quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

CASA DOS PAPÉIS-177: EXCURSÃO DIPLOMATICA - 1904


CORREIO PAULISTANO-N.14.694-DOMINGO, 10 DE JULHO DE 1904

EXCURSÃO DIPLOMATICA

Conforme o nosso telegrama de DOURADO, hontem publicado, o sr. ministro hespanhol don MANUEL MARIA ARANGUREM e a sua comitiva chegaram àquella localidade, em trem especial da COMPANHIA ESTRADA DE FERRO DO DOURADO, ao meio dia de 7 do corrente. depois de terem recebidos as mais honrosas e espontâneas manifestações por parte das autoridades locaes, do presidente da Camara, dos representantes da colônia hespanhola, dos alunnos de todas as escolas, das socidades beneficiantes, de grande massa popular, s. exa. e a sua comitiva acompanhados dos sr. ANTONIO MARIA DA SILVA e seu filho, capitão FRANCISCO SALLES e sua exma senhora, irmãs e cunhados, dr. EVERARDO DE SOUZA, seguiram em trolys, postos à sua disposição para a fazenda Sta. Constança, explendida propriedade agrícola do exmo. sr. secretario da Agricultura, dr. CARLOS BOTELHO, e alli o sr. ministro com a sua numerosa comitiva, foi recebido pelo amável e prestimoso administrador, sr. MOURA e sua exma. família.
Houve um pequeno descanço, durante o qual foi foi servida aos excursionistas uma esplendida mesa de doces, fructas e licores, sendo fidalgamente tratados pelo referido sr. MOURA e a sua exma. família, que foram incansáveis em distinguil-os com a mais captivante amabilidade.
Ao iniciar a sua visita a fazenda, o sr. ministro e o sr. vice-cônsul italiano, rodeados cada um pelos colonos de sua nacionalidade, mantiveram com estes amistosa conversação, confessando-se todos muito satisfeitos pelo tratamento que têm recebido na mesma fazenda, sendo nessa occasião os dois distinctos diplomatas, enthusiasticamente acclamados pelos referidos colonos. 
Causaram a melhor impressão, provocando francos elogios da parte dos excursionistas, os bens montados machinismos de que é dotada a fazenda e as esplendidas installações para o despolpamento e o beneficio do café, que bem demonstram o espirito pratico e bem orientado do seu proprietário, que com installações simples e sabiamente architectados, consegue os resultados mais lisonjeiros. Em seguida os distinctos visitantes percorreram em trolys os extensos cafezaes da fazenda, mostrando-se satisfeitíssimos e admirados da uberdade daquellas terras. Causou também a mais agradável impressão nos excursionistas o esplendido panorama que dos altos dos cafezaes se descortina pelo valle do rio Jacaré e as fertilíssimas terras de Brotas.
Regressando, o sr. ministro e a sua numerosa comitiva passaram pela bem montada fazenda Santa Clara, de propriedade do sr. dr. EVERARDO DE SOUZA, onde foram gentilmente recebidos pela exma. família, sendo todos servidos de fructas cultivadas na referida fazenda, de café e doces.
Depois de percorrer os jardins e mais dependências da fazenda, seus machinismos e cavalariças, e de ter recebido as saudações dos colonos, seus compatriotas, que mostraram-se satisfeitíssimos, o sr. ministro e a comitiva regressaram a DOURADO, acompanhados do dr. EVERARDO DE SOUZA e do sr. MOURA, aos quaes o sr. ministro hespanhol agradeceu o bom acolhimento que lhe dispensaram, tomando em seguida o trem especial, que os conduziu a FERRAZ SALLES.  
 
 
A Comitiva na Fazenda SANTA CLARA
 
FONTE: BNDIGITAL/CORREIO PAULISTANO
FOTO: CECILIA P.S.BRAGA
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário