quarta-feira, 13 de março de 2019

CASA DOS PAPÉIS-185: A UNIÃO - NUMERO 3

 
 
 
ONTEM  E  OJE
ADELINO FRANCO
" O' MOCINHO FAÇA ISSO, FAÇA AQUILO!...", era a vóz de CYRO MARCONDES RESENDE, bondosos leitores, do homem que lançou a primeira pedra no alicerce solido da empresa, em a qual hoje buscamos nós ferroviários o pão para os nossos filhos, sem que nos haja faltado um dia siquer. Do homem que por suas virtudes intimas tornou-se digno de imorredoura admiração dos seus subalternos e de todos os que o conheceram.. Do homem que nos mostrou o valôr da força de vontade, da tenacidade hábil, da inteligência bem aproveitada, da perseverança sem esmorecimentos, do amor ao trabalho, do espirito metódico, em suma, dos esplendores de um bom coração.
Era a vóz do homem de quem ainda há alguns dias um colega da imprensa de Bôa Esperança na colunas do seu conceituado jornal homenageando uma efeméride de um grande vulto da engenharia paulista, interpretou o sentimento do bom povo daquela florescente cidade, fazendo sentir a alta Administração da DOURADO, a necessidade de se dar a uma estação o nome de <<CYRO RESENDE>>  que ainda vive na sua memória e viverá na memória dos vindouros. Louvável ideia, que despertou-nos o mais justo contentamento por compreendermos que o nosso bemfeitor ainda vive no coração do povo pelo qual tanto trabalhara que, talvez não possa dizer o que dirão na sua mudez os leitores nos quaes estão estendidos os trilhos, e as locomotivas barulhentas que rodam sobre eles rebocando composições num continuo contato com povo da rica zona servida pela Cia. DOURADO, daquele coração brasileiro de saudosa memoria.
Entrementes, pedimos a palavra ao nosso colega para que possamos expor com franqueza depois de demorada meditação o nosso modo de pensar:
A alta administração embora compreendida e dispensado a maior atenção ao nobre desejo do povo boaesperancense, pensamos que não pode e nem desejará substituir um dos medalhões que ostentam em algumas das estações da DOURADO por ser dadivas de CYRO, a quem talvez hajam prestado trabalhos dignos que a nós não poderiam prestar e, sobretudo não achamos justo desfazer o que fizera  um predecessor que, nas suas obras existentes vemos tudo o que dizemos e elas mesmo dizem mais do que poderíamos dizer.
A verdade é que o seu talento concretizou-se em fatos e traduziu em obras imperecíveis de utilidade e de grandesa desmedida, motivos brilhantes de enthusiasmo para nós.
Finalmente confiemos pois na alta Administração da Estrada, a resolução desse problema que constitue um paradigma de estima, de saudade e brasileirismo.
-§§§§§§- 

DR. ALEXANDRE CESAR COCOCI
 
É nos sobremodo gratíssimo o estamparmos nesta coluna mais uma vez a fotografia do sr. Dr. ALEXANDRE COCOCI. O fazemo-lo contudo na certeza de que não ferimos a modéstia que o caracterisa invejavelmente. O fazemos ainda porque desejamos prestar-lhe a mais sincera homenagem, antecipando as demais que lhes sejam prestadas por ocasião do seu natalício que se ocorre no p. dia 31 do mês andante. Dr. COCOCI, é uma das mentalidades moças, evolutivas do cenário administrativo da C.D., é um desses corações bem formados sempre disposto à benemerência, seja a um subalterno, seja àquele que o procure nas suas horas mais precisas. Além disso vamos encontrar em s.s. o engenheiro hábil, o empreendedor admirável que se não cansa de procurar no vasto campo de sua ciência o aperfeiçoamento de sua arte para o bem da ESTRADA onde moureja. que é aliás o bem da coletividade.
Por esse e por outros motivos nos sentimos bastante a vontade para apresentar à s.s. os nossos efusivos parabéns.
-§§§§§§-
 
24 DE OUTUBRO
 
A nossa municipalidade comemorou ontem condignamente a passagem do primeiro aniversario da vitória da revolução brasileira.
Falou em caráter oficial o sr. dr. ANTONIO PARES, proveto advogado em nosso fôro e colaborador desta folha.
-§§§§§§-
 
JOGO INFANTIL
 
Realisou-se domingo passado dia 18 uma partida pebolística entre os quadros "INFANTIL GUARANY FUTEBOL CLUBE" e  "CLUBE INFANTIL FERROVIARIO DOURADENSE".
O jogo decorreu muito animado em virtude de ambos os conjuntos estarem compostos de ótimos elementos.
Nessa partida o Infantil FERROVIARIO ganhou pela contagem de 4 a 0. Os tentos foram marcados por: ANTONIO, MUNHOZ e ALEXANDRE 2.
Os quadros estavam assim constituídos:
"INFANTIL FERROVIARIO"   
RABANÉA
CANELA-BENEDITO
JUSTI-MINIO-MAFALDO
MUNHOZ-ALEXANDRE-ODAIR-ANTONIO-JOÃO

"INFANTIL GUARANY F.C."
MININ
PAULO-PRADO
ARMANDO-LICINIO-HEITOR
PELAES I- WALDOMIRO-PELAES II-VARELA-CORTINA

A imparcialidade do juiz sr. SILVIO PLACERES na atuação, encheu a assistência de redobrado entusiasmo.
----------
A Crônica Esportiva do jogo entre "C.E.F.DOURADENSE" vs "A.A. AMERICANA" de Catanduva , publicada na postagem nº34, de 13/06/2017.-
-§§§§§§-
 
GAUDENCIO DEL CIEL
Festeja a 27 do corrente o seu natalício, o sr. GAUDENCIO DEL CIEL, almoxarife desta ESTRADA. Cavalheiro de fina cultura e ferroviário dos mais distintos, s.s. é por todos  títulos estimado pela classe a que pertence, assim como pela nossa sociedade da qual é um dos principais ornamentos.
Por esse motivo é com o mais vivo prazer que forjamos esta nota, antecipando todos os votos de felicitações que certamente receberá do seu vasto circulo de amizade, para augurar-lhe a mais feliz passagem do seu aniversario natalício em meio da alegria de sua família e de todos os que lhe estimam.
-§§§§§§-
 
LITERARIAS
 
INFANCIA
Saudósos tempos os da infância!
Saudósos tempos que não voltam mais.
Felizes dias  aqueles em que, junto com cinco ou seis garotos jogava-se petéca ou corria-se com o arco disputando uma raia. A escola era um sacrifício o que se queria era brincar. Mais alegre se ficava quando havia algum circo de cavalinhos. Mal chegava a hora do espetáculo já se ia tratando de cavar um logar onde fosse mais fácil para varar o pano (dinheiro nesse tempo era difícil !).
***
Tudo é infância.
Esse, o melhor de todos os tempos. Passa sem perceber. Depois velhos ainda se tem saudades do regaço materno. Ainda parece-me ouvir a voz da minha mãe ralhando porque rasgava ou sujava a roupa. Ainda parece que sinto aquela dorzinha das chineladas que, de quando em vez serviam-me de sobremeza. Tudo se passou. Só resta agora a saudade daqueles bons tempos que se perderam com o suceder dos anos.
Saudades da infância!
Saudades do lar materno!
Bem cantou nestes versos Simonides:
A' sombra da palmeira,
Talvez não gose mais,
A paz hospitaleira,
Da casa de meus paes.
 
F.Sales - Outubro, 931 - SARMENTO
----------
 
SEM MÉTRICA...
 
De pé quebrado apareço,
por não ter preparação;
dando viva aos ferroviários,
pelas colunas da "UNIÃO".
 
Lá no céu mais uma estrela,
brilhou pro meu coração:
ora viva o seu ALEIXO,
diretor da redação.
 
É moço que tudo vence,
que assim nos faz conhecer;
a "UNIÃO" aos seus companheiros,
que nos faz fortalecer.
 
O redator companheiro,
que de Deus tenha benção;
os parabéns ofereço,
do fundo do coração.
 
Termino assim os meus versos,
embora de pé quebrado;
com parabéns para todos,
da COMPANHIA DOURADO.
 
Adeus aos bons companheiros,
do jornalzinho "A UNIÃO";
do amigo sempre as ordens,
Zé Porfirio Bastião.
 
Trabijú-18  - BITC.
-§§§§§§-
 
A UNIÃO-NUMERO 3-ANO I-25 DE OUTUBRO DE 1931
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS/FAMILIA GAUDENCIO DEL CIEL
  
 
















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário