terça-feira, 1 de junho de 2021

CASA DOS PAPÉIS-289: LENDO JORNAL - 02

 de 1899...Serviços de exgottos, politica e colletoria federal. 

 O COMMERCIO DE SÃO PAULO
NUMERO 1802 - ANNO VII - Quinta-feira, 30 de março de 1899
PELO NOSSO ESTADO
DOURADO
Do nosso correspondente:
Na minha primeira correspondencia, deixei de noticiar que a Camara Municipal, apesar da exiguidade de seus recursos orçamentarios, trata de realisar, tambem, o serviço de exgottos para esta villa.
Tal emprehendimento merece, por certo, todos os applausos e não haverá quem, por mais affeito esteja às idéas rotineiras do retrogradismo, deixe de entoar hosanas à Municipalidade, que assim procede.
De todos os melhoramentos materiaes de cuja falta se resente um logar, são estes, naturalmente, os que de preferencia se impõem com a força das necessidades maximas.
A salubridade publica, as condições hygienicas constituem, incontestavelmente, as primeiras condições de vida para uma população e para uma população como esta, que tende a crescer extraordinariamente. 
Dahi a imprescindivel necessidade de adopção de medidas que, sobre serem até certo ponto onerosas ao povo, lhe asseguram no entanto commodidades inestimaveis, garantias mil.
- A politica local, depois das ultimas eleições e do recente accordam do Tribunal de Justiça, cahiu na mais completa pasmacera.
Nem era de esperar outra cousa.
Em DOURADO, houve sempre a homogeneidade de vistas, toda a harmonia, toda a solidariedade entre seus habitantes, sempre que o bem local o reclama.
Por isso, se, finalmente, motivos inesperados vierem turbar sua habitual quietude, é o caso de todos aquelles que se estremecem devéras pelo seu desenvolvimento, pelo seu progresso, darem tréguas às pugnas da maledicência, duello em que se empenham os desoccupados, e cuidarem do bem local, que é o objectivo de todo o bom cidadão.  
- Não está preenchido a vaga de regente da collectoria neste municipio.
E a acephalia deste logar traz prejuizos para o commercio, que lucta com serias difficuldades para se prover, quando necessita, de sellos, talões etc.
Não conheço o regulamento da lei do sello e sua arrecadação. Mas, qualquer que elle seja, deve ser susceptível de alguma modificação.
Consequentemente, se a só porcentagem que aufere  neste municipio o agente de collectoria não é sufficiente para suas depesas ordinarias, o que me parece provavel, o permittir-se-lhe a accumulação do emprego de fiscal do sello nesta circunscripção municipal, prestada a fiança legal, pode trazer vantagens nos cofres e commodidades a nosso commercio.
- Um facto que tambem me parece constituir uma excepção, e uma excepção que pertuba a marcha dos negocios administrativos derramando a confusão e deturpando o sentido do legislador consciente pois os há que não é não, é esta subordinação da agencia da collectoria de DOURADO à comarca de Ribeirão Bonito.
Parte componente da comarca de Brotas, a que estão sujeitos todos os negocios forenses deste municipio, sé mesmo um capricho dos proconsules da actualidade poderia estabelecer na precedente singularmente estabelecido e geralmente admirado!
Bem sei que taes innovações são filhas primogenitas da liberdade, que tamanha escravidão nos reservava! Mas como nunca é tarde para reparar erro como este, nós, que habitamos este municipio, tão appetecido por quem já tão cedo se revela tão exigente, esperamos providencias de força a fazer desapparecer este monstrengo administrativo.-
-§§§§§§- 

de 1899... Transferencia de comarca: de Brotas para Ribeirão Bonito.
O COMMERCIO DE SÃO PAULO
NUMERO 1907 - ANNO VII - Sabbado, 15 de julho de 1899
PELO NOSSO ESTADO
Ribeirão Bonito
Do nosso correspondente, em data de 10 do corrente:
"Anciosamente esperada, como já o disse em passadas correspodencias, chegou ante-hontem a esta villa a noticia da 3ª votação, no senado estadual, do projecto de lei que annexa a esta comarca o vizinho e prospero municipio de DOURADO.
Rapida, circulou em meio geral e jubiloso acolhimento, pois que o Senado, como fizera a Camara, approvára o projecto, tornando uma realidade almejada o que era uma aspiração e uma esperança fundada.
Apesar de terem interesses de certa ordem surgido a oppôr obices à affirmação da idéa vencedora, triumphou, alfim, esta, e justo é dizer-se que foi o indefesso propugnados pela sua realidade, o incançavel e emerito auctor de seu triumpho, - esse a quem já muito deve Ribeirão Bonito, o coronel FERRAZ SALLES, senador do Congresso estadoal e estimado chefe politico.
A tarde e a noite de ante-hontem, logo que correra pela villa a desejada nova, fez-se regosijo geral, subindo aos ares innumeros foguetes. A's 7 horas da noite, formou-se numeroso grupo de manifestantes que, em marche aux flambeaux e seguidos da banda de musica recem-formada, percorreram as principais ruas, em meio de viva animação, acclamando o nome do coronel SALLES e vivando o Congresso do Estado, o povo de DOURADO, a Camara Municipal etc.
Em varios logares, oraram os drs. Cerqueira Mendes, Aurelio Neves, Eugenio Silva e o missivista do Commercio, que associou à manifestação o nome do dr. Candido Motta, apresentante do projecto.
Reina viva satisfação, quer nesta, quer na vizinha villa de DOURADO, à qual projectam fazer uma viagem festiva.
Foi nesta folha que, primeiro, se agitou a idéa da annexação do municipio de DOURADO a esta comarca, pois o missivista do Commercio, há mais de um anno, em correspondencias, lembrou mais de uma vez o conveniencia da medida, que ora é realidade festejada.
A comarca de Ribeirão Bonito, que tinha uma circumscripção territorial insignificante, está agora bastante augmentada, vindo o facto da annexação do municipio vizinho beneficiar inilludivelmente os dous municipios.
Felicitações ao povo de DOURADO, felicitações a Ribeirão Bonito e calorosos applausos ao senador FERRAZ SALLES, o victorioso propugnador do projecto ora convertido em eli, o modesto e infatigavel batalhador pelo progresso desta terra.
- O coronel FERRAZ SALLES chegou hontem inesperadamente a esta villa, com destino a sua fazenda.
Prepara-se-lhe grande manifestação, que não teve logar, pela surpresa de sua chegada.
Entretanto, consta-nos que elle não escapará a aggressão de um testemunho publico de sympathia e reconhecimento, por mais que o evite - abroquelado em sua modesta e lhaneza.
-§§§§§§- 

FONTE: JORNAL > BNDIGITAL
ARQUIVO:CASA DOS PAPÉIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário