domingo, 6 de junho de 2021

CASA DOS PAPÉIS-290: O MARIANO - Nº108

 O MARIANO - Nº108 - ANO III - DOURADO, 4 DE FEVEREIRO DE 1937
Orgam da Congregação Mariana de Moços da Parochia de DOURADO








D  E  S  P  E  D  I  D  A  


Aos meus parochianos
Confortado e reconhecido pelas maneira carinhosa e solícita que a família DOURADENSE me cercou, durante toda a minha permanência aqui, antes de tudo, consignados nesta os meus sinceros e profundos agradecimentos para todos, peço a DEUS retribuição por meio das mais cobiçadas riquezas da sua munificência.
§   §   §   §   §   §
Durante quasi dois annos occupei o honroso e difficil cargo de Vigário desta mimosa Parochia, onde despendi algo das minhas energias mais moças e mais puras.
Estes horisonte, estes campos, estas estradas, são testemunhas mudas das minhas fatigantes peregrinações, das minhas estafantes viagens a serviço das almas que me foram confiadas.
Vivemos juntos, conseguintemente, tanto tempo; oramos juntos tantas vezes; tivemos tantas occasiões para retribuir nossas amizades e os favores que nos dispensamos mutuamente, que chegaram a formar um só coração, de modo que muito nos custa a separação.
DEUS porem, assim o quer.
Era desejo meu percorrer esta CIDADE, de casa em casa, para levar-vos pessoalmente as minhas despedidas. Na impossibilidade, porem de cumprir este dever, dirijo-vos, por este meio, o meu adeus de despedida.
Há momentos na vida tão difficeis, tão emotivos, que nos deixam a alma em uma situação insustentavel, acabrunhadora. Minha está vivendo um desses momentos, está sendo confrangida, esmagada, por uma grande emoção - a de separar-me de vós.
Como então, tendo deixado aqui uma parcella das minhas energias e da minha mocidade, não levar de vós, não levar desta bôa terra as mais vivas e imorredouras recordações.
E quem parte assim, com a alma cheia de vossa lembrança, do vosso affecto, não se separa, não se ausenta, porque continua a viver espiritualmente comvosco.
Não sei o que a Providencia me aguarda. Em DEUS ponho as minhas esperanças.
Meus companheiros de commissão das obras da MATRIZ, desta MATRIZ por cuja remodelação tanto me empenhei, desta MATRIZ que foi o theatro das lides mais pesadas e, ao mesmo tempo consoladoras, do meu parochiato, adeus!
Não desanimais, continuae, com passo firme e sempre igual, nessa jornada, de longos annos e fadigas, é verdade, mas que vos há de levar, sem duvida, ao premio da conquista e aos hymnos da victoria.
Meninos, meus queridos meninos, que tantas vezes viestes aprender dos meus labios os primeiros rudimentos da Doutrina Christã, e em cujo innocente trato achava eu minha doce consolação - adeus!
Estimadas donzelas da PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA, que de minha mãos recebestes tantas vezes a Sagrada Communhão e dos meus labios o pabulo da santa doutrina - adeus!
Orae por mim. Que o bom JESUS permaneça sempre em vossos corações e a Virgem Santíssima vos amparae em todos os perigos da vida.
Zeladoras, minhas caras zeladoras de todas as associações pias - adeus!
Continuae firmes nos vossos postos, fortes na vossa fé.
CONGREGAÇÃO MARIANA! Ah, a CONGREGAÇÃO MARIANA, que era todo o meu desvello, todo meu carinho! Congregados Marianos - adeus!
Continuae arregimentados para a defesa do Catholicismo, para o engrandecimento da sociedade e para a gloria de DEUS.
Paes e Mães, adeus!
Sêde os anjos do lar.
Não permittaes, jamais, que vossos filhos se esqueçam de amar ao CREADOR.
Anciãos, meus queridos e venerandos anciãos, cujas causas eu tanto respeito, cuja prudencia admiro e de cujos soffrimentos me compadeço, adeus!
Dae sempre o bom exemplo de virtude, legae o vosso nome puro, immune de vícios e verginhas aos que vos seguirem na vida; sêde o amparo da vossa familia; sêde a consolação do vosso lar.
E vós moços solteiros, adeus!
Confortados pelo amor da familia tornae todos os dias às vossas casas coma consciencia pura de modo que possae fixar tranquillos as ternas vistas de vossas mães e os olhares pudicos de vossas irmãs; sêde o ornamento de vossos lares, a honra e as delicias de vossos paes. E se algum de vós já não tem a ventura de, ao chegar em casa, encontrar o doce sorriso de um pae ou as santas ternuras de uma mãe, tenha sempre diante de si a sua imagem consoladora, tenha continuamente viva na sua alma a lembrança de seus piedosos e salutares conselhos.
Parochianos e amigos, ricos e pobres, grandes e pequenos, que as bençãos do TODO PODEROSO e a protecção da SANTISSIMA VIRGEM desçam sobre vós, caríssimos em CHRISTO, são os votos que faz o vosso amigo e servo.
CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO
DOURADO, 30 DE JANEIRO DE 1937
-§§§§§§-

AO CONEGO REIS
Em nossa primeira pagina, vemos o cliché do nosso estimado sacerdote, CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO, e a sua despedida a seus parochianos, podemos crer com sinceridade ser uma despedida sincera e aliás commovedora.
Sua Revma., que ora se despede, veiu para esta cidade, em 9 de Março de 1935, dirigir os destinos da nossa parochia, e nestes laconíssimos dias entre nós salientou-se pelo seu zelo e reconhecida bondade.
O que a esta subscreve, embora, não póde extravasar o que sente seu intimo, pela perda d'essa alma tão generosa, mas mesmo calando-se, sua alma vem manifestar, externar a sua generosidade que sempre proporcionou ao povo de DOURADO, como representante de CHRISTO e amigo dedicado.
Partirás, sim!... Mas não por vontade nossa. E sciente estamos que, desejarias permanecer junto de nós.
Partirás, sim!... Mas a alma dos fiéis DOURADENSES, jamais se esquecerão de vós.
Caminhaste, sim, e peregrinasse por nossas espinhosas estradas, para o progresso de nossa parochia e bem espiritual das nossas almas.
E por fim venceste!
E agora que podias gosar e participar do fructo, que em dias escaldantes semeiaste, eis que uma vontade superior a dos homens arranca-te o poder.
Diz o provérbio: "O homem põe, Deus dispõe", portanto, calemo-nos. 
Encerrando, agradeço a Sua Revma. CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO, a gentileza, com que sempre fui distinguido, e creia que jamais se apagarão do meu coração os seus sábios conselhos de mestre espiritual e sua profunda gratidão.
Permanecendo a seu dispor.
LEONILDO TRUZZI
-§§§§§§-

Homenagem da C. Mariana 
ao CONEGO REIS
A homenagem que hoje prestamos ao CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO, patenteia aos olhos de todos a estima e affeição que a elle dedicamos e tem uma grande significação moral, nesta hora de infortúnio que elle atravessa.
Não será necessário dizer ao povo desta terra que o CONEGO MELLO vae-se embora. Todos já receberam tão infausta noticia e sentem, como nós, tão desagradável acontecimento. Muito desejaríamos que elle ficasse e para isto temos elevado constantemente nossas preces a DEUS. Parece-nos que os desígnios do Altíssimo contrariam a nossa vontade, embora nos resignemos com a sua sábia determinação.
Não nos é lícito as causa pelas quaes DOURADO vae perder o seu grande director espiritual, mas podemos affirmar que o CONEGO MIGUEL DOS REIS MELLO sahirá desta parochia, com sua fé de officio sacerdotal tão immaculada como quando entrou e acrescida, ainda, de grandes serviços prestados a DEUS e à religião.
Seria ocioso querer associar a população catholica deste MUNICIPIO às nossas homenagens de despedida, pois no seio desta mesma população, não há uma só pessoa que não pense como nós pensamos, que não sinta o que nós sentimos.
Bom, culto, generoso e tolerante o CONEGO MELLO reúne todas as bôas qualidades de uma cidadão e sacerdote. Pondo de parte os benefícios espirituaes, seria um crime negar os grandes benefícios materiaes que elle prestou à igreja de DOURADO.
A CONGREGAÇÃO MARIANA desta cidade soffre um abelo formidável com a retirada do seu bom director, mas soffre com resignação, e pede a DEUS que o seu sucessor saiba elevar-se às culminâncias espirituaes que o mesmo alcançou.
Lídimo representante de uma região do paiz onde se cultiva a brasilidade, possue aquella sobranceria e altivez  que não offendem a humildade christã, mas purificam a alma e retemperam o espírito no cadinho da lucta. E, talvez, poristo soffra elle hoje tão rude golpe.
Temos certeza absoluta que o CONEGO MELLO será recebido de braços abertos em quaesquer outras dioceses do Estado e do Brasil e feliz será a parochia que o possuir.
Aqui fica, pois, nossa  sincera homenagem de despedida, affirmando ao nosso director que elle vae levar o nossos corações.
-§§§§§§-

LEIA E PROPAGUE
<<O MARIANO>>
-§§§§§§-

B  R  I  N  D  E
O snr. SAVERIO SIMONI, proprietário do acreditado armazem "O Mercadinho", teve a gentileza de enviar a esta redacção uma luxuosa folhinha.
Agradecida.


-§§§§§§-

PARA O RETIRO
Seguirá no dia 6, sabbado, para São Paulo, afim de tomar parte no Retiro espiritual, durante os tres dias de carnaval, e representar nossa Congregação Mariana, o snr. TURIBIO CARLI, nosso incansável Assistente.
Que o retiro espiritual lhe proporcione muitas graças e enthusiasmo, para o bom proveito de nossa congregação.
-§§§§§§- 

 Notas Sociaes
FEZ ANNOS:
Festejou seu anniversario natalício, occorrido no dia 2 do corrente, a Snta. ODETHE PENTEADO MALTA, digna associada do Apostolado da Oração.
FARÃO ANNOS:
Dia 6, o snr. REMO SILVAGNI.
Dia 9, JOÃO VIEIRA RICARDO, esforçado Director desta folha.
Dia 12, completará mais anno, s Snta. GENNY FADUL, enthusiasta Vice-Presidente da Pia União.
Dia 14, festejará mais um natalício a Snta. ESTHER MONTANARI, residente em São Paulo.
No mesmo dia, a Snra. MARIA C. CARDOSO, esposa do Snr. MANOEL CARDOSO DOS SANTOS.
PARABÉNS.
-.-.-.-.-
PROF. RENATO PENTEADO
Transcorre no dia 7 p. vindouro, o anniversario natalício, do snr . Prof. RENATO PENTEADO, digno Director do Grupo Escolar de Espírito Santo do Pinhal.
O anniversariante, embora se ache distante, não podemos deixar passar despercebido tal ephemerides, visto que ao desfolhar nossa collecção, damos com suas collaborações e principalmente seus lindos sonetos intelligentemente cadenciados.
E por este meio, "O MARIANO", saúda ao digno Director, envia parabens e votos de vida longa.
-§§§§§§- 
 
Assignem o "O MARIANO"
-§§§§§§-

ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
OBS.: Com esta publicação, o último exemplar de nosso arquivo, encerramos a série d' O MARIANO. Se acaso algum amigo ou amiga que acompanham nossas publicações, tenham algum exemplar, agradeceríamos a colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário