu a educação dos representantes do esporte bocainense, e bastante recommendou a policia, a acção criteriosa do Dr. Delegado de Policia, para que as festividades corressem como effectivamente correram, sem o menor incidente.
Restam-nos agora: felicitar os bocainenses que mais uma vez viram confirmado o bom nome que sempre gozaram nas rodas esportivas, agradecer a bôa hospedagem, e a delicadeza do Dr. Delegado, dignas dos melhores elogios. E isto tudo, a UNIÃO como órgão da classe ferroviária, cônscia do seu dever no seu meio, devidamente autorisada, tem a subida honra de transmitir a BOCAINA.
IZ.
-§§§§§§-
 
Jornal "A UNIÃO"- NUM. 101 - ANNO 3 - DOURADO, 5 DE NOVEMBRO DE 1933
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL
 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário