terça-feira, 25 de abril de 2017

CASA DOS PAPÉIS-19: COMPANHIA ESTRADA DE FERRO DO DOURADO - I



ACTOS DO PODER EXECUTIVO
DECRETO Nº 622
DE 2 DE DEZEMBRO DE 1898
 
Concede ao cidadão Cyro Marcondes de Rezende licença para construcção e exploração de uma estrada de ferro de Ribeirão Bonito à villa de Dourados.
 
O Presidente do Estado de São Paulo,
Tendo em consideração o que lhe foi requerido nos termos dos §§ 2º e 3º da Lei Nº30, de 18 de Junho de 1892,
Vista a declaração constante do officio de 31 de Outubro ultimo, da Companhia Paulista de Vias Ferreas e Fluviaes, de que resolveu dar o seu consentimento para que na sua zona privilegiada possa ser construída a estrada de ferro de que trata o presente decreto,
Usando da autorização do artigo 2º da lei citada,
Decreta:
Artigo único. É concedida ao cidadão Cyro Marcondes de Rezende licença para, por si ou empresa que organizar, construir e explorar uma estrada de ferro que, partindo de Ribeirão Bonito vá terminar na villa de Dourados, de conformidade com as clausulas que com este baixam, assignadas pelo secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas.

Palácio do Governo do Estado de S.Paulo, 2 de Dezembro de 1898

FERNANDO PRESTES DE ALBUQUERQUE
                                           Alfredo Guedes
 
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CYRO MARCONDES DE REZENDE

Cyro Marcondes de Rezende, nasceu a 29 de Junho de 1861 em Pindamonhangaba, desta Estado, filho de Manuel da Costa Rezende e de D. Clara Marcondes Rezende. Estudou humanidades em Taubaté e São Paulo, tendo feito vários exames todos com boas notas. Dedicou-se ao comercio, onde desenvolveu sua grande atividade, e em seguida à lavoura, onde prosperou ainda mais.
Em 05 de Janeiro de 1884 contraiu matrimonio com D. Minervina Marcondes de Souza, sua prima, não tiveram filhos.
No mesmo ano, 1884, comprou a fazenda Trabijú, município de Pindamonhangaba, que pertencera ao seu pai, mostrando sempre grande amor ao trabalho. Cyro Rezende porém, desejava sempre progredir, ser um grande agricultor; e por isso, em 28 de Maio de 1887, fez uma viagem à chamada zona oeste do Estado, comprando a fazenda Santa Eulália, em Brotas, e partindo lá de mudança, em 11 de Junho do mesmo ano, onde trabalhou bastante, fazendo prosperar sua lavoura, e tornando-se um rico agricultor de grande conhecimentos e larga visão.
Espirito muito empreendedor, desejando ainda prosperar mais, obteve do Governo do Estado, pelo Decreto Nº622, de 2 de Dezembro de 1898, concessão para construção e exploração de uma estrada de ferro, de bitola de 0,60m, partindo de Ribeirão Bonito à Vila de Dourado, passando por Ferraz Salles, com 20 quilômetros de extensão.
Em 16 de Janeiro de 1899, organizou a COMPANHIA ESTRADA DE FERRO DO DOURADO, a "Douradense", em 4 de Outubro de 1900 abria ao trafego publico o trecho da linha entre Ribeirão Bonito e Coronel Ferraz Salles, com extensão de 9.900 metros. Prosseguindo a construção, em 01 de Dezembro de 1900, inaugurou os restantes 10.100 metros, de Coronel Ferraz Salles a Dourado. Obtendo novas concessões, foram as linhas prolongadas e atingindo a Cia. Dourado a extensão de 273 quilômetros na data de seu falecimento, em 19 de Janeiro de 1925.
Por força da Lei Municipal Nº79, de 07 de Abril de 1951, foi criada a denominação de "Rua Ciro Rezende", à rua situada ao lado esquerdo da Praça 24 de Outubro (Jardim Novo), da Rua 13 de Maio à linha ferroviária.
Homenagem esta mais do que justa e de reconhecimento ao fundador da Companhia Estrada de Ferro do Dourado, contribuidor do progresso de nosso Município.-

Pesquisa: Casa dos Papéis São João Baptista - Dourado/SP















 

2 comentários:

  1. Ciro Rezende confirmou sua fama de excelente empreendedor ao construir a Companhia de Estrada de Ferro do Dourado, além de outros grandes feitos!

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  2. Ciro Rezende confirmou sua fama de notório empreendedor ao construir a Companhia de Estrada de Ferro do Dourado, além de ter realizado outros grandes feitos.

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