terça-feira, 14 de abril de 2020

CASA DOS PAPÉIS-243: A NOSSA REVISTA - Parte 2

 AS OFICINAS DA C. D.

Quizeramos descrever nesta pagina minuciosamente tudo o que existe dentro das oficinas da C. D.  No entanto, furtámos dessa tarefa, porque, para nós que desconhecemos tal formação mecânica, si tentássemos na empresa teríamos de vê-la fracassada pelas falhas que apresentaríamos na descrição dos maquinismos e suas utilidades. Porisso, limitamos afirmar  que: as oficinas da C. D., são dotadas de aparelhos mecânicos modernos que permitem a reparação ali mesmo, de locomotivas que antigamente precisavam ser levadas alhures.
Dentro do casarão que o cliché abaixo representa, trabalham diariamente centenas de operários, verdadeiros espíritos construtores do progresso da ESTRADA, sob a orientação fecunda do sr. JOSÉ PLACERES, que, em tão nobre mistér conta com a cooperação extraordinária de vários auxiliares de sua confiança.
 
O aparelho que vemos no cliché que centralisa-se nesta pagina, é um torno mecânico destinado a tornear cilindros internamente, confeccionado nas oficinas da C. D., sendo um notável melhoramento ali introduzido.
 
-§§§§§§-
 
HONRA AO MÉRITO
 
Escrevermos nesta pagina com toda amplitude sobre a personalidade dos chefes que figuram nos flagrantes abaixo, e também sobre o valor dos auxiliares que os rodeiam seria para nós u'a tarefa ingente, si bem que reconheçamos os seus merecimentos.
Mas, achamos desnecessário, porquanto, pela fórma singéla porque vamos nos expressar, o leitor poderá concluir sem esforços do quanto eles são uteis à ESTRADA e á sociedade em que convivem.
 

Sentados, ao centro: sr. BENEDITO DE OLIVEIRA; à sua direita, o sr. ARISTIDES GONÇALVES RIBEIRO, e à esquerda, o sr. CAMILO PEREIRA MACEDO. De pé, da direita para esquerda, os srs. ADELINO FRANCO, OSVALDO PLACERES e RAUL CUNHA.

 
Sentados, ao centro: sr. GAUDENCIO DEL CIEL, à direita, o sr. ALFREDO C. ARAUJO, e à esquerda, o sr. ANTONIO D'ANGELO. De pé, à esquerda, o sr. ANTONIO FOSCHINI, e à direita, o menino ANTONIO CARLI.
_____________________________ 
 
BENEDITO DE OLIVEIRA - Chefe do Trafego - Dentro do seu elevado cargo tem, como noutras posições que ocupou na C. D., se conduzido por u'a linha sem sinuosidades e com a mais lucida correção, demonstrando a todo instante o seu tirocínio administrativo competentíssimo, a par de uma inteligência sadia capaz à resolução dos problemas mais intrincados.
O trato lhano que s. s. costuma dispensar aos seus subalternos, tem-lhe valido as melhores simpatias, tornando-o chefe benquisto em todos os setôres da ESTRADA. As suas ordens, sempre foram e são conscienciosas; jamais deixaram de vizar o engrandecimento de sua pasta administrativa, fatos que lhe firmam de modo notável no conceito da ilustrada administração da Cia., e no seu posto destacado ao qual chegára a custa do seu saber e honesta impoluta.
Como cavalheiro é simplesmente admirável.
___
 
CAMILO MACEDO - Auxiliar do Trafego -  O posto que s. s. ocupa na ESTRADA, define claramente; insofismavelmente o quanto a hombridade e polidês existem em sua pessoa, adornos estes que são os melhores apanágios que devem existir no homem. A sua atuação no cargo que lhe foi confiado tem sido luminosa e acatada.
___
 
ARISTIDES RIBEIRO - Chefe do Serviço do Café - Que diremos deste gentilhomem? ARISTIDES RIBEIRO, é um dos funcionários da C. D., que melhor conceito gósa de seus superiores hierárquicos. Homem talhado à retidão dos seus atos, encarando com inteligência as suas atribuições, s. s. se há graduado por isso e pela perseverante vontade de vencer as vissicitudes da vida com tenacidade imperecível. Espirito bem formado, dono de cultura sã, ARISTIDES RIBEIRO, que é colaborador assíduo d' "A UNIÃO", bem merece o posto que vem ocupando na Cia. DOURADO
___
 
ADELINO FRANCO - Escriturário do Trafego - Este nosso grande amigo e redator desta revista, é ao nosso vêr o homem que se caracterisa em todos os passos da vida, pela sua genial e impecável conduta, ligada aos sentimentos altruísta e à viva vontade de fazer bem aos seu próximo sem interesses brumosos.
___
 
RAUL CUNHA - Auxiliar do Serviço do Café - Dotado de espirito réto, trabalhador incansável este distinto moço, é um cedêano que muito faz jús ao cargo que lhe foi confiado, no Escritório do Trafego, onde a sua atividade se circunscreve com brilhantismo. De educação aprimorada e cumpridor dos seus deveres, s. s. é por isso estimadíssimo dos seus chefes e colegas.
___

OSVALDO PLACERES - Este menino-homem, como o consideramos, é uma das mais rútilas esperanças da distinta família PLACERES. As suas verdes primaveras já pontilhadas pelo labor quotidiano é uma perspectiva promissora do seu sucesso no futuro. Nós o admiramos com sinceridade e por isso, desejamos, vê-lo cintilando na constelação radiante dos grandes homens de amanhã que hão de suster o progresso da C. D., pedra angular da sua estabilidade.
___

ALFREDO CARVALHO ARAUJO - Caixa e Pagador - É este um dos nomes inesquecíveis na Cia. DOURADO, porquanto além de individualizar um caráter austero e retilíneo e um conceito sólido, vem se registrando desde os primórdios da história desta ESTRADA.
Na C. D., o seu passado é a prova insofismável do quanto merece; o seu presente o testemunho sincero da grande estima que lhe é dedicada por todos os ferroviários; o seu futuro a feliz continuidade da diretriz digna que, sob ferrenhos princípios de retidão, vem seguindo.
O elevado cargo que há vários anos vem desempenhando com verdadeira dedicação, significa confiança absoluta que lhe deposita a Diretoria da ESTRADA, cousa aliás, que,  já sabemos, bem o merece.
___

GAUDENCIO DEL CIEL - Almoxarife - Necessário não se tornaria realçarmos as excelentes qualidades peculiares à pessoa, cujo nome margeamos, porque o amplo conhecimento em  que é tido na C. D. já tudo expressa com inconfundível clarividência.
Falarmos que s. s. subiu galhardamente os degraus da complexão ferroviária, com cadencia e firmeza e de fonte altiva, seria confirmar ainda mais, o que já se conhece a seu respeito; falarmos que o seu inabalável critério e a dignidade que o caracterisam levaram-n'o à toda consideração na C. D., seria realçar o que já em típica compreensão se tem diante dos olhos; e falarmos finalmente, tudo o que aqui desejamos dizer de s. s., é confessar não possuirmos expressões capazes.
____
 
ANTONIO D'ANGELO - Auxiliar de Almoxarife - Sim bem que date de pouco tempo a sua admissão na ESTRADA, s. s. tem se revelado competente na sua atribuição, motivo que o torna estimado pelos seus chefes e abre-lhe caminhos à ascenção de postos.
___
 
ANTONIO FOSCHINI e ANTONIO CARLI - O concurso que estes dois funcionários prestam no almoxarifado, tem grande importância e isso lhes valem bôas recomendações dos superiores que sempre hão de lhes dispensar atenção sincera.
C. e S.
-§§§§§§- 
Estação de Dourado, cujo chefe atual é o distinto cavalheiro sr. NICOLAU DE CIÉL
 
                                                                
                                                                                           
ARQUIVO: CASA DOS PAPÉIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário