sábado, 19 de agosto de 2017

CASA DOS PAPÉIS-51: O ORIENTADOR Nº2



DISCURSO PRONUNCIADO PELO ORADOR DO CLUBE DE CONVERSAÇÃO DE INGLÊS. ALEXIS ASSUAD, DA 4ª SÉRIE, POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA ELEITA.
Exma. Sra. Diretora, Professores, Caros Colegas.
Em nome da Diretoria eleita e empossada do Clube de Inglês, tenho a honra de saudar a todos aqueles que com a sua presença vieram prestigiar essa nova e já vitoriosa agremiação de estudo.
Sentimo-nos orgulhosos em dirigir tão nobre e benfazeja iniciativa de nossa Professora de Inglês, que tem por objetivo único difundir entre todos os alunos o gôsto por esta língua tão bela, tão rica e tão necessária hoje em dia, e proporcionar ao estudante douradense um aprendizado mais sólido e efetivo dessa língua tão lógica e util.
Assim é que o Clube de Conversação da Cadeira de Inglês envidará todos os seus esforços para que através de reuniões semanais, de debates, de conferências, de filmes e discos, de Biblioteca especializada, e da organização de correspondência com a Inglaterra e Estados Unidos, todos possam aproveitar, e muito, no aprendizado da língua inglesa.
É ela hoje em dia considerada como uma língua universal, usada em quase todos os países do mundo.
Por seu intermédio entendem-se milhares de pessoas das mais diversas raças, países e crenças.
Todos nós mais cedo ou mais tarde sentiremos a necessidade de conhecer esta língua, afim de podermos acompanhar o contínuo progresso do mundo.
Tenho dito
 
<===============>
 
CORRESPONDÊNCIA COM PAISES DE LÍNGUA INGLESA
 
Maria Thereza Puttomatti e Nerci Ferreira - 3ª Série
 
Nossa professora de Inglês, d. Freda Perla Rozemberg, organizou um sistema de correspondência com estudantes americanos e ingleses, idéia esta que que foi recebida com grande entusiasmo entre os estudantes.
Primeiramente a professora deu-nos um catálogo, citando alguns nomes de estudantes americanos e ingleses que desejavam, corresponder-se com estudantes do Brasil.
Tivemos em seguida uma aula extraordinária e nesta, a professora d. Freda deu-nos um exemplo de como deveriam ser escritas as cartas para os nossos correspondentes.
Por meio do catálogo que nos foi dado, podíamos ficar sabendo quais os assuntos que aos mesmos interessava. Muitos preferiam discorrer sobre assuntos generalizados  referentes aos Estados Unidos ou Inglaterra, enquanto que outros preferiam tratar de assuntos diferentes como: música, esportes, sêlos, moedas, etc.
Este sistema de correspondência, além de nos oferecer oportunidade de ficarmos conhecendo  a modalidade de vida nos Estados Unidos e Inglaterra, nos possibilitará a aquisição de um vocabulário rico e variado.
<=================>
 
RELATÓRIO DA EXCURSÃO AO POSTO DE PUERICULTURA "DEMETRIO CALFAT"
DOURADO, 27/4/1955
 
Promovido pela Professora MARIA ALICE R. PEREIRA
Catedrática de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica
 
Nós alunos da 4ª Série do Ginásio Estadual "Dr. Salles Junior" de Dourado, fomos especialmente convidados pela nossa professora D. Maria Alice R. Pereira, para uma excursão ao Posto de Puericultura "Demétrio Calfat", em inicio ao programa de Economia Doméstica na parte referente à Puericultura.
Para tal, foram convidadas especiais D. Lair Fontes Piedra, diretora, e que não nos poude acompanhar, a professora Ana Maria Moura, licenciada pela Faculdade de Filosofia, e o professor de Geografia Sr. Alberto Peixoto.
À saída da Escola, fomos fotografadas para o melhor remarque desta excursão e seguimos as Ruas José Modesto de Abreu e Demétrio Calfat até o Posto à Rua Barão do Rio Branco.
Neste, fomos muito bem recebidas por D. Ercilia Penteado Gil, atendente do Posto. Iniciou D. Ercilia umas explicações sobre as características preliminares referentes à sala de espera, fichário, pelo qual se responsabiliza.
Observações a respeito da parte interna
1 - Notamos que para maior interesse e vivacidade, na sala de espera foram colocados quadros e cartazes referentes à Puericultura. 
2 - Observamos que para a matricula das crianças, exige-se o registro de nascimento. Isto porque, infelizmente no Brasil são poucas as crianças registradas.
3 - Quanto aos tipos de fichários, são três:
 - para criança doente,
 - para criança, que recebe só o alimento.
 - para a futura mãe.
Neste interim, chega Dr. Arnaldo Zeraik que prossegue com as explicações, pois fora substituído por D. Ercilia, por ter se atrasado quando consultava um cliente.
Normas para o preenchimento das fichas - Criança doente
a) Pêso de nascimento
b) Data de nascimento e data do registro
c) Doenças que teve
d) Receita
e) Medicamentos
f) Pêso atual
g) Nome dos pais
h) Doenças que tiveram
Fichas das crianças sadias para obterem alimentação - Regras
a) Pêso
b) Idade
c) Filiação
d) Doenças que teve
e) Regime alimentar seguido
f) Receita
g) Preparo de mamadeiras
h) Anotação do tipo de leite
i) Quantidade do mesmo
Ficha da futura mãe
a) Doenças que já teve
b) Idade
c) Nome pai
4 - Lactário: Geladeira para conservar o leite. Mamadeiras e sua esterilização. Cestas de arames para carregas as mamadeiras. Estufa para esterilização das mamadeiras.
5 - Sala de espera das futuras mães
6 - Sala de curativos das crianças
7 - Consultório: Mesa para o exame; armário com roupas usadas para crianças pobres. Escrivaninha. Aparelho de radioscopia.
Leu-nos Dr. Arnaldo uns artigos de um livro onde figura uma portaria do Ministério da Educação e Saúde do Departamento Nacional da Criança, sobre a melhor maneira de se estabelecer o CLUBE DA MÃE POBRE. Além disso há ainda um artigo sobre a necessidade de cuidados para impedir o aumento da mortalidade infantil. Salienta também que é impossível dispensar a colaboração da escola pois com os conhecimentos que o aluno adquire pode auxiliar a luta contra a mortalidade infantil.
8 - Sala de farmácia com estantes, remédios com rótulos bem visíveis, estando colocados em ordem alfabética. Envelopes para pílulas.
9 - Sala de curativos para a futura mãe. Sala com Raio Ultra-Violeta.
10 - Gabinete de Raio X. Neste foram expostos o avental de chumbo, luvas do mesmo material, etc. Isto para impedir doenças com o manejo do Raio X.
11 - Depósito do pó de  leite para mamadeiras.
Tendo visto todas as dependências, acompanhadas pelas explicações do Dr. Arnaldo Zeraik e da nossa professora  D. Maria Alice Rodrigues Pereira, que procurou entrosar da melhor maneira possível a Economia Doméstica à Puericultura, nós sentimos agradecidos.
Não podemos deixar aqui de notar a gentileza da Diretora D. Lair Fontes Piedra que não só colaborou na idéia, como também prontificou-se a ajudar naquilo que estivesse ao seu alcance.
Como prova disto, já podemos adiantar de antemão, que com  o que vimos não poderemos mais deixar de dar valor à matéria Economia Doméstica que no Ginásio já nos dá uma visão mais ampla da vida no que se relaciona aos trabalhos que podem ser feitos e os conhecimentos que também poderemos adquirir, para impedir a mortalidade infantil, tornando o Brasil maior.

Aluna MARIA APARECIDA VALENTE - 4ª Série









Inauguração do Posto de Puericultura, presença do Governador Dr. Adhemar de Barros
(Hoje prédio do Hospital-Rua Demétrio Calfat esq. Rua Barão do Rio Branco)
<===============>

GINÁSIO ESTADUAL "DR. SALLES JUNIOR"
QUADRO DE HONRA - 1ª Prova Parcial
1ª Série
1ºlugar - Sandra Pinhanelli..............................com 7,55
2ºlugar - Iza Pereira Miranda...........................com 7,50
2ª Série
1ºlugar - Mario Machado de Araújo................com 9,10
2ºlugar - Maria Angela Cardillo.......................com 8,50
3ºlugar - José Hamilton Port............................com 8,12
4ºlugar - José Augusto Machado de Araújo...com 7,55
5ºlugar - Ana Raquel Truffi de Abreu..............com 7,07

Nas 3ª e 4ª Séries nenhum aluno se classificou

<===================>
 
NOTAS SOCIAIS
Aniversariantes nos meses de Julho e Agosto, os seguintes alunos do Ginásio Estadual "Dr. Salles Junior".
JULHO
dia  2 - Nerci Ferreira
 "    2 - Wamberto Marcos Foschini
 "    4 - Yvonne Antonietta Borsetti
 "  15 - Otavio R. de Oliveira
 "  19 - Clovis Marchi
 "  21 - Oswaldo Ferraz
 "  26 - Orivaldo Tavano
 "  26 - Luiz Fernando de Almeida
AGOSTO
dia  1 - Edison R. Martins
 "    2 - Hamilton Carli
 "    8 - José Bregues
 "   15 - Elisa Fazan
 "   17 - Gilberto Leite Braga
 "   18 - Heitor Roque Mangini
 "   20 - Maristela Rosin
 "   28 - Maria Aparecida Valente
 
O "ORIENTADOR" deseja aos aniversariantes muitas felicidades e progresso nos estudos
 
O ORIENTADOR - Nº2 - ANO I - DOURADO, 25 DE AGOSTO DE 1955
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 













 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário