sábado, 25 de janeiro de 2020

CASA DOS PAPÉIS-231: CADA BANCO UMA HISTÓRIA - 07


BRAULIO MODESTO DE ABREU

Sertões outrora incultos, ermos e cobertos de matas virgens, foi berço pioneiro de um homem valente, arrojado; consta na vida do agricultor BRAULIO MODESTO DE ABREU, que formou a Fazenda Santa Carolina, fazendo cultivo de plantações e invernadas que despontaram como raios do sol neste chão douradense.
Descendente de portugueses era filho de JOSÉ MODESTO DE ABREU e BRAULIA DE ARRUDA LEME.
Casou-se com CAROLINA DE ABREU PORTELA (1ª núpcias) e tiveram dez filhos: BRAULIA, MARIA, HAYDEÉ, DIRCE, PATROCINIA, JOÃO, ARLINDO, GUMERCINDO, BENEDICTO e SEBASTIÃO. Em 2ª núpcias com BALBINA DE A. PORTELA.
Esses filhos lhe deram trinta e um netos, mais de sessenta e cinco bisnetos e inúmeros tataranetos.
A esta descendência tão numerosa deixou um exemplo de muito amor pela sua família e pela sua terra natal.
Ele plantou braçadas de entusiasmo, determinação, espirito desbravador e crença na terra e no amanhã.
Há um proverbio indiano que diz: " O que se faz num dia é a semente de felicidade para o dia seguinte. Hoje plantamos, amanhã colhemos de acordo com o plantio. Semente jogada na terra hoje, garantia de felicidade amanhã".
Por isso BRAULIO MODESTO DE ABREU, se empenhou na terra fértil de DOURADO na tentativa de ser o café na época, o "OURO VERDE" do Brasil uma riqueza duradoura.
Nasceu em 03 de junho de 1872 - Faleceu em 24 de junho de 1969.
É muito gratificante quando seus antepassados douradenses são memorizados pelo jornal da cidade.
Família de BRAULIO MODESTO DE ABREU.
 
Jornal "O DOURADO"-Nº211-ANO 11-10 DE MAIO DE 2007-RUDYNEI FATTORE
-§§§§§§-  
 
CORREIO PAULISTANO-Nº17.889-PAG.4-DE 12 DE MAIO DE 1913
TELEGRAMMAS - INTERIOR
MACHINA DE BENEFICIAR CAFÉ
DOURADO, 11 - Foi inaugurado hontem na fazenda do sr. BRAULIO MODESTO DE ABREU, uma machina "Amaral", typo 1, para o beneficio de café.
A machina foi fornecida pelos fabricantes srs. Martins & Barros dessa capital, e a força motora, que é a electrecidade, fornecida pela COMPANHIA FORÇA E LUZ DE BROTAS.
Ao acto compareceu grande numero de convidados, notando-se muitos fazendeiros vizinhos e muitas pessoas gradas desta cidade.
A' uma hora foi ligado o motor electrico que acciona a machina, não se fazendo demorar o apparecimento do café beneficiado com uma perfeição que revela a boa qualidade daquella machina.
Depois de uma hora de trabalho, foi interrompido o funccionamento da machina e no vasto salão, onde ella se acha installada, foi offerecido aos convidados uma lauta mesa de doces regada de excellentes vinhos finos.
\o sr. BRAULIO e sua exma. esposa foram proligos  em obséquios aos seus convidados, sendo muito felicitados por motivo  daquelle melhoramento na sua fazenda. 
-§§§§§§-

Decreto Nº551, de 05 de Março de 1986, a Rua "4" do Loteamento Jardim Primavera (área da antiga Chácara Coloninha), passa a denominar-se "RUA BRÁULIO MODESTO DE ABREU"

 

Sentados: BRAULIO MODESTO DE ABREU (LICO) e d. BALBINA P. ABREU
 Em pé: SEBASTIÃO MODESTO DE ABREU e BENEDICTO MODESTO DE ABREU
 
 
FONTE: BNDIGITAL - CORREIO PAULISTANO
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS-FOTO/SERGIO L. DE ALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário