segunda-feira, 3 de junho de 2019

CASA DOS PAPÉIS-197: JUCA PATO - NUM.19



JUCA PATO - Orgam literario, humoristico e noticioso, dedicado à mocidade e ao bello sexo douradense.
Direcção: FRANCISCO CARDOSO
Collaboradores: DIVERSOS
DOURADO, 22 de Setembro de 1929 - NUM.19 - ANO I
-§§§§§§-
À Flor de Lyz
Felicito-a, pelo bom tino em advinhar mais ou menos o meu perfil. Digo mais ou menos porque não possuo lindos olhos, nem sou boasinha. As tuas palavras vieram-me provar, que és uma moça delicada e gentil. E tu mimosa florsinha, queres saber como a sonho? Apparece-me na minha imaginação como a linda artista predilecta minha, não quero porem, que tenhas cabellos ruivos. Quando e vejo apparecer na tela, esqueço tudo que me rodeia, e fico embebida na contemplação dessa formosa actriz. Ao vel-a há dias em "As férias de Clara", veio-me repentinamente a ideia que tu deves assemelhar-se a essa linda creaturinha. Ao contemplal-a, tenho a impressãoque te conheço, que já ouvi a tua voz, que te pertinho admirei o teu olhar divino, que tevi sorrir cheia de carinho e inddiferença... Mas, dizes separarmos muitas léguas, e talvez resides numa cidade encantadora, semelhante a dos contos de Mil e uma Noites, onde és uma princezinha, que o teu príncipe te foi acordar...
Minha amiguinha, creio que também amas... e não achas que é bom amar, mesmo não sendo comprehendida, quando somos nós as culpadas? E ainda mais quando não o somos por causa de um capricho?
Beija-te a amiguinha
LADY MARGARIDA
-§§§§§§-   
 
VOCE DESEJA UM BOM CARRO PARA ALUGAR?
CHAME O AUTO FORD TYPO NOVO
101
J. MORALLES
-§§§§§§-
 
PODE E NÃO PODE
EMILIA P. namorar moço de Ribeirão pode; mas querer bancar outro aqui não pode.
MERCEDES F. gostar de CARLOS M. pode, mas ser fiteira não pode.
C. GREGORIO querer ser uma teteia pode, mas exibir-se no jardim não pode.
P. ALVES ser fiteiro pode, mas querer bancar a menina da esquina , rua 7 de Setembro não pode. 
A.S. gostar do MIRANDA pode, mas querer ser MISS DOURADO não pode.
JOSÉ O. ser noivo em Itápolis pode, mas querer namorar meia dúzia aqui não pode.
E. LAURENTE ser querida pode, mas tomar namorado das outras não pode.
R. JUSTE ser noiva do VERGILIO pode, mas gostar de outro não pode.
M. JUSTE ser santinha pode, mas dizer que não sahe no JUCA PATO não pode.
Eu mesma
-§§§§§§-
Perfis pelo radio
Elle: Moreno, alto, sympathico. Possue fina educação e é muito agradável no seu modo todo cavalheiresco de tratar os outros. É um tanto retrahido e modesto. É o modelo de perfeição em sinceridade no amor, para àquella que o seu coração escolheu, e é retribuído com o mesmo affecto. Trabalha na DOURADENSE onde é muito estimado, e reside à rua 7.
Ella: Morena, cor de jambo, cor que seduz attrahe. Cabelos pretos compridos e sedosos e penteados com esmero e gosto, dando impressão ao longe de uma pintura, onde um pincel magico celebrizou-se, tal é a perfeição das linhas de seu penteado, que lhe fica graciosamente bem. Frequentadora assídua do Cine, onde a vejo na frisa, ostentando quase sempre um colar róseo, e qual princeza, expargindo olhares fidalgos. Traja-se com apurado gosto e elegancia. O seu nome ignoro. Talvez de alguma fada das regiões dos sonhos. Reside na parte alta da cidade, numa pitoresca vivenda, entre perfumosas flores.
Duque, o mysterioso
-§§§§§§- 
 
Dizem
MARIA T. diz que quando ve o seu predilecto ao lado de certa menina, seu coração pula para o lado direito.
C.C. diz quando morrer vae levar consigo o disco Aurora.
O.J. diz que quando o seu eleito viaja, passa o dia todo em jejum.
B. LINS diz que quando ve o RABANÉA, até muda de andar.
LUZIA diz que se ver o seu nome no JUCO PATO, dá um tiro de espuleta.
Z.F diz que quando for ao CLUB, vae estrear o seu sapato vermelho.
-§§§§§§-
À ALGUEM
Para que queres agora, remecher nas cinzas frias de uma passado já morto? Para que ascender em meu coração, a chamma de um amor que já não existe? Lembra-te que me offendeste gravemente.
Infeliz da mulher que chega a humilhar-se ao homem, supportando os vexames que possam advir à sua dignidade! Humilhar-se, sentir em sua fronte o suor da vergonha, e na sua alma a dor de ver sua dignidade de mulher ser escarnecida, e enxovalhada! Oh! Nunca! Sou mulher! E como todas as mulheres tenho caprichos...Por um simples capricho, não precisava tocar na fibra mais sensível do meu coração. O meu coração é bom para perdoar essa offensa, que teve origem a morte de meu amor, mas reacender essa chamma que tu próprio estinguiste, isso jamais consguirás porque em meu coração agora, só há inddiferença por ti.... 
Lady Margarida
-§§§§§§-
Trovas sertanejas
 
Alameda não é rua
Nem ladêra é avenida
Ninguem no mundo advinha
Quem é a minha querida
 
Quem é a minha querida
Aqui não posso explicá,
Sinão ella dispois lê
I é capais di me barrá
-§§§§§§-
ESCUTANDO
Domingo passado, estava eu dando umas voltas, como é meu costume quando ouvi duas senhoritas que conversavam animadamente em assumptos, e proezas passadas com seus namorados.
Estavam recordando as horas felizes que passaram juntos, num tal banco. Oh fulana; quando vejo esse banco me dá uma dor no coração. Porque será? É a saudade, responde a outra.
Quando fulana exclama: Are também.
Oh! diabo. A gente não pode mais namorar escondido dos paes!
Porque?
O JUCA PATO descobre todos os namorados que a gente arranja! É verdade. Com mil demonios.
-.-.-.-.- 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário