sexta-feira, 15 de maio de 2020

CASA DOS PAPÉIS-250: JORNAL DE DOURADO-NUMERO 1

JORNAL DE DOURADO-ANO I- NUMERO 1-SABADO, 27 DE JANEIRO DE 1962 
 
Por que veio o JORNAL DE DOURADO
ADELINO FRANCO
 JORNAL DE DOURADO veio à luz da publicidade, para preencher uma lacuna há muito tempo aberta, imperativo do momento, graças ao dinamismo dos jornalistas ROBERTO SANTOS, abalizado homem de Imprensa do Interior ora com uma grande e conceituada organização jornalística e noticiosa na Capital, e, ao elevado espirito de lutas do intemerato jornalista JOSÉ INOCENTINI, digno presidente da Associação Jornalística do Interior, com sede em São Carlos. 
Trás a compreensão da função social do jornalismo; a noção do respeito mútuo indispensável entre governo municipal, conceito de harmonia, necessária entre o Poder criador e o poder crítico; convicção de que um povo, sem opinião e sem jornal, é tão morto como um povo a quem faltasse governo.
São paralelos, são bons paralelos os misteres de imprensa e de governo municipal honesto. E há nela o Município que fala, como há no governo, o Município que age e se encaminha para os seus destinos. Nossos encargos são igualmente árduos. São oprimidos de sacrifícios.
Se é tormentosa a missão administrativa, nunca mais na história de DOURADO, nunca mais do que na atualidade, foram necessários coragem, decisão, firmeza e espirito abnegado de patriotismo.
A nós, governo municipal e JORNAL DE DOURADO, cumpre também a sagrada missão de defender o Município, contra os inimigos vestidos com penas de pavão, germes que ameaçam ferir o tronco da sua família, inimigos declarados da sua glória e da sua grandeza.
É no exercício dessa missão que o JORNAL DE DOURADO cumprirá a análise serena de todos os fatos e julgamento de todos os atos políticos, administrativos e sociais, serena, drástica e corajosamente. A sua tarefa é árdua. Mas, é a alma da salvação e das realizações.
Descruzem-se os braços.
Mãos à obra!
As críticas negativistas, dissolventes do progresso e da grandeza do Município, JORNAL DE DOURADO tem reservado para mim o canto da sacudida gargalhada de repúdio. 
-§§§§§§-
CRIADA A ESCOLA NORMAL DE DOURADO
O deputado ORLANDO ZANCANER conseguiu da Egrégia Assembléia Legislativa  do Estado, a pedido do sr. JOSÉ ORTEGA, a aprovação do projeto-lei que criou a ESCOLA NORMAL desta cidade.
O deputado FELICIO CASTELANO, atendendo aos apelos que lhe fizeram os snrs. JOÃO FAILA e IZIDORO MUNHOZ, obteve a promulgação da lei, pelo Governador do Estado, prof. CARVALHO PINTO.
O JORNAL DE DOURADO, em sua primeira edição, registrando este fato verdadeiramente auspicioso, para todos os bons douradenses, principalmente para a minha velha luta vitoriosa, presta calorosa homenagem aos ilustres estadistas amigos de DOURADO. - A.F.
-§§§§§§-
MESA REDONDA POLÍTICA
Encabeçada pelos srs. JOÃO FAILA e LUCAS ANTONIO MARTINS, terá lugar, no mês de março próximo, a Mesa redonda Política dos Diretórios dos Partido Social Progressista, Social Democrático, Democrata Cristão, Socialista Brasileiro, simpatizantes e correligionários, na qual será firmado acordo e traçados novos rumos na politica municipal de 1962.
-§§§§§§- 
COM A REDE DE ESGOTOS
Afirma um dos senhores vereadores à Câmara Municipal que, por ocasião da discussão do contrato para a execução do serviço de esgotos da cidade, firmou-se, numa das  suas clausulas, ao contratado, a obrigatoriedade da ligação da rêde até a beira da calçada, a fim de evitar-se, por vez, movimentos de terra nas ruas.
Com as ligações das residências à rêde de despejo verifica-se que, aquela clausula contratual, a ser verdadeira, não fora cumprida, deixando a cada proprietário de prédio, além do encargo da ligação, por conta própria, a colocação de uma manilha.
O caso merece o exame de quem de direito e as providencias que, por ventura se fizerem necessárias e se tornarem aconselháveis em defeza do interesse publico.
-§§§§§§-
DOAÇÃO DO HOSPITAL "SANTA EMILIA"
 O sr. ELIAS MALUF, na sua qualidade de procurador do sr. IGNACIO DEMETRIO CALFAT, industrial em São Paulo, assinará em data a ser designada, a escritura publica de doação para funcionamento do HOSPITAL SANTA EMILIA, ao Dr. PAULO MURGEL, digno presidente da ASSOCIAÇÃO DA CRIANÇA, com poderes de fiscalização e denuncias em todo os tempos reservados em clausulas.
-§§§§§§- 
PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA SÃO CARLOS-DOURADO
As pontes sobre a ferrovia de São Carlos e Rio Jacaré Guassú, em Santo Ignácio, estão com sua construção interrompidas, agora adiantadas.
O sr. JOÃO FAILA empenhado na pavimentação da rodovia, junto ao deputado estadual FELICIO CASTELANO, informou-nos que provavelmente o DER iniciará as obras ainda este ano.
-§§§§§§-
Pela Delegacia de Policia
Encontram-se vagos, há meses os cargos de Delegado e Escrivão de Policia de carreiras.
Consta que o Delegado designado não assumirá o exercício e que o Escrivão que aqui esteve assumirá o cargo no mês corrente.
Reforma do Posto Policial
Informou-se que o Posto Policial seria reformado ainda neste mês. No entanto continua em seu estado de conservação precário, necessitando de imediatas providencias.
-§§§§§§-
NOTAS SOCIAIS
VISITA
É esperada na cidade a visita da Exma. sra. d. YOLANDA ARON, residente em São Paulo, esposa do conceituado industrial sr. ELIAS MALUF.
MUDANÇA PARA S. PAULO
Transferirá sua residência para São Paulo, em fevereiro próximo, o sr. CAETANO D'ABRUZZO, empreiteiro e construtor de obras.
DOURADO CLUBE EM FESTA
A nova diretoria do DOURADO CLUBE, em comemoração ao seu 12º aniversario de fundação, fez realizar na noite de 21 do corrente, em sua sede social, pomposo e concorrido baile, abrilhantado pela orquestra SUL AMERICA, de Jaboticabal.
-§§§§§§-
DOURADENSE:
assine
leia
e divulgue
o seu jornal
Informações: ADELINO FRANCO
-.-.-.-.-.-.-
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
 
 
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário