segunda-feira, 15 de outubro de 2018

CASA DOS PAPÉIS-157: A UNIÃO - NUMERO 1


 A UNIÃO - ÓRGÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA C.E.F.DOURADO-11 DE OUTUBRO DE 1931
 
PORQUE VIEMOS?
A classe ferroviária da DOURADENSE precisava de um órgão de imprensa que representasse seus interesses, eis porque aparece hoje "A UNIÃO", aliás acolhida moralmente por elementos de atuação na alta direção da ESTRADA.
Consequentemente, esta folha deve ser amparada por valores quantos mourejam no trabalho árduo da máxima disseminadora  do progresso dessa zona. Tudo realizaremos para que o operariado ferroviário de todas as categorias  tenha na "UNIÃO" a representante legitima de suas justas aspirações .
Por isso tudo faremos.
C.
-§§§§§§-
 
A UNIÃO
Apresentando-se a apreciação dos laboriosos funcionários da DOURADO, e ao publico, sente-se no dever indeclinável de apresentar as suas homenagens mais tocantes aos ilustres cidadãos Dr. WALDERICO C. VÉRAS, Superintendente da Estrada; Sr. BENEDITO DE OLIVEIRA, Chefe de Trafego; e Dr. ALEXANDRE C. COCOCI, Chefe de Linha, superiores hierárquicos a quem devemos em grande parte o aparecimento deste órgão, arauto que há de ser dos interesses da nossa gloriosa classe ferroviária, e padrão de ordem e progresso, ligada a todas as atividades da zona douradense e quiçá do Brasil.
O valor, a correção e a personalidade que encarnam nesses três cavalheiros afeitos aos grandes empreendimentos na vida, são conhecidos e acatados por todos.
Daí o não estendermos os nossos comentários em torno de suas pessoas. E, rendemos também nesta pagina o nosso preito de simpatia aos distintos funcionários que compõem o exagono fotográfico abaixo, cujas posições destacadas no cenário da ESTRADA são as melhores recomendações que se lhes possam fazer.
 
 
 
 
 
 
 
 
Dr. WALDERICO C. VÉRAS
Superintendente da Estrada
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                         Sr. BENEDITO DE OLIVEIRA
                                  Chefe de Trafego
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dr. ALEXANDRE C. COCOCI
             Chefe de Linha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No exagono acima veem-se: Em cima da esquerda para a direita, Sr. CAMILO MACEDO, Ajudante de Trafego e Sr. GAUDENCIO DEL CIEL, Almoxarife; ao centro, a esquerda Sr. GASTÃO R. ABREU, Secretário da Superintendência, no centro Sr. JOÃO F. M. SALES, Chefe do Movimento; a direita Sr. DOMINGOS PIZANI, Chefe do Escritório de Locomoção. Em baixo, a esquerda, Sr. JOSÉ PLACERES, Chefe das Oficinas e a direita, Sr. DYONISIO MURBACH, auxiliar do Chefe das Oficinas. 
-§§§§§§-
UM GESTO NOBRE
A 10 de Agosto do ano corrente, verificou-se em DOURADO, um doloroso acidente por se ter explodido um embolo. Desse desastre saíram feridos os funcionários SANTO BARDI e ERNESTO URBANO. E, por não estar dentro da Lei de Acidentes de Trabalho, o fato, a Cia. não pagou os vencimentos integrais. Entretanto, os infelizes operários não se viram em contingencias supremas e, por outro lado os seus salários foram completados por meio de uma contribuição que fizeram os seus companheiros de empresa.
Para tal, organisaram uma lista em a qual todos, sem distinção de postos deixaram a sua ajuda, demonstrando convincentemente o gráo de coleguismo que os caracterisa e a nobresa de seus corações, sempre afeitos à pratica do bem.
Segue-se abaixo, a lista de contribuição cujo preambulo é uma prova de vigoroso anhelo ferroviário.
 A Commissão Organizadora, avaliando que ERNESTO URBANO possue maior encargo de família e percebe ordenado inferior, embora reconheça que os auxílios prestados não estipularam condições, encerra coma seguinte distribuição, por julgar de justiça, dedusindo de 168$000 tocante ao Sr, Santo Bardi 15% que importou em réis 25$200, e incluindo na metade tocante a Ernesto Urbano de 168$000 , perfazendo assim, um total de 193$200 deste ultimo. Total da apuração em dinheiro 336$000.
Finalmente, menciona que dentre os "Ferroviários" contribuíram espontaneamente as pessoas particulares seguintes: ARLINDO PASINI e D. ROSA DE CARVALHO proprietários de restaurantes respectivamente em Trabijú e Dourado, JOÃO MUNHOZ DIAS comerciante nesta praça, e JOSÉ MORATO CASTANHO, digno funcionário do Instituto do Café do Estado de São Paulo, residente em Trabijú.
A COMISSÃO DOS DOIS FERROVIARIOS: SANTO BARDI e ERNESTO URBANO
DOURADO, 5 DE OUTUBRO DE 1931.-
-§§§§§§-
MOVIMENTO DA ESTRADA - TRAFEGO
CAFÉ
Durante o mez de Setembro foram recebidas em todas as estações 130.452 sacos de café.
Entregues em Ribeirão Bonito ponto de contato com a Cia. Paulista 66.445 sacos, destinados a São Paulo, Santos e outros destinos.
Média de entrega diária 2.2l4,8 sacos.
-§§§§§§-
 NOTAS SOCIAIS
***
O mundo é demasiadamente cruel para formar trajédias e lagrimas, ódios e desesperos,  encenando um drama em cada existência. Aqui é o adultério, provocando uma tragédia sempre escritas com letras de sangue; ali, é uma esplosão de ódio que assassina e envenena; acolá, é a calumnia que enxovalha e crucifica, é a inveja, o despeito, o ciúme, a hipocrisia, que numa caudal de crimes e de intrigas, claudicando contra a sociedade, espalham a peçonha que só morte lava; mais adiante, a ambição, o egoísmo, o despudor, pretendem corromper a sociedade, estabelecendo um mercado de cousas ruins, e, em remate a tudo isto aí temos a descrença, o desespero, as ilusões, o amor, que enchem o mundo de múmias da dôr, de fantasmas dementes em busca do sonho, do entorpecimento em luta cerrada com a morte, disputando-a, evocando-a em seus delírios histéricos...É assim que há um drama em cada existência!...
Trabijú - Primavera - 31 - J.M.
------    
ANIVERSARIO
GUILHERME MURBACH
Transcorre, hoje, o aniversario natalício do sr. GUILHERME MURBACH, operoso encarregado da ferraria da oficinas da C.D. em DOURADO, e cavalheiro bastante estimado no circulo ferroviário e social daquela cidade.
A "A UNIÃO", no seu primeiro numero registra essa efeméride com satisfação e envia os seus parabéns ao aniversariante. 
-§§§§§§-
FUTEBOL: C.E.F.DOURADENSE vs. CORINTIANS F.C. DE RIO CLARO, reportagem publicada em 01/04/2017- "CASA DOS PAPÉIS 11".
-§§§§§§-
 
A UNIÃO-NUMERO 1-ANO I-BARIRI, 11 DE OUTUBRO DE 1931
Obs: Os 11 primeiros exemplares foram impressos em Bariri, a partir do 12º em gráfica própria em Dourado, num acervo de mais de 200 exemplares.
ACERVO: CASA DOS PAPÉIS/FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário