sexta-feira, 11 de junho de 2021

CASA DOS PAPÉIS-291: A UNIÃO - NUMERO 12



 NUMERO 12 - ANO I - SABADO -  DOURADO, 26 DE DEZEMBRO DE 1931

"A UNIÃO"

Pouco a pouco vamos realisando o nosso desiderato.
Fortificados pela simpatia de que gosa da classe ferroviaria DOURADENSE o nosso órgão, que é afinal, o seu porta-voz desassombrado, resolvemos trazer a nossa tenda para esta dadivosa cidade que se ergue magestosa, soberba, ao longo da serra do DOURADO, e que fôra ha longos anos batisada com esse mesmo nome que exprime poesia, trabalho e riqueza.
Aqui, como em Bariri, onde "A UNIÂO", nasceu, a sua diretriz será a mesma.
Outros fins a não ser o de trabalhar pelo engrandecimento da classe ferroviaria da C. D., e de cooparar pelo progresso citadino de DOURADO e doutras "urbs" da zona, não nos desviarão a caminhos pedregosos.
Não somos pela politica e porisso queremos que neste particular ninguem nos procure.
Se algum dos dilétos filhos desta terra precisar do nosso jornal para u'a campanha de ordem apolitica, empreendedora, revestida de anseios pelo desenvolvimento local, sim. Procure-nos.
Aqui estamos de braços abertos para acolher todas as enovações sensatas.
Somos pelo engrandecimento e fraternidade das massas.
Esperamos pois, que o povo DOURADENSE, possuído como é da mais reluzente cultura e de acendrado amor à terra em que vive, nos reserve a sua decidida cooperação, que muito nos encorajará no arduo mister em que militamos.     C. S.
-§§§§§§-

AS OBRAS DA MATRIZ
Raramente se encontra no interior, uma cidade que possua um templo católico de beleza arquitetonica igual à da nossa MATRIZ.
Pelas suas linhas harmoniosas, se percebe que, quem desenhára a sua planta tivéra o capricho de deixar na construção o valor de sua arte e a expressão maxima da religiosidade que domina o nosso povo, incansavel no trabalho de adorar o Mestre Supremo sobre todas as cousas.
Não obstante tudo isso, ainda carece de melhoramentos urgentes a nossa matriz. o virtuoso vigario, PADRE MACEDO SAMPAIO, sentindo essa necessidade, apelou aos bons sentimentos da nossa gente que, como sempre, acatou o seu brado, procurando auxilia-lo da melhor forma possivel.
Hoje, vemos ali, iniciada a reparação. Dentro em breve aquela casa de orações terá outra beleza. Terá outro aspecto mais condizente com o sentimento religioso dos que se encontram dentro da seita romana; carecendo porém, que não faltem recursos necessários a conclusão da obra. É preciso que se continue auxiliando o esforçado vigario que até aqui tem sabido cultuar os sublimes ensinamentos que recebeu nos longos anos de reclusão seminarística, onde aprendera ser o Pastor de Almas, dedicado, puro e sem vaidades.
Fazemos nossos, os apelos que o coléga "O DOURADO", tem feito aos DOURADENSES.
Cooperar pelo término da reparação iniciada na matriz é um dever de alta significação católica e de notavel relevo para a nossa cidade.
Porisso, concitamos a todos os ferroviarios católicos a prestarem o seu auxilio ao fim colimado.
-§§§§§§-
NATAL
Nozes
          Castanhas
                          Amendoas
                                           Figos
                                                    Passas
PREÇOS RASOAVEIS
CASA GENNARI
DOURADO
-§§§§§§-

NATAL
Eis-nos de novo nas noites das castanhas e do bom vinho!
Eil-a, a petizada, no seu anseio garrulo e inocente, à espera do que lhe tenha reservado o velho papae NOEL!
Eil-a, a tradicional Missa do Galo, obrigando moços e velhos, pequenos e grandes, ricos e pobres a perderem uma boa parte da noite à espera da unica missa que, em todo o ano é dita de noite.
Eis o momento de se arrastar para a cidade, à pé, à cavalo, em trolis e autos, de todo o modo, o poviléo que moureja na roça!
Natal! Eis um dos poucos momentos fugazes de despreocupação dos duros afazeres da vida.
Natal! Dia de alegria intima e universal!
Entretanto passa quasi despercebida a significação dessa festa.
Do que seja em verdade o Natal pouco se lembra a generalidade dos humanos seres. A palavra, em si, mal vai dando a idéa do fato grandioso que memora. Vai quasi perdendo a sua legitima acepção, parea se afigurar apenas como a designação de uma festa anual.
Entanto, que imensa significação tem estas simples cinco letras - Natal ! -
Que profundissima meditação provocam no espirito pensador.
O que era a Humanidade antes que da Palestina se espalhasse pelo Mundo o ensinamento doce de JESUS! Que imensa remodelação operou-se no espirito humano depois da passagem desse Espirito de eleição!
Mas, de lado todo o pensamento, de lado qualquer meditação, o que é certo é que "não se apagará jamais aos olhos de todos nós que, na infancia, bebemos, misturados no leite da ternura materna, os principios do cristianismo", esse Vulto que respira bondade e doçura, essa figura grandiosa em sua humildade - JESUS DE NAZARETH.
-§§§§§§- 

Casar para morrer...
O novel GRUPO DRAMATICO DE AMADORES filiado ao CLUBE UNIÃO OPERARIO, desta cidade, que conta no seu elenco com inteligentes figuras do nosso escól, já está ensaiando a gosadissima comédia "Casar para morrer", de Afonso Gomes, e a hilariante farça "Deu o Pavão", de João Pinho.
Apreciamos, ontem, os ensaios que estão sendo dirigidos pelo velho amador da arte de Tálma, NICOLINO JACOBUCCI, e saímos maravilhados pelo que vimos e ouvimos.
Desde já podemos afirmar que a estréa do GRUPO DRAMATICO DE AMADORES, constituirá um sucesso sem precedente.
A vivacidade das idéas e inteligencias moças que campeia naquele seléto grupo de amadores, é uma das melhores garantias para o seu triunfo.
Esperamos, pois, a estréa.
-§§§§§§-  

Indo à DOURADO façam suas compras na
CASA FADUL
-§§§§§§-

MISSA
Na matriz local, foi rezada, segunda feira, ultima, a missa de 7º dia, em intenção à alma do saudoso sr. ANGELO MARIO PESCUMO, sogro do sr. RAUL CUNHA, funcionário do Escritório do Trafego.
-§§§§§§-

CLUBE UNIÃO OPERARIO
Nos confortaveis salões do CLUBE UNIÃO OPERARIO, terá logar hoje, um magnifico baile que promete se revestir de grande brilhantismo.
Pelo convite com que nos distinguiram, agradecemos.
-§§§§§§-

ESCOLA DE CORTE E COSTURA
Dentro de breves dias será instalada nesta cidade, uma bem organisada escola de Corte e Costura, filiada à Academia Sanches, de Jundiaí, tendo como professora a senhorita NOEMIA RUSSO, dona de conhecimento modernissimos da arte costural.
A nossa juventude feminina está, pois, de parabens.
-§§§§§§-

NOTAS SOCIAIS
Fizeram anos:
No dia 21 do corrente, o menino ORLANDO PIZANI, aplicado praticante de telegrafo, na estação local.
No dia 23, a exma. sra. d. CONCEIÇÃO CINTRA FRAGOSO, extremosa consorte do sr. CARLOS FRAGOSO, chefe da estação de Morais Barros.
Parabens.
-.-.-.-
ALFREDO C. ARAUJO


A' 30 do corrente, festeja o seu aniversario natalicio, o sr. ALFREDO C. DE ARAUJO, Caixa-Pagador da ESTRADA e cavalheiro de alto conceito em as nossas rodas sociais, onde gosa de mais solida amizade.
Morador em DOURADO ha muitos anos, s. s. se tornou pelas suas qualidades distintas, pelo seu carater elibado, pela forma com que encara o cumprimento dos seus deveres  tanto no lar como funcionario da C. D., estimadissimo  da gente DOURADENSE e do seu seléto corpo de colegas ferroviarios.
A "A UNIÃO", sente-se satisfeita em preceder qualquer outra homenagem  à s. s., porisso, estampa nesta coluna o seu cliché, como a mais viva demonstração da simpatia que lhe devota e, apresenta-lhe os mais sinceros parabens.
-.-.-.-.-
IDA JACOBUCCI
No dia 31 do corrente, verá passar mais um ano de sua preciosissima existencia, a exma .sra. IDA JACOBUCCI, amantissima esposa do sr. ANTONIO D'ANGELO, funcionario do Almoxaridado da C. D.
Dado os dotes de apurada educação e bondade, apanagios que a torna credora das melhores amizades, é de se esperar que s. excia. seja muito felicitada no dia de seu natalicio.
A "A UNIÃO", cumprimenta-a desde já.
-.-.-.-.-
ENLACE
MURBACK - PEREIRA
Realisa-se hoje, às 19 horas, em casa dos pais da noiva o enlace matrimonial da gentil senhorinha OTILIA MURBACK , filha do sr. CARLOS RUSSO MURBACK e de d. VERONICA FRANCISCA MURBACK, com o distinto moço, sr. MIGUEL PEREIRA, funcionario das oficinas da C. D., filho do sr. CARLOS PEREIRA  e de d. JOSEFINA PEREIRA, residentes em Baurú.
Auguramos ao novo par, felicidades mil e interminável lua de mél.
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPEIS / FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário