sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CASA DOS PAPÉIS-228: MARIA JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS SANDOVAL (D.ZÉZA) - 2


O QUE AMO
Adoro o céu na escura noite a brilhar
E eu admiro as estrelas o ouro a cintilar!...
E a lua suave, essa eterna adolescente
Entre veste de nuvens, etérea transparente
De rosto pálido e tão meigo olhar;
Tem pra mim o encanto, vivo original
De um anjo puro, divino sem igual
Iluminando as trevas do campo
Os arvoredos rendilhando, o luar!...

E o sol, amo eu suas sendas de luzes
Fertilizando a terra e as inclinar a fonte,
Quando derrama, sobre ela sublimes messes
Que vibram por seu manto de glória
Colorindo de jóias e pelo fulgor da fimbria
Doirada que barra o horizonte atrasado,
E arremata, aquela beleza toda do poente.

A tarde adoro, silenciosa amena...
Que se esvai num tristonho adeus
Vendo-a partir quais os sonhos meus
Por esse escrínio do infinito roxo
Deixando essa saudade que sozinha
Curto e em mim se aninha
Qual dentro do peito, o piar do moxo...

E a terra amo de forma diferente
 Humana, divina, como a mãe da gente
Eterno manancial, fonte generosa
Que ao vencer dos cascalhos a dureza
Deixa correr a lágrima, como do rio a água
Que sacia a sede e abranda a mágoa.

E no mar encontro lindas reações, as quais
A sonhar, somente no céu sinto-as iguais...
Como criança e ainda aquele homem
Atira, salta, roda, brinca de pega-pega
E como se a fugir da cabra cega
Suas ondas correm e escondendo fogem...
Depois, calmo em seu leito, sobre as águas
Ao fitar o infinito e as estrelas do céu
Em sua ânsia de ternura cheia
Sonha, tece coroa, ondula véu
E a virgem praia, a branca areia
A nudez de seu corpo, belo amado,
Recobre com a pompa d'um noivado.

E amando, assim, a natureza toda
A serra, o vale, o campo, as flores
Onde as borboletas exibem suas cores
E atrasada flor, da trepadeira de São João
Alastram todas quais fogueiras pelo chão.

Adoro, aquele abrigo pequenino na ramada
O ninho enfeitado, sobre pérolas, a ave
Depois, o sussurro dos filhotes acamados
Essas ternuras todas de quem vivo enamorada
Vibrando em meu olhar, através da luz
Que vive por toda a parte e pelo mundo espalhada.

E admiro no homem, a moral, a inteligência
Por onde revela o amor, a arte, a ciência
A música, que me leva ao sublime
Que a planger no coração toca,
Exprime sentimentos vários, tão cheios de expressão.

Amo a vida pela oportunidade que oferece
Se conhecer no mundo o que me enternece
Ao ver, sentir, ouvir o que emocionada
Leva à compreensão das maravilhas criadas
Através do infinito amor, que a nós estendem
As mãos ocultas que me definem por Deus.


 

 
D.MARIA JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS SANDOVAL-D.ZÈZA.
LIVRO: O QUE EU AMO
ANO: 2009
IDEALIZADOR: SIDONIO JOSÉ DOS SANTOS
PETRY GRAFICA E EDITORA LTDA

 
 FAMILIA - Da E/D: Zéza, Sylvia, Heloisa, Sidonio, D.Braulia Abreu dos Santos, Sr. João Ribeiro dos Santos, Dalila, Rubens, Carolina, Bráulio e Laura.

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário