sábado, 24 de novembro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-167: JUCA PATO - NUM. 11


JUCA PATO - Orgam literário, humorístico e noticioso, dedicado à mocidade e ao bello sexo douradense.
Direcção: FRANCISCO CARDOSO e CANTIDIO M. DE ABREU
Gerencia: CESAR GUEDES
DOURADO, 28 DE JULHO DE 1929
-§§§§§§-
INGRATIDÃO
Mezes passam...E nesse anceio que me dilacera a alma, diviso entre as trevas do passado, resurgir todo envolto em brilhantes gazes, o meu único e puro amor. Ingrato!
Arrebatas-te com sarcasmo incrível, a alegria de minha mocidade, deixando-me só no turbilhão da vida.
Quando a noite recostada ao peitoril da janella do meu quarto, admiro o negro manto da noite, bordada com scintillantes estrellinhas, minh'alma fica como que esquecida de tudo que me rodeia, à recordar tua "Ingratidão". Recordo-me sempre da ultima vezque nos vimos, li bem nos teus olhos que não eras feliz, tive pena e quiz fallar-te mas ferida no meu amor próprio, achei melhor o silencio, que seria mais eloquente do que tinha a dizer-te... Mas apezar de tua ingratidão, continuarei amando-te até que Deus me chame para junto de si!
LADY MARGARIDA
-§§§§§§ 
 
RECORDAÇÃO
À MILLEDE GENNARI
Uma tarde sahi pelo caminho, procurando distrahir-me da fatiga quotidiana. O sol já baixo morria pouco a pouco no horizonte. Entre as flores cobrindo a beira da estrada, sentei-me para respirar o grato perfume que embalsamava o ar. Fitando o azul do nosso ceu e o astro rei que se escondia atraz do monte lembrei-me de ti, Millede querida, doce amiguinha da infância. E que saudade, sentidos olhos meigos que possues e, desse coração de ouro que tens dentro do peito! Acaso lembras-te de mim? Volvendo o pensamento para o passado, encontrarás  nesse livro olvidado por todos, uma recordação da amiguinha que te escreve. Nesse extase, fiquei revendo-te até a ultima vez que estivemos juntas. E a noite veio encontrar-me  ainda pensando em ti. Depois em casa ajoelhei-me ante à Virgem, e pedi a ella que nunca esqueças a tua sempre
                                                     Flor de Lys
-§§§§§§-
 
CINE-ROYAL
Hoje, em matinée:- "Lucros e Perdas", em 8 actos.
À noite: CLARA BOW na linda comedia: "As férias de Clara".
-§§§§§§-
 
POR QUE SERÁ ?
Que o A. GULLA, só anda com a palheta na mão: será que é para mostrar o "cabellinho"de fogo?
Que ELVIRA D. quando passa pela rua dr. Julio Prestes, olha muito para a Casa Brasileira?
Que A.BOSCHI, só passa pela calçada do Salão C.? Não faça isso menina, olha que podes afundar os ladrilhos....
Que o NILO M. falla demais no cinema?
Que o CANTIDIO anda tão enthusiasmado?
Que o GREGORINHO, usa a capa, quando não faz frio?
Que certa senhorinha corta 4 vezes por mez, o cabello no Salão Central ?
Que o ROMEU regressando a Dourado comprou um revolver ?
GAVIÃO
-§§§§§§-

TEUS OLHOS

Esses teus olhos, oh! creança linda,
Lembro-me ainda, quando os vi brilhar,
Era uma noite, de alegria infinda
Que tu fitava-me com teu doce olhar.

Os teus sorrisos, os teus olhos,
Eu triste ao vel-os meditava então,
Eras formosa, tão risonha e pura
Gentil figura duma inspiração.

Oh! quantas vezes meditando eu tinha
Tristes insomnias, convulsões de amor,
Nem mesmo o pranto aos meus olhos vinha
Nem mesmo a calma, abrandar-me a dor

Porem, agora dissipada a nevoa
E da minh'alma tão cruéis abrolhos
Eu só conheço um luz que inspira-me
É a luz divina dos teus meigos olhos.
                                                               R.
-§§§§§§-

Concurso de Belleza

Iniciado no 1º. numero de nossa folha o Concurso de Belleza em Dourado, fomos recebendo votos com pouca animação e interesse, cujo resultado vinha sendo publicado em todos os números. 
Hontem, conforme noticiamos e obedecendo as regras do Concurso, encerramos este à 5 horas da tarde, tendo sido grande e com maior interesse a votação, o que também se notou durante a semana que se finda.
Recebidos os últimos votos, procedeu-se a apuração final para se proclamar a "miss" DOURADO e as vencedoras dos 2º e 3º logares, dando o seguinte resultado:
1º. lugar: CONCEIÇÃO MORALLES
2º. lugar: MARIA BOSCHI
3º. lugar: THEREZA TAVANO
Os prêmios que estiveram expostos na CASA TAVANO, serão hoje entregues ao meio dia, por uma commissão desta folha.
Abaixo publicamos o resultado geral do Concurso de Belleza:
CONCEIÇÃO MORALLES - 508
MARIA BOSCHI - 453
THEREZA TAVANO - 302
GUIOMAR MARTINS - 281
MARIA FANTINI - 261
ASSUMPTA BOSCHI - 190
MOACYR BUCCI - 67
APPARECIDA PENTEADO - 42
PALMYRA DEL CIEL - 28
CARMELLA COLAGROSSI - 15
IRACEMA MACHADO - 2
EURANIDES C. MINHOTO - 1
BELVINA LINS - 1
ANNICA LOZANO - 1
LEONTINA DE MORAES - 1
O "JUCA PATO", desempenhando-se da missão que assumiu, sente-se satisfeito com o resultado obtido e felicita calorosamente as 3 gentis vencedoras, desejando-lhes as perennes felicidades.
-§§§§§§-
 
TELEGRAMMAS
BAR 15 - ROMEU empenha relógio comprar votos concurso de belleza.
Z. F. esquece ausência pequeno, arranja outro.
A. B. recebe carta pequeno, esquece moço de Brotas
MLLE... passa 20 vezes em frente redacção Juca Pato, anciosa saber o resultado.
CINEMA - D. CABRAL olha de soslaio antiga pequena.
CINEMA - GREGORINHO procura disco "Não quero saber mais della".
BROTAS - PEREIRA olha as meninas perde bola, SAVERIO dá o desespero.
BAR - PASCHOAL entristece derrota Bologna.
SACY
-§§§§§§-


 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário