sábado, 23 de janeiro de 2021

CASA DOS PAPÉIS-278: NOTAS ESPORTIVAS - 24

E. C. XV DE NOVEMBRO, de JAHÚ - 0

e o 

CLUBE E. FERROVIARIO DOURADENSE - 2

Jornal - O DOURADO-NUM.223-ANNO IX-DOURADO, 25 DE AGOSTO DE 1935

FUTEBOL

Realisou-se domingo p.p., conforme estava annunciada, a partida futebolistica entre E. C. XV DE NOVEMBRO de JAHÚ e o CLUBE E. F. D. DOURADENSE local, em primeira disputa de uma taça.

A pugna decorreu animadíssima, enthusiasmando sobremaneira a assitencia que era numerosa. A victoria coube merecidamente ao FERROVIARIO pela contagem de 2 X 0.

Os quadros entraram em campo sob a seguinte escalação: 

FERROVIARIO - ALEIXO-CANELLA-LOPES-BARDI-PEDRINHO-JULIO-NITO-ADAUTO-CINTRA-PITANGA-JUVENCIO

XV - JOEL-TÓ-PEPINO-GAROFALO-NENO-PAVUNA-LUIZINHO-PAIXÃO-XAXÁ-PIOLIM-IGNACIO

O jogo teve inicio as 16,30 horas sob a arbitragem do sr. ATTILIO DE ANDRADE de JAHÚ.

A linha do FERROVIARIO em 8 minutos de jogo consegue lindamente o primeiro ponto por intermédio de NITO. O jogo é equilibrado havendo ataques e defesas de ambas as partes. A primeira phase finda-se com a contagem de 1 ponto a 0 favoravel ao FERROVIARIO. No segundo tempo o XV redobra seus esforços, porem os nossos rapazes estão enthusiasmados e jogam admiravelmente. Faltando 25 minutos para terminar o jogo NITO marca o 2º ponto. Nossa linha faz ataques consecutivos sob o delirio da assistencia. NITO ia com a bola livremente na meta quando é seguro por um jogador da defesa adversaria. O juiz não cobrou a penalidade maxima, originando  algum descontentamento de nossos jogadores e assistentes. A nossa linha continua atacando havendo aqui um pequeno incidente entre os jogadores, motivo porque se interrompe o jogo por alguns minutos. Reiniciado, o jogo se mantem no meio de campo, e finda-se o segundo tempo, accusando o placard de 2 pontos a 0, favoraveis ao FERROVIARIO. Este jogo foi um dos mais emocionantes dos que se têm realisado ultimamente no PARQUE SÃO PEDRO. Hoje a caravana do FERROVARIO seguirá à JAHÚ em trem especial afim de ser disputada a segunda parte com campeão JAHUENSE.

-§§§§§§-  

Jornal - "A UNIÃO"-Nº188-ANNO 4-DOURADO, 25 DE AGOSTO DE 1935

CRONICA ESPORTIVA

Principal - FERROVIARIO - XV DE NOVEMBRO 0

Preliminar - FERROVIARIO 1 - PERIQUITO 2

Realmente brilhante foi a victoria do "FERROVIARIO" sobre o seu competidor, o XV DE NOVEMBRO , de JAHÚ, nesta cidade, no ultimo domingo.

Não obstante, não é menos verdade que os locaes poderiam ter feito mais tres pontos, não fosse certo nervosismo nos arremates, assim como seus adversarios poderiam ter feito dois pontos, não fosse o mesmo motivo. Sem entrar em minucias, a partida decorreu em toda phase muito empolgante e cheia de lances interessantes, demonstrando ovalor e a vontade de vencer por parte de ambas as equipes. Ensombrou alguma cousa o brilhantismo esportivo da tarde, certa attitude de um dos componentes do quadro visitante, attingindo deslealmente a CINTRA, tendo este jogador do "FERROVIARIO" revidado. Apezar da acção do arbrito reprimir o acto violento, alguns torcedores acharam de se manifestar  contra o caso, dentro do grammado, acto com o qual, francamente não concordamos, pois, somente aos mentores e dirigentes dos jogos, cabe uma acção, naturalmente, limitada pelos deveres da lealdade esportiva, no sentido de derimir quaesquer mal entendidos ou divergencias surgidos entre jogadores, em campo. Toda a assistencia, por mais enthusiasta que seja, deve manifestar-se em seu posto marcado, não devendo em caso alguma exceder-se desse posto, afim de não contribuir com mais combustivel para animação de um incendio de palha, como são as disserções entre jogadores, dentro de um campo de futebol. É este o nosso pensamento. 

Agora, um incitamento aos jogadores do "FERROVIARIO". Os jogadores, não deverão de forma nenhuma deitar-se sobre a victoria colhida.  

Deverão cada vez mais acolher com disciplina a orientação de seus mentores, cultivar a amizade e o bom entendimento recíproco, comparecer, e esforçar-se nos treinos - afim de que a harmonia geral continue e o todo seja sempre forte e homogenio, de modo a desnortear e confundir sempre os adversarios levando-os de vencida. Deverão lembrar-se sempre, antes de tudo, que, os 5 dedos de uma mão seguram  com efficiencia dado objecto, porém, 4 dedos sómente não podem fazel-os nas mesmas condições.

No jogo preliminar o "segundão" foi batido pelos valentes "periquitos" da Fazenda Monte Verde, por 2 a 1. Porque? Elle mesmo o segundão o saberá dizer mais do que nós. Esperamos simplesmente que o "porque" não se reproduza, para a glória total do Clube.

V do Y

-§§§§§§-   

NITO (ANTONIO BUENO)
ATLETA do CEFD - CLUBE ESPORTIVO FERROVIARIO DOURADENSE
FERROVIARIO da CEFD - COMPANHA ESTRADA DE FERRO DO DOURADO



   ARQUIVO:CASA DOS PAPÉIS/FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL/RUDYNEI FATTORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário