sexta-feira, 28 de julho de 2017

CASA DOS PAPÉIS-43: SEVERINO MARCHI JUNIOR




FESTAS JUNINAS NO INTERIOR

"Durante o mês de julho, época em que a cidade encontra-se em festa e os moradores têm participação nos acontecimentos de modo entusiasta, demonstrando religiosidade, cooperação, participação e dedicação. A cidade comemora o seu padroeiro, São João Batista.
Todos se preparam para grandes acontecimentos que culminam no final do mês de julho, com o encerramento dos festejos.
A matriz toda iluminada, missas, procissões acontecem durante toda a programação dos festejos, contando a presença marcante da banda que, todas as noites alegra o pessoal presente na praça, com seus dobrados e marchinhas.
A alegria é geral e contagiante. Os jovens se divertem com as barraquinhas montas no largo da matriz: com tiro ao alvo, roleta de cavalinhos e sorteios dos mais variados artigos.
Na véspera do encerramento dos festejos, a cidade recebe visitantes de cidades vizinhas, parentes, compadres, filhos e amigos, todos com vinculo de parentesco com algum morador. A recepção é calorosa e os assuntos são os mais variados e, diga-se de passagem, não pode faltar o problema social das grandes metrópoles, até o sossego do interior. Alguém retruca:
- Aqui, nós dormimos com as portas e janelas abertas.
À noite, após a belíssima procissão, o povo dirige-se para a praça da matriz, para o encerramento dos festejos com a queima de fogos de artifícios, ao som da bandinha.
Aos poucos vai ficando a lembrança de mais uma festa do padroeiro e já aguardando o próximo ano, quando tudo se repete novamente."
 
SEVERINO MARCHI JUNIOR (Tito)
Trecho do livro "CAIPIRA GRAÇAS A DEUS" -2.005 -                                                                     A gente sai do mato, mas o mato não sai da gente.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário