terça-feira, 24 de julho de 2018

CASA DOS PAPÉIS-136: FESTA DE SÃO JOÃO - 1967


 A FESTA DO PADROEIRO, UMA TRADIÇÃO
 
MONS. JOSÉ MARIA BRAGA
 
DOURADO celebra anualmente a GRANDE E TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA, o padroeiro da paróquia. O povo todo se mobiliza nesta comemoração. Douradenses que residem noutras localidades aguardam essa ocasião para visitarem sua terra natal.
Uma tradição que permanece através de muitos anos indica a índole conservadora e, em nosso caso, a mentalidade religiosa do povo. Por isso a FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA, como tradição do povo douradense, deve ser conservada.
Entretanto DOURADO, rica em tradições, não pode estacionar-se. Do contrário iria conservar para sempre as ruas sem asfalto, certas regiões da cidade sem água e luz elétrica, terrenos inacessíveis à construção de novas casas. Isto não acontecerá porque sentimos na alma de todo douradense  a decisão de progredir.
A festa do padroeiro é uma tradição que se deve conservar. Todavia o modo de celebra-la é que pode e deve evoluir. A verdadeira tradição é viva e, por conseguinte, dinâmica como todo ser vivo, encarnada no tempo, continuamente atualizada. A Revelação Divina recebida de Cristo pelos apóstolos foi, é e será transmitida até o fim dos tempos. Mas ela ase transmite por uma tradição viva, que vitaliza todas as mudanças por que passa a humanidade. O Concílio Vaticano II mostrou como é necessário transformar  muita coisa, a começar pela mentalidade para se viver hoje  a Revelação. Divina recebida de Cristo. E esta comunicação da Mensagem de Cristo encarnada nos homens e acontecimentos de hoje é que constitui justamente a tradição viva e vivificante da Revelação de Deus. Coisa parecida acontece com as tradições religiosas locais.  
A festa de São João Batista, em Dourado, para não significar um estacionamento, precisa ser uma tradição viva, portadora de uma Mensagem de Fé, a qual possa encarnar-se nas mudanças por que passa toda civilização moderna, inclusive Dourado. Se isto não acontecer, ficará sendo um folclore religioso, talvez agradável de se ver, porém vazio.
Neste ano o programa da Festa, na sua parte recreativa, será quase o mesmo dos anos anteriores; leilões, banda de musica, fogos. A sua parte religiosa, porém, sem fugir muito ao que se costumava fazer, vai incluir comemorações que ajudem o povo da cidade e das fazendas a receber uma Mensagem de Fé. Duas semanas missionárias levarão a todos a Palavra de Deus, dando sentido do que é ser cristão e o que é uma paróquia, e introduzirão os paroquianos no ANO DA FÉ , instituído pelo papa Paulo VI, que se inicia no próximo dia 29, consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo.
A finalidade principal da festa do padroeiro é tornar mais consciente a fé, que todos professamos.
 
JORNAL DE DOURADO-Nº300-ANO VI-DOMINGO, 18 DE JUNHO DE 1967
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS


REVISTA "DIOCESE DE SÃO CARLOS 1908-1983
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário