terça-feira, 14 de março de 2017

CASA DOS PAPÉIS-04: JOSÉ FRANCISCO VERNALIA




A VISÃO DE DOURADO
 
 Delineiam-se perspectivas da nova Dourado. O panorama de áridas e poeirentas ruas desaparece para tornar-se o quadro imaginado há tempos: as longas e negras alamedas que trazem o expressivo colorido do progresso que ronda a cidade.
Dourado principia a sair do silencioso estacionamento.
Moderniza-se para salientar a essência de seu nome, a cor áurea, o brilho do avanço, a pujança de uma população que luta ferreamente para situar a cidade no destacado lugar que merece.
As vias barrentas, quando cai a chuva, poeirentas, quando o sol as fustiga com seus raios, sentem-se parecer, sufocadas pelos ágeis braços da maquinaria que as prepara para o asfalto, marco preponderante de um sonho que se concretiza.
A comodidade, a limpeza, o belo aspecto à vista, eis a parte do que proporciona esse negro asfalto espalhado pelas ruas. As calçadas de passeio, padronizadas e arborizadas, complementarão a nova face que surge, além da iluminação a mercúrio que, breve, deverá ser estendida por todas as principais partes da cidade.
Os serviços de pavimentação e calçamento têm prosseguimento acelerados, para, em curto tempo, modificar radicalmente o tradicional conceito de que Dourado seria cidade estacionária. Progride e a população assiste a realização presente. Casas são erguidas diariamente na "Vila Seca", contribuindo para extensão do perímetro urbano.
A água, problema antiquíssimo, agora chega às residências abundantemente e com vigorosa pressão, após instalação de moderno sistema de fornecimento.
O líquido não mais serve para a existência de  reclamações.
Atende perfeitamente às necessidades: problema resolvido.
E, paulatinamente, virão as soluções exigidas para que os obstáculos pequenos ou grandes, sumam de vista.
Dourado integra a lista de municípios destinados a crescer, dentro ou fora de todas as expectativas de cada coração douradense.

JOSÉ  FRANCISCO VERNALIA
Jornal de Dourado-Num.243-Ano VI-Dourado-Domingo, 11 de Fevereiro de 1968
1967-Transformação de Dourado-Equipamentos da TRANSTÉCNICA ENG. E COM. LTDA






 

Um comentário:

  1. Como autor do texto acima, não posso falar sobre ele porque pesa sobre mim um certo grau de suspeição.

    ResponderExcluir