quarta-feira, 23 de maio de 2018

CASA DOS PAPÉIS-120: HEBDOMADÁRIO DOURADENSE - IX



Jornal noticioso de grande circulação na Douradense. Publica-se aos domingos.
 
'O DOURADO'
Como poderão constatar os presados leitores, a nossa folha surge, hoje, algo melhorada, em virtude de proveitosa modificação que acabamos de introduzir em nossa empreza.
Isso significa muito porque significa uma nova phase a ser emprehendida, isto é: que progredimos.
E isso devemos aos nossos assignantes, annunciantes e àquelles que nos têm servido indirectamente.
A transformação porque passa "O DOURADO", representa os primeiros fructos do nosso trabalho em perfeita communhão ao apoio imprescindível e à animadora preferencia desta laboriosa população.
Assim sendo, contando com forte base, estamos certos que iremos progredindo simultaneamente à esta terra reconhecidamente boa, porque o povo douradense saberá concorrer para isso, conforme nos foi dado certificar.
***
Assumiu a direcção intellectual do "O DOURADO", o festejado jornalista sr. NESTOR DE AZEVEDO, estando a gerencia entregue a cargo do sr. MANOEL GUEDES. E equivale dizer-se que a nossa folha tornou-se mais à altura da cidade estando em condições de defender-lhe os seus interesses e propugnar com amis efficciencia por seu progresso intenso.
***
Annexo às nossas officinas, mantemos uma secção para obras, installada com os principaes requisitos da arte graphica moderna. Dispondo de pessoal habilitado podemos confeccionar rapidamente, qualquer encommenda pelos preços mais rasoaveis.   
-§§§§§§-
PHARMACIA INTERNACIONAL
DO PHARMACEUTICO
ANTILLO PRETI
- E. F. DOURADO -
-§§§§§§-  
VIDA SOCIAL
Prof. DOMINGOS FARO
No dia 3 deste commemorou o seu anniversario o sr. prof. DOMINGOS FARO, talentoso adjuncto do Grupo Escolar desta cidade e acadêmico de Direito.
Prescindível seria realçar as fidalgas qualidades do distincto anniversariante. 
Morador antigo de DOURADO onde tem com admirável abnegação immolado a sua mocidade em prol do ensino, é DOMINGOS FARO portador de brilhantes credenciais.
Merece inteira gratidão do povo desta terra pela nobreza como exerce a santa missão de educador e também pela maneira lhana, affavel e correcta porque tem cumprido os seus deveres de cidadão, tendo sempre para todos que delle se approximam um delicado sorriso de bondade, pois de bondade é feita a sua digna pessoa.
Neste dia tão auspicioso, vimos a sua residência repleta de amigos, admiradores e das melhores famílias de DOURADO que foram lhe apresentar parabéns e votos de felicidades, isto prova nitidamente o quanto é elle benquisto pelo que de mais selecto possue a nossa cidade.
Deixando atraz de si um passado que honra e nobilita, cheio de trabalhos e cheio de victorias no magistério e no jornalismo, possuidor de um espirito atilado culto e intelligente, deixa elle transparecer, a atravez de sua modéstia o valor incontrastável de sua personalidade.
Enviamos-lhe parabéns, dezejando farta mésse felicidade e triumphos na nova carreira que vae abraçar.   
-§§§§§§-
FRANCISCO FRAGALLI
- Fabrica de Tijolos Rib. Vermelho -
Tem sempre em deposito tijolos para qualquer quantidade, bem cozidos e resistentes
Entregas a domicilio
O transporte é feito por CAMINHÃO
DOURADO - Estado de São Paulo
-§§§§§§-
 
PARTE OFFICIAL
EDITAES
LEI N. 59
O cidadão TRAJANO PENTEADO, Prefeito Municipal desta cidade de Dourado etc.
Faz saber, que a Camara Municipal, usando das atribuições que lhe confere a Lei, art. 2º do Capitulo X do decreto n. 1454 de 5 de abril de 1907, decretou, e eu promulgo seguinte.
LEI Nº 59
Art.1º - Fica o Prefeito autorisado a construir mais uma caixa  com capacidade de 150 a170 mil litros d'agua perto da já existente na parte alta do abastecimento, e adquirir pelos preços correntes 1.100 metros de canos de 4 polegadas para o transporte d'agua da nova caixa à rede do abastecimento d'agua.
Art. 2º - Fica autorisado o Prefeito a construir o Predio para o Paço Municipal, devendo apresentar a planta e o orçamento à Camara, para ser discutido e approvado.
Art. 3º - Fica o Prefeito autorisado a fazer um empréstimo de cem contos (100:000$000), para fazer face às despezas do augmento d'agua, bem como para a construção do Paço Municipal.
Art. 4º - O empréstimo de cem contos (100:000$000), será pelo praso de 5 annos, a juros de 12% ao anno, com amortisação de capital e juros annualmente de modo a ficar liquidado dp praso acima estipulado, capital e juros.
Art. 5º - Fica o Prefeito obrigado a consignar no orçamento annual até liquidar o empréstimo, as importâncias da amortisação do capital e juros.
Art. 6º - O Prefeito fica autorizado a dar em garantias do empréstimo, as rendas do Municipio.
Art. 7º - Revogam-se as disposições em contrario. Promulgada hoje 5 de Maio de 1927, e registrada no livro de registro das Leis à Fls. 81.
Eu, BERNARDINO ODORISSIO, secretario da Camara e da Prefeitura o escrevi.
Dourado, 5 de Maio de 1927
O Prefeito
TRAJANO PENTEADO
-.-.-.-.-.-
 SELLARIA MASSUCCI
Nesta bem montada Officina de Selleiro, encontram-se Arreios para montaria, Mallas para viagens, etc.
Fabricam-se os mesmos a Preços Modicos
Acceita-se toda e qualquer encommenda concernente a esta arte.
PASCHOAL MASSUCCI
Rua Altino Arantes
DOURADO - ESTADO DE S. PAULO
-.-.-.-.-.-
O cidadão FRANCISCO PANZA fiscal das aguas desta cidade de DOURADO, etc.
Faz saber, que de ordem do Sr. Prefeito, serão rigorosamente observados os Artigos, 6 e 20 da lei N.20 que regulam o consumo à agua.
Art. 6. Os proprietários dos prédios, ou inquilinos, que os representarem, serão obrigados a trazer as torneiras em perfeito estado, mandando substituir as estragadas, de modo que não haja esperdício de agua, e não consentir as torneiras abertas perdendo agua por negligencia ou discuido.
Art. 20. É expressamente prohibido deixar as torneiras durante a noite abertas para aguar hortas e jardins.
Multa de 10$000 à primeira vez, e, na reincidência será cortada a agua aos contraventores desta lei. Para que chegue ao conhecimento de todos, e ninguém allegue ignorância, mandou publicar este edital, que vae affixado no lugar do costume e publicado pela imprensa local.
Dado e passado nesta cidade de Dourado, em 14 de Abril de 1927. Eu, BERNARDINO ODORISSIO, secretario da Camara Municipal, o escrevi.
O Fiscal das Aguas
FRANCISCO PANZA
-.-.-.-.-.- 
CASA
DE
JOÃO COLAGROSSI
Armazém de seccos e molhados; fazendas e armarinho. Tendo sempre em deposito o explendido vinho CARMONTELLO, della Dita G. Belancia & F. lli di Italy Volturara Appula - Foggia.
Premiada com grande premio e medalha de ouro na exposição internacional de Genova, em Maio, Junho de 1908 e com medalha de prata de 1º Grau ala III amostra di Foggia em 1925.
-.-.-.-.-.-
COLLECTORIA FEDERAL DE DOURADO
Imposto sobre a renda
De ordem do sr. Collector, convido a todas as pessoas, inclusive as firmas individuais, as sociedades commerciaes de qualquer natureza, a comparecerem nesta Collectoria para receberem as formulas dos modelos n.3 e 23 destinadas às informações de que tratam os arts. 77 e 78 do Regulamento expedido com o Dec. n.17.390, de 26 de Julho de 1926.
Estas informações devidamente assignadas deverão ser entregues nesta Collectoria, pessoalmente ou por carta, até o dia 1º de Junho próximo, sob pena de multa de 500$ a 2:000$, estatuída pelo art. 80, paragrapho único e 86, daquelle Regulamento. 
Dourado, 29 de Abril de 1927.
JOÃO MARQUES COSTA
Escrivão
 -§§§§§§-
AO MERCADINHO
DE
ANTONIO MUCCILLO
Tem sempre à venda arroz, feijão, queijo de ralar, cebola, alho, batatinha e demais artigos de primeira necessidade.
Façam suas compras no Mercadinho.
PREÇOS RASOAVEIS
Rua Dr. Marques Ferreira
DOURADO
-§§§§§§-
VISITAS
Honraram nossa modesta tenda de trabalho, visitando-nos durante a semana finda, os srs. ANTONIO A. LOPES, representante da "Patria Portugueza"; sr. dr. JOAQUIM MORAES RIBEIRO, correcta autoridade policial desta cidade; profs. FLAVIO PEREIRA e DOMINGOS FARO, distinctos adjunctos do Grupo Escolar desta cidade; cap. ANTONIO MUCCILLO, vice-presidente da Camara Municipal desta cidade; sr. MANOEL J. RELLO DE ARAUJO, pharmacêutico aqui residente; BENEDICTO DE TOLEDO, digno escrivão de paz; HENRIQUE LEONARDO, digno emprezario do Cine local, SEBASTÃO MACEDO, nosso collega de imprensa de R. Bonito; CAETANO MORALLES, negociante nesta praça; AUGUSTO FERNANDES, negociante em Ferraz Salles; ONOFRE JR. PENTEADO, negociante nesta praça; ANESIO PENTEADO, administrador em Ponte Alta; CARLOS GONÇALVES, lavrador neste município.
Gratos.
-§§§§§§-
CASA FADUL
Recebe sempre novidades
Tecidos de seda, lã, algodão, artigos para presentes.
Depositos de camas e colchões.
Vendas à dinheiro.
Largo da Matriz - Telephone 60
DOURADO
-§§§§§§-
FESTA DE S. JOÃO
Realizam-se nesta parochia, do dia 16 a 24 de Junho, grandes festas em louvor de São João Baptista.
São festeiros o sr. INNOCENCIO CARDOSO DOS SANTOS e sua sra. d. MARIA AMELIA DE TOLEDO.
-§§§§§§-
?
Madeiras? artigos escolares? artigos para escriptorio?
Só na CASA BRASILEIRA é que poderão encontrar.
-§§§§§§-
NUPCIAS
Realizou-se quinta-feira 5, neste município, na fazenda do sr. BRAULIO MODESTO DE ABREU, o enlace do Snr. OCTAVIANO DO AMARAL SENISE, negociante residente em Lins, filho do sr. Francisco Senise e d. Bernardina do Amaral Seenise, com a senhorita PATROCINIA MODESTO DE ABREU, filha do sr. BRAULIO MODESTO DE ABREU e d. CAROLINA PORTELLA, já fallecida.
Serviram de testemunhas no civil por parte do noivo o sr. Nicolau Senise, residente em Lins, e por parte da noiva o sr. GASTÃO DE MELLO OLIVEIRA e sua exma. esposa. d. ABIGAIL DE ABREU, e por parte da noiva no religioso o sr. JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS, e por parte do noivo o sr. Joaquim Cerqueira Cezar, residente em Lins.
Após as cerimonias religiosa e civil os noivos seguiram de automóvel para Lins, onde vão residir.
Ao novel casal, apresentamos as nossas felicitações.
-§§§§§§-
NO CANTINHO
 
A minha querida Rosa
Me fez mais estes pedidos:
Uma essência bem cheirosa
Para injectar nos ouvidos.
 
E o cosmético mais fino
Quer se fabrica em Paris,
De sementes de pepino
Para engraxar o nariz.
X
 
O DOURADO-NUM.15-ANNO I-DOURADO, 8 DE MAIO DE 1927
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário