sábado, 19 de janeiro de 2019

CASA DOS PAPÉIS-175: DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA


CORREIO PAULISTANO-Nº20.476-SEGUNDA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 1920
 
EM DOURADO-HORRIVEL DESASTRE-FALLECIMENTO
DO DR. JOÃO BAPTISTA MARQUES FERREIRA
( Do nosso correspondente, em 3)
 
A's 15 horas do dia 30 do mez p.p.deu-se um horrível desastre mais ou menos na chave do sr. LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA BORGES.
Chamado o dr. MARQUES FERREIRA para soccorrer um ferido na fazenda "NOVA AMERICA", do sr. dr. ANTONIO CAJADO, s.s. partiu para ali de automóvel, em companhia de seu auxiliar, pharmacêutico ELOY DE CARVALHO BRAGA.
Terminado o serviço de sua nobre profissão naquella fazenda, foi o dr. MARQUES chamado pelo telefone para soccorrer outro doente na fazenda do sr. JOÃO DE ABREU.
Attendendo ao chamado, partiu immediatamente em socorro do seu cliente. A linha da companhia DOURADENSE, como todos sabem, atravessa por muitas vezes a estrada de rodagem desta cidade para as fazendas daquelles lados.
Existindo uma machina em reparo nas officinas da companhia, esta recebeu ordem para que sahisse afim de fazer experiências, si estaria ou não em condições de prestar francos serviços, e, assim determinada, partiu dita machina sozinha, desta estação para a de SANTA CLARA, confiada ao machinista OTTO SCHIMIDT e MARIO SANTIAGO, ambos não contando mais de que 22 anos de edade. É de praxe, todas as machinas apitarem em todas as curvas e travessas de estradas de rodagem, o que infelizmente não succedeu com esta. A estrada de rodagem, como acabmos de dizer, é cortada pela linha douradense por muitas vezes. O dr. MARQUES, tendo passado a primeira travessa sem aviso absolutamente nenhum da machina n.6 de experiências, que rodova pela linha a fora, seria justo que passasse a segunda travessa que dista uma da outra mais ou menos duzentos metros, sem receio absolutamente de ser apanhado pela machina, porquanto ainda na segunda passagem o machinista não tinha dado siquer um apito. Nesta ultima passagem existe uma recta da estrada de ferro, mais ou menos de cem braças.
É justo que ao atravessar a linha o dr. MARQUES diminuísse a velocidade do automóvel, mormente tendo à frente uma pequena subida de areal.
O machinista, avistando o automóvel daquella distancia, não tomou o trabalho de apitar e nem diminuir a marcha de sua machina, suppondo que desse tempo do automóvel atravessar. Quase ao apanhar o automóvel mais ou menos uns três metros de distancia, foi que se lembrou de dar o primeiro e ultimo apito a miúdo.
Neste momento o pharmacêutico  ELOY DE CARVALHO BRAGA, que viajava na frente do automóvel junto ao dr. MARQUES, por espirito de curiosidade poz a cabeça para fora para ver de que se tratava, quando o automóvel foi apanhado por de trás atirando immediatamente ELOY BRAGA para fora do automóvel, que, graças à providencia DIVINA, cahiu de pé de um lado da estrada sem a menor arranhadela, dando-lhe apenas um insignificante mau geito na perna esquerda e costas, não lhe acontecendo mais nada absolutamente.
Nesta passagem existe um mata-burro, que dista da estrada de rodagem mais ou menos dois metros, e ali foi atirado o automóvel com o dr. MARQUES, que no segundo choque, se precipitou com a cabeça de encontro ao alicerce do mata-burro, fracturando a perna esquerda e a parte inferior do craneo, ficando sem fala e quase morto e o machinista assassino prolongou a sua estupida viagem sem cortar a marcha da machina, mais ou menos cento e cincoenta metros de distancia, apesar do sr. ELOY BRAGA pedir-lhe por favor que parasse a locomotiva.
Parada a locomotiva, chegaram-se ao sr. ELOY BRAGA o foguista e machinista.
O sr. ELOY pediu-lhes para que conduzisse a DOURADO com a locomotiva afim de dar as providencias necessárias, porquanto estavam retirados mais ou menos 4 quilômetros de distancia.
Ambos se recusaram energicamente a prestar qualquer auxilio, dizendo que tinha que seguir viagem e não podiam atender-lhe, porem, ao chegarem à estação mais próxima, que é a de SANTA CLARA, telegrapharam ao trafego communicando a horrível scena.
E si bem o disseram melhor o executaram.
Partiram deixando o sr. ELOY BRAGA e a victima, dr. MARQUES. Na ponta da recta a que há pouco nos referimos, trabalhavam 2 homens da turma de nomes JOAQUIM DIOGO e JOSÉ DA SILVA, que presenciaram o desastre, acorrendo immediatamente ao local.
ELOY BRAGA pediu as estes homens que tivessem piedade de olhar o corpo da victima, emquanto iria pedir soccorro a DOURADO, e assim sendo partiu a pé. Ao chegar no espigão da fazenda do sr. LUIZ BORGES, alcançou um cocheiro da mesma fazenda, o qual lhe cedeu o animal com toda boa vontade para abreviar mais a sua viagem.
Dada a noticia, dirigiram-se para o local a policia e mais pessoas de amizade do infeliz dr. MARQUES.
Momentos depois a COMPANHIA mandou retirar os pedaços do automóvel para dar passagem a outros comboios.
Transportada a victima para DOURADO, foi soccorrido immediatamente pelo dr. MALACHIAS GUERRA JUNIOR, pharmaceuticos MARCILIO PENTEADO, ELOY DE CARVALHO BRAGA, LEOPOLDO MACHADO e MANUEL JANUARIO DE ARAUJO.
Sendo considerado gravíssimo o seu estado, foi removido immediatamente em trem especial para a SANTA CASA DE BOCAINA, sendo acompanhado pelo medico dr. GUERRA JUNIOR, pharmaceuticos MARCILIO PENTEADO e ELOY BRAGA e muitas outras pessoas de sua família.
Chegada a victima à Santa Casa, ficou entregue aos cuidados dos illustres facultativos drs. TACITO COSTA, OSORIO DIAS, MUTTO MANFRÊ. MARIO DIAS COSTA, ALBERTO COELHO, ANTONIO AMARAL CARVALHO, JOSÉ BONIFACIO, MANUEL DE ABREU e aos bondosos enfermeiros, que depois de examinarem deram o caso como perdido.
Apesar dos esforços incançaveis destes illustres homens da sciencia, o saudoso dr. MARQUES, pae da pobreza e da caridade, veiu a fallecer às 21 horas do dia 1 de Julho.
Durante a sua permanencia em BOCAINA, foi muito visitado pelas pessoas daquella cidade. Prestaram-lhe os seus serviços os srs. pharmaceuticos inclusive o sr. TOLENTINO MARCONDES, que lá se achava.
O SEU SEPULTAMENTO
Em carro especial partiu de BOCAINA, às 8 horas e 12 minutos do dia 2, o corpo do desditoso medico, acompanhado por inúmeros amigos e pelos drs. OSORIO DIAS, MUTTO MANFRÊ, ALBERTO COELHO e MARIO DIAS COSTA, ambos médicos naquella localidade.
Chegado em DOURADO, às 10,15, a população e a circumvizinhança em peso achavam-se na estação e só se ouviam prantos e dolorosas exclamações.
Dali o seu corpo foi transportado para a egreja e às 16 horas realizou-se o seu sepultamento com incalculável acompanhamento.
O commercio conservou-se fechado durante todo o dia e as repartções publicas municipaes hastearam a bandeira como signal de luto.
Ao chegar ao cemitério a banda municipal "Carlos Gomes" executou uma harmonia fúnebre, escripta pelo maestro MANUEL BASILIO DA CRUZ dedicada à inesquecível e infeliz victima.
Falaram nessa ocasião os srs. dr.EDUARDO PIRAJÁ, dr. BENJAMIN AZEVEDO e ARISTOTELES SOARES DA ROCHA.
Entre as innumeras coroas oferecidas pudemos notar as seguintes: Ao Sinhô, ultimo adeus de Donanna; Ao Dr. Marques Ferreira, homenagem da Camara Municipal de Dourado; Homenagem dos drs. Amaral Carvalho, Abreu e dos médicos de Bocaina; Ao caro Marques, infinita saudade do Pirajá; Ao dr. Marques, saudades do corpo docente do grupo escolar de DOURADO; Ao dr. Marques, saudades dos amigos que o acompanharam; Ao inesquecível amigo dr. Marques, saudades eternas de Washington e Familia; Ao dr. Marques, saudades de Eloy, Antonieta e filhos; Ao dr. Marques, saudades de Brasilio Machado e família; Ao dr. Marques, saudades de Raul e Olga; Ao dr. Marques, gratidão da família Damy; Ao dr. Marques, lembrança do Couttar Tannuri; Ao dr. Marques, saudades da Pharmacia Santa Amelia; Ao dr. Marques, lembrança de Alfredo A. Araújo e família; Ao dr. Marques, lembranças de Romeu Araújo; Ao dr. Marques, lembranças de Alfredinho Araújo e família; Ao dr. Marques, homenagem de João Colagrossi e familia; Ao dr. Marques, saudades de Faro e família; Offerecido pelo Cesario, ao seu amigo dr. Marques; Ao dr. Marques, lembrança de Toufik Daher; Ao dr. Marques, offerece o pessoal das oficinas de Trabiju; Ao dr. Marques, últimos beijos de Lyriss e Lucia; Ao dr. Marques, saudades de Marcilio; Ao dr. Marques, saudades de Alcebíades Piza e família; Ao dr. Marques, saudades de Theodoro Piza; Ao dr. Marques, homenagem da família Del Ciel; Ao amigo dr. Marques, saudades de Oscar Borges; Ao dr. Marques, saudades de Antenor; Ao dr. Marques, homenagem e saudades do dr. Octavio Mendes; Ao amigo dr. Marques, saudades de Benedicto Meirelles e família; Ao dr. Marques, saudades do dr. Antônio Cajado Lemos; Homenagem de Leopoldo Machado e família ao bom amigo dr. Marques; Ao dr. Marques, homenagem dos operários da Companhia Douradense; Ao dr. Marques, saudades de José Placeres; Ao dr. Marques, saudades da família Pinhanelli; Ao dr. Marques, saudades de João Marsiglia; Ao dr. Marques, saudades dos amigos de Santa Clara; Ao dr. Marques, homenagem dos empregados da Força e Luz; Ao dr. Marques, saudades de Antônio de Franco e família; Saudades ao Marques Ferreira de Alonso Leite e famailia; Ao dr. Marques, saudades da família Buzzá; Saudades de Maria de Lourdes e Decio de Oliveira; Ao dr. Marques, homenagem do dr. Cajado e família; Ao caro Marques, ultimo abraço de Lourenço e Quena: Ao bom amiguinho dr. Marques, beijos de Maria Stella e Tony e muitas outras coroas de que não nos foi possível tomar nota. Foi o seu corpo, porém ficou o seu nome gravado para nunca se apagar da memoria do povo douradense e na da circunvizinhança. Podemos affirmar que é o homem que mais falta faz em DOURADO.
O dr. MARQUES, que contava apenas 36 annos de existência, deixa viúva, d. ANNA LAGE FERREIRA, MÃE, IRMÃO e IRMÃS, de quem neste momento não nos é possível dar os nomes. Será rezada a missa de sétimo dia.
À inconsolável família, nossos sentidos e sinceros pêsames.
 
FONTE: BNDIGITAL/CORREIO PAULISTANO
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS


 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário