quinta-feira, 13 de abril de 2017

CASA DOS PAPÉIS-15: O ESTUDANTE COLABORA - I


ESTUDANTE TAMBEM TERÁ SUA COLUNA NO JORNAL DE DOURADO

          A coluna será destinada especialmente aos estudantes da ENGED, tanto que, para isso entramos em entendimentos com a direção da Escola e com os professores que nela trabalham.
          Nesta coluna, serão publicados os melhores trabalhos dos alunos, tanto do curso ginasial, como do curso normal, e semanalmente apresentaremos as melhores redações ou qualquer outro tipo de trabalho, o que será uma inovação interessante, pois será de proveito para todos e um grande incentivo aos estudantes.
          Iniciamos nesta edição , com um trabalho feito pelo jovem RUI BERTUCCI, aluno do 2º Ano Normal.
 
GUERRA E PAZ
 
          Guerra...
          Para muitos, essa palavra é símbolo de luta, emoção, aventura, enquanto para outros é o tormento, a amargura de suas almas.
          Ela se origina de atos impensados do alto comando de um país qualquer que, a um problema, já declara a guerra ao suposto inimigo, ao invés de solucioná-lo da melhor maneira.
          A guerra é uma verdadeira carnificina entre os povos litigantes, que não vêm nada, a não ser os ideais absurdos de seus chefes, que se servem de seu povo para satisfazerem seus desejos.
          Paz...
          É a sublime concordância que encerra os verdadeiros laços de amizade que congregam dois ou mais povos. É a fraternidade que, infelizmente não há, atualmente, no mundo.
          A paz deveria ser assim como Deus nos disse: humana, leal; é o resultado do espirito de irmandade entre as raças.  
          Guerra e paz, são os extremos que infelizmente não deveriam existir no mundo; a primeira é nefasta, e a segunda é aquela que o Criador nos recomendou.
 
JORNAL DE DOURADO-Nº267-ANO VI-Domingo, 24 de Março de 1968
Coordenação da Profª. Maria Aparecida Valente, da Cadeira de Português da ENGED 

Um comentário:

  1. Muito bom o texto "Guerra e Paz", traduzindo com clareza o significado dessas duas palavras. Parabéns ao seu autor. Tito Vernaglia.

    ResponderExcluir