sexta-feira, 22 de junho de 2018

CASA DOS PAPÉIS-128: NOTAS ESPORTIVAS - 13


CRÔNICA ESPORTIVA
C.E.F.DOURADENSE vs. IBATÉ F.C.
Sensacional foi a tarde esportiva de domingo passado no PARQUE SÃO PEDRO.
DOURADO  reviveu momentos inesquecíveis que em sua história esportiva ficarão gravados com letras de ouro. Grande foi a massa popular que a tarde de 19 do corrente, se dirigiu ao PARQUE SÃO PEDRO afim de assistir o grande encontro que ali se travava entre as turmas do "Extra - Ferroviário", local, e o conjuncto da visinha localidade de IBATÉ. Esta lucta aguardada ansiosamente pelo publico esportivo, que attonito e impaciente apressava a chegada do dia e hora de tão importante encontro.
E porque? Porque nesse encontro estava em foco o nome esportivo de DOURADO. Nossos visitantesquando estiveram aqui há poucos dias e lograram vencer nosso congênere sahiram de crysta erguida e suas apreciações sobre o esporte douradense muito deixaram a desejar. No auge do convencimento tiveram a ousadia de chegar ao ponto de dizer que nesta cidade não havia um contendor que lhe pudesse abater.
E agora somos nós que podemos dizer: IBATÉ para vir jogar em DOURADO e levar de vencida, precisa enxertar o seu quadro com mais alguns elementos além dos que trouxe domingo passado.
Deverá pedir mais um reforço ao quadro que lhe forneceu os três elementos que incluiu no seu quadro, e assim mesmo, duvidamos do seu triumpho. Duvidamos porque a nossa linha nesse jogo esteve muito infeliz nos seus arremates.
Muitas foram as bolas que ora passavam rente a trave. Outras eram rebatidas inconscientemente pelos elementos da defeza que as defendiam sem saber como.(Umas com o joelho outras com as costas.)
Estava visivelmente comprovado o azar do nosso quinteto.
Mas nem por isso, nosso bravo "onze" deixou de cumprir sua missão.
Após momentos de emoção, sob o enthusiasmo da assistência, empenhados na manutenção do conceito esportivo douradense, nossos bravos rapazes, reafirmando as tradições do passado, vencem galhardamente  o hecterogeneo conjuncto, da visinha localidade de IBATÉ, pelo expressivo score de 3X1.
O  J O G O
Precisamente às 17,30 sob as ordens do sr. JOSÉ FATTORE e após saudações de praxe os quadros se alinham em campo. A sahida cabe aos locaes, que logo organisam  um ataque sem resultado. Nota-se  uma tentativa de reação dos visitantes. O juiz pune as faltas de ambos os lados. Aos dezesseis minutos de jogo, PITANGA se apodera da pelota, finta dois adversários e chuta em direcção ao goal, marcando de grande distancia o primeiro tento dos locaes. O guardião visitante fica um pouco pasmo, pois quiz bancar o golpe de vista e o tiro sahiu pela culatra. A bola aninhou-se no fundo das redes. A assistência acclama vivamente este ponto. Dada a sahida, o jogo permanece por alguns instantes no meio do campo. Os visitantes investem pela ala direita, CYRO defende e joga a bola a LOZANO próximo a área , os visitantes avançam aproveitando de uma confusão marcam o seu único tento aos vinte e três minutos de jogo. Nova sahida registrando perigosos ataques de ambos os lados e a partida permanece sem alteração de contagem até o findar o primeiro tempo.
Decorrido o descanso regulamentar, o jogo é reiniciado com a sahida dos visitantes, que esforça para um desempate.
Os locaes reagem com maestria e conseguem dominar o adversário por longo tempo. E assim foi que aos dezoito minutos de jogo, PRESTES, numa celebre "virada" consegue desempatar a partida marcando em lindo estylo o segundo tento dos locaes. A assistência delira de enthusiasmo. O jogo é reiniciado perdurando o domínio dos locaes.
Os visitantes tentam reagir e de vez em quando dão uma escapada, sendo todas rechaçadas por nossa defesa que não vacilla. Registra-se uma interrupção do jogo. São os visitantes que reclamam: contra o facto do juiz ter apitado toque por um dos seus jogadores ter pegado à bola com as mãos. Há uma pequena discussão e explica-se o caso. Diziam elles que a bola havia sahido ofside lateral. O juiz porem tendo plena convicção que esta era uma falta reclamada para fazer "cera" não apitou, pois a bola não havia sahido fora.
O facto mais reprovável foi que um dos directores visitantes, embora sciente que era uma falta inusta que reclamavam , tira do bolso um apito e dá signal como si fosse alguma autoridade, o que resultou  esta interrupção.
Quanto a este procedimento, que só pode ser attribuido a gesto infantil, deixamos de fazer nossos commentários.
Finalmente elles convencem que de facto estavam errados e deixam bater o toque. Batido, nada resulta. Estão porem os locaes vencendo por 2X1.
O jogo permanece no campo adversário, com o domínio dos locaes. Faltam somente quinze minutos para terminar o encontro. Os locaes esforçam-se para elevar o score e o visitantes tentam inutilmente conseguir um empate. A bola permanece no campo adversário. Restam somente quinze minutos  para o fim do encontro.
Os locaes organisam um perigoso ataque pelo centro.
PRESTES, CAPILÉ e BARDI desenvolvem uma linda costura.
A defeza adversaria tenta inutilisal-a porem a bola vem aos pés de PRESTES que pondo mais uma vez em acção a sua pericia, conquista, sob enorme ovação  da assistência o terceiro tento dos locaes.
Há nova sahida e sem registra mais nada de importante termina o encontro com a merecida victoria do locaes por 3X1.
O juiz, sr. JOSÉ FATTORE teve optima actuação. Demonstrou mais uma vez, a sua imparcialidade.
-§§§§§§-
 
SEM MÉTRICA
 
A 19 encontrou-se
Pisando em nosso gramado,
O Ferroviário jogando
Com o quadro que visitando
De facto é bem respeitado.
 
Logo à sahida da bola
Mediam forças iguaes
Os 2 quadros valentes
Compostos de boas gentes
No jogo firmes rivaes.
 
Mas todos viram agora
Que não nos faltou coragem,
Ferroviário dominando
Dentro da ordem jogando
Primeiro abriu a contagem.
 
O enthusiasmo crescendo
Nosso pessoal muito fez,
Conseguindo a victoria
Para mais uma gloria
Vencedor por 1 X 3.
 
Nosso guardião bem treinado
Fez defeza de estrondar
Nem o tampinha valente
Conseguia fazer frente
E nossa meta vazar.
 
Do nossos todos jogaram,
Nada deixou a falar
O PITANGUEIRA merece
Uma medalha carece
É bicho para jogar.
 
O juiz actuou a contento
Sem dar a reclamação
Que quasi sempre acontece
Ao menos é o que parece
Ao ZÈ PORFIRIO BASTIÂO
 
A UNIÃO-NUMERO 70-ANNO 2-DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 1933
 
-§§§§§§-
 
IBATÉ F.C. vs. EXTRA-FERROVIÁRIO
 
Quem esteve no PARQUE S.PEDRO, no domingo ultimo, por certo voltou de lá plenamente satisfeito com o desenrolar do jogo de futebol entre IBATÉ F.C. e o EXTRA-FERROVÁRIO, cuja partida constituiu um verdadeiro acontecimento esportivo destes últimos tempos.
O quadro de IBATÉ apresentou-se em campo com uma vontade férrea de vencer o seu antagonista, tendo para isso reunido os seus melhores elementos, e incluindo os admiráveis futebolistas sancarlenses OSSES e CRUZ.
O FERROVIÁRIO pisou na "cancha" bem disposto também a reagir e atacar, o quew conseguiu com galhardia, desde o inicio da grande pugna, em que os seus elementos , com excepção de LOZANO, não deram tréguas aos adversários, desenvolvendo apreciável actuação.
O jogo teve inicio às 5 e 30, sob as ordens do sr. JOSÉ FATTORI, tendo logo a primasia do ataque a linha do FERROVIÁRIO que nos primeiros minutos da lucta já mostrava boa combinação.
A defeza do IBATÉ, movimentando-se, logo após o apito inicial do juiz, demonstrava também, que estava à altura de suas responsabilidades, começando a agir com elevada proficiência.
Estava iniciada a grande prova. Ataques de parte a parte se succediam ao som ensurdecedor da formidável "torcida" que estimulava os jogadores.
Decorridos oito minutos de jogo o FERROVIÁRIO ainda persistia no ataque. A defeza de IBATÉ reagia com ardor. PRESTES dá forte tiro que bate na trave. A linha de IBATÉ escapa e invade o campo douradense, mas CYRO salva a situação aparando um chute de Osses. PITANGUEIRA escapa pelo centro e dá forte chute conquistando de longe o primeiro tento para o EXTRA, aos dez minutos de jogo.
Os ibateenses não se esmorecem; reagem e atacam com verdadeiro ardor o ultimo reducto douradense, até que aos vinte minutos de jogo, numa fulminante avançada, burlam a vigilância de CYRO, empatando a partida, contagem essa que se manteve até o final da primeira phase.
No segundo tempo o jogo continuou empolgante, com ataques dirigidos pelos contendores, sobressaindo-se ambas defezas que agiam com verdadeiro empenho. 20 minutos já tinham decorridosquando, num avanço bem dirigido, PRESTES conquista o 2º tento para os locaes. A assistência vibra de enthusiasmo. Os adversários não se esmorecem e jogam com ardor. E a lucta continua cada vez mais disputada. As defezas multiplicam-se os seus esforços e fazem vibrar a assistência pelas suas jogadas empolgantes. A linha do IBATÉ não se esmorece e assedia constantemente a meta local, CYRO, nesse posto, faz prodígios com espetaculares defezas.  Os locaes cada vez mais animados, não se deixam abater e atacam com impetuosidade. Numa de suas avançadas, PRESTES, com calculado arremesso eleva para 3 a contagem dos FERROVIÁRIOS, sob indescriptível enthusiasmo da assistência.
E até o final do grande prélio, não se notou o menor esmorecimento de parte a parte, vencendo o FERROVIÁRIO por 3 a 1.
O juiz agiu com acerto, somente podia ser menos enérgico na sua decisão de uma falta, aliás sem a mínima importância, por ser dada no meio do campo, ao lado da archibancada, o que motivou a interrupção do jogo por alguns momentos.   N
 
O DOURADO-NUM.100-ANO VII-DOURADO, 26 DE FEVEREIRO DE 1933.
      -§§§§§§-
 
ARQUIVO (JORNAIS): CASA DOS PAPÉIS
Cópia do programa: RUDYNEI FATTORE. 















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário