sábado, 6 de outubro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-156: DOURADO - 1939


DOURADO É A PERSONIFICAÇÃO
DO PROGRESSO BANDEIRANTE
A historia de um povo que floresce num espetáculo emocionante de evolução e grandeza
 
DOURADO também tem sua historia. Essa história não se faz sob a forma retorica da termologia elevada e difícil. Conta-se com a vernaculidade plausível às suas cousas:  
"Há tempos, bem longe, erguia-se suntuosa e soberana uma mata virgem, a rainha do sertão.
Veio então um bandeirante e derrubou-a. Ergueram-se as casas. A coletividade não se fez esperar. As paralelas de aço e o silvo estridente da locomotiva veio até as suas portas. Nasceu DOURADO. Gerado num meio rustico, sem cultura, os seus primeiros filhos só tinham um desígnio: tornar a sua cidadela comparável ás grandes urbes. Trabalharam. Venceram.
Hoje, orgulhosamente, DOURADO aparece como um lídimo expoente de civilização paulista, joia exuberante da ZONA DOURADENSE".
O município foi creado pela Lei 502 em 19 de Maio de 1897, quando no poder do Estado o Dr. Campos Salles.
A sua primeira Câmara foi instalada em 12 de Outubro de 1897, sob a presidência do DR, EVERARDO VALLIN PEREIRA DE SOUSA, sendo vereadores: MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO, MIGUEL DE ABREU PORTELA, JOAQUIM CARDOSO DOS SANTOS, JOSÉ VICTORINO DA SILVA e ADOLPHO MANOEL ALVES.
Desempenhou as funções de primeiro prefeito o sr. MAXIMILIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO.
Contribuiram para aumento do patrimônio, doando terras de suas propriedades a Família de JOSÉ MODESTO DE ABREU  e ANTONIO ALVES.
População: está avaliada em 15.000 pessoas, sendo 4.000 na cidade sede.   
Superfície: 310 kms. quadrados mais ou menos.
Produção: café, algodão, mamona, milho, batata, feijão, arroz, etc. etc. 
Pecuária: não muito desenvolvida, mais ou menos relativo.
Clima: em geral ameno suave.
Estradas: além de ser sede da Cia. Estrada de Ferro do Dourado, o município é sulcado por inúmeras rodovias que o comunicam com outros municípios.
Prédios: cidade florescente, DOURADO apresenta ao turista um espetáculo emocionante pela topografia do terreno plano; erguem-se magestosos edifícios sendo digno de assignalar, o PAÇO MUNICIPAL, GRUPO ESCOLAR, MATRIZ e demais residências particulares.
Comunicação: ótima agencia postal, agencia telefônica, serviço telefônico fornecido por duas companhias e atualmente serviço aéreo.
Iluminação: Uma das cidades mais bem iluminadas do interior, fornecidas pela Cia. Brasileira de Eletricidade. A gerencia está a cargo do competente auxiliar FRANCISCO PUTOMATI.
Farmácias: GRAEL, de propriedade do sr. IRMO GRAEL; SANTA THEREZINHA, de ALBERTINO THEREZO; STA. MARIA, de CELSO PENTEADO e STA. AMELIA de MANOEL R. DE ARAUJO.
Estabelecimento de ensino:  Alem do GRUPO ESCOLAR temos o curso de preparatórios da Profª. Dna. ARLINDA MACEDO, provéta pedagoga que, com sua capacidade de ensino muito colabora em prol da intelectualidade.
Imprensa: Há dois jornais: "O JORNAL", patrimônio municipal, dirigido por FRANCISCO PINHANELLI NETO; e "A UNIÃO" de propriedade de CORRÊA & FRANCO, e dirigida por ADELINO FRANCO.
Cinema: de propriedade de DECIO GERIBELO, o CINE S. PAULO é a casa de diversões que proporciona boas horas de diversões.
Coletoria Estadual: coletor: ARLINDO MODESTO DE ABREU e escrivão BERALDO ODORISSIO.
Coletoria Federal: coletor: ALCEU MARQUES COSTA e escrivã: srta. EUNICE DE ARAUJO.
Caixa Economica: anexa a Coletoria Estadual é dirigida pelo competente auxiliar CELINDO MODESTO DE ABREU.
Divisas do Município: ao norte com Boa esperança do Sul; sul, Brotas; leste, Ribeirão Bonito e oeste Jaú e Bocaina. Comarca de Ribeirão Bonito.
Comercio: O comercio de DOURADO é indiscutivelmente o mais eficiente da zona. Há 86 casas comerciaes em DOURADO e que traduz fielmente a enormidade desse ramo.
Medico: a sede é servida por três combatentes facultativos: DR. BORJA CARDOSO, DR. ALMEIDA SANTOS e DR. COSTA COLAÇO que, por seus dotes de altruísmos e capacidade profissional, conquistaram a simpatia e confiança do povo.
Dentista: Também em numero de três: sr. JOSÉ BUZÁ, TRAJANO PENTEADO e JOSÉ PANZA.
Matadouro: na parte oeste da cidade está localizado o matadouro. A média de bovinos sacrificados é de 5 semanaes.
Praças Publicas: em numero de quatro: MATRIZ, Dr. OCTAVIO MENDES, 24 DE OUTUBRO  e MUNICIPAL. É de se realçar o papel preponderante dos largos da Matriz e Municipal. Aquele por ser o mais acolhido para passeio publico e este pela sua estética e importância.
Ruas: 18 ruas em perfeita simetria.
-§§§§§§-
Por esse resumo notamos a grandeza de nossa cidade.
Grandeza de uma cidade não é propriamente a estrutura, nem tão pouco a estética de seus prédios feitos sob linha architetonicas e góticas. Grandeza de nossa cidade, é ao nosso ver, a constituição de sua sociedade, de seu povo, da cultura dessa coletividade, do modo com que esse povo encara a situação presente, com exemplar cordura, tolerância e elevação.
A nossa cidade é grande, enorme...não há convulsões politicas e religiosas que malbaratam atividades cujos desígnios venha depor contra a evolução de um povo.
Não somos como muitas pessoas vivem jeremiando, sob desilusões amargas, que hão de reproduzir e amanhã e sempre per omnia secula seculorum.
O nosso povo afeito às leis básicas, nos há de dar razão:
Porque havemos, nós douradenses, de lastimar nossa sorte si alegorias florais, construções templarias, metópios, tríglifos, frisas de beleza pagã..., de tudo há no nosso céu ou no triunfo meridiano de desfraldar de flamulas aurifulgentes, ou na calma repousante da noite quando as estrelas, aos pares, se namoram, como na terra, os namorados se enlaçam os corações...
Tudo isso o douradense tem. É por isso que dizemos:
"DOURADO É A PERSONIFICAÇÃO DO PROGRESSO BANDEIRANTE", num crescente emocionante de romantismo.
-§§§§§§-
BAZAR AMERICANO
A Casa que sempre agiu com a máxima seriedade em todas as seções abaixo mencionadas:
Seção Tecidos-Roupas feitas-Armarinhos-Chapéus-Calçados-Retalhos-Gravatas-Perfumarias-Camas e Colchões-Brinquedos-Malas de viagem-Meias, Botões, Fantasias e malhas-Depositários exclusivos dos Tapetes Congoleum Selo de Ouro. Forte Atacadista de Fama.
Anexo "EMPÓRIO DE UMA PORTA SÓ", o disputado dos grandes economistas.
Não se esqueçam - "BAZAR AMERICANO" - Denominado - O DOMINADOR
Além do esposto acima mencionados são:
Correspondente do Banco Comercio e Industria de São Paulo
-§§§§§§- 
CASA PASQUALE
Grande armazém de secos e molhados, louças, ferragens, tintas, óleos, cal, cimento, etc.
Depositário: Cimentos PERUS e VOTORAM  - Agente da: "THE TEXAS COMPANY"
Rua João Pessoa, num.25 - DOURADO - Telefone num, 25
-§§§§§§-
CASA FADUL
A seção de armarinhos acha-se completa - com artigos por preços acessíveis.
-§§§§§§-
O MELHOR CAFÉ? É O CAFÉ DO CENTRO
-§§§§§§-
 
Encarte do "O JORNAL" - 1939 - DOURADO
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
 
 
 




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário