domingo, 24 de março de 2019

CASA DOS PAPÉIS-187: HEBDOMADARIO DOURADENSE - XV


               O DOURADO - NUM. 51 - ANNO II - DOURADO, 29 DE JANEIRO DE 1928
            Propriedade de                                   Director                         Collaboradores
FORTUNATO J. M. GUEDES        NESTOR DE AZEVEDO        DIVERSOS
 
O NOSSO ANNIVERSARIO
Entra amanhã no seu segundo anno de publicidade a nossa modesta folha.
Para nós que heroicamente luctamos no jornalismo, e que sabemos avaliar quão árdua é essa tarefa, quão espinhosa é, manter no seu programma um jornal no interior, sentimo-nos ufanosos e dispostos a proseguir para a frente, para a lucta, agora que galhardamente registramos o primeiro anno de publicidade.
O jornalismo é a magna e ingrata profissão do homem que se dedica a esse ramo, por amor à arte, a essa diffícil arte de informar, instruir e defender os sacrosantos direitos do povo, dentro da lei e da ordem.
Sentimo-nos, portanto, jubilosos com a nossa primeira victoria no terreno estéril da imprensa e com illimitada coragem de vencer, proseguiremos contando sempre com o indispensável apoio do publico que nos lê, e que nos ajuda a transpor os contínuos obstáculos que sempre se nos deparam nessa santa missão de verdadeiro sacerdócio.
Assim sendo, deixamos nestas linhas os nossos melhores agradecimentos a todos aquelles que directa ou indirectamente nos deram o seu apoio material ou intellectual, para que pudéssemos agora registrar com a mais intensa alegria, o nosso primeiro anno de luctas!
Salve 30 - 1 - 928!   
-§§§§§§-
DR. JORGE COSTA
Delegado de Policia
Acceita serviços de advocacia
Escriptorio: Largo do Jardim, 4 - Teleph. 52
DOURADO
-§§§§§§-
 
 
-§§§§§§-
O JORNALISMO
(Para o anniversario de "O DOURADO")
 
A arma mais poderosa, o factor de maior efficiencia, a força dymnamica mais possante, que concorre para o progresso de um povo, é o jornalismo.
É pelo jornal que se forma a individualidade de uma raça; seu caracter, suas evoluções, seus surtos inauditos parta as idéas que se explodem de momento, como que por encanto, alarmando os governos e os proprios sociólogos.
É arma de grande valor, quando conscientemente manejada, quando dirigida por homens capazes de bem servir sua pátria, e por aquelles que são os verdadeiros patriotas e querem engrandecimento de sua terra e de seus filhos. E é arma perigosíssima, quando achamboada por espíritos tacanhos, que só têm sêde de sangue, mas desse sangue transformado em moedas tilintantes, que faíscam ante seus olhos enebriando-os de gozo, de felicidade... Sêde de dinheiro, ganância pelo ouro, ao ponto de se venderem por dous vinténs e trocarem seu caracter pelas folhas verdes ainda a estalar de novas.  
Passe fora essa canalha.
Prestemos cultos aos modelos jornalísticos, aos jornalistas de peso, a aquelles que sabem abrir seus corações de verdadeiros amantes e chorar com a pátria no soluçar plangente de suas dores, procurando sempre, num batalhar sem fim, o reerguimento das nossas tradições e o relembrar dos nossos feitos históricos, que são verdadeiro saccudir do nosso patriotismo, do nosso esforço, do nosso trabalho.
Prestemos culto à memoria de Joaquim Nabuco, de Rio Branco, de Ruy Barbosa, no dia de hoje em que nosso jornal, "O DOURADO", completa garboso, cheio de vida, cheio de esperanças o seu primeiro anno de trabalho proficiente.
Prestemos culto aos seus collegas de grande vulto, representados pelas figuras insignes de Plinio Barreto, Amadeu Amaral, w Vicente Rato que nas letras e no jornalismo têm tido uma vida de verdadeiro sacerdócio em bem do progresso e da verdade, labutando diariamente na imprensa paulista, sem tregoas, sem descanço.
"O DOURADO" tem correspondido à expectativa de seus leitores. Procurou sempre manter a linha de integridade moral, de amor à cidade e ao seu povo, de trabalho, de pureza de linguagem, de exemplo de honradez e de trabalho.
Que lhe sorria o futuro é o nosso desejo.
PLUTARCHO
-§§§§§§-
 
 -§§§§§§-
Desejam trabalhos typographicos
Em diversas cores?
Procurem a' Rua Floriano Peixoto N. 34
A TYPOGRAPHIA D' "O DOURADO"
-§§§§§§-
 
PARTE OFFICIAL
Acta da sessão ordinária de 1 de |Dezembro de 1927.
 
Ao primeiro dia do mez de Dezembro de mil novecentos e vinte sete, nesta cidade de DOURADO, Estado de S. Paulo, em casa da Camara Municipal, presentes os vereadores cidadãos ANTONIO MUCCILO, TRAJANO PENTEADO, JOÃO COLAGROSSI, dr. NEWTON DE ALMEIDA SANTOS e FRANCISCO GONÇALVES DOS SANTOS. Não tendo comparecido o presidente, assumiu a presidência o vice-presidente cidadão ANTONIO MUCCILO, que declarou aberta a presente sessão em virtude de haver numero legal. Posta em discussão a acta da sessão anterior, foi a mesma approvada e assignada por todos os vereadores. O vereador TRAJANO PENTEADO apresentou à Camara o seguinte requerimento: possuído, naturalmente de grande e sincero sentimento de pezar pelo fallecimento do nosso inesquecível amigo e digno presidente desta Camara, cidadão URIAS DA SILVA BRAGA, venho: neste momento, ainda com o coração dorida e saudoso por essa irreparável perda, proferir algumas palavras, palavras essas, que estou certo, serão a expressão do sentir de todos  os vereadores. URIAS DA SILVA BRAGA, não é preciso que se diga, pois todos os que residem neste município o sabem, era possuidor de um caracter sem jaça, de uma força de vontade incomparável, e, sobretudo de um coração sem fél. Chefe de família exemplar, amigo como há poucos , coração aberto a todos os actos generosos e altruísticos. Nas luctas politicas que se desenrolaram  neste município e que há pouco se arrefeceram nesta cidade, quando ia ia mais accesa a lucta  e mais necessitava de sua pessoa, achava-se elle doente, de cama, impossibilitado, quase, de se transportar de Santos, onde se achava; mas no entanto, quando percebeu que da sua presença dependia a victoria da causa que por tanto tempo vinha se batendo, reagiu eil-o em caminho para cumprir com o seu dever de amigo e de cidadão, mesmo com sacrifício de sua saúde e quiçá de sua vida. Achava-se sempre ao lado das bôas causas, principalmente d'aquellas que traziam interesse à collectividade. É por isso, senhor presidente, que venho requerer à Camara, por intermédio da Mesa, mandar consignar na acta dos nossos trabalhos, um voto de profundo pezar pelo seu fallecimento, occorrido no dia 20 do mez próximo findo.
Posto requerimento do vereador TRAJANO PENTEADO em votação, foi o mesmo approvado unanimemente. Logo em seguida o vereador cidadão dr.ALMEIDA SANTOS, em complemento ao requerimento do vereador TRAJANO PENTEADO, requereu que se levantasse a sessão em homenagem ao illustre morto, o que foi unanimemente approvado. Nada mais havendo a tratar, foi a presente acta encerrada. Eu, BERNARDINO ODORRISIO, secretario da Camara Municipal, a escrevi. (Ass.) ANTONIO MUCCILO, TRAJANO PENTEADO, JOÃO COLAGROSSI, FRANCISCO GONÇALVES DOS SANTOS, dr. NEWTON DE ALMEIDA SANTOS
-§§§§§§-  
 




 
 
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário